Novidades

Atraso ou Extravio de mala

ladym

Membro Conhecido
Olá! Como não vi muita informação sobre este assunto, decidi criar este tópico para partilha de experiências a este respeito.
Faz, esta semana, 3 semanas que a nossa mala não apareceu quando chegámos ao nosso destino, voo direto. Até agora, ninguém nos consegue dizer onde está a mesma. Quando chegámos ao aeroporto e demos por falta da nossa bagagem, fizemos reclamação por escrito nos "Lost and Found" do aeroporto do nosso destino de férias e ficámos com uma cópia. Contatámos também a companhia aérea, através de messenger do facebook, dado que tínhamos dificuldade com a rede de outro modo. Passadas 24 horas sem saber da bagagem, acionámos o seguro que tínhamos feito. Entretanto, comprámos alguns bens que necessitávamos por estarem nessa bagagem e guardámos os recibos. Passadas 72 horas, remetemos para a companhia aérea um descritivo mais exaustivo da mala, bem como do conteúdo da mesma. Quando regressámos a Lisboa, passámos pelos "Lost and Found" para saber o ponto de situação e fui ver se a nossa mala era alguma das extraviadas que se encontravam no aeroporto. Não era. Entretanto, já remetemos para a companhia todos os dados, cópia dos bilhetes e do bilhete da mala, cópia da reclamação no aeroporto de destino, fotos da mala para ajudar a identificação...Por Correio registado, seguiram os recibos relativos aos bens adquiridos, devido ao atraso da mala para ressarcimento dos mesmos.
Neste momento, não fazemos ideia o que se passou com a mala e ninguém nos consegue dar informações a respeito da mesma, nem sequer se saiu de Lisboa. Temos esperança que ainda chegue a aparecer, queríamos muito reaver as nossas roupas, calçado, artigos pessoais...:(

Alguém passou por esta situação? Como correu?
Obrigada!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @ladym, passei por essa situação apenas uma vez, fiquei privado da mala apenas por um dia e no regresso ao aeroporto da minha residência pelo que não tive direito a qualquer compensação.

Sendo no aeroporto que não da residência terás direito a um valor diários para gastos com bens essenciais. No caso da mala não ser encontrada serás indemnizada até um limite de 1220€, isto pela companhia aérea, se accionares um seguro de viagem o valor poderá ser maior.

Boa sorte :)
 

ladym

Membro Conhecido
Olá @ladym, passei por essa situação apenas uma vez, fiquei privado da mala apenas por um dia e no regresso ao aeroporto da minha residência pelo que não tive direito a qualquer compensação.

Sendo no aeroporto que não da residência terás direito a um valor diários para gastos com bens essenciais, no caso da mala não ser encontrada serás indminizada até um limite de 1220€, isto pela companhia aérea, se accionares um seguro de viagem o valor poderá ser maior.

Boa sorte :)
Obrigada!Sim, eu estou a par do que em teoria (frizo, em teoria) temos direito, mas muito obrigada pela achega! ;) Aliás, li os teus posts sobre isso ;) (Estou a par, não por ajuda do seguro ou da companhia ou do handling,mas porque pesquisei bastante e li as convenções...em férias...) Gostava apenas de saber de situações reais...Por exemplo se a mala chegou a aparecer mesmo que ninguém soubesse dela durante semanas...Gostava de saber o que é que as pessoas fizeram em situações semelhantes, como se processou a negociação da indemnização ou se nem sequer houve negociação...Há muita informação dessa nos EUA mas não encontro na Europa.
Obrigada!
 

Titos

Membro Conhecido
A mim também me aconteceu uma vez, mas como o ploferreira, foi no regresso de férias, o que torna as coisas menos chatas, ainda assim bastante desagradáveis. No meu caso, o regresso foi por Madrid e foi em Barajas que demos pela falta de uma das malas. Feita a reclamação, viemos embora e no dia seguinte fui contactado a informar que a mala já estava no aeroporto de Lisboa. O problema maior veio a seguir, porque a Groundforce não tinha acordo com a companhia em que tinha viajado para Madrid e por esse motivo não faziam a entrega da mala em minha casa: ou tinha de ir lá buscá-la ou tinha de pagar para a enviarem por uma transportadora. No final, acabei por ir a Lisboa buscar a dita.
 
Última edição por um moderador:

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
Fizeste seguro? Além da companhia ter de te pagar uma compensação, o seguro caso o tenhas feito, também te paga.
Eu NUNCA levo nada na mala além de roupa, todos os meus artigos, laptop, máquinas etc vão comigo.
 
