Novidades

Charleroi - Do Aeroporto para Bruxelas

Bruno Machado

Membro Ativo
Boas pessoal!
Boa noite a todos.
Em Outubro irei fazer uma viagem pela Eslovénia (e um pouco de Áustria e Corácia) e terei uma escala de cerca de 7h (se nao houver atrasos) em Charleroi.
Quando visitei a Bélgica acabei por não ir a Bruxelas por motivos que agora não me recordo. A minha questão passa por saber se valerá a pena saír do aeroporto e ir até Bruxelas para uma visita rápida.
O dia da viagem é um sábado. Os shuttles são fiáveis nas horas? Alguém que já tenha passado por essa experiência?
Ou é melhor ficar quietinho no aeroporto para evitar supresas?

Obrigado pela vossa participação!
 

roller

Membro Conhecido
Se não tiveres que despachar malas poderás ir ao centro "almoçar"... mas não tens tempo para muito mais... mas sim é fazível. Se não tiveres que recolher bagagem nos tapetes nem ir ao balcões de check-in deixar malas...
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Se não tiveres que despachar malas poderás ir ao centro "almoçar"... mas não tens tempo para muito mais... mas sim é fazível. Se não tiveres que recolher bagagem nos tapetes nem ir ao balcões de check-in deixar malas...
Bom dia @roller, obrigado pela resposta.
Ora bem, isto é pela ryanair. Ainda não decidi muito bem o que vou fazer com a mala. Mas devo levar uma normal (aquela que vai gratuitamente para o porão) mas que tem sempre de se ir buscar aos tapetes.
Pelo que vi os shuttles demoram aproximadamente 1h do aeroporto à Rua de Paris.
 

roller

Membro Conhecido
das 7h que tens perdes 2h em transportes mais 1h entre sair do avião e e ir ao tapete recolher a mala...mais 1h30 nas formalidades de embarque tens pouco mais de 2h30 para visitar a cidade... é ir "almoçar/beber um cafe" não da para muito mais...
 

Bruno Machado

Membro Ativo
das 7h que tens perdes 2h em transportes mais 1h entre sair do avião e e ir ao tapete recolher a mala...mais 1h30 nas formalidades de embarque tens pouco mais de 2h30 para visitar a cidade... é ir "almoçar/beber um cafe" não da para muito mais...
Pois tens razão. E a fazer contas sem atraso. Se calhar vou fazer como o famoso Viktor Navorski (Filme Terminal) e ficar pelo aeroporto :D
 

roller

Membro Conhecido
podes ver é hipótese (em sei se existe) se algum centro comercial ou ponto de vista nos arredores do aeroporto... ai já é fazível.

Eu faço isso em Madrid assim como as pessoas vão aos Vasco da gama em Lisboa ;)
 

Bruno Machado

Membro Ativo
podes ver é hipótese (em sei se existe) se algum centro comercial ou ponto de vista nos arredores do aeroporto... ai já é fazível.

Eu faço isso em Madrid assim como as pessoas vão aos Vasco da gama em Lisboa ;)
Vou pesquisar essa hipótese.
Recordo-me que quando fiz a visita da Bélgica-Holanda, que também foi por Charleroi. Acho que não havia nada à volta do Aeroporto. Vou pesquiar.
Obrigado!
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boa sorte Bruno,

Eu já tive de passar uma noite no Charleroi e digo sem qualquer duvida que é o pior aeroporto onde já estive... É inacreditável que ele sirva a "capital da UE"... Aliás, foi a única vez que me senti obrigado a fazer um review negativo no google e percebi o porquê de ser considerado um dos piores aeroportos da Europa.
Dito isto, 7 horas lá fechado? Boa-sorte.

