Novidades

Bósnia - BI vs Passaporte

Skatanic

Membro Novo
Viva,

Antes de mais parabéns pelo excelente fórum que só hoje tive o prazer de descobrir.

Brevemente irei dar uma volta pela Croácia. Por questões logísticas e vontade de conhecer optei por dar um salto à Bósnia mas só agora pensei no tema da documentação de entrada.
Sendo português e viajando da Croácia para a Bósnia, de avião, basta apresentar o BI ou é necessário mostrar passaporte?

Agradeço desde já a ajuda!

Boas Viagens para todos,
Tiago
 

roller

Membro Conhecido
Olá!

estive na bósnia não há 15 dias. Vais gostar!

Basta o BI

Vais a sarajevo e Mostar?
 

Skatanic

Membro Novo
Obrigado!
A resposta agrada-me muito porque só ontem me lembrei da hipótese passaporte.

Isso mesmo...
Como chego e parto de Zagreb optei por chegar a Zagreb e apanhar logo voo para Saravejo, fico 2 duas noites...sigo para Mostar, fico uma noite...e sigo para Dubrovnik. Daqui começo depois a subir a Croácia até regressar a Zagreb. :)

Alguma dica?
Ainda vou decidir se alugo carro um dia para ir a Montenegro...
 

Skatanic

Membro Novo
Não costumo programar as viagens com antecedência...traço um esboço e depois sigo ao sabor do momento, mas sim...esse parque está nos pontos obrigatórios da viagem :)
 

roller

Membro Conhecido
Obrigado!
A resposta agrada-me muito porque só ontem me lembrei da hipótese passaporte.

Isso mesmo...
Como chego e parto de Zagreb optei por chegar a Zagreb e apanhar logo voo para Saravejo, fico 2 duas noites...sigo para Mostar, fico uma noite...e sigo para Dubrovnik. Daqui começo depois a subir a Croácia até regressar a Zagreb. :)

Alguma dica?
Ainda vou decidir se alugo carro um dia para ir a Montenegro...
Ficar uma noite em Mostar não sei se é necessário eu vi Mostar em pouco mais de 3h. Apenas tem a ponte as casas a volta tudo muito bonito mas depois não me pareceu que houvesse mais que isso.

Em Sarajevo vai gostar bastante é uma cidade diferente do habitual ja esta toda reconstruida mas ainda com marcas da guerra visível nas paredes de alguns prédios. Em Sarajevo recomendo que faças uma free walking tour. é um passeio de 3h a pé pela cidade (mas a um ritmo muito calmo) com um guia bósnio (que fala mto bem inglês) e explica-te tudo e leva-te a sitio que nenhum guia lonely planet te leva. (no fim das uma donation apenas se ficares contente com a tour)

E em Sarajevo n percas também o "the war tunnel". Se n estiveres de carro vais de táxi. O táxi espera por ti enquanto visítas o tunnel (de taxímetro desligado) e depois volta. Não são mais de 7/10€ (ida e volta).

A viagem de comboio Sarajevo-Mostar é das mais bonitas que fiz ate hoje (e já la vão 2 interrails) garante uma janela que abra para te posicionares com a maq fotográfica para poderes ver pois os vidros estão um pouco sujos. LOL

o Comboio Sarajevo - Mostar parte as 7h05 e as 9h estás e Mostar, ai podes apanhar o bus para dubrovnick depois de almoço (eu fiz isso mas para Split).
 

Skatanic

Membro Novo
Feedback muito interessante...:D

Se calhar abdico da noite em Mostar e fico mais uma noite em Saravejo.
Fazendo às contas à hora de chegada e partida teria só um dia e pouco para ver Saravejo...se ficar mais uma noite ganho um dia. Parece-te bem?

Sabes se em Mostar há algum sitio para deixar a mochila enquanto passeio?
Já li em muitos sítios que a viagem de comboio é deslumbrante...tou curioso:D
Até à data a viagem de comboio que mais gostei foi de Fort William a Mallaig na Escócia...

Obrigadão!
 

roller

Membro Conhecido
Feedback muito interessante... :D

Se calhar abdico da noite em Mostar e fico mais uma noite em Saravejo.
Fazendo às contas à hora de chegada e partida teria só um dia e pouco para ver Saravejo...se ficar mais uma noite ganho um dia. Parece-te bem?

Sabes se em Mostar há algum sitio para deixar a mochila enquanto passeio?
Já li em muitos sítios que a viagem de comboio é deslumbrante...tou curioso:D
Até à data a viagem de comboio que mais gostei foi de Fort William a Mallaig na Escócia...

Obrigadão!
Mais de 2 dias em sarajevo é muito. Como sa os teus horários para Sarajevo??

Em Mostar tens onde deixar as malas mesmo no sitio onde compras o bilhete de bus (foi 1€ acho que).

Quanto a essa viagem de comboio na Escócia não a conheço infelizmente mas esta não te vai deixar mal :p
 

Skatanic

Membro Novo
Só aterro em Saravejo às 16...malas, sair do aeroporto e tal, fica um dia que quase não conta.
Se ficar 2 noites e partir no comboio de manhã, fico basicamente com 1 dia...se alterar para 3 noites...fico com 2 dias para Saravejo.
 

roller

Membro Conhecido
Eu confesso-te que se tivesse feito a free walking tour na manha do 1º dia em que cheguei e se tivesse ido ao war tunnel na parte da tarde, ficava sem muito mais para ver em Sarajevo.

