Novidades

Caraíbas validade passaporte

cfvl

Membro Novo
Boa tarde,

Ando a pensar em ir às Caraíbas em abril, no entanto o meu passaporte expira em 24/04/2018.

Há problema se fizer a viagem e regressar por ex dia 20/04?

Os bebés de 1 ano também precisam de passaporte quando viajam ambos os pais?

Obrigado
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,
Do que sei, sim os bebés também precisam de passaporte e/ou cartão de cidadão para viajarem.
Quanto ao teu passaporte, tens de verificar se aceitam no destino com validade tão reduzida. Muitos países exigem passaporte com validade até 6 meses do fim. Independentemente disto, por segurança, eu renovava o passaporte.
 
Última edição por um moderador:

tania1989

Membro Ativo
@cfvl
Em relação às tuas questões, os bebes precisam de passaporte, independentemente de irem com os pais. Posso já informar-te que o passaporte tem o mesmo custo 65€ mas só tem validade de 2 anos (enquanto o nosso tem de 5 anos), pelo menos o ano passado fiz o da minha filha e foi assim.
Em relação aos nossos, na maioria dos casos é necessário ter validade mínima de 6 meses à data de regresso. Este ano vou para Punta Cana, e enquanto lá estou o meu passaporte deixa de ter os 6 meses obrigatórios, ou seja vou ter que fazer outro novo. Isto por uma questão de 4 dias, bastava ir na semana antes e já não tinha esse problema!
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
As crianças precisam de passaporte para viajar. Quanto à tua situação, legalmente (digo eu) não podes ser impedido de viajar. Essa questão da validade de 6 meses só se coloca por uma questão de segurança. Imagina que por algum motivo, não podes regressar na data prevista... por motivos de saúde, uma guerra civil... ou nuclear, um vulcão na Islândia, uma coisa qualquer e ficas retido. O documento expira e ficas ilegal, por isso pedem sempre um documento com uma validade alargada.
 

Luixito

Membro Conhecido
A razão é mesmo essa como o @rum explicou. E impedida de viajar não és, mas podes ser impedida de entrar no país de destino.

Quanto ao bebé, sim claro que precisa de passaporte, 65 € com validade de 2 anos, que efectivamente é só 1 ano e meio, por esta questão dos 6 meses que quase todos os países pedem.
 

yara

Membro Conhecido
Acho que todos os países das Caraíbas só aceitam entrada de pessoas com passaportes com pelo menos mais 6 meses de validade (da data da saída).
Exemplo... vais de 17 a 24 de Abril... tens de ter o passaporte válido até 24 de Outubro...
 

Lady_R

Membro Conhecido
Boa tarde,

Ando a pensar em ir às Caraíbas em abril, no entanto o meu passaporte expira em 24/04/2018.

Há problema se fizer a viagem e regressar por ex dia 20/04?

Os bebés de 1 ano também precisam de passaporte quando viajam ambos os pais?

Obrigado
tem de ter pelo menos seis meses de validade, e todos precisam de passaporte.
República Dominicana
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Atenção que se não tiver o mínimo exigido pelo pais de destino é impedida sim :).
O problema não é sair de Portugal, mas sim a entrada no destino, mas o rastreio é feito cá e por isso não a deixam viajar...
A pessoa que faz o check in não vai aceitar... (sob pena de ser responsabilizada pelo repatriamento) e ninguém quer assumir esse "fardo"

Espero ter ajudado
 

Porretos

Membro Novo
A exigência dos seis meses è uma questão de segurança. Se acontecer algo e ficar retido no país, se o passaporte entretanto expira, fica sem documento válido.
Sim, mas a informação disponibilizada no site do consulado da República Dominicana em Portugal não diz isso, como pode ver no documento em cima.
 
Top