Novidades

Bósnia - BI vs Passaporte

roller

Membro Conhecido
Vou estudar essa opção...parece-me que alugar algum veículo é o melhor para conhecer a ilha :)

Acabei de receber resposta a um mail que enviei ontem...que me deixa um pouco preocupado:

"
A Direção de Serviços de Administração e Proteção Consulares acusa a receção do seu mail e informa que não sendo a Bósnia-Herzegovina uma país membro da União Europeia, terá de viajar munido do seu passaporte.
"
A pessoa que te respondeu deve ser a maior ignorante que trabalha nesse serviço publico!!! Claro que não faz parte da UE mas existe um espaço Schengen onde podes andar sem passaporte e a Bósnia faz parte!

http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/BK

Devias responder a essa pessoa! ehe
 

roller

Membro Conhecido
e prova disso sou eu que passei no mínimo 3 controlos de fronteira na Bósnia apenas com cartão do cidadão LOOL
 

Skatanic

Membro Novo
Ahahah!!!

A pessoa que me respondeu respondeu a um mail que mandei para o endereço de contactos do site que referenciaste, além de que a sua assinatura é:

"
Direção de Serviços de Administração e Proteção Consulares
Ministério dos Negócios Estrangeiros
"

Já lhe respondi a citar o teu caso e inclusive citei-lhe o site da embaixada da Bósnia nos Estados Unidos que diz:

"From September 12, 2002 citizens of countries that signed Schengen Agreement and citizens of the European Union can use their Identity Cards as a traveling document to enter, exit and pass over BiH"

Enfim...

Já recebi nova resposta:

"
Acabo de confirmar a informação.
Tem razão. Apenas necessitará de viajar munido do seu bilhete de identidade."

Só profissionais bem informados...
"
 

Torgut

Membro Novo
Poderia escrever aqui muito, mas será mais práctico sugerir-te que leias as entradas do meu blog referentes à Bósnia e Herzegovina (vai para lá a chamar Bósnia ao país e não escaparás a levar nas orelhas... tão absurdo como ir para Braga dizer que é a cidade mais bonita do Algarve).

Estranho a opção do BI. Em Outubro do ano passado o passaporte era carimbado, o que indicia que o BI não seria aceite. Talvez as coisas tenham mudado desde então.

P.S. - Há ai alguém a precisar de aprender o que é o Espaço Shengen.
 

roller

Membro Conhecido
Poderia escrever aqui muito, mas será mais práctico sugerir-te que leias as entradas do meu blog referentes à Bósnia e Herzegovina (vai para lá a chamar Bósnia ao país e não escaparás a levar nas orelhas... tão absurdo como ir para Braga dizer que é a cidade mais bonita do Algarve).

Estranho a opção do BI. Em Outubro do ano passado o passaporte era carimbado, o que indicia que o BI não seria aceite. Talvez as coisas tenham mudado desde então.

P.S. - Há ai alguém a precisar de aprender o que é o Espaço Shengen.
Isso de carimbar o passaporte n quer dizer nada, pois um dos meus colegas levou passaporte e veio com ele todo carimbado e eu sempre com o cartão do cidadão =D

Desculpa-me mas n percebi essa de chamar Bósnia ao País... eu sempre fui recebido com um "Welcome to Bósnia e Herzegovina"
 

Skatanic

Membro Novo
Viva,

Para que não restem dúvidas para futuros viajantes...Não é necessário passaporte para entrar na Bósnia e Herzegovina!

A viagem que fiz foi:
  • Sarajevo
  • Mostar
  • Dubrovnik
  • Korcula
  • Split
  • Zadar
  • Plitvice Lakes
  • Zagreb

Obrigado pela ajuda :)
 

roller

Membro Conhecido
Ola então essa viagem?! Trocaste Hvar por Korcula? tb estive indeciso...

E Sarajevo que achaste?
 

Skatanic

Membro Novo
Ola então essa viagem?! Trocaste Hvar por Korcula? tb estive indeciso...

