Novidades

Carnaval na Suiça

ploferreira

Administrador
Staff
Boas,

Vou aproveitar a ponte do carnaval para dar um saltinho à Suiça durante 5 dias.

Tenho algumas dúvidas, em relação ao dinheiro a usar, será melhor levar já de Portugal Francos suiços, trocar la ou dá para pagar em euros?

Em relação aos custos, quanto devo gastar nos 5 dias (excluindo alojamento e viagem de avião)

Estas são as minhas principais dúvidas, mas outro tipo de conselhos e/ou opiniões são bem vindas!
 

xes

Membro
Boas,

Recentemente estive na suiça 6 dias, acho que te consigo ajudar, quanto ao dinheiro, mal cheguei a suiça fui levantar dinheiro, o nosso cartão multibanco funciona la também, mal metes o teu cartão a maquina pergunta que linguagem queres usar, como não havia português usei sempre em inglês, uma dica levanta logo o máximo que penses gastar, não faças vários levantamentos porque por cada levantamento é cobrado despesas eu levantei logo 200 CHF e deu-me para quase tudo, antes de ir embora levantei mais 100CHF que ainda me sobrou algum.

Existe também a opção de pagar por cartão multibanco, nos hotéis, caminhos de ferro, eu usei isto 1 vez, quando ia fazer o pagamento apareceu-me 2 opções, pagar em € ou pagar em CHF, eu escolhi pagar em CHF porque no final depois compensou.

Quanto aos custos que vais ter, depende do que vás fazer, por exemplo ir ao supermercado é quase como aqui os preços são muito parecidos e ate mais baratos do que cá. Se me poderes dizer o que estas a pensar fazer, talvez te consigo ajudar melhor neste campo.

Qualquer duvida avisa :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boas,

Recentemente estive na suiça 6 dias, acho que te consigo ajudar, quanto ao dinheiro, mal cheguei a suiça fui levantar dinheiro, o nosso cartão multibanco funciona la também, mal metes o teu cartão a maquina pergunta que linguagem queres usar, como não havia português usei sempre em inglês, uma dica levanta logo o máximo que penses gastar, não faças vários levantamentos porque por cada levantamento é cobrado despesas eu levantei logo 200 CHF e deu-me para quase tudo, antes de ir embora levantei mais 100CHF que ainda me sobrou algum.

Existe também a opção de pagar por cartão multibanco, nos hotéis, caminhos de ferro, eu usei isto 1 vez, quando ia fazer o pagamento apareceu-me 2 opções, pagar em € ou pagar em CHF, eu escolhi pagar em CHF porque no final depois compensou.

Quanto aos custos que vais ter, depende do que vás fazer, por exemplo ir ao supermercado é quase como aqui os preços são muito parecidos e ate mais baratos do que cá. Se me poderes dizer o que estas a pensar fazer, talvez te consigo ajudar melhor neste campo.

Qualquer duvida avisa :)
Olá,

Obrigado pelas dicas

Sobre o itinerário da viagem, vou ficar em Neuchâtel, ainda não decidimos o que visitar, se quiseres dar sugestões agradeço :)

Os comboios e refeições fora ficam muito mais caras do que em Portugal?

Em relação às comissões cobradas pelo banco são de quanto? +/- será que não compensa cambiar cá no Banco em Portugal?
 

xes

Membro
Boas

Ora bem pelo que vi na minha conta da CGD quando comprei 2 swiss youth pass por 400 CHF que ficou por 310€ o banco levou-me 8.37€ de despesas por pagamento fora da união europeia, isto foi um pagamento por cartão multibanco, quando levantei 150 CHF o que dá qualquer coisa como 116€ foi-me debitado 2.65€ pelo levantamento, agora não sei quanto os bancos levam por trocar dinheiro é uma questão de te informares.

Quanto ao comer fora não aconselhava, eu andei praticamente os dias todos de comboio, o que eu fiz foi levar uma mochila vazia de casa e quando cheguei a suiça fui aos supermercados comprar comida (visto que os preços sao praticamente iguais aos daqui) e atafulhava a mochila com comida umas sandes, bebidas, etc... para teres uma ideia por media um cafe lá custa qualquer coisa como 3.50CHF o que é um bocado.

Quanto ao andar de comboio, depende, eu quis viajar por toda a suiça então comprei 1 passe que me dava acesso ilimitado a andar em todos os comboios, barcos, e autocarros, e tram's em toda a suiça e ainda me dava 50% de desconto em alguns funiculares, telefericos, etc... que é o chamado swiss pass, neste caso comprei o swiss youth pass que é para jovens. O pior é o preço que custa 200 CHF para 4 dias o que dá 150€ mais ou menos. Isto resulta se andares como eu pela suiça toda, se andares só na zona de neuchatel penso que exista um "regional pass" que é um pass só para essa zona, mas sinceramente essa foi a unica zona que nao fui quando tive ai.

Este site ajudou-me muito a planear as minhas viagens de comboio - http://www.sbb.ch/en/index.htm podes ver o tempo que demora as viagens bem como o preço delas.

Quanto aos passes de comboio: http://www.swisstravelsystem.com/index.php?system=CH tens informações sobre os pass's de comboios mais usuais, bem como as viagens "especiais" .

Neuchatel pertence a "jura" que é a região vê aqui mais informações: http://www.juraregion.ch/en/home.html

Se quiseres ainda mais informação tenta: http://www.myswitzerland.com/en/home.html

Qualquer coisa já sabes :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda, só mais uma questão, pelo que pesquisei já não é necessário passaporte para entrar na suiça, é mesmo assim, basta o BI?
 
Top