Novidades

Circuito Croácia - duvidas/distribuição dos locais pelos dias

calu

Membro Conhecido
Ola Calu obrigada pela sugestão, tens toda a razão,não devo ter visto bem a localização no mapa.
Entretanto penso que vamos começar o Programinha a partir de ljubljana, é ligeiramente mais caro e não é direto mas preferimos assim do que estarmos aandar para trás tantos kms logo no primeiro dia. Entretanto também tive a pesquisar e surgiu outra dúvida, acho que vou fazer o ferry hvar - dubrovnik, em vez de carro, será um erro ir de barco em vez de carro? Obrigada e todas as sugestões são bemvindas! :)
Depende de muitos factores. Se há muitos ferrys ou não, se as filas do ferry serão grandes na altura do ano em que vais (por vezes pode-se perder muito tempo nas filas do ferry, algo que não acontece tanto se fores sem carro no barco), se queres dar a volta a Hvar ou só ir a um sítio ou dois. Ter o carro em Hvar pode ser fundamental para ver bem a ilha, se fôr esse o objectivo, ao invés de tentar arranjar um taxi lá ou alugar carro lá.
Eu por exemplo arrependi-me de não ter levado o carro alugado para Dugi Otok, ia-me lixando, mas depois correu bem :)
 

Saruka

Membro Conhecido
Pois, tenho de ver bem os prós e contras. Carro lá vai ser fundamental para ver bem a ilha, isso sem duvida. era no sentido de poupar algum tempo e porque os ferries que levam carros são muito poucos.
Já agora, na tua opinião ir vale a pena ir a pitvice e krka? ou basta ir a plitvice?
Vou voltar à leitura do teu report e deixa-me dizer-te que acompanho os teus reports com frequência, gosto muito :)
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado ;) Olha, eu adorei ambos por razões similares (são lindíssimos, etc), mas também porque são algo diferentes entre si: Plitvice é (para mim) um sonho e bem maior que Krka. Por aí sentes que tens mais por "onde te perderes" e estar mais isolada digamos assim, em particular se não fôr época alta.
Krka tem 2 ou 3 zonas de concentração de cascatas que são absolutamente lindíssimas, para além de se poder tomar banho numa dessas zonas (algo que não podes fazer em Plitvice). Se eu fosse fazer a minha primeira viagem à Croácia, a minha prioridade absoluta seria visitar os 2 parques, em detrimento do resto. Cidades há muitas por todo o mundo e a croácia tem muitas bonitas e cheias de história sem dúvida. Mas parques como estes há poucos no mundo e eu adoro a natureza, portanto pessoalmente prefiro dar prioridade sempre à componente natural ;)
 
Última edição por um moderador:

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada, acho que é isso que vou fazer! :)
Até junho de 2016 ainda tenho muito tempo para planear tudo e muitas duvidas vão surgir certamente :)
 

calu

Membro Conhecido
Naquilo que eu puder ajudar da minha experiência lá, estás à vontade ;)
 
Última edição por um moderador:

Saruka

Membro Conhecido
já agora...se não for abusar assim muitoooo...lol de split para dubrovnik aquela parte que é Bosnia, há alguma complicação, tem de se fazer algum desvio, pagar uma taxa, mostrar passaporte? já li várias informações diferentes...e relativamente à moeda, trocaste lá ou levaste as kunas de cá? obrigada
 

calu

Membro Conhecido
Não há complicação nenhuma. É como se fosse uma portagem. Alguns carros são parados, outros não. Os que são parados, é só mostrar a identificação (basta cartão do cidadão) e responder a alguma pergunta se o fizerem. Muitas vezes paguei em EUR quando os locais tinham preços em EUR. Kuna troquei lá e levantei também numa ou noutra caixa. Sugiro que privilegies caixas multibanco dentro de bancos, já que eles andavam com uma campanha a avisar as pessoas para multibancos que tinham sistemas de roubo dificeis de detectar. No fundo, é um problema em todo o mundo, mas como eles tinham alguns outdoors a avisar para isso, imagino que possam ter havido alguns problemas mais frequentes.
 
Última edição por um moderador:

rodrig

Membro
Referente a situação da Bósnia, se tiveres, leva o passaporte.
A mim pediram o passaporte, agora não sei se com o CC se dava.
Plitvice é obrigatório visitar, leva calçado confortável, demorei umas 6 horas a percorrer tudo.
 

calu

Membro Conhecido
Referente a situação da Bósnia, se tiveres, leva o passaporte.A mim pediram o passaporte, agora não sei se com o CC se dava.
Plitvice é obrigatório visitar, leva calçado confortável, demorei umas 6 horas a percorrer tudo.
Bolas, isso não faz sentido nenhum. Qualquer cidadão da união europeia pode viajar sem passaporte, desde que tenha o documento de identificação. Que parvoíce terem-te pedido isso :( (ilegal até)
 

rodrig

Membro
Bolas, isso não faz sentido nenhum. Qualquer cidadão da união europeia pode viajar sem passaporte, desde que tenha o documento de identificação. Que parvoíce terem-te pedido isso :( (ilegal até)
Se calhar é mais fácil pedirem o passaporte, eu como tinha foi indiferente.
 

