Novidades

Cancelamento de viagem

SilviaNogueira

Membro Novo
Bom dia,
Alguém aqui ja teve de cancelar a viagem por motivo de cancelamento de férias? Tenho os voos marcados, Lisboa - BKK com travelgenio, BKK - Chiang Mai com Rumbo e Chiang Mai - Koh Lipe com a Nok Air, alojamentos marcados em Chiang Mai, Koh Lipe e BKK, tudo feito on line com cartão de credito (penso que 1 dos alojamentos esta apenas reservado) e neste momento estou num dilema porque o meu marido está com problema no trabalho porque não consegue as duas semanas de férias que já tenho reservadas... e neste momento a dúvida é ele se borrifar para os chefes e ir de ferias na mesma e arcar com as consequencias que não sabemos quais serão... ou não ir de férias e perder cerca de €1,000 da viagem dele...
Tenho andado a pesquisar seguros de viagem e há alguns que teem cobertura de cancelamento de viagem (cancelamento por diversas causas) onde esta incluido "Carta de cancelamento de férias da empresa"... Alguém já passou por esta situação que me possa esclarecer sobre este seguro? Será que é possivel reaver algum do valor já pago?

Agradeço a vossa ajuda.
 
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Artigo 243.º

Alteração do período de férias por motivo relativo à empresa

1 - O empregador pode alterar o período de férias já marcado ou interromper as já iniciadas por exigências imperiosas do funcionamento da empresa, tendo o trabalhador direito a indemnização pelos prejuízos sofridos por deixar de gozar as férias no período marcado.


Artigo 246.º

Violação do direito a férias

1 - Caso o empregador obste culposamente ao gozo das férias nos termos previstos nos artigos anteriores, o trabalhador tem direito a compensação no valor do triplo da retribuição correspondente ao período em falta, que deve ser gozado até 30 de Abril do ano civil subsequente.

2 - Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto no número anterior.​
 
Última edição:

SilviaNogueira

Membro Novo
Artigo 243.º

Alteração do período de férias por motivo relativo à empresa

1 - O empregador pode alterar o período de férias já marcado ou interromper as já iniciadas por exigências imperiosas do funcionamento da empresa, tendo o trabalhador direito a indemnização pelos prejuízos sofridos por deixar de gozar as férias no período marcado.​
Hummm interessante... esta não sabia... obrigada
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Já agora e em termos de seguros, penso que tem ser feitos a quando das reservas para contemplarem cancelamentos (não sei se este motivo está contemplado).
 

LJC Clickviaja

Membro
Profissionais
Bom dia,
Alguém aqui ja teve de cancelar a viagem por motivo de cancelamento de férias? Tenho os voos marcados, Lisboa - BKK com travelgenio, BKK - Chiang Mai com Rumbo e Chiang Mai - Koh Lipe com a Nok Air, alojamentos marcados em Chiang Mai, Koh Lipe e BKK, tudo feito on line com cartão de credito (penso que 1 dos alojamentos esta apenas reservado) e neste momento estou num dilema porque o meu marido está com problema no trabalho porque não consegue as duas semanas de férias que já tenho reservadas... e neste momento a dúvida é ele se borrifar para os chefes e ir de ferias na mesma e arcar com as consequencias que não sabemos quais serão... ou não ir de férias e perder cerca de €1,000 da viagem dele...
Tenho andado a pesquisar seguros de viagem e há alguns que teem cobertura de cancelamento de viagem (cancelamento por diversas causas) onde esta incluido "Carta de cancelamento de férias da empresa"... Alguém já passou por esta situação que me possa esclarecer sobre este seguro? Será que é possivel reaver algum do valor já pago?

Agradeço a vossa ajuda.
Boa tarde Silvia, os seguros têm de ser adquiridos no momento da reserva. Caso não o tenha feito, deverá considerar as condições tarifárias do bilhete que comprou. Se permite ou não cancelamentos (por norma nunca será reembolsado o valor total) ou então ponderar alterar as datas da viagem (com eventuais custos).
 
Top