Novidades

Apresentação - PauloBR

Car_lota

Membro
Oi Paulo. Eu moro em Santarém (um dos teus pontos de passagem)

Santarém é uma bela cidade. Deixo-te um pequeno texto de apresentação da cidade. E recomendo que se vieres à cidade de Santarém não deixes de visitar o belo centro histórico e as Portas do Sol, de onde tens uma maravilhosa vista sobre a Lezíria. Se puderes, atravessa a ponte, visita Almeirim e come uma boa Sopa da Pedra. beijos


Santarém

awww.guiadacidade.pt_portugal_theme_images_mapa_b_14.gif
Santarém situa-se em pleno Ribatejo, no centro do País, e é das cidades mais antigas e históricas de Portugal, sede de concelho e de distrito.
A fundação da cidade de Santarém tem origens míticas, reportando à mitologia greco-romana e cristã. Os primeiros vestígios documentados da ocupação humana remontam ao século VIII a.C.. Em 138 a.C. chegaram os romanos ao antigo povoado, designando-o como “Scallabis”, tornando-se neste período no principal entreposto comercial do médio Tejo e num dos mais importantes centros administrativos da província Lusitânia.

Santarém conta igualmente com uma forte herança do período de ocupação árabe, que desenvolveu a importância militar, cultural e artística da já importante localidade.

Marco importante nas Reconquistas cristãs que definiram o território Português, Santarém foi então reconquistada em 1147 pelo primeiro Rei, D. Afonso Henriques.

Ao longo dos séculos Santarém desenvolveu o seu cariz político, cultural e artístico, tendo sido palco de variadas Cortes reais, onde se tomaram importantes decisões para o País, e local de música, teatro e artes.

Santarém é dona de um património riquíssimo, muitas vezes conhecida pela “Capital do Gótico”, pelos muitos monumentos que aqui se ergueram dedicados a este estilo arquitectónico e artístico, alguns já desaparecidos (como no terramoto de 1755, que destruiu tanto da cidade) ou alterados.
O seu fervor religioso é visível por toda a cidade, nas Igrejas de Nossa Senhora da Piedade,
Marvila, Santa Clara, Santíssimo Milagre, Misericórdia, Jesus Cristo, Seminário, Santa Cruz, Santa Iria, São João de Alporão (com o Museu Arqueológico), Santo Estevão, São Nicolau, na famosa e inigualável Igreja da Graça, no Convento de São Francisco ou Capela de Nossa Senhora do Monte.

O Centro Histórico de Santarém é constituído por uma agradável teia de ruas estreitas e sinuosas, com linhas e cores inesperadas, onde a história parece estar presente a cada esquina, permitindo agradáveis passeios, hoje cortados ao trânsito, polvilhadas de pequenas lojas de comércio local.
As Portas do Sol, o mais famoso e notável Miradouro da cidade, onde ainda se preserva parte das muralhas defensivas da cidade, é também um agradável espaço ajardinado, paragem obrigatória de qualquer passeio por terras ribatejanas, com uma vista magnífica sobre o Rio Tejo e toda a sua envolvente.

A gastronomia desta região Ribatejana é bem afamada, e presente em diversos restaurantes por todo o concelho, e anualmente aqui se realiza o grande Festival de Gastronomia, a principal mostra gastronómica do País, na segunda quinzena de Outubro, realizando-se igualmente a Feira Nacional de Agricultura, na primeira semana de Junho.
.
 

PauloBR

Membro Ativo
Car_lota disse:
Oi Paulo. Eu moro em Santarém (um dos teus pontos de passagem)

Santarém é uma bela cidade. Deixo-te um pequeno texto de apresentação da cidade. E recomendo que se vieres à cidade de Santarém não deixes de visitar o belo centro histórico e as Portas do Sol, de onde tens uma maravilhosa vista sobre a Lezíria. Se puderes, atravessa a ponte, visita Almeirim e come uma boa Sopa da Pedra. beijos


.
Muito obrigado pela informação, Car_lota!

Eu já estava começando a pensar em ficar 3 noites em Leiria, em vez de apenas 2 noites. Agora acho que me decidi pelas 3 noites, pois assim posso visitar Santarém e Óbidos num dia e no outro dia visitar Nazaré e Marinha Grande. Acho que fica melhor, menos corrido, o que achas?

Beijos!
 

Car_lota

Membro
Parece-me bem, Paulo.

Quanto a Lisboa eu aconselho-te que visites o Bairro de Alfama e que assistas a um espectáculo de fado ao vivo nas inúmeras casas de fado que há em Lisboa. Não deixes tb de passear pelo Chiado. Sugiro-te tb um passeio pela Expo, que é a parte mais jovem da cidade onde podes ter uma bela vista do Tejo e da Ponte Vasco da Gama. Há um Parque por baixo da Ponte Vasco da Gama (Parque do Tejo) que permite uma vista linda da ponte. Tb podes subir ao Cristo Rei e ao Panteão Nacional. O Castelo de S. Jorge é outro local imperdível (um teu conterrâneo tem uma casa bem lá ao pé: o autor de novelas Aguinaldo Silva). Tb aconselho uma voltinha no eléctrico. :unsure:
Aconselho-te tb a zona de Belém. Tens imenso que ver por lá e ainda podes provar os famosos pastéis de Belém na fábrica original. Se me lembrar de mais alguma coisa depois escrevo. Beijos
 
Top