É que ir ao centro de Bruxelas é pouco tempo (se houvesse metro/comboio dava) e ainda te arriscas a perder o voo, só porque havia congestionamento de transito... Eu uma vez, se não fosse o GPS a avisar-me que havia previsão de filas para a hora que eu estava a marcar regressar ao aeroporto, tinha-me lixado (também estava para ir almoçar a Bruxelas).
À volta, tens Charleroi que é toda uma zona de "residências", ou seja, não há nada para ver nem fazer... E mesmo que queiras ir a um supermercado, tens de ir de taxi, e cobram-te uma pequena fortuna por 2/3 Kms, pois eles pagam pela entrada e saída do aeroporto.

Acabo como comecei... Boa sorte... E leva um baralho de cartas :p
 
Última edição por um moderador:

Bruno Machado

Membro Ativo
Boa sorte Bruno,

Eu já tive de passar uma noite no Charleroi e digo sem qualquer duvida que é o pior aeroporto onde já estive... é inacreditável que ele sirva a "capital da UE"... aliás, foi a única vez que me senti obrigado a fazer um review negativo no google e percebi o porquê de ser considerado um dos piores aeroportos da Europa.
Dito isto, 7 horas lá fechado? Boa-sorte.

É que ir ao centro de bruxelas é pouco tempo (se houvesse metro/comboio dava) e ainda te arriscas a perder o voo, só porque havia congestionamento de transito... eu uma vez, se não fosse o GPS a avisar-me que havia previsão de filas para a hora que eu estava a marcar regressar ao aeroporto, tinha-me lixado (tb estava para ir almoçar a bruxelas).
À volta, tens Charleroi que é toda uma zona de "residências", ou seja, não há nada para ver nem fazer... e mesmo que queiras ir a um supermercado, tens de ir de taxi, e cobram-te uma pequena fortuna por 2/3 Kms, pois eles pagam pela entrada e saída do aeroporto.

acabo como comecei... boa-sorte... e leva um baralho de cartas :p
Olá Ricardo! Baralho de cartas??? E jogo com quem?? ehehehhe
Pois eu fiquei exatamente com essa sensação quando estive lá. Aeroporto pequeno, um pouco deficiente em alguns serviços/zonas.
Recordo-me também que quando saí de carro de Charleroi para ir para Gent, na zona de acesso a Bruxelas fiquei parado 2h. Por isso acho que ir para o centro de Bruxelas de Shuttle pode mesmo ser um erro grave.
Na altura também parei para almoçar em Charleroi (cidade) e fiquei com uma péssima imagem. Penso que terá sido dos locais que já visitei onde me senti menos seguro.

Se em vez das cartas levar um tricot para fazer as tantas as horas passam mais rápido! :D Ainda por cima vou sozinho :p
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Olá Ricardo! Baralho de cartas??? E jogo com quem?? ehehehhe
Pois eu fiquei exatamente com essa sensação quando estive lá. Aeroporto pequeno, um pouco deficiente em alguns serviços/zonas.
Recordo-me também que quando saí de carro de Charleroi para ir para Gent, na zona de acesso a Bruxelas fiquei parado 2h. Por isso acho que ir para o centro de Bruxelas de Shuttle pode mesmo ser um erro grave.
Na altura também parei para almoçar em Charleroi (cidade) e fiquei com uma péssima imagem. Penso que terá sido dos locais que já visitei onde me senti menos seguro.

Se em vez das cartas levar um tricot para fazer as tantas as horas passam mais rápido! :D Ainda por cima vou sozinho :p
Eu historias nesse aeroporto... ui...
A 1ª vez lá, não levei carro reservado pois pensei que me safava lá... ao fim de 1 hora, todas as companhias me disseram que estavam esgotadas excepto 1 que só tinha carros de gama alta. Lá as rent-a-cars estão todas juntas numa salinha... eu à frente deles saquei do telemovel, abri a página do autoeurope e reservei um carro por cerca de 1/5 do valor do carro de gama. Virei-me para eles e disse... tenho uma reserva para daqui a 1 hora, mas disseram-me que estavam esgotados, como fazemos? resposta: o carro está à sua espera.
Além de me terem tentado enganar com cara de pau, posso dizer que tinham sido mal educados... só "suavisaram" quando se sentiram "envergonhados" por eu lhes mostrar a reserva.

