Novidades

Caução para Aluguer de Carro

Inês Rebelo

Membro Novo
Boa noite,
Vou viajar para a ilha de São Miguel em Junho e gostava de alugar um carro mas será a primeira vez e por isso estou um pouco perdida.
Qual a melhor companhia pra alugar? Será mais vantajoso comprar através da Ryanair juntamente com o voo ou à parte? Em relação à caução paga no levantamento do veículo pode ser paga através do mbway? Não tenho cartão de crédito e gostaria de saber se também serve criar um cartão virtual pelo mbway.
Para além disso, compensa fazer a compra com super cover ou não é vantajoso?
Obrigada
 

razzz

Membro Ativo
Eu estive a pesquisar e o mais barato que encontrei foi alugar na Ilha Verde (empresa açoreana bem cotada), através do site Autoeurope.com. Por precaução aluguei com cobertura adicional.
Que eu saiba é sempre preciso Cartão de Crédito até porque é assim que eles uma pre-autorização do valor da caução.
 

DaisyP

Membro Conhecido
Poderá é alugar sem caução mas tornará o valor do aluguer mais caro, é uma questão de simular e pedir orçamentos para ver.
 

Inês Rebelo

Membro Novo
Eu estive a pesquisar e o mais barato que encontrei foi alugar na Ilha Verde (empresa açoreana bem cotada), através do site Autoeurope.com. Por precaução aluguei com cobertura adicional.
Que eu saiba é sempre preciso Cartão de Crédito até porque é assim que eles uma pre-autorização do valor da caução.
Eu também vi na Ilha Verde sim, alguém sabe se é possível através de mbway criando um cartão virtual com o valor da caução?
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Eu quando estive nos Açores aluguei pela Ilha verde através da Ryanair.
Achei esta companhia das melhores que usei até hoje (e felizmente já lá vão algumas). A desvantagem ao ter alugado pela Ryanair é que segundo me disseram ao balcão quando levantei o carro, em caso de acidente, teria de ser eu a pagar e pedir depois o valor à Ryanair. Esta para mim é razão quanto baste para não usar a Ryanair como intermediária pois não confio no seu serviço de apoio ao cliente.

Em relação ao cartão virtual, duvido que seja possível. Eu vi o meu cartão de crédito Revolut ser rejeitado por ser um pré pago pelo que acho que um cartão virtual será mais facilmente rejeitado (mas sem certezas)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Cartão Virtual não é aceite, porque não fazer um cartão de crédito até la? há diversas opções sem custos.
Para alugar carro ou ate mesmo para alguns hotéis o cartão de crédito é importante.
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
Terá de ter sempre um cartão de crédito. São raras, mas mesmo muito raras as Rent a Cars que alugam um carro sem cartão de crédito. É uma segurança da parte deles por qualquer coisa que aconteça durante o aluguer (multas, combustivel, prejuizos nos carros, etc). Quase de certeza que MBWay, Revolut, MBNet não serão aceites. É só questão de verificar nas condições do aluguer, está lá tudo bem explicado.
Em relação às franquias/caução:
1) uma caução por causa do combustível. Para garantir que a rent a car não fica a arder com o valor do combustível, caso não seja entregue com o deposito como recebeu (por exemplo: cheio/cheio)
2) Franquia só é aplicável quando se contrata seguro contra todos os riscos (danos próprios) e significa que até ao valor da caução "somos" responsáveis, ou seja, e, por exemplo, para uma franquia de 1250€ (a mais comum) coloco as seguintes situações:
- hipótese 1=> Tens um acidente onde és a responsável, ou alguém bate/risca o teu carro e foge, e o arranjo do teu carro é inferior aos 1250€, então neste caso pagas o valor do arranjo (seja 100€, 500€, 750€, 1000€ ou 1250€);
- hipótese 2 => Tens um despiste/acidente onde és a responsável e mandas o carro para a sucata, ou o arranjo do teu carro é superior a 1250 € (valor da franquia). Então neste caso, pagas "apenas" o valor da franquia (neste exemplo 1250€);
- hipótese 3=> Não foi efetuado nenhum dano no automóvel, ou não tiveste um acidente , mas não és a responsável, então a franquia é-te devolvida ou "desbloqueada" no cartão de crédito sem qualquer custo.