MiTo

Membro Novo
Uma coisa é União Europeia, outro é o Espaço Schengen. E portanto a Croácia está em implementação deste acordo e ter passaporte no caminho para dubrovnik, ao passar pela Bósnia, é evitar problemas.
Estive na Croácia neste mês e adorei. Portanto, deixo os meus conselhos: alugar carro. Evitar abastecer em auto estrada. Poupa-se uns trocos.
Estive rm Plitvice, Split, Hvar e Dubrovnik.
2 dias em Split, 3 em Hvar e 2 em Dubrovnik. Se fosse hoje estaria 2 em Hvar e 3 em Dubrovnik.

As pessoas são muito simpáticas. Levei Euros e também levantei Kunas em ATM.
Jamais em momento algum me senti inseguro. País muito tranquilo.

Boa viagem.
HP
 

rodrig

Membro
Deve ter sido bem caro essas kunas em ATM, em 2 bancos que nós trabalhos não era nada barato.
Referente ao câmbio, troquem lá! eu se soubesse tinha levado € a mais e ia trocando à medida que precisava, havias muitas lojas de cambio que nem cobrava comissão.
 

MiTo

Membro Novo
Deve ter sido bem caro essas kunas em ATM, em 2 bancos que nós trabalhos não era nada barato.
Referente ao câmbio, troquem lá! eu se soubesse tinha levado € a mais e ia trocando à medida que precisava, havias muitas lojas de cambio que nem cobrava comissão.
Essa conclusão que coloca não é assim tão clara. O simples facto de não cobrarem comissão não significa que o resultado final não seja desfavorável. Isto porque para além das comissões há outro factor mais importante. A taxa de câmbio.
O melhor câmbio foi o levantamento em ATM num banco croata. Com a diferença que o banco croata faz o câmbio no momento do levantamento e ordena o débito em conta em Euros, o que se traduz no não pagamento de qualquer comissão.
O pior câmbio foi o câmbio na loja de câmbios na estação de S.Bento no Porto.
 

rodrig

Membro
No meu caso um levantamento em atm:
Levantamentos em Caixa Multibanco: 2,50EUR+ 0,33% (min. 0,75EUR) + 1,70% (comissão processamento) + 1,00% (conversão de moeda);

Eu mesmo fazendo o câmbio no aeroporto (como se sabe tem sempre mais taxas) consegui mais Kunas que cá em Portugal.
Por isso o ideal é levar € e trocar lá, até podem fazer pesquisas pela net e chegam a essa conclusão.
 

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada por todos os esclarecimentos :) vão ser muito úteis na planificação da viagem!
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Uma sugestão, em Ljubliana, rumem em direção à costa e vão a 3 sitios, as grutas de postojna, o castelo de predjama e os desfiladeiro de skocjanske. Vale muito a pena
 
Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
Se vierem de italia, podem sempre parar antes de chegar a Ljubljana e verem as grutas de Postojna, o castelo de Predjama
Depois já em Ljubljana podem ir ver o lago Bled e o castelo
 
Última edição por um moderador:

Saruka

Membro Conhecido
já tenho os voos marcados :) de 12 a 24 de Junho! carro alugado para os 4 primeiros dias. deixo aqui o meu itinerário:

12 Junho - chegada a Zagreb, rumo a Ljubljana, visitar a cidade e pernoitar
13 Junho - lago bled - e fazer a viagem até Plitvice e pernoitar
14 Junho - visita ao Plitvice e viagem até Zadar e pernoitar
15 Junho - Zadar, ir ao Krka parque, Sibenik, ir a algumas praias a caminho como Murter, pernoitar em Split
16 Junho - Split e ao fim do dia barco para Hvar
16 a 20 Junho - Hvar, ir um dia a Brac visitar Zlatni Rat, ir um dia ás blue caves em vis e um dia as ilhas Pakleni
20 Junho - barco para Dubrovnik
20 a 24 Junho - Dubrovnik, fazer um tour de um dia a Mostar, conhecer a cidade e se der um tour a alguma ilha la perto

estou ansiosa :) espero que corra tudo bem :)
 

Condestavel

Membro
Olá Saruka,

Este ano também estou a pensar ir até à Croácia, mais ou menos numa roadtrip como a tua.
Acho que vou utilizar algumas dicas que aqui foram colocando.
De qualquer forma diz-me uma coisa, já reservaste os hotéis? É que no fim da viagem queria ficar uns 3/4 dias a fazer "sol e praia" num hotel porreiro (4/5*) à beira-mar e 90% do que me aparece são quartos em casas normais ou então hotéis extremamente caros.
Alguém conhece um hotel porreiro, entre zadar e dubrovnik (incluindo ilhas) que possa recomendar?

Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Top