Novidades

Atenção aos guias da Marta Freitas :(

silvia santos

Membro Ativo
Acabei de chegar de STP.
Em Portugal tinha pago à Marta Freitas 3 dias de visitas.
1º dia - O guia não apareceu, depois de 1 hora à espera tentamos entrar em contacto com a Marta através do contacto telefónico que ela indicou por e-mail, NiNGUÉM ATENDEU. A minha filha através do e-mail lá consegue entrar em contacto com ela passado mais meia hora aparece uma pessoa que diz não ser guia mas que vai fazer o tour... não vou comentar o tour, não vale a pena. O almoço então, para esquecer.
2º dia - Aparece um miúdo muito atencioso e pensamos ok vamos esquecer o dia anterior, não se esqueçam do nome JUNIOR (do pior que ja vi) começa por dizer que nos leva aqui e ali mas que não podemos comentar com a Marta (todos os locas indicados já estavam previamente pagos)... Uma condução temerária! Almoçamos às 16:30h num mokifo que nem é bom lembrar (tivemos que pagar as bebidas do guia). À noite levou-nos a jantar tal como combinado, no regresso pediu-nos dinheiro sobre pena de não nos levar ao hotel... recusei ameaçando telefonar à Marta.
3º dia - Visita que começava às 8:30 apareceu às 10h, ainda foi meter gasolina e encher os pneus saímos da cidade às 11h, a visita não tem comentário possível com tolices e perdas de tempo chegamos meia hora atrasadas ao almoço do João Carlos Silva, sabendo o guia que uma das pessoas do grupo era fã do cozinheiro, deixou-nos no hotel as 16:30 quando a chegada estava prevista às 17:30.
Não reclamamos, já não podíamos mais e foi uma bênção chegar ao hotel.
De salientar que várias vezes o carro lhe fugiu das mãos, logo que isso acontecia abrandava um pouco para logo depois se esquecer.
Silvia :(
 
Última edição por um moderador:

Zé Pinho

Membro Conhecido
Obrigado pelo alerta. Vou para S Tomé daqui a semanas
 
Última edição por um moderador:

Zé Pinho

Membro Conhecido
Obg estou cheio de expectativas. Vou numa de turismo e voluntariado por 10 dias mas quero ver se fico mais 5 para tentar ir ao Príncipe.
 

Mir Freitas

Membro Novo
Boa tarde Silvia fiz questão de me tornar membro deste grupo para lhe poder responder pois vários clientes que ficaram amigos me alertaram para a situação!
É com surpresa que me deparo com essa sua reclamação e o porquê de não me a fazer diretamente! Realmente no primeiro dia houve um atraso por uma questão que na altura a soube, ligaram realmente para o meu número uma vez e não atendi mas momentos depois falamos por esse mesmo número por WhatsApp e não por e-mail como referiu na sua publicação! Como realmente havia tido atraso fiz questão de ir jantar convosco nesse mesmo dia para lhes pedir desculpas e lhes explicar o que havia acontecido pessoalmente pois já o havia feito telefonicamente, situação que para mim havia ficado esclarecida e compreendida por si! Durante o jantar que por sinal foi muito agradável em momento algum referiram qualquer queixa do dia tendo referido que havia corrido muito bem e que o atraso não prejudicou em nada o mesmo, pois haviam conseguido fazer tudo e tinham gostado do guia que foi convosco. Quanto ao almoço o mesmo foi feito num local tradicional onde se come as santolas nas Neves e onde a maioria dos turistas quer ir! Durante os dois dias seguintes da vossa parte a única reclamação que me fizeram foi o facto do guia vos ter pedido quando as estava a deixar no hotel depois de as ter levado a jantar (um serviço oferecido sem qualquer custo) cem mil dobras (4 euros) que se recusaram a dar e ao qual lhe disse terem feito muito bem em não lhe ter dado! Situação essa que volto a pedir desculpa mas que me é completamente impossível de controlar pois por muito que fale e aconselhe, tentam sempre! Em todos os dias que fizeram passeios falei com o vosso grupo e inclusive tenho mensagem escrita que tudo havia corrido bem...! Fico triste que as reclamações que tinham não me as tivessem feito a mim e as tivessem publicado num grupo do qual nem era membro como foi falado no jantar que tivemos, e segundo a Silvia foi por lá que chegaram aos meus serviços por boa referência dos meus serviços! Espero apesar de tudo que tenham gostado de ST e que tenham aproveitado as vossas férias da melhor forma possível! Temos o contacto uma da outra se quiser mais algum esclarecimento não deixe de me contactar! Cpm Marta Freitas
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Uiii
Mesmo assim só os atrasos referidos para o inicio das tours que não foram desmentidos e a falta de qualificação dos profissionais contratados já e motivo para eu não considerar tal tour...