Outra vez, tive de lá passar a noite... eles á noite fecham o aeroporto e as pessoas (milhares) tem de dormir pelo chão pois bancos são só uns 50 ou nem isso... se não bastasse isso, os empregados de limpeza de x em x tempo iam acordar as pessoas que estavam pelo chão e pediam para se levantarem... gerou algumas confusões... como isto tinha sido na altura em que andavam na caça ao homem por causa dos atentados em frança, perguntei a um militar se eram medidas excepcionais... ele disse claramente que não, que isto era assim todos os dias e que os proprios militares não compreendiam aquelas regras do aeroporto, pois podiam gerar conflitos desnecessários. Pelos reports no google percebi que era assim mesmo.
O que não compreendo é: um aeroporto que tem voos de madrugada, sem shutles para os 1ºs voos, logo obriga as pessoas a terem de ir para lá na noite anterior... mas depois obriga essas mesmas pessoas a dormirem no exterior e não podem estar no chão... SURREAL...

Mas bom... histórias...

quanto ao teu problema de ires sozinho: https://jogolaxia.com/artigos/10-melhores-jogos-cartas-para-jogar-sozinho :D
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Eu historias nesse aeroporto... ui...
A 1ª vez lá, não levei carro reservado pois pensei que me safava lá... ao fim de 1 hora, todas as companhias me disseram que estavam esgotadas excepto 1 que só tinha carros de gama alta. Lá as rent-a-cars estão todas juntas numa salinha... eu à frente deles saquei do telemovel, abri a página do autoeurope e reservei um carro por cerca de 1/5 do valor do carro de gama. Virei-me para eles e disse... tenho uma reserva para daqui a 1 hora, mas disseram-me que estavam esgotados, como fazemos? resposta: o carro está à sua espera.
Além de me terem tentado enganar com cara de pau, posso dizer que tinham sido mal educados... só "suavisaram" quando se sentiram "envergonhados" por eu lhes mostrar a reserva.

Outra vez, tive de lá passar a noite... eles á noite fecham o aeroporto e as pessoas (milhares) tem de dormir pelo chão pois bancos são só uns 50 ou nem isso... se não bastasse isso, os empregados de limpeza de x em x tempo iam acordar as pessoas que estavam pelo chão e pediam para se levantarem... gerou algumas confusões... como isto tinha sido na altura em que andavam na caça ao homem por causa dos atentados em frança, perguntei a um militar se eram medidas excepcionais... ele disse claramente que não, que isto era assim todos os dias e que os proprios militares não compreendiam aquelas regras do aeroporto, pois podiam gerar conflitos desnecessários. Pelos reports no google percebi que era assim mesmo.
O que não compreendo é: um aeroporto que tem voos de madrugada, sem shutles para os 1ºs voos, logo obriga as pessoas a terem de ir para lá na noite anterior... mas depois obriga essas mesmas pessoas a dormirem no exterior e não podem estar no chão... SURREAL...

Mas bom... histórias...

quanto ao teu problema de ires sozinho: https://jogolaxia.com/artigos/10-melhores-jogos-cartas-para-jogar-sozinho :D
Minha nossa! Estou a ver que Charleroi é um muro de lamentações! Ainda vou ter de ir ver os comentários no Google para perceber um pouco do que falas.
É por isso que gosto bastante do Francisco Sá Carneiro. Sim, é incomparável em termos de movimento, mas pelo menos lá vão conseguindo aos poucos manter as coisas dentro do mínimo aceitável.

Essa situação que reportas relativamente ao dormir no chão é o que mais me confusão me faz nos aeroportos. Tantos locais para se colocarem mais cadeiras, mais possibilidades de descanso, e em alguns simplesmente não existem esses locais. Só esse pormenor já faria muita diferença em alguns aeroportos.