ATENÇÃO aos reembolsos das franquias, pois é um seguro ao valor da franquia, ou seja, és responsável pelo valor da franquia perante a Rent a Car e depois a entidade a quem contrataste o seguro da franquia devolve-te o dinheiro.

Quando alugo carro, faço sempre CDW(Collision Damage Waiver ) e, muitas vezes, SCDW (super cover). As principais diferenças estão nas partes do carro que estão ou não incluídas e na redução da franquia (quando aplicável).
Nos seguros com CDW, normalmente (digo normalmente, porque não há regra sem exceção), não estão incluídos os danos nas Rodas, Jantes, parte de baixo do carro, interior do carro e nos VIDROS.
O super cover, normalmente, reduz o valor da franquia e incluí as partes que ficam de fora no CDW.
Atenção onde é contratado os CDW e/ou SCDW e se é um seguro ou, simplesmente, reembolso da franquia.

Se compensa ou não é sempre muito relativo. Senão vejamos, contratar um seguro CDW custa 100€ e um SCDW 175€ (valores apenas ilustrativos):
1) Fez as suas férias sem problemas de maior. Adorou e não teve problemas com o carro.
Neste cenário, chega ao fim das férias e esfrega as mãos de contente pois poupou os tais 100 ou 175€ dos seguro extra (desnecessários)

2) Fez as suas férias sem problemas de maior. Adorou, mas teve um pequeno acidente com culpa. O valor do arranjo estima-se que seja, cerca de, 1500€.
Neste cenário, chega ao fim das férias e:
- Se tem o seguro SCDW, não se preocupa com nada, apenas entrega o carro e a rent a car que se "desenrasque";
- Se tem seguro CDW, pode ou não preocupar-se dependente do valor da franquia (pode ser zero). Já sabe que é responsável até ao valor da franquia.
- Se não contratou nenhum seguro CDW ou SCDW, vai arrepender-se e o barato vai-lhe sair caro.

3) Fez as suas férias sem problemas de maior. Adorou, mas alguém bateu/riscou-lhe o carro e fugiu durante a noite/estacionamento no sitio A ou B. O valor do arranjo estima-se que seja, cerca de, 500/600€.
- Cenário semelhante ao 2, mas mais ligeiro.

Agora para ainda piorar o cenário, imagine-se que o estrago no carro foi efetuado no 1º dia de férias? Não só estraga as férias de todos, como vai sair muito caro depois :(
Muitas vezes a culpa/controlo não está só nas nossas mãos. Podemos ter todos os cuidados do mundo e mesmo assim podemos, simplesmente, ter o azar de estarmos no sitio errado e à hora errada :(

Por isso, no meu caso, prefiro prevenir do que remediar.

Em relação às rent a cars, felizmente, já existem muitas companhias para alugar carros em São Miguel. A ilha Verde, provavelmente, é a mais conhecida mas há muitas:
- Sixt;
- Europcar;
- Ilha verde;
- Wayzor;
- ANC;
- AVIS;
- Gold Car;
- 7 Lombas;
- Flor do Norte;
- Guerin;
- Micauto;
- 3Rent;
- AUTATLANTIS;
- Go Rent-a-car;
- Autocunha Car Rental;
- Hertz;
- Etc,etc,etc
 
Última edição por um moderador:
Aluguei carro na Ilha Verde na 4.a feira. Só quando estava na fila me lembrei que tinha deixado o Cartão de Crédito em casa. O funcionário disse-me que desde que o cartão de débito fosse do mesmo titular da reserva (tinha reservado na net) não havia problema, desde que tivesse disponível a quantia necessária para a caução. Assim foi. Foi feita uma pré-autorização da caução com o cartão de débito, a qual foi devolvida quando entreguei a viatura.
 
Top