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Capacidade do Aeroporto de Lisboa

roller

Membro Conhecido
Bom dia!

Lanço aqui a discussão para saber as vossas opiniões ou alguém que tenha um conhecimento mais técnico e interno do que se passa verdadeiramente no aeroporto de Lisboa. Se é toda uma cabala para (por interesses) avançar para uma alternativa ou se é mesmo o limite do nosso aeroporto?

Na minha opinião... acho que estão a criar uma "conspiração" com Lisboa. O aeroporto tem muito fluxo e um tráfego aéreo super elevado é um facto.

Mas eu nunca vi os balcões de check-in todos cheios nem os balcões do SEF todos abertos... logo a capacidade de infraestrutura existe... poderá haver falta de pessoas.

Um dos grandes gargalos, e onde há relatos de pessoas a perder aviões pela lentidão, é no controlo de segurança... eu nunca vi nem no T1 nem no T2 TODOS os pontos de segurança abertos... logo volto a repetir... é a capacidade máxima do aeroporto (como infraestrutura)?

A falta de profissionais em Lisboa... irá ser recrutada para uma alternativa que exista (Montijo ou lá onde queiram fazer).

Os voos low cost no T2, estive lá em Julho e tinha bastante gente e, não achei super congestionado... as 2h antes chegaram perfeitamente para todas as formalidades e ainda comer.

Eu sou 100% a favor que se use para operações não regulares (voos charter) o aeroporto de Beja, pois já está feito e com pessoal formado para o fazer funcionar. Com autocarros de Lisboa para lá, para levar os passageiros devidamente informados desta situação.

Já vimos muitas vezes atrasos significativos nas partidas charter de Lisboa bem maiores que o tempo de transporte para Beja. Este facto já libertaria o aeroporto de Lisboa numa altura sazonal muito complicada, e rentabilizando um aeroporto que está em pleno funcionamento e quase não tem voos...

Não sei porque dizem que o nosso é o mais atrasado, estive em Ibiza em Julho e todos os voos estavam com mais de 2h de atraso para toda a Europa tanto partidas como chegadas... em Agosto tive família a vir para Portugal, onde que as ligações na Europa estavam toda atrasadas (Londres e Frankfurt).

Digam as vossas opiniões ou falem com algum conhecimento mais especifico e que me possam elucidar. ;)
 
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NunoCorreia

Membro Conhecido
Uma viagem que fiz estava no SEF apenas uma pessoa a ver passaportes e CC europeus, adivinhem o que aconteceu durante 30 minutos que estive à espera sem ninguém à minha frente?

Apareceu montes de pessoal prioritário desde deficientes, bebés ao colo, tripulantes etc.
Não admira a fila que se foi fazendo atrás de mim. Chegou a minha vez e eu perguntei porque razão apenas estava 1 pessoa a fazer isto tudo, até que lhe disse que isto da prioridade sem condições é uma coisa a rever não acha?
Ele respondeu-me assim: está na lei.

O voo em que eu fui saiu atrasado devido às pessoas terem chegado a conta gotas.
 

carla08

Membro Conhecido
Mas porque razão há-de ser uma cabala? O facto de nunca teres visto os balcões cheios,[ supondo que não estás por lá sempre a averiguar], então quer dizer que tudo isto é uma grande conspiração?
 

roller

Membro Conhecido
Eu pergunto aqui se alguém tem dados e facto que possam ajudar a ficar mais elucidado sobre um assunto que está nas bocas do mundo neste momento.

E que, tal como disse, tenho apenas uma opinião meramente pessoal. E sim, acho que é uma jogada de interesses... qual é a tua opinião?
 
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ploferreira

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Acho que a questão do aeroporto de Lisboa não tem tanto a ver com a questão de capacidade de check-in e controlo de segurança (que ainda assim continuam a dar sinais de saturação) mas mais com o número de slots disponíveis, o aeroporto está no máximo de capacidade de parqueamento e número movimentos (aterragens/descolagens).
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Eu pergunto aqui se alguém tem dados e facto que possam ajudar a ficar mais elucidado sobre um assunto que está nas bocas do mundo neste momento.
Alguns dados:
  • O investimento médio anual da ANA foi reduzido em 57 milhões de euros desde 2013
  • O aumento de taxas em pouco mais de 5 anos, foi sempre superior a 28%, ultrapassando quase sempre os 39%, e chegando a atingir crescimentos de 167%
  • Houve um aumento do número de passageiros em 69,8%, do número de movimentos de aeronaves em 42,1% e do volume de negócios em 75,8%, o número de trabalhadores da ANA apenas foi reforçado em 7,5%. A operação cresceu 10 vezes mais do que os operacionais
 

roller

Membro Conhecido

ploferreira

Administrador
Staff
Seá que estamos?

Nos últimos 7 anos utilizo o aeroporto de Lisboa regularmente e se há coisa que tenho notado é que:

  • O controlo de segurança está quase sempre a operar na máxima capacidade e ainda assim não tenho tido grandes esperas
  • O controlo de passaportes está cada vez mais rápido, só existem demoras em situações pontuais quandos as máquinas automáticas estão fora de serviço. Nunca, nem mesmo no verão esperei mais de 15 minutos para passar o controle
  • Mais do que uma vez tive de aguardar no avião depois de aterrar cerca de 20 minutos para atribuir um gate
  • Da ultima vez tive de aguardar 45 minutos no avião depois do embarque concluído por autorização para descolar

Face ao que observo, o problema não esta no número de funcionários. Não podemos simplesmente fazer contas de merceiro, se transportamos mais 70% de passageiros vamos aumentar 70% o número de funcionários, porque há pontos de estrangulamento que não podemos contornar.