é pena...:confused:
 

silvia santos

Membro Ativo
:(
Este portal existe para partilha de informações achei que tinha a obrigação de alertar.
Acreditem que fiquei aquém do que realmente se passou mas como acho que isto não é o livro de reclamações não vou de maneira alguma fazer mais comentários sobre a questão, e de maneira alguma vou contestar algo para não haver bate -papo.
Repito "Não reclamamos , já não podíamos mais e foi uma bênção chegar ao hotel.".
Está feito o alerta
 
Última edição por um moderador:

Luisinha

Membro Novo
:(
Este portal existe para partilha de informações achei que tinha a obrigação de alertar.
Acreditem que fiquei aquém do que realmente se passou mas como acho que isto não é o livro de reclamações não vou de maneira alguma fazer mais comentários sobre a questão, e de maneira alguma vou contestar algo para não haver bate -papo.
Repito "Não reclamamos , já não podíamos mais e foi uma bênção chegar ao hotel.".
Está feito o alerta
Acabei de chegar de STP.
Em Portugal tinha pago a Marta Freitas 3 dias de visitas.
1º dia ..o guia não apareceu depois de 1h a espera tentamos entrar em contacto com a Marta através do contacto telefonico que ela indicou por email, NiNGUEM ATENDEU, a minha filha através do email lá consegue entrar em contacto com ela passado mais meia hora aparece uma pessoa que diz não ser guia mas que vai fazer o tour....não vou comentar o tour não vale a pena. o almoço então para esquecer.
2º aparece um miudo muito atencioso e pensamos ok vamos esquecer o dia anterior,não se esqueçam do nome JUNIOR ( do pior que ja vi) começa por dizer que nos leva aki e ali mas que não podemos comentar com a marta ( todos os locas indicados já estavam previamente pagos ) ... uma condução temerária . almoçamos as 16:30 num mokifo que nem é bom lembrar ( tivemos que pagar as bebidas do guia. a noite levou-nos a jantar tal como combinado no regresso pediu-nos dinheiro sobre pena de não nos levar ao hotel...recusei ameaçando telefonar a Marta.
3º visita que começava as 8:30 apareceu as 10h, ainda foi meter gasolina e encher os pneus saímos da cidade as 11h, a visita não tem comentário possível com tolices e perdas de tempo chegamos meia hora atrasadas ao almoço do João carlos Silva sabendo o guia que uma das pessoas do grupo era fã do cozinheiro, deixou-nos no hotel as 16:30 quando a chegada estava prevista as 17:30.
Não reclamamos , já não podíamos mais e foi uma bênção chegar ao hotel.
De salientar que varias vezes o carro lhe fugiu das mãos, logo que isso acontecia abrandava um pouco para logo depois se esquecer .
Silvia :(
Olá
Estive com uma amiga duas semanas em São Tomé no início de julho, contratamos os serviços de turismo da Marta Freitas que recomendo vivamente e que correram na perfeição desde o acolhimento no dia da nossa chegada ao motorista, senhor bastante simpático, acessível, discreto e conhecedor da história e da situação político económica do país.
Temos de ter em conta que há bons e maus profissionais em todo o lado, e a Marta esforça-se bastante para que tudo seja realizado de acordo com o que os seus clientes desejam, o que não quer dizer que por vezes não hajam percalços... Deviam mesmo ter falado com ela e relatar o sucedido, de certo não iriam ter mais "problemas".
São Tomé é o país onde toooodos utilizam o termo " leve leve ", o que quer dizer "TRANQUILO, SEM STRESS", é esse o espírito que deve adotar enquanto lá estiver.
Em relação aos nossos passeios, os horários foram cumpridos nos 3 dias e os restaurantes escolhidos para as refeições foram os esperados para um país como São Tomé, concerteza não estavam a pensar que iriam fazer a refeição num espaço equivalente ao " Belcanto ", " Aura" ou mesmo "A Tasca da Esquina"...
O tal de "MOKIFO", que nem sei o que quer dizer, suponho que seja algum termo brasileiro para designar " simples e humilde, é o restaurante SANTOLA, nas Neves, local onde se pode comer uma deliciosa e fresca santola e acompanha-la com uma cervejinha nacional.
Há imensas fotos e relatos acerca deste restaurante na internet, se não sabiam ao que iam, deviam ter-se informado e não chamar-lhe de "mokifo"...

Quem faz uma viagem deste tipo tem obrigatoriamente de se informar do sítio para onde vai e o que espera dessa viagem, se espera luxo e abundância material, desengane-se, é melhor escolher outro destino, talvez Europa ou EUA, mas nunca São Tomé .

