Novidades

Animais marinhos perigosos

Copas

Membro Ativo
Boas,
Resolvi criar este tópico para alertar sobre algumas criaturas com as quais devemos ter mais cuidados. Muitas delas são sobejamente conhecidas (raia, peixe tigre, peixe balão, peixe pedra, alforreca, moreia, ...) principalmente dos amantes de mergulho e de snorkeling, outras não tanto.

Há pouco tempo descobri que andei a brincar (eu e família :confused:) com uma delas, o polvo de anéis azuis. Foi muito por sorte, e por termos o principio de não tocar diretamente nos animais, que nos deve ter safado.

É um pequeno polvo, lindíssimo e irresistível. A foto abaixo foi tirada por mim na Indonésia, nas ilhas Gilli.
Blue-ringed octopus - Wikipedia, the free encyclopedia

ai1184.photobucket.com_albums_z340_margaridaferreira_IMGP5101.jpg


Deixo mais alguns links que poderão ser uteis e aconselho todos a fazer umas pesquisas neste sentido antes de irem mergulhar ou fazer snorkeling.
Deep Sea Creatures | Top 6 Most Venomous Sea Creatures
Toxic and Stinging Sea Creature Photos -- National Geographic


Boas viagens e continuação de bons mergulhos!
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Lindo, mas com veneno suficiente para matar 26 adultos em minutos. Não há antídoto!! :eek:
 
Última edição por um moderador:

Copas

Membro Ativo
Lindo, mas com veneno suficiente para matar 26 adultos em minutos. Não há antídoto!! :eek:
Sim, lindo mas terrível! Quando descobri os seus poderes e tendo andado, literalmente, a brincar com ele (é quase impossível resistir-lhe) fiquei maldisposta! Acho que nunca senti que estive tão perto (sem imaginar) da morte (eu, marido e filho)!
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Boa ideia para um tópico, interessante e útil.
Como é que se anda a brincar com um polvo?o_O Ou é uma expressão? :rolleyes::oops: Ainda nunca experienciei snorkeling ou mergulho...
 

Onerom

Membro Conhecido
É sempre desaconselhável "brincar" com a vida marinha ou mesmo fauna, em geral. Sem dramatismos, mas aquilo que para nós pode ser uma simples brincadeira, para os animais pode representar um factor de stress. Já nem falo pelo perigo, que também pode existir, mas mesmo por uma questão de respeito pelas espécies.

Em relação ao perigo, por regra, as espécies mais venenosas são as mais garridas e apelativas, quer em peixes, reptéis, anfíbios , etc..

Boas,

Há pouco tempo descobri que andei a brincar (eu e família :confused:) com uma delas, o polvo de anéis azuis. Foi muito por sorte, e por termos o princípio de não tocar diretamente nos animais, que nos deve ter safado.
Imagino a tua angústia @Copas depois de teres descoberto :eek:
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Tudo o que é animal muito colorido, em geral, não é bom sinal...
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
É sempre desaconselhável "brincar" com a vida marinha ou mesmo fauna, em geral. Sem dramatismos, mas aquilo que para nós pode ser uma simples brincadeira, para os animais pode representar um factor de stress. Já nem falo pelo perigo, que também pode existir, mas mesmo por uma questão de respeito pelas espécies.

Em relação ao perigo, por regra, as espécies mais venenosas são as mais garridas e apelativas, quer em peixes, reptéis, anfíbios , etc.



Imagino a tua angústia @Copas depois de teres descoberto :eek:
Tão, mas tão apoiado!!! O lema é "ver, mas não tocar".
 
Última edição por um moderador:

Copas

Membro Ativo
E, por ser esse também o nosso lema, é que estamos cá para contar ;) O não tocar é muitas vezes mais a pensar nas espécies (respeito e transmissão de doenças nossas) no que nos perigos para nós.
O "brincar" foi uma observação mais atenta e deixá-lo subir para uma máscara de mergulho, para podermos observar através do vidro. Mas digo, ele é tão lindo que apetece mesmo pegar nele com a mão :eek: !!! É o cogumelo vermelho com pintas brancas marinho.