Uma simples consulta das slots disponíveis por mês aeroporto de Lisboa permite tirar todas as dúvidas ;)
 

roller

Membro Conhecido
Eu partilho de uma opinião semelhante... eu continuo a perguntar se estamos também?!

Eu ainda não senti o aperto no aeroporto... já fiz muitas viagens tanto do T1 como do T2, mas não estou lá diariamente... Nunca vi SEF nem Raio X a 100%. Isso nunca vi.

Mas nunca tive esperas enormes para nada... as 2h antes sempre me chegaram para tudo, inclusive tomar a minha refeição...

Atrasos nas partidas já verifiquei em quase todos os aeroportos onde andei. Em Lisboa, onde senti mais foi na TAP desde há muitos anos... mas até nisso acho que já esteve pior.
 
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kareca

Membro Ativo
Também não sinto nenhum aperto. e é raro ver algum sector cheio de funcionários. Não há qualquer necessidade.
Só nos tapetes das bagagens é que demora um pouco, mas nada que me enerve.

Sobre as slots, é curioso que se começou a falar com mais insistência nisso desde que a ANA foi vendida aos franceses.
Mas que Lisboa precisa de uma pista maior para receber aviões de maior porte, isso precisa.
 
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Pena

Membro Ativo
Eu também utilizo o aeroporto de Lisboa com regularidade e tenho a nitida sensação que existe um mix de: aumento do trafego, desinvestimento em recursos humanos, desorganização, exploração inadequada do espaço e muita politica para variar. Injusto para os bons profissionais que os há em todo o lado mas é a minha opinião.
 

kareca

Membro Ativo
Ou é isso ou são hangares em falta ou outra coisa qualquer como mangas adaptadas.
Só Beja é que está preparado para um a380, disseram nas notícias quando a HiFly comprou aquele.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Curioso que a pista de Beja é mais pequena que a de Lisboa.
Convém ter algum espírito antes de citar o "que se ouviu dizer nas noticias" como se fosse uma verdade.
A única coisa que falta em Lisboa para receber o A380 seriam as mangas, mas nem isso é um problema porque Beja também não as tem, se houvesse realmente interesse em receber o A380 poderiam fazer o embarque por escada como fazem atualmente em muitos A340/330/Boeing 777.

Existem cada vez menos companhias a operar o A380 e a partir de Lisboa a única que poderia ter algum interesse em opera-lo seria a Emirates (ainda assim duvido muito que fosse mais compensatório face à operação com os atuais 777)
Deixem lá estar a pista de lisboa em paz porque ela chega perfeitamente.
Mais stands e melhoramento dos taxiways isso sim é fundamental para aumentar a capacidade de movimentos/hora
 

roller

Membro Conhecido
Acho que o aeroporto tem um potencial de optimização muito grande com as condições que dispõe neste momento. a limitação de Lisboa para O A380... sinceramente já houve algumas versões pelo que me abstenho sobre a verdadeira razão.
 

roller

Membro Conhecido
Cláudio obrigado pela informação... mas na existência de atrasos nas partidas, não justificaria as pessoas perderem aviões pelo tempo que passam em formalidades como e referido na noticia do observador.... Se saem atrasados os embarque começam mais tarde que o previsto inicialmente....
 

roller

Membro Conhecido
Summer air travel misery for passengers as flight delays more than double across Europe

Aqui temos um artigo que justifica um pouco o que descrevo no primeiro post...os atrasos é um "fenómeno" meio global. Eu vivi isso nessas mesmas datas do artigo quando fui para ibiza tive 40min atraso voo LIS-OPO (Ryanair), 2h atraso no voo OPO-IBZ (Easyjet) e 2h atraso no voo IBS-LIS (Vueling)

No dia seguinte 2h atraso STD- LIS (Ryanair) (familiares) e uma semana depois de Frankfurt (Lufthansa)...

Os atrasos embora possa haver um bom contributo doa aeroporto de Lisboa acho que é global porque tentam espremer os aviões ao máximo pela época sozonal que vivemos...
 

carla08

Membro Conhecido
qual é a tua opinião?
Eu acho que não é cabala nenhuma, os problemas existem e (já) são uma realidade. Se a minha casa tem capacidade para x, e eu começo a receber y, não posso viver na ilusão que posso continuar a prestar a mesma qualidade de serviços. Até tenho um anexo na periferia e começar a pensar em expandir os meus serviços por lá (com vista a não descurar da qualidade e consequentemente também lucrar com isso, óbvio) mas as pessoas querem é ficar no centro porque estão habituadas, porque não querem se deslocar x kms, e acham que eu quero é enriquecer à conta do anexo, e não pensam que eu também estou a pensar numa maior qualidade para todos.
Eu não sei o que se passa realmente no aeroporto, não conheço quem lá trabalha, etc mas não é muito difícil pensar que realmente possam existir problemas. Há uns tempos li uma brilhante opinião de um sr que achava que tudo isto era uma cabala, porque na perspectiva dele (lá onde ele se punha a observar os aviões, provavelmente 24 sobre 24h) não via passar mais aviões do que há uns anos atrás.. então não tinha havido um claro aumento de passageiros em Lisboa, era tudo uma invenção.
 
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Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Não tirei nenhuma conclusão.

O que está à vista é que não é normal um aeroporto como o de Lisboa que é o 19º Aeroporto da Europa em tráfego, mas figura no pódio dos atrasos (em 3º).
 
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