Novidades

Câmbio de euros por pesos

TOS1987

Membro Novo
Bom dia a tod@s,

Irei em breve a Cuba e estou extremamente confuso com a questão do câmbio.

Vejo em alguns sites, infos de 2022 com preços de referência em CUC mas pelos vistos a única moeda utilizada é o CUP.

Vejo locais que dão câmbio de 0,30CUP por 1€, dizem-me que há locais de 100 pesos por 1€.

Agradeço imenso se me puderem esclarecer de modo a perder o menos dinheiro possível nestes câmbios.

Se tiverem também valores (CUP) referência para determinados serviços (táxi do aeroporto havana ao centro, tours, etc).

Obrigado.

Tiago
 
Estou exatamente na mesma situação :)
Parece que desde o ano passado deixaram de haver duas moedas... agora onde trocar e a que cambio é que não consigo descobrir.
 

TOS1987

Membro Novo
Já me disseram que se for no aeroporto, trocam p.e. 26 pesos (CUP) por cada 1€.

Já me disseram que se for no centro de havana pode chegar a 100 pesos (CUP) por cada 1€.

A diferença é brutal.. o que me gera bastante desconfiança do que efetivamente é o correto.

Já li que viagens de taxi entre o aeroporto de havana e o centro, o valor referência são 600 pesos. Se for pelo câmbio dos 100 pesos por 1€, dá 6€ mas se for pelos 26 pesos por 1€, dá 23€. Uma diferença brutal e que só me confunde do que realmente é o correto.

A ver se alguém consegue esclarecer qual é o melhor valor de referência de câmbio e onde trocar os euros por pesos sem se perder poder de compra.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
O valor correto são 26 pesos por euro. Cup Euro
Se conseguir 100 pesos por € estará a fazer um negócio da china.

Trocar por € por 26 cup não é perder poder de compra, receber 100cup por € é que é excelente. No entanto, essas notas são de casa de câmbio? ou serão notas falsas?
Quando a esmola é muita.....
 

TOS1987

Membro Novo
Olá Nuno,

Fiz o câmbio com o alojamento, 100CUP por 1€, não tive qualquer tipo de problema na utilização do dinheiro, tanto em Havana como em alguns locais em Varadero.
 

TOS1987

Membro Novo
Sim, alojamento local. Pelo que percebi, há muito câmbio fora do circuito normal nestes modelos dos proprietários de AL.

Na rua também fui abordado várias vezes para fazer o câmbio de 110pesos cubanos por 1€ mas disseram para não o fazer (conversas que ouvi no avião de cubanos/as a dizerem para não fazerem no aeroporto o câmbio).

Em hotéis, do que vi em Varadero, o câmbio também era de 26 pesos por 1€.

Em suma, não perdem nada em questionar o AL, se for o v/ caso de alojamento, questionarem se conhecem quem faça o câmbio e taxa.
 
Sim, alojamento local. Pelo que percebi, há muito câmbio fora do circuito normal nestes modelos dos proprietários de AL.

Na rua também fui abordado várias vezes para fazer o câmbio de 110pesos cubanos por 1€ mas disseram para não o fazer (conversas que ouvi no avião de cubanos/as a dizerem para não fazerem no aeroporto o câmbio).

Em hotéis, do que vi em Varadero, o câmbio também era de 26 pesos por 1€.

Em suma, não perdem nada em questionar o AL, se for o v/ caso de alojamento, questionarem se conhecem quem faça o câmbio e taxa.
Obrigado pela resposta. Eu vou ficar no Iberostar Parque Central e no Royalton Hicacos pelo que fazer o câmbio deles deve ser os 26 pesos por euro. Tenho que ver como dar a volta a isso 😊
 

TOS1987

Membro Novo
Obrigado pela resposta. Eu vou ficar no Iberostar Parque Central e no Royalton Hicacos pelo que fazer o câmbio deles deve ser os 26 pesos por euro. Tenho que ver como dar a volta a isso 😊
Sim, hotéis vai ser por esses valores, perde 3/4 do poder de compra o que é imenso!
 

ki_ko

Membro Novo
Aproveitando o tópico também estou confuso!
Para gorjetas como fazem ? Dólar americano? Euro? Dar moedas não é muito fixe. Cup?
Câmbio onde fazer? Qual a taxa normal?
Obrigado
 

Sphinx

Membro
Actualmente o câmbio está em 100 pesos por 1€ e é bastante fácil obter esse câmbio na rua. O hotel onde estive fazia 23 pesos por 1€ e o guia ofereceu-se para fazer 50 pesos por 1€. O que recomendo é perguntar a qualquer vendedor num mercado se quer fazer o câmbio de euros. Eu fiz várias vezes assim. Eles precisam de euros para poderem adquirir bens essenciais que não conseguem com pesos e por isso toda a gente quer trocar dinheiro. Os pesos são úteis para pagar em locais como cafés/bares.
 

Sphinx

Membro
Aproveitando o tópico também estou confuso!
Para gorjetas como fazem ? Dólar americano? Euro? Dar moedas não é muito fixe. Cup?
Câmbio onde fazer? Qual a taxa normal?
Obrigado
Geralmente em pesos ou euros. Mas para muitos as moedas de euro não são úteis porque não as podem depositar, apenas notas, e terão que procurar alguém que troque as moedas por notas de euro.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Actualmente o câmbio está em 100 pesos por 1€ e é bastante fácil obter esse câmbio na rua. O hotel onde estive fazia 23 pesos por 1€ e o guia ofereceu-se para fazer 50 pesos por 1€. O que recomendo é perguntar a qualquer vendedor num mercado se quer fazer o câmbio de euros. Eu fiz várias vezes assim. Eles precisam de euros para poderem adquirir bens essenciais que não conseguem com pesos e por isso toda a gente quer trocar dinheiro. Os pesos são úteis para pagar em locais como cafés/bares.
Permita-me corrigir, na rua consegue-se facilmente trocar 10€ por 1100 pesos mas cuidado porque é proibido trocar dinheiro na rua.
Nas lojas que aceitam euros é que fazem uma conversão de 1€ 100 pesos.
 
Top