Mas se quiseres fazer as coisas com calma, e fazer compras e andar super descontraído os dois dias são mais do que suficientes.
 

roller

Membro Conhecido
Deixo aqui o link para veres a free walking tour:

http://www.sarajevowalkingtours.com/

Foi a maneira mais barata e eficiente de ter uma injecção de historia por parte de locais durante o interrail.

Marca assim que tiveres confirmações pois estas tours só tem o max de 8 pessoas de cada vez mas é muito bom ;)
 

Skatanic

Membro Novo
Obrigadão :)

Acho que vou mesmo optar por deixar cair a noite em Mostar e acrescentar uma noite em Saravejo :)
Assim fico com mais tempo para ver Saravejo com calma e desfrutar de uma esplanada que também já ouvi dizer que vale a pena...

Relativamente ao táxi para ir ao "the war tunnel"..basta abordar qualquer taxista...ou negociaste em algum local especifico?
 

roller

Membro Conhecido
nos foi o primeiro taxista que encontramos falamos com ele e ele disse que ia espera e trazia-nos. Prepara-te que comunicar em ingles vai ser um aventura.

De todo o interrail a bósnia foi o único sitio em que os taxistas foram honestos, mas mesmo assim verifica se ele tem o taxímetro a funcionar quando começares a andar

As esplanadas la são muito fixes pois têm muita influencia turca (são mesquitas atrás de mesquitas) e as esplanadas e restaurantes são todos super fixes.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Eu tb estive a planear uma road-trip semelhante para este ano, e algo que várias pessoas me disseram foi para ter atenção no seguinte:
De Dubrovnik pela costa em direcção ao norte, tens sempre de passar pela faixa de 5kms que pertencem à Bósnia (única ligação ao mar que eles têm, pois curiosamente Dubrovnik é um enclave) e nessa faixa Bósnia a policia é muito "matreira"... como sabem que existem muitos europeus, eles costumam mandar parar os carros e ameaça-los a dizer que iam em excesso de velocidade, por norma dizem que a coima pode ser paga no local (+-20€)... óbvio que não é coima nenhuma, apenas um roubo aos turistas... se atravessares essa faixa, fá-lo de forma lenta para que eles não possam pegar ctg...
Acredito que no resto da Bósnia o mesmo tb possa acontecer...
 

roller

Membro Conhecido
mas ele vai andar de comboio n é? por isso é só teres paciência pois os controlos de fronteira são uma seca...
 

Skatanic

Membro Novo
Eu tb estive a planear uma road-trip semelhante para este ano, e algo que várias pessoas me disseram foi para ter atenção no seguinte:
De Dubrovnik pela costa em direcção ao norte, tens sempre de passar pela faixa de 5kms que pertencem à Bósnia (única ligação ao mar que eles têm, pois curiosamente Dubrovnik é um enclave) e nessa faixa Bósnia a policia é muito "matreira"... como sabem que existem muitos europeus, eles costumam mandar parar os carros e ameaça-los a dizer que iam em excesso de velocidade, por norma dizem que a coima pode ser paga no local (+-20€)... óbvio que não é coima nenhuma, apenas um roubo aos turistas... se atravessares essa faixa, fá-lo de forma lenta para que eles não possam pegar ctg...
Acredito que no resto da Bósnia o mesmo tb possa acontecer...
Pois...já tive experiências semelhantes com polícia, em Marrocos, e depois de bater o pé...deixaram sempre seguir :)

Neste caso nunca vou andar de carro.
Zagreb - Saravejo ....Avião
Saravejo - Mostar...Comboio
Mostar - Dubrovnik...Bus
E provavelmente de Dubrovnik vou de barco para Hvar...e dai barco para Split...mas logo se vê na altura :)

A única hipótese de andar de carro seria ir a Montenegro...mas está quase fora de qestão por causa do passaporte.
 

roller

Membro Conhecido
Vais curtir Hvar!!! Muito bom! Que saudades n há 15 dias estava la ao sol e agora estou no escritório.... :no:

Eu aluguei um buggy e foi uma curtição o tempo todo...
 

Skatanic

Membro Novo
Ehehe
Eu é completamente o contrário...estou no escritório agora a pensar na viagem. Imagino como te sentes... :S

Buggy?!?! Brutal...
Preço?!
 

roller

Membro Conhecido
80€/ dia como eramos 4 ficou 20€ mas tb era a unica opção de aluguer que havia. Nós fomos e viemos no mesmo dia a Hvar e so alugamos veiculo a chegada a Hvar. Se conseguires ja pré-reservar tens mais ofertas e melhores preço.

Também vi para aluguer carochas descapotáveis e Suzuki vitara sem capota.

Em hvar não há praias naturais com areia, alias as que existem são do mais artificial que existe e n cabe la ninguém porque as pessoas amontoam-se umas em cima das outras. Por isso as baias com rochas e escadas de acesso ao mar são a melhor opção para verdadeiramente desfrutar do mar adriático. Esse sim é o melhor que existe. Se bem que a agua não esteve a mais de 24ºC (na Grécia apanhei a 27ºC em 2009)
 

Skatanic

Membro Novo
Vou estudar essa opção...parece-me que alugar algum veículo é o melhor para conhecer a ilha :)

Acabei de receber resposta a um mail que enviei ontem...que me deixa um pouco preocupado:

"
A Direção de Serviços de Administração e Proteção Consulares acusa a receção do seu mail e informa que não sendo a Bósnia-Herzegovina uma país membro da União Europeia, terá de viajar munido do seu passaporte.
"
 
Top