Se espera um país lindíssimo de beleza natural inigualável, praias paradisíacas, gentes simples e amistosas, deverá realmente visitar São Tomé tanto eu como a Helen, voltavamos hoje !!!
 

Mir Freitas

Membro Novo
Olá Luísa! Obrigada pelo teu comentário!
Realmente reclamar toda a gente é livre de o fazer apenas o que estranhei e ter falado constantemente com essas clientes ter inclusive mensagens das mesmas a referir ter corrido tudo bem! E depois ter feito o que fez! Beijinho as duas
 

silvia santos

Membro Ativo
Tenho alguma dificuldade em não comentar "os comentários"...
Embora sinto que isso dará azo a mais comentários,
Eu falo da minha experiência, ainda bem que outros viajantes tiveram uma experiência excelente... Bem para eles.
Dos 3 dias contratados, em nenhum deles FOI CUMPRIDO O HORÁRIO ESTABELECIDO, nem no início, nem no fim das visitas.
Se não fosse a minha filha a tentar entrar em contacto com a senhora depois de o recepcionista ter desistido acho que ainda hoje estava sentada na recepção à espera do guia.
Entrei em contacto com uma pessoa portuguesa para já não ter essas" surpresas" e parecer mais séria.
O almoço do Santola no meu caso, resumiu-se a caranguejos, pão torrado e água e quando pedi a acompanhamento o guia informou que não havia, as ditas santolas foram entregues pela empregada ao guia quando entramos no carro (EU VI) e não me desmintam por favor eu estava lá e vi o saco entrar no jipe.
O mokifo era um lugarejo com 4 mesas dentro da cidade de S.Tomé que nem sei onde se situava, tenho dúvidas que tivesse nome.
Muito mais havia de dizer.....
Luisinha agradecia que não fizesse juízo de valores uma vez que você não viu o jipe fugir das mãos do guia como nós vivemos, óptimo teve uma boa experiência... muitos parabéns... A meu ver teve sorte, e sim sabia muito bem para onde ia e sim já tive em outros países africanos.
:(
Eu alertei com a descrição do que eu vivi, espero que outras pessoas tenham tido umas ferias óptimas... Em S. Tomé não foi o meu caso.
Foi sim na ilha das rolas com outros guias fantásticos e profissionais, destaco o Gaspar... Aí sim começaram as férias, num paraíso.
 
Última edição por um moderador:

Karmen

Membro
Estive recentemente em São Tomé e apesar de não ter feito as visitas através da pessoa que aqui se fala tenho conhecimento de algumas situações menos abonatórias. É preciso ter cuidado e jogar pelo seguro, às vezes compensa pagar um pouco mais mas enfim tudo na vida é uma aprendizagem. Nem me quero imaginar nessa situação...
 

Dsanto

Membro Conhecido
Reparo que em tudo o que é site/forum de viagens, em cada 10 relatos de S. Tomé uns 8 são pouco abonatórios... E desses 8 diria que 5 são de pessoas que vão à espera de encontrar um destino uns bons anos à frente daquilo em que me parece que o destino realmente se encontra. Acho que desde que se propagandeou o país numa novela nacional as pessoas vão à espera de encontrar o que viram nas câmaras da tv sem muita noção de que há uma diferença notória entre ficção e realidade. Sem ter que refletir muito sobre o assunto diria que o turismo lá está muito "verde", com poucas unidades hoteleiras com experiência em standards mais elevados de atendimento ao cliente contando mais com apenas simpatia e boa vontade e menos com formação... Também me parece que se fundamentam muito no leve leve quando convinha assumir que se trata de falta de pontualidade e que pelo menos à minha boa maneira portuguesa isso vem de mãos dadas com falta de respeito e pouca consideração pelos clientes. Agora, o país conta com muita riqueza de costumes, tradições e paisagens. E com uma flora de meter inveja... Acho que tem que se ponderar até que ponto somos apreciadores destas coisas tão boas e estamos dispostos a colocar de parte uma série de parâmetros a que estamos habituados a considerar como adquiridos no nosso dia a dia... Porque acho que é um destino que precisa de ganhar mais traquejo não consta na minha lista a curto prazo, claro que para os amantes do selvagem/intocado/original e com pouca mão do homem envolvida com certeza encontrarão aqui o paraíso, mas convém sempre refletirmos para concluir que tipo de viajantes somos nós.
 

