Novidades

Ataques de ansiedade e viajar de avião

patricia_91

Membro
Boas pessoal!

Sempre adorei andar de avião e viajar e isso tudo...já fez 2 anos que comecei a ter ataques de ansiedade, e desde então só voei uma vez...chorei antes, durante, enfim é horrível.
Gostava de saber as opiniões e histórias de quem já teve, ou ainda sofre deste mal, porque é algo que nos limita bastante!

Vou de lua de mel daqui a uns meses, a nossa ideia era ir a Bali, mas só de pensar nas horas de viagem acho que não vou conseguir... até as pessoas que não têm medo devem passar mal com um voo de 10 horas..
Não queria mesmo que isto me deixasse de viver!
Como superaram isto?
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,

Nunca cheguei a ter panico... apenas desconforto. Resolvi porque, por razões profissionais, tive/tenho mesmo de viajar e fazer voos de longo curso... muitos. Nada a fazer

Sugiro que fales com o teu médico sobre o assunto e peças medicação adequada (ansiolítico por exemplo) para começares a tomar uns dias antes e ficares mais calma e descontraida.

Também podes fazer uns treinos antes, tipo fazer um voo curto e aproveitar um fim de semana algures. O que é preciso é ir 😀. Depois habituas-te
 

patricia_91

Membro
Olá,

Nunca cheguei a ter panico... apenas desconforto. Resolvi porque, por razões profissionais, tive/tenho mesmo de viajar e fazer voos de longo curso... muitos. Nada a fazer

Sugiro que fales com o teu médico sobre o assunto e peças medicação adequada (ansiolítico por exemplo) para começares a tomar uns dias antes e ficares mais calma e descontraida.

Também podes fazer uns treinos antes, tipo fazer um voo curto e aproveitar um fim de semana algures. O que é preciso é ir 😀. Depois habituas-te

Mas são muitas horasss !
E não me queria andar a medicar... é complicado isto!
já pensei em testar com um voo pequeno sim. quanto mais andar mais me habituo
 

Leonorb

Moderador
Staff
Não são... tens é de fazer por dormir algum tempo.
E a medicação será ligeira de certeza e só por uns dias. O médico vai saber ajudar; não perdes nada em perguntar
Claro que os treinos em voos e umas escapadinhas, é muito mais agradável
 

broka

Membro Conhecido
Mas são muitas horasss !
E não me queria andar a medicar... é complicado isto!
já pensei em testar com um voo pequeno sim. quanto mais andar mais me habituo
Experimenta um voo Porto - Lisboa.
Acho que não faz muito sentido alguém que tem ataques de panico não aceitar medicação para diminuir a ansiedade e ir-se meter num voo de 10h de duração. Existem ansioliticos de curta duração e indutores do sono! Ou beta-bloqueadores para evitar taquicardia (frequência cardiaca aumentada)... Existem várias opções, mas para isso deverias falar com um médico psiquiatra (atenção que os psiquiatras não são apenas para os "malucos" como algumas pessoas acham).
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Olá @patricia_91!
Entendo bem o que falas, pois também me sinto desconfortável. E voos de longo curso metem-me muita confusão. O facto de estar fechada dentro de um avião durante tantas horas provoca-me alguma ansiedade.
Também na minha lua de mel andava preocupada pois queríamos ir para o México (acabamos por ir para Punta Cana por causa da gripe das aves) e tantas horas dentro dum avião já me estavam a fazer aflição.
Acho que a solução imediata acaba mesmo por ser o já referido... consultares um médico e tomares um ansiolítico. E claro, ires também treinando alguns exercícios para te auto controlares/relaxares.
Ainda hoje, faço na boa viagens curtas. Mas viagens longas causam-me ansiedade/claustrofobia.
Já aprendi um pouco a auto-regular-me, mas o ansiolítico anda sempre comigo para tomar em SOS.
 

ploferreira

Administrador
Staff
A Tap tem o programa Ganhar asas para estas situações, parece-me interessante mas não é barato - cerca de 500 Eur.

Como já referiram acho que o primeiro passo será falar com um médico.
 

hydra

Membro Conhecido
Eu também não adorava andar de avião, felizmente estou melhor, curiosamente os voos pequenos custam-me mais do que os maiores.
Para a Ásia, se for na Emirates, Qatar ou Turkish os aviões tem um entretenimento bom e o tempo passa mais rápido e facilmente do que num voo de médio curso.
Desde que fiz essa viagem que passei a estar mais à vontade no avião.
 
Top