Mais um conselho: quando se faz mergulho ou mesmo snorkeling, levar uma faca própria presa à perna, nunca se sabe se vai ser necessária para, por exemplo, libertarmos cordas que possam ficar enroladas (o meu marido faz mergulho há mais de 20 anos, nunca matou nenhum ser aquático mas leva sempre uma faca).
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Pois... eu AGORA tento ver sempre os "animais" perigosos das zonas para onde viajo, pese embora há um que me aparece sempre repetido no topo da lista... "Humanos"!!! mas isso é outra conversa...
Antes do AGORA, eu não ligava a isso e quando fui à Grécia ia com outras duas pessoas e logo na primeira praia foi impossível resistir à água quentinha e SPLASHHH numa zona de rocha... ainda não estava lá à 1 minuto e vi umas pessoas a gritar para nós na praia e percebemos que era para sair-mos da água o mais depressa possível... ora, nem pensamos duas vezes e toca a sair. Depois uma senhora lá nos explicou que na zona existem uns animais (ouriços ou pepinos, não conseguimos perceber) que são tóxicos e que as picadas dão imensas dores (tipo o nosso peixe aranha) e que naquela zona existem mesmo muitos... existiam ao lado zonas onde se pode tomar banho porque são "limpas" por eles, mas aquela zona além de não ser limpa é onde "despejam" os que tiram das zonas limpas pelo que a concentração era muito maior...
Agradecemos a informação.... demos graças por não ter acontecido nada e toca a seguir para a próxima praia...
 

Lipe

Membro Conhecido
Pois e é por este tipo de situação que tenho sempre mais receios do que coragem desmedida!
E é também por isto que mantenho as minhas reservas sobre os passeios nos corais! E não.. não sou mestre de snorkeling nem nada que se pareça.. mal sei distinguir um carapau de um tubarão!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
E, por ser esse também o nosso lema, é que estamos cá para contar ;) O não tocar é muitas vezes mais a pensar nas espécies (respeito e transmissão de doenças nossas) no que nos perigos para nós.
O "brincar" foi uma observação mais atenta e deixá-lo subir para uma máscara de mergulho, para podermos observar através do vidro. Mas digo, ele é tão lindo que apetece mesmo pegar nele com a mão :eek: !!! É o cogumelo vermelho com pintas brancas marinho.

Mais um conselho: quando se faz mergulho ou mesmo snorkeling, levar uma faca própria presa à perna, nunca se sabe se vai ser necessária para, por exemplo, libertarmos cordas que possam ficar enroladas (o meu marido faz mergulho há mais de 20 anos, nunca matou nenhum ser aquático mas leva sempre uma faca).
De facto nos manuais e escolas de mergulho aconselham a dita faca. No entanto, só quem nunca precisou dela é que ainda a leva. Uma faca debaixo de água, mesmo com lâmina de serra, é praticamente inútil. Eu deixei de levar a minha há cerca de 10 anos. Além do mais, é de longe o objecto mais fácil de se perder no fundo do mar.
É muito mais prático e útil um cortador de corda próprio para o mergulho: dá pra engatar no colete, muito mais à mão e sem o risco de se perder, e tem um formato e lâmina próprios para esse fim.

Pois... eu AGORA tento ver sempre os "animais" perigosos das zonas para onde viajo, pese embora há um que me aparece sempre repetido no topo da lista... "Humanos"!!! mas isso é outra conversa...
Antes do AGORA, eu não ligava a isso e quando fui à Grécia ia com outras duas pessoas e logo na primeira praia foi impossível resistir à água quentinha e SPLASHHH numa zona de rocha... ainda não estava lá à 1 minuto e vi umas pessoas a gritar para nós na praia e percebemos que era para sair-mos da água o mais depressa possível... ora, nem pensamos duas vezes e toca a sair. Depois uma senhora lá nos explicou que na zona existem uns animais (ouriços ou pepinos, não conseguimos perceber) que são tóxicos e que as picadas dão imensas dores (tipo o nosso peixe aranha) e que naquela zona existem mesmo muitos... existiam ao lado zonas onde se pode tomar banho porque são "limpas" por eles, mas aquela zona além de não ser limpa é onde "despejam" os que tiram das zonas limpas pelo que a concentração era muito maior...
Agradecemos a informação.... demos graças por não ter acontecido nada e toca a seguir para a próxima praia...
Não sei qual o animal em questão na zona em específico mas sim, picadas de ouriço são excruciantes.
 
Última edição por um moderador:
Top