Última edição por um moderador:

ladym

Membro Conhecido
Fizeste seguro? Além da companhia ter de te pagar uma compensação, o seguro caso o tenhas feito, também te paga.
Eu NUNCA levo nada na mala além de roupa, todos os meus artigos, laptop, máquinas etc vão comigo.
Fiz seguro e o seguro apenas paga o que a companhia aérea não pagar, ou seja, o remanescente e isto não acumula com o que tenho direito enquanto privada da mala, ou seja, vai tudo para o mesmo "bolo". A companhia terá que me pagar uma compensação, bem sei, mas terei que provar o conteúdo da mala. Connosco levámos portátil, máquina fotográfica e afins, medicamentos e documentos, até porque a companhia aérea não se iria responsabilizar por esses bens, em caso de extravio (está no contrato de viagem com a transportadora)... No entanto, isso não invalida que "só a roupa" corresponda a bens de menor valor... sendo uma viagem que iria abranger temperaturas baixas e altas na mesma semana, bem como férias de cidade, férias desportivas e férias de piscina, e como tínhamos reserva em locais que exigiam dress code, levávamos bastante roupa para dar para todas as situações... Nós também "só" levamos roupa e calçado...só que esse "só" ainda é qualquer coisa :) E ninguém (leia-se eu) gosta de andar sempre com as mesmas calças todos os dias :D
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
A mim aconteceu-me várias vezes, mas já há alguns anos e era sempre no regresso... Ultimamente, não tem acontecido nada. Curiosamente era sempre em Madrid que a mala "desaparecia", sendo que acabou sempre por ser entregue na residência, no dia seguinte à minha chegada.
Agora no teu caso, já passaram 3 semanas. Não me parece que a mala vá aparecer assim, só porque alguém se lembrou e efetivamente não acredito que o "lost and found" te digam alguma coisa. Eu, no teu lugar, partia imediatamente para o pedido de indemnização, caso contrário, ainda ficas sem bagagem e sem indemnização uma vez que existem prazos para efectuar o pedido.
 
Última edição por um moderador:

ladym

Membro Conhecido
A mim aconteceu-me várias vezes, mas já há alguns anos e era sempre no regresso... Ultimamente, não tem acontecido nada. Curiosamente era sempre em Madrid que a mala "desaparecia", sendo que acabou sempre por ser entregue na residência, no dia seguinte à minha chegada.
Agora no teu caso, já passaram 3 semanas. Não me parece que a mala vá aparecer assim, só porque alguém se lembrou e efetivamente não acredito que o "lost and found" te digam alguma coisa. Eu, no teu lugar, partia imediatamente para o pedido de indemnização, caso contrário, ainda ficas sem bagagem e sem indemnização uma vez que existem prazos para efectuar o pedido.
Obrigada pelo feedback. O prazo para realizar o pedido, por perda de mala, conta a partir dos 21 dias sem que a mesma chegue. No caso da minha companhia aérea, e suponho que para a maioria aqui na Europa, que termina no fim desta semana (para ação em tribunal são 2 anos)...por isso, neste momento, não posso partir para a indemnização por perda de mala, apenas pelos bens que tive que comprar durante e devido ao atraso, o que já fiz. Neste momento, ela está com o estatuto de atrasada, só depois de 21 dias passa a perdida o_O Fez-me imensa confusão ler na net pessoas que ficaram um ano à espera da mala sem fazer nada, por isso percebo o teu comentário ;)
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Ok... como falaste em 3 semanas, pensei que os 21 dias ja tinham passado... Quanto às reclamações, "acertaste na muche", a mim faz-me confusão como alguém "perde" uma mala e não reclama... depois essas pessoas, entre os amigos, falam mal da companhia aérea, mas esquecem-se que é seu dever reclamar, pois sem reclamar as companhias "não adivinham" que aquela pessoa anda à procura da mala... mesmo que a mala esteja só cheia de ar, deve-se reclamar SEMPRE, nem que seja para "obrigar" as companhias aéreas a prestar um melhor serviço. Tenho a certeza que se todos os que ficam sem malas reclamassem, as empresas teriam mais atenção, é que andar a pagar indemnizações quando as margens andam tão à pele não é para qualquer companhia.
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
Não vou dizer nada de mais.
Nunca perdi uma mala. Não sei o que é isso.
Mas conheço um caso em que um casal foi para a Tunísia e a mala que havia desaparecido na ida, só apareceu no ultimo dia, em que a viagem de volta ia acontecer. Aliás...acho que nunca chegou a sair do Aeroporto de destino.
No outro caso, da minha metade, ao vir de Fuerteventura para Porto, a mala decidiu ir a Paris. Entregaram em casa passado 3 dias.
Desejo as melhores das sortes para essa resolução.
 