Já relativamente a essa situação do reservares a rent-a-car, aqui no meu local de trabalho (hotel) também já assisti a muitas situações dessas! Mas não, não dissemos que estava esgotado! eheh

Está visto que vou ter dar uso ao Football Manager (isto se encontrar uma tomada para carregar o pc! lololol)
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Os aeroportos em Portugal têm muita qualidade comparativamente a muitos que andam nessa Europa fora. O caso do Charleroi para mim é "estranho" porque estamos a falar de um Aeroporto que serve a "capital europeia". E a experiência que tive, não teria sido tão má, não fossem as regras estúpidas do aeroporto que os funcionários lá faziam cumprir.
Como disse é um aeroporto com muitos voos madrugadores e sem ligações "de jeito" à cidade o que leva a haver milhares de pessoas a pernoitar lá. Se a isso juntarmos o facto de fecharem o aeroporto durante a noite e no hall de entrada (único sitio abrigado) não deixam estar as pessoas a dormitar... são situações que causam desacatos desnecessários. Eu durante a noite vi pessoas a juntar malas e a dormitar em cima delas (assim não estavam no chão) e vi muitos a colocarem-se em cima das mesas dos cafés (assim tb não estavam no chão) ou a colocarem as crianças nos troleis...
Quanto a carregar o tele, havia muitos locais... aliás a conversa que tive com o militar foi mesmo por causa disso... eu estava a carregar o tele e afastei-me uns 10mts para ir colocar coisas ao lixo e o gajo veio logo ter comigo a avisar que como estavam em alerta vermelho eu não podia deixar equipamentos electrónicos "abandonados"... não havia problema de eu carregar o tele, mas se me fosse afastar mais de 1mt para o desligar da ficha... face à histeria colectiva que havia naquela altura, nem argumentei...

Mas bom... são histórias que ficam e que por mais "chatas" que sejam naqueles momentos, depois tornam-se em situações das quais dão bons temas de conversa :p
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Os aeroportos em Portugal têm muita qualidade comparativamente a muitos que andam nessa Europa fora. O caso do Charleroi para mim é "estranho" porque estamos a falar de um Aeroporto que serve a "capital europeia". E a experiência que tive, não teria sido tão má, não fossem as regras estúpidas do aeroporto que os funcionários lá faziam cumprir.
Como disse é um aeroporto com muitos voos madrugadores e sem ligações "de jeito" à cidade o que leva a haver milhares de pessoas a pernoitar lá. Se a isso juntarmos o facto de fecharem o aeroporto durante a noite e no hall de entrada (único sitio abrigado) não deixam estar as pessoas a dormitar... são situações que causam desacatos desnecessários. Eu durante a noite vi pessoas a juntar malas e a dormitar em cima delas (assim não estavam no chão) e vi muitos a colocarem-se em cima das mesas dos cafés (assim tb não estavam no chão) ou a colocarem as crianças nos troleis...
Quanto a carregar o tele, havia muitos locais... aliás a conversa que tive com o militar foi mesmo por causa disso... eu estava a carregar o tele e afastei-me uns 10mts para ir colocar coisas ao lixo e o gajo veio logo ter comigo a avisar que como estavam em alerta vermelho eu não podia deixar equipamentos electrónicos "abandonados"... não havia problema de eu carregar o tele, mas se me fosse afastar mais de 1mt para o desligar da ficha... face à histeria colectiva que havia naquela altura, nem argumentei...

Mas bom... são histórias que ficam e que por mais "chatas" que sejam naqueles momentos, depois tornam-se em situações das quais dão bons temas de conversa :p
É de facto estranho. Há imensos voos (falo pelo menos da Ryanair) para destinos bem diversificados que tornam Charleroi atrativo para se usar este aeroporto (foi o meu caso para poder aceder à Eslovénia) e é pena que as condições aeroportuárias não acompanhem a importância dos seus locais.
É como dizes, são histórias! Boas ou más acompanham-nos para sempre e para que as possamos partilhar e alertar :D
 
Top