Novidades

Cidadão ucraniano pode viajar?

Daniil Pavlov

Membro Novo
Olá.
Eu preciso de uma ajuda, sou cidadão Ucraniano e tenho apenas o passaporte Ucraniano Internacional. Queria saber se com esse passaporte posso viajar para a Suiça.
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Depende,
Qual o teu estado em Portugal? Estas legal? Estas com visto de Estudante? Residência? Turismo?
Depende de tudo isso...

No entanto, se estiveres com visto de residência válido, então não tens qualquer problema em circular dentro do espaço Schengen do qual faz parte a Suiça.
Se tiveres com visto de Turismo, também não irás precisar, desde que, ainda não tenham ultrapassado 90 dias desde a tua entrada no espaço Schengen.

Resumindo: depende de como te encontras em Portugal
 

Daniil Pavlov

Membro Novo
Depende,
Qual o teu estado em Portugal? Estas legal? Estas com visto de Estudante? Residência? Turismo?
Depende de tudo isso...

No entanto, se estiveres com visto de residência válido, então não tens qualquer problema em circular dentro do espaço Schengen do qual faz parte a Suiça.
Se tiveres com visto de Turismo, também não irás precisar, desde que, ainda não tenham ultrapassado 90 dias desde a tua entrada no espaço Schengen.

Resumindo: depende de como te encontras em Portugal
Eu tenho o visto de residência.. Mas eu estive a pesquisar e tenho de ter validade de mais ou menos 6 meses para poder viajar.
E tinha outra questão... Eu queria ir para a Suíça viver.. E era para saber se depois de lá estar o que fazer? Se tenho de ir a embaixada Suíça para carimbar um visto de residência ?
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Eu tenho o visto de residência.. Mas eu tive a pesquisar e tenho de ter validade de mais ou menos 6 meses pra poder viajar.
E tinha outra questão... Eu queria ir para a Suíça viver.. E era pra saber se depois de lá tar o que fazer? Se tenho de ir a embaixada Suíça pra carimbar um visto de residência ?
Ok, estas a fazer confusão com algumas coisas, vou tentar ajudar.

O espaço Schengen é uma zona que abrange vários países (nem todos da União Europeia) por onde se pode circular livremente (entrar e sair dos países).
Desde que entres num Pais do Espaço Schengen de forma legal, e permaneças legal, podes sempre circular por entre esses Países sem problema, quer sejas natural de um Pais do Espaço Schengen ou estrangeiro (como é o teu caso).
Por exemplo: um Ucraniano entra em Portugal para fazer turismo durante 2 semanas. Nesse período ele decide ir visitar também a Espanha e a França. Ele pode fazê-lo sem qualquer problema, mesmo apesar de o visto de entrada ser sobre Portugal.

Depois existe o Espaço da União Europeia, em que os cidadãos nacionais podem também circular livremente entre os Países da U. Europeia.
É aqui que a maioria das pessoas se confunde.

Por exemplo, o Reino Unido, não pertence ao Espaço Schengen, isto significa que existem controlos fronteiriços. No entanto como pertence à UE, os cidadãos nacionais da UE não têm de se sujeitar a controlo, apenas os estrangeiros.

Pegando no exemplo acima, se aquele ucraniano em viagem a Portugal ao invés de ir a França quisesse ir a Inglaterra, já não podia, pois tinha de ter visto também para Inglaterra.

Podes confirmar estas informações neste documento da União Europeia que está bem escrito e repleto de exemplos: LINK

Agora, outro caso diferente é a autorização de trabalho noutro Pais que não o de acolhimento. Como tens visto de residência para Portugal, tens sempre o limite da validade desse visto, ou seja, se ele caducar daqui a um mês, o teu prazo máximo é 1 mês e assim por diante.

