Novidades

Cancelamentos e Reembolsos Voos Covid-19

basapistas

Membro Conhecido
Dado algum desconhecimento com as novas regras estipuladas com Cancelamentos e Reembolsos Voos Covid-19 e de forma agregar informação, resolvi abrir este tópico epecifico:

De acordo com as normas da Comissão Europeia, que direitos temos no caso de Voo cancelado devido à COVID-19?

Vários Estados-Membros introduziram medidas de contenção, como restrições às viagens, zonas de quarentena e isolamento, para lidar com a pandemia do coronavírus. As medidas tiveram um grande impacto no setor dos transportes, por isso certifique-se de que conhece os direitos dos passageiros.
Em 18 de março, a Comissão Europeia forneceu orientações pormenorizadas destinadas a garantir que os direitos dos passageiros na EU são aplicados de forma coerente e que os passageiros estão protegidos em todos os Estados-Membros.


O que acontece se o meu voo for cancelado?

As companhias aéreas que cancelam voos têm sempre a obrigação de oferecer aos passageiros as três seguintes opções:
a) Reembolso
b) Alterar o voo para o próximo disponível
c) Alterar o voo para uma data posterior selecionada pelo passageiro

Caso escolha alterar o voo para o próximo disponível, tenha em conta que se podem verificar atrasos consideráveis, tendo em conta o número limitado de voos atualmente a circular devido às medidas nacionais de contenção do vírus.


Tenho direito a ficar acomodado num hotel e a refeições em caso de cancelamento?

As companhias aéreas têm sempre a obrigação de oferecer gratuitamente refeições, bebidas e acomodação num hotel para os passageiros cujos voos foram cancelados e escolheram alterar o voo para o próximo disponível.


Tenho direito a alguma compensação (indemnização)?

Os passageiros têm direito a compensação caso o seu voo seja cancelado a menos de duas semanas da data de partida, exceto nos casos de «circunstâncias excecionais». Esta exceção aplica-se no caso do surto do coronavírus, uma vez que as medidas adotadas pelas autoridades públicas impedem a atividade normal das companhias aéreas.


O que acontece se pretender anular a minha viagem?

Se cancelar a viagem por iniciativa própria, o reembolso depende do tipo de bilhete que adquiriu, tal como especificado nas condições da companhia. Contacte a companhia para obter mais informações."


O que acontece se a minha viagem for cancelada-2 semanas antes da partida?

De acordo com os documentos emitidos pela Comissão Europeia, os passageiros não são obrigados a aceitar vouchers ou alteração das datas, podendo exigir reembolso do valor pago.

"It appears that various carriers are offering vouchers to passengers, who do not want to (or are not authorised to) travel any more as a result of the outbreak of Covid-19. Passengers can use these vouchers for another trip with the same carrier within a timeframe established by the carrier. This situation has to be distinguished from the situation where the carrier cancels the journey and offers only a voucher instead of the choice between reimbursement and rerouting. If the carrier proposes a voucher, this offer cannot affect the passenger’s right to opt for reimbursement instead. "

https://ec.europa.eu/transport/sites/transport/files/legislation/c20201830.pdf
 

roller

Membro Conhecido
Bom artigo!!
A grande questão aqui agora é qual é o prazo de reembolso de voos?
Digo isto porque não sei onde se as companhias/agências irão buscar liquidez para pagar em €€ os reembolsos todos que estão a acontecer neste momento.
Os primeiros reembolsos em €€ só aparecerão daqui a muito meses... isto se não houver insolvências entretanto. Se tal acontecer...ai sim... é adeus a qualquer valor.

Aguardemos próximos capítulos... :rolleyes:

Eu dos voos que tive que tratar optei por alteração de datas e voucher numa das situações.

Outro voo pedi reembolso pois não tinha sequer opção de pedir outra coisa... não sei é quando é que este será processado 😌
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Boa noite!
Tive voos cancelados que eram a semana passada e o reembolso dos mesmos já consta no extrato do cartão de crédito!
 

roller

Membro Conhecido
Boa noite!
Tive voos cancelados que eram a semana passada e o reembolso dos mesmos já consta no extrato do cartão de crédito!
Que sorte!! Eu ryanair nada... so tenho prova de pedido de reembolso da minha parte. Zero feedback da parte deles....
 

joker

Membro Conhecido
Ryanair!
Os voos eram a 21/3 e foram cancelados a 10/3...
O reembolso já consta no extrato do cartão de crédito...
Porque pergunta?
Por nada de concreto, só para estar informado, mas no meu caso é Emirates.
Obrigado
 

yara

Membro Conhecido
Por nada de concreto, só para estar informado, mas no meu caso é Emirates.
Obrigado
Também pedi para uma amiga minha o reembolso na Transavia dia 12/3 porque alteraram um horário Porto/Paris e ela já tinha desistido de ir e aproveitou para pedir reembolso e o dinheiro já lhe aparece no extrato do cartão de crédito desde dia 19/3...
 

AIP88

Membro Novo
Boa tarde,

No meu caso tenho uma viagem pela Ryanair para o dia 25 de abril e até à data não recebi qualquer informação sobre um possível cancelamento.
Sendo que pretendia pedir reembolso ou um voucher para utilizar mais tarde, como é que devo proceder? Não consigo o contacto através do chat!

Obrigada.
 

roller

Membro Conhecido
A informação da Ryanair é que vai ter todos os aviões no chão em Abril e Maio! Logo se ainda não foi cancelado vai ser em breve!

Com excepção de voos de repatriamento...
 

gilmalveira

Membro
Boa noite, preciso de ajuda.... fiz reserva de um pacote de viagem para Cuba, partida a 2 de Maio, entretanto as minhas férias foram canceladas devido ao Covid 19, pedi o cancelamento das férias e ativei o seguro, resposta do seguro não tem direito ao reembolso por considerarem que o sinistro não tem enquadramento.... ora fiz um seguro exclusivo da Solférias... e as férias estão canceladas por tempo indeterminado!!! Alguém me dá umas dicas...
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Vê bem as cláusulas do seguro pois se foi a entidade patronal a cancelar poderás conseguir alguma coisa...

Se não tal como a @yara disse tens que esperar que a viagem seja cancelada

Mas vê bem o seguro que contrataste! E se pagaste por cartão de crédito vê os seguros associados ao cartão

Boa sorte 😀
 

yara

Membro Conhecido
@gilmalveira No seu caso que as férias foram proibidas verifique o seguro da viagem e o seguro do cartão de crédito com que pagou a viagem...

A minha resposta para aguardar a ver se o voo é cancelado era para o user @AIP88
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Continua a parecer-me no mínimo caricato a atitude das maiores e melhores companhias aéreas, que sendo obrigadas a cancelar voos e serviços, se achem também no direito de não reembolsar e limitam-se a emitir um voucher ou a levar o passageiro a remarcar uma viagem mais cara, sem ter a certeza que esse voo sequer se vá realizar!

Imaginemos que faziam uma compra num hipermercado e esse hiper cancelava a vossa compra e que estaria encerrado durante pelo menos 1 a 2 meses? Aceitariam um voucher?
Ou aceitariam comprar os mesmos produtos mais caros, mais tarde?

E se as companhias áreas aumentarem consideravelmente os tarifários, depois desta crise ou entrarem em falência?
Acho que não somos accionistas, nem bancos para emprestar dinheiro a companhias aéreas!
 
Última edição por um moderador:
Top