Karmen

Membro
DianaSanto concordo plenamente consigo. São Tomé e Príncipe é África e ponto final. Há que ir de espírito aberto e não é destino para quem pode é para quem quer e gosta, ou melhor para quem pode e gosta! Os tours que fiz foram programados e foram ponderadas as várias hipóteses disponíveis. Paguei ao preço da Europa/Caraíbas. Se os guias são profissionais para receber dinheiro também terão de o ser para garantir a segurança e o respeito pelos clientes, senão algo vai mal. E foi dessa forma que fui recebida tanto pelos guias, hoteis e restaurantes onde fiquei.
Já agora tenho a dizer que Príncipe é outra realidade... sem comparação possível. Bom bom resort, roça Belo Monte, roca Sundy um serviço de excelência :)
 

Dsanto

Membro Conhecido
DianaSanto concordo plenamente consigo. São Tomé e Príncipe é África e ponto final. Há que ir de espírito aberto e não é destino para quem pode é para quem quer e gosta, ou melhor para quem pode e gosta! Os tours que fiz foram programados e foram ponderadas as várias hipóteses disponíveis. Paguei ao preço da Europa/Caraíbas. Se os guias são profissionais para receber dinheiro também terão de o ser para garantir a segurança e o respeito pelos clientes, senão algo vai mal. E foi dessa forma que fui recebida tanto pelos guias, hoteis e restaurantes onde fiquei.
Já agora tenho a dizer que Príncipe é outra realidade... sem comparação possível. Bom bom resort, roça Belo Monte, roca Sundy um serviço de excelência :)
Pois acredito que tenha gente e serviços muito competentes também quando se está disposto a pagar por isso. Vejo sempre a procura do "barato" que depois culmina em alguma deceção... O Príncipe pelo que reparo é de mais exclusividade daí a diferença. Acredito que no fim de contas seja um país/destino fantástico mas com as suas particularidades bem longe de agradar às massas... No fundo acho que a novela veio popularizar um destino ainda muito elitista e muitos desavisados só se darão conta na prática. Não quero com isto dizer que foi o caso da senhora que fez a reclamação, a minha opinião veio mesmo de uma série de reclamações com que me tenho deparado na minha pesquisa de férias para 2017 :D
 

Zé Pinho

Membro Conhecido
S Tomé é um destino para amantes de natureza sem exigências de qualidade quer a nível de hotelaria/restauração quer da formação e compromisso dos agentes e pessoal intervenientes.
Hotéis de deficiente qualidade a vender gato por lebre. Pessoal sem formação e comportamentos a roçar o racista mas sem violência.
Apesar de tudo consegui abdicar de algumas mordomias e espero voltar e, se possível, para o Clube Santana, que se destacava pela positiva na mediocridade do resto da ilha.
 

Karmen

Membro
S Tomé é um destino para amantes de natureza sem exigências de qualidade quer a nível de hotelaria/restauração quer da formação e compromisso dos agentes e pessoal intervenientes.
Hotéis de deficiente qualidade a vender gato por lebre. Pessoal sem formação e comportamentos a roçar o racista mas sem violência.
Apesar de tudo consegui abdicar de algumas mordomias e espero voltar e, se possível, para o Clube Santana, que se destacava pela positiva na mediocridade do resto da ilha.
Zé Pinho, São Tomé e Príncipe é um destino para amantes da natureza mas pela minha experiência não faltou qualidade na hotelaria/restauração nem formação e compromisso do pessoal com quem contactei. Talvez por isso tenha pago mais mas certo é que não tenho nada a apontar e como já referi Príncipe é outra realidade, que me encantou e me fará voltar.
 

Kufrua

Membro Conhecido
S Tomé é um destino para amantes de natureza sem exigências de qualidade quer a nível de hotelaria/restauração quer da formação e compromisso dos agentes e pessoal intervenientes.
Hotéis de deficiente qualidade a vender gato por lebre. Pessoal sem formação e comportamentos a roçar o racista mas sem violência.
Apesar de tudo consegui abdicar de algumas mordomias e espero voltar e, se possível, para o Clube Santana, que se destacava pela positiva na mediocridade do resto da ilha.
Vim de São Tomé há 15 dias, e os hotéis onde fiquei não desiludiram em nada (mas obviamente que sabia que não ia para as Maldivas ou Caraíbas). O único local onde a restauração era fraca foi num café de um português (Xico Café) de resto os restaurantes por onde passei eram bastante bons tendo em conta o preço. Contratei um guia no aeroporto e nunca me falhou, bem pelo contrário. Racismo senti mas nada que preocupasse.
São Tomé e Príncipe é um pais encantador, com pessoas encantadores. Mas como em tudo existem aqueles que cumprem e aqueles que não cumprem.
 
Última edição por um moderador:
Top