Vamos imaginar que o teu visto de residência tem ainda prazo de 2 anos.
Se fores trabalhar somente 3 meses para a Suiça, não precisas de fazer nada.
Supostamente ao fim de 3 meses, tens de voltar a Portugal e depois podes ir mais 3 meses. Não existe controlo na fronteira, por isso não tens mesmo de voltar a Portugal, mas na Suiça a tua inscrição na S.Social não pode ter mais de 3 meses consecutivos. Tens de ter 3 meses, pausa, e depois mais 3 meses.
Significa isto que podes estar cerca de 6 meses na Suiça a trabalhar sem grandes problemas (o difícil pode ser arranjar emprego).
Agora, se é para estar mais de 6 meses, precisas de uma autorização de permanência e essa é que já pode ser mais difícil, pois neste momento a Suiça está muito fechada a novos emigrantes, além disso precisas de contrato de trabalho (ou proposta) para um período superior a 12 meses. Esta é a parte difícil, arranjar uma empresa que esteja disposta a contratar por mais de 12 meses um emigrante que naquele momento ainda não tem "papeis".

Espero ter ajudado
Abr
RR
 

Daniil Pavlov

Membro Novo
Ok, estas a fazer confusão com algumas coisas, vou tentar ajudar.

O espaço Schengen é uma zona que abrange vários países (nem todos da União Europeia) por onde se pode circular livremente (entrar e sair dos países).
Desde que entres num Pais do Espaço Schengen de forma legal, e permaneças legal, podes sempre circular por entre esses Países sem problema, quer sejas natural de um Pais do Espaço Schengen ou estrangeiro (como é o teu caso).
Por exemplo: um Ucraniano entra em Portugal para fazer turismo durante 2 semana. Nesse período ele decide ir visitar também a Espanha e a França. Ele pode fazê-lo sem qualquer problema, mesmo apesar de o visto de entrada ser sobre Portugal.

Depois existe o Espaço da União Europeia, em que os cidadãos nacionais podem também circular livremente entre os Países da U. Europeia.
É aqui que a maioria das pessoas se confunde.

Por exemplo, o Reino Unido, não pertence ao Espaço Schengen, isto significa que existem controlos fronteiriços. No entanto como pertence à UE, os cidadãos nacionais da UE não têm de se sujeitar a controlo, apenas os estrangeiros.

Pegando no exemplo acima, se aquele ucraniano em viagem a Portugal ao invés de ir a França quisesse ir a Inglaterra, já não podia, pois tinha de ter visto também para Inglaterra.

Podes confirmar estas informações neste documento da União Europeia que está bem escrito e repleto de exemplos: LINK

Agora, outro caso diferente é a autorização de trabalho noutro Pais que não o de acolhimento. Como tens visto de residência para Portugal, tens sempre o limite da validade desse visto, ou seja, se ele caducar daqui a um mês, o teu prazo máximo é 1 mês e assim por diante.

Vamos imaginar que o teu visto de residência tem ainda prazo de 2 anos.
Se fores trabalhar somente 3 meses para a Suiça, não precisas de fazer nada.
Supostamente ao fim de 3 meses, tens de voltar a Portugal e depois podes ir mais 3 meses. Não existe controlo na fronteira, por isso não tens mesmo de voltar a Portugal, mas na Suiça a tua inscrição na S.Social não pode ter mais de 3 meses consecutivos. Tens de ter 3 meses, pausa, e depois mais 3 meses.
Significa isto que podes estar cerca de 6 meses na Suiça a trabalhar sem grandes problemas (o difícil pode ser arranjar emprego).
Agora, se é para estar mais de 6 meses, precisas de uma autorização de permanência e essa é que já pode ser mais difícil, pois neste momento a Suiça está muito fechada a novos emigrantes, além disso precisas de contrato de trabalho (ou proposta) para um período superior a 12 meses. Esta é a parte difícil, arranjar uma empresa que esteja disposta a contratar por mais de 12 meses um emigrante que naquele momento ainda não tem "papeis".

Espero ter ajudado
Abr
RR
Ajudou sim senhor muito obrigado..
Agora o que gostava mesmo era puder arranjar uma forma de puder ficar lá a viver.
Porque precisava mesmo de ir para lá.
De qualquer forma se tiver esse contrato de trabalho por 12 meses. Puderei lá ficar esse período de tempo.
E não dá para eu tirar nacionalidade suíça?
 

Yuliya Demchyshyn

Membro Novo
Boa tarde :) Será que me pode ajudar numa questão por favor? Eu sou de nacionalidade ucraniana e de momento so tenho o passaporte como um documento válido. Gostaria de saber se só com esse documento posso ir para a França e se tenho possibilidade de conseguir emprego lá?! Obrigada
 
Última edição por um moderador:
Top