ladym

Membro Conhecido
Bom Dia...Achei por bem passar por aqui para vos deixar o desfecho do nosso caso.
A companhia aérea indemnizou-nos o máximo a que são obrigados por mala (não quis entrar em tribunal por isso não insisti, mas há sentenças no sentido de que a indemnização devia ser por reserva, neste caso duas pessoas, e não por mala, dado que haviam coisas de ambos os passageiros na mala) depois de termos remetido kilos de provas de conteúdo da bagagem.
Passados 32 dias (mais que os 21 para a mala passar de atrasada para perdida) a nossa mala apareceu.Onde andou, o que se passou não fazemos ideia!
 

Bee

Membro Conhecido
A mim surge-me uma dúvida. Como comprovas o valor dos artigos que estavam na mala?
Dificilmente alguém (falo por mim) guarda as faturas de compra das roupas, calçado, etc. Como se calcula o valor do que lá ia?

Mais, como provo o que ia na mala?
 

ladym

Membro Conhecido
Nós tínhamos faturas de uma grande parte do conteúdo da mala; como compramos muita coisa em viagem e pagando com CC (especialmente em dólares) acabamos por guardar os recibos "por causa das coisas" no que respeita ao que compramos la fora com moeda estrangeira.
Quanto ao resto o que fiz foi o seguinte: enquanto a mala estava atrasada mandei logo a listagem exaustiva do conteúdo da mesma (cores, estampados, material, marcas) (sim, eu lembrava-me de tudinho!) deixando bem assente o meu comprometimento de que aquilo correspondia ao conteúdo da mala e que estava ciente de que qualquer declaração falsa me faria incorrer em fraude (escrevi lá mesmo isto) portanto quando a mala fosse encontrada poderiam abrir a mesma e confirmar os itens um a um. Por outro lado não me armei em xica-esperta a atribuir valores astronómicos as coisas que não tinham esse valor.
Quando regressei de ferias coloquei os itens numa folha excel com a estimativa de valores um a um e remeti cópias de fotos nossas a usar precisamente o que alegávamos que estava na mala, mais uma vez a demonstrar a nossa boa fé (tínhamos fotos de praticamente tudo...tiramos muitas fotos, va la!).
No que respeita a maquilhagem e higiene por exemplo, tinha por acaso um post no facebook na brincadeira com uma foto a dizer qualquer coisa do tipo olhem o meu necessaire básico de maquilhagem e higiene de ferias (e foto com uma batelada de tralha que costumo levar).
Quanto mala tinha fotos da mesma e o modelo também.
Ou seja, baseei toda a nossa defesa na boa fé da nossa pretensão, "provando" que teria tudo a perder se desse tantos detalhes de perdas e depois a mala fosse aberta e nada batesse certo. Fiz isto tudo antes da mala ser dada como desaparecida definitivamente quando ainda tinha esperança dela aparecer e poder ser confrontada a nossa lista com o conteúdo. Parece que é um exagero mas todos os detalhes ajudaram na nossa pretensão. :)
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
A minha ia "desaparecendo" hoje em Madrid... Um sr espanhol que pegou nela por engano, dado que a dele era igualzinha. Só topei que ele tinha a minha, pelo autocolante do Riu. Foi por um triz! :p:eek:
 

ladym

Membro Conhecido
A minha ia "desaparecendo" hoje em Madrid... Um sr espanhol que pegou nela por engano, dado que a dele era igualzinha. Só topei que ele tinha a minha, pelo autocolante do Riu. Foi por um triz! :p:eek:
Aconteceu-me há muitos anos na Lua de Mel...desde aí temos sempre uns lenços coloridos atachados a mala :)
 

Flecha

Membro Conhecido
A minha mala anda com trapilhos agarrados na pega cor de rosinha ahahaha...ninguém pega nela.
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Acho que vou começar a pôr uns laçarotes na minha ... Se bem que só um espanhol, para ter uma mala vermelho berrante e brilhante como a minha :p:D
 
Top