E Sarajevo que achaste?
Viva,

Sarajevo adorei!
É um contraste...na zona mais periférica não há um prédio que não esteja marcado pela guerra. O centro já está todo arranjadinho e tem uma zona de influência otomana que é linda.
Mas o que realmente vale a pena é falar com as pessoas e perceber a forma como viveram a guerra...o que pensam dela e como a ultrapassam...isso sim é fascinante :)

Quanto à troca de Hvar por Korcula não foi pensada, foi mais uma consequência de viajar "ao sabor do vento".
Não havia ligações diretas de Dubrovnik para Hvar e como não me apetecia passar imenso tempo em viagem optei por Korcula...e foi daqueles acasos positivos.
Korcula é espetacular...bonito, pequeno, turismo qb., boa comida, gentes simpáticas, boas águas para banhos...era pa ficar 2 noites, acabei por ficar 3 e sair de lá com pena de me vir embora.
 

roller

Membro Conhecido
Viva,

Sarajevo adorei!
É um contraste...na zona mais periférica não há um prédio que não esteja marcado pela guerra. O centro já está todo arranjadinho e tem uma zona de influência otomana que é linda.
Mas o que realmente vale a pena é falar com as pessoas e perceber a forma como viveram a guerra...o que pensam dela e como a ultrapassam...isso sim é fascinante :)

Quanto à troca de Hvar por Korcula não foi pensada, foi mais uma consequência de viajar "ao sabor do vento".
Não havia ligações diretas de Dubrovnik para Hvar e como não me apetecia passar imenso tempo em viagem optei por Korcula...e foi daqueles acasos positivos.
Korcula é espetacular...bonito, pequeno, turismo qb., boa comida, gentes simpáticas, boas águas para banhos...era pa ficar 2 noites, acabei por ficar 3 e sair de lá com pena de me vir embora.
Tenho exactamente a mesma opinião que tu acerca de Sarajevo! Eu estive em pleno Ramadão e era levado a sério... mas a humildade do povo e a maneira como eles falavam da guerra é impressionate. O que mais me fez impressão foi eles dizerem "vocês vêm ca por causa da guerra mas o pais é muito mais que os vestígios da geurra" e essa palavras eram pura verdade a Bósnia é qualquer coisa... um verdadeiro tesouro perdido...

O que mais achei característico em Sarajevo foi a cidade n parecer uma cidade mas sim uma vila... foste ao "the war tunnel"?

Quanto a Croácia, Hvar é parecido a korcula... calminho e com uma agua que mete split a um canto... alias não achei split muito diferente de albufeira (tirando o pormenor histórico da Old town)
 

Skatanic

Membro Novo
Viva,

Split tive muitos feedbacks a dizer que tirando a Old Town não havia assim muito para ver que valesse a pena ocupar tempo de viagem em detrimento de outros locais, por isso optei por não durmir lá e ver somente a Old Town.

Claro que fui ao "The War Tunnel" :)
Em Sarajevo fiz 2 tours para conseguir absorver ao máximo as vivências da guerra.
Fiz um free tour com um estudante de lá. Aconselho vivamente... http://www.sarajevowalkingtours.com/ .
Fiz também um tour do prórpio Hostel onde fui conduzido por um senhor idoso pelas montanhas e pontos flucrais da cidade que fazem parte da história e culminou no "The War Tunnel" (local por onde o próprio teve que passar e onde tinha nomes de familiares mortos escritos nas paredes).
A junção das vivências destas duas pessoas (a diferença de idades entre ambas influência o que pensam do futuro do país) foi espectacular e permitiu-me ter conhecimento de diferentes pontos da cidade e suas histórias.
 

Torgut

Membro Novo
Tentei fazer essa tour mas o gajo não tinha disponibilidade nos dias que lá estive, e ainda bem, porque sai a ganhar: encontrei sozinho os locais que me interessavam e se calhar mais alguns, e quanto a testemunhos, bom, nesse "departamento" não precisava de mais porque um dos meus melhores amigos em Portugal combateu em Sarajevo na guerra e juntos compilámos uma série de Waypoints que depois coloquei no meu GPS. Então acedi aos locais com história,contados por ele, inclusive o ponto exacto onde o meu amigo foi ferido por um missil anti-carro, cujos fragmentos da rebentação ainda observei no local assinalado por ele.
 
Top