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Bilhetes de avião 10% mais caros com imposto sobre companhias

ploferreira

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Bruxelas quer taxar emissões de CO2 na aviação “com menor impacto possível” na conectividade. Em Portugal, a procura deverá cair 11%.

Uma viagem entre Londres e Nova Iorque emite gases com efeito de estufa equivalentes aos que resultam do aquecimento da casa de um europeu durante um ano inteiro. Bruxelas está a preparar um novo enquadramento fiscal que permita reduzir a poluição gerada por este setor, mas sem cortar as asas à conectividade mundial. Em Portugal, a introdução de um novo imposto levaria a um aumento de 24 euros no preço médio das viagens.

As contas são feitas pela própria Comissão Europeia num exercício de cálculo sobre os efeitos da introdução de novos impostos sobre a aviação, que a ONG Transport & Environment libertou. O documento conclui que na Europa praticamente não existem taxas sobre este setor e, quando existem, assumem a forma de IVA sobre os voos domésticos. É precisamente este o único imposto que é praticado em Portugal. Mas, segundo as contas de Bruxelas, se avançasse um novo imposto sobre os bilhetes de avião, a procura em Portugal cairia 11% e os preços médios subiriam 10%. Isto é, se os valores médios hoje rondam os 257 euros, passariam a valer 281 euros em média.

A maioria dos europeus passaria a pagar mais 10% para viajar de avião, o que Bruxelas admite que teria um impacto neutro no emprego gerado por este setor e assume que algum impacto negativo na aviação “seria compensado por resultados melhores noutros setores pelo aumento da receita fiscal”. Bruxelas diz ainda que “como menor procura reduz o número de aviões, as emissões e o barulho também seriam reduzidos, neste caso entre 9 e 11%, na maioria dos Estados-membros”.

A opção por novas taxas sobre a aviação não deve ser vista de forma isolada, mas inserida num pacote de medidas que envolva o sistema de Comércio de Emissões, contrapartidas, combustível e padrões das aeronaves, bem como as suas melhorias operacionais”, adianta um porta-voz da Comissão Europeia. “A escolha de uma medida ou de um conjunto de medidas deve ter em conta qual é a ferramenta mais eficaz para obter uma redução das emissões com o melhor impacto na conectividade e na competitividade” do setor, acrescenta a mesma fonte. A Comissão Europeia tem recebido alguns contributos (e pressão) para legislar sobre esta matéria. Além da proposta feita pela ministra dos Transportes de França, na semana passada, para a criação de um novo imposto que penalize os maiores poluidores, deram entrada na Comissão Europeia “duas iniciativas para que sejam introduzidas medidas relacionadas com o preço dos combustíveis fósseis e o fim da isenção fiscal ao querosene da aviação”. Esta última trata-se de uma petição oficial lançada por um grupo de cidadãos europeus que pede o fim do “querosene tax haven”. Desde a II Guerra Mundial que o combustível da aviação (querosene) goza de uma isenção fiscal. Em paralelo, o setor está a fazer um esforço para chegar às “emissões zero”. A IATA, organização do transporte aéreo e da qual a TAP também faz parte, estabeleceu as metas: “o nosso grande objetivo é ter um crescimento neutro em carbono”, disse fonte da IATA, recordando que “as emissões de carbono são a maior preocupação da indústria da aviação”. A aposta das fabricantes faz-se agora no desenvolvimento de protótipos elétricos, que prometem revolucionar o futuro do setor.
Bilhetes de avião 10% mais caros com imposto sobre companhias
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
A pergunta será:

Este dinheiro seria bem usado para a aviação e as outras partes integrantes baixarem o nivel de emissão por voo?
É que em Portugal seria para os governos dizerem que estão com baixa inflação.
 

ploferreira

Administrador
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Um leitura atenta do titulo responde a essa questão.

Com este imposto apenas em Portugal a procura deverá cair 11%, o imposto terá como único objectivo desincentivar as viagens de avião face a alternativas menos poluentes (ex. comboio)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Eu li com atenção a notícia, a minha pergunta foi em tom crítico para as opções que os governos em Portugal tomam quando existe aumento ou implementação de taxas extras.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Mais uma vez parece que não leu com atenção, alías esta taxa nada tem a ver com qualquer governo seja ele Português ou outro estado membro da UE.
 
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