Novidades

[Câmbio] Taxas?

bruno_goncalves

Membro Novo
Viva

Pelo que já li mais vale pagar directamente os serviços na moeda local do que em euros porque senão passam-nos a perna.

Posto isto alguém esteve recentemente em Cabo Verde e trocou lá euros em escudos? Paga-se algum tipo de taxa? Se sim ela é fixa ou varia conforme o valor a trocar?

Obrigado a todos :)
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Bom dia Bruno,
Nas casas de câmbio e instituições bancárias, pagas sempre taxas de câmbio, já para não falar que a conversão em si, muitas vezes é desfavorável ao cliente.
Se queres fazer pagamentos no local de forma económica, podes socorrer-te do REVOLUT, um cartão pré pago, gratuito...
Neste forum temos já uma discusão aberta acerca deste meio de pagamento e tens lá muito feedback de pessoal.

Cumps
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Bom dia Bruno,
Nas casas de câmbio e instituições bancárias, pagas sempre taxas de câmbio, já para não falar que a conversão em si, muitas vezes é desfavorável ao cliente.
Se queres fazer pagamentos no local de forma económica, podes socorrer-te do REVOLUT, um cartão pré pago, gratuito...
Neste forum temos já uma discusão aberta acerca deste meio de pagamento e tens lá muito feedback de pessoal.

Cumps
Mas por exemplo na rua, não vais pagar com revolut certo?
Em cabo verde eles gostam muito das notas azuis logo tudo para eles são 20€. Um cachecol custa 20€, uma peças de frutas custam 20€. Ponto principal é negociar e depois claro que sim, mais vale cambiares o dinheiro.
 

bruno_goncalves

Membro Novo
Viva

O cartão para nós não deve ser a opção mais viável mas obrigado pela dica ;)

Quanto à conversão nas agencias de câmbio elas terão que ser sempre pelo câmbio oficial independentemente de se ter que pagar taxas correcto? Ou seja, quer no aeroporto quer num banco local eles terão que cambiar os euros pelos escudos à taxa de cambio diária certo?

Quanto às taxas não consigo encontrar em lado nenhum quanto é que cobram por se trocar euros por escudos :confused:

Se alguem conseguir indicar onde posso consultar essa informação agradecia :):)

Cumprimentos
 

bruno_goncalves

Membro Novo
Se calhar estou a complicar o que é fácil, mas nunca estive na situação de ter que lidar com moeda estrangeira :rolleyes:

Neste momento 1€ = 110,265 escudos.

Se hoje chegar ao aeroporto e quiser trocar 100€ por escudos eles supostamente tem que me dar 11.026,50 escudos certo?

Mas o que pretendia saber, e não encontro em lado nenhum, é se o banco para fazer esta troca de dinheiro se se cobra de alguma taxa (p.ex. 1% sobre o valor a ser trocado).
Ou seja, em vez de receber os 11.026,50 escudos vou receber xxxx.

Sabendo este tipo de informação consigo saber se é mais vantajoso fazer trocas de dinheiro lá ou se compensa levantar dinheiro nos atm directamente em escudos (mesmo com taxa de levantamento).
 

Leonorb

Moderador
Staff
Sim, o banco cobra uma taxa, mas essa taxa difere de banco para banco e entre bancos e casas de cambio
Acresce que o cambio dos bancos comerciais é sempre ligeiramente inferior (muito pouco) do cambio do banco central
Podes tentar perguntar no teu banco cá em PT, se sabem quanto são as taxas no banco correspondente dele em CV; depois vais a esse banco de CV trocar. Também lhe podes perguntar quanto te cobram por levantamentos no multibanco em CV...
Se já tens hotel marcado, também podes enviar-lhe um e-mail a perguntar se trocam moeda e quanto fazem de cambio na globalidade da troca; há hoteis que fazem esse serviço

Neste banco
http://www.bca.cv/upl/{d255f5b1-0a8e-4a55-8764-c937830cbf3f}.pdf
Pág. 18
250$00 + 3,5% de IS para montantes até 100.000$00 de contra valor
Creio que o valor será para clientes do banco, mas é uma referência
 
Última edição:

bruno_goncalves

Membro Novo
Sim, o banco cobra uma taxa, mas essa taxa difere de banco para banco e entre bancos e casas de cambio
Acresce que o cambio dos bancos comerciais é sempre ligeiramente inferior (muito pouco) do cambio do banco central
Podes tentar perguntar no teu banco cá em PT, se sabem quanto são as taxas no banco correspondente dele em CV; depois vais a esse banco de CV trocar. Também lhe podes perguntar quanto te cobram por levantamentos no multibanco em CV...
Se já tens hotel marcado, também podes enviar-lhe um e-mail a perguntar se trocam moeda e quanto fazem de cambio na globalidade da troca; há hoteis que fazem esse serviço

Neste banco
http://www.bca.cv/upl/{d255f5b1-0a8e-4a55-8764-c937830cbf3f}.pdf
Pág. 18
250$00 + 3,5% de IS para montantes até 100.000$00 de contra valor
Creio que o valor será para clientes do banco, mas é uma referência
Obrigado pela explicação ;)

Quando estive em CV o câmbio deles era fácil. :D:D 1€ = 100$
Para nós é que era mau:D
Além disso, eles gostam muito de notas de 20€.
Pois mas é isso que quero evitar:D:D.

Não me importo de dar gorjeta mas é quando eu acho que merece e a quem eu quero. Agora perder €€ a ser basicamente enganado não me apetece muito.
 
Última edição por um moderador:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Obrigado pela explicação ;)



Pois mas é isso que quero evitar:D:D.

Não me importo de dar gorjeta mas é quando eu acho que merece e a quem eu quero. Agora perder €€ a ser basicamente enganado não me apetece muito.
Como em ambas as vezes que estive em CV comprei poucas coisas nunca fiz questão de ir trocar dinheiro. Até porque as excursões paguei em euros, e os souvenirs comprei em euros também.
Eles próprios têm os preços em euros.
Claro que quanto mais gastarem mais vale a pena usarem os escudos .
 
Top