Novidades

Amalfi, Positano e Sorrento

Menorquin

Membro Novo
Bom dia,

Em meado de Agosto, irei fazer a costa amalfitana, mas há várias dúvidas que me invadem.
Se alguém me esclarecer algumas delas, ficava imensamente agradecido:
1. Sendo que a viagem será em Agosto, a forma como nos deslocaremos, compensa ser de carro/mota? É assim tão assustador como dizem conduzir nessa zona? Há alternativas low cost, que não sejam autocarro?
2. Compensa ir de ferry de um local para o outro? A viagem não provoca enjoos?
3. Vale a pena alugar moto/carro lá, ou devo resservar previamente, pela net? Quais os preços das lojas de aluguer de scooters locais?
 

AntonyS

Membro Ativo
Olá
Por aqui também está nos nossos planos conhecer em breve a costa amalfitana, e das pesquisas que fiz a opinião de quem já lá esteve é que o carro não compensa, pois perde-se muito tempo em filas e é muito difícil arranjar lugar para estacionar, a acrescer o facto de o estacionamento ser muito caro.
Se irá em Agosto, época alta, o carro não será, de facto, a melhor opção.
Tem como alternativa a scooter, ou então utilizar o ferry, pois as três localidades que indica são servidas pelo mesmo. No entanto, a scooter dar-lhe-á mais liberdade, quer em termos de localidades a conhecer, quer principalmente ao nível de horários.
Não está a pensar incluir Capri? Pelo que dizem, vale bem a pena.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá,

Em Novembro fiz a Costa Amalfi de carro desde Nápoles e adorei conduzir por lá pois a estrada junto à costa é muito bonita, com duas faixas e sinal de prioridade em alguns locais mais apertados... é só curvas, vários túneis e quase sempre risco contínuo. Fiquei espantada com a imensidão de gente no Inverno e até comentamos que no Verão definitivamente não iríamos de carro pois nem imagino as filas.

Estacionar é muito caro e nem sempre fácil e os poucos hotéis com parque são mais caros. Em alguns parques ficam com a chave para poderem movimentar os carros e assim caberem mais. Só para exemplificar: em Sorrento pagamos 3€/hora no dia em que fomos conhecer e 20€ pelas horas que fomos de ferry a Capri, em Positano pagamos 5€ por hora mas no Verão são 8/10€, em Amalfi ou têm sorte logo à entrada ou o parque maior fica longe... ao domingo então estava um caos em Amalfi e Minori.

Penso que no verão a melhor alternativa é o autocarro e mais low-cost é difícil pois custa 10€ para 24h.
Têm aqui os horários de autocarro: 2022 Bus Schedules on the Amalfi Coast
E neste têm várias rotas da Sita que inclui Ravelo (vale muito a pena): 2022 SITA BUS schedule/timetable - Amalfi Coast

Fiz Ferry de Sorrento a Capri (no inverno não faz a costa) e o barco é grande, não dá enjoo. Comprei os bilhetes na hora no porto e havia fila mas andou depressa, mas no Verão talvez seja melhor comprar com antecedência: Homepage - NLG - Transfer TERRACINA PONZA - TREMITI ISLANDS - NAPLES CAPRI - NAPLES SORRENTO – AMALFI COAST.
Suponho que aterrem em Nápoles pelo que a minha sugestão seria fazer ferry Nápoles-Capri e depois Capri-Sorrento... o problema são as malas pois em Capri não vi nenhum sítio de cacifos. O alojamento em Capri tem fama de ser caro e um simples café na esplanada são logo 4€.

De scooter será mais fácil estacionar mas não sei dizer o valor do parqueamento. Quanto a locais, guardei este na pastinha pois pareceu ter preços mais em conta: Scooter Rental in Sorrento. Se for esta a opção, o melhor é alugar com bastante antecedência pois Agosto deve ser uma enchente.

Alguma outra dúvida ou sugestões que queiram, é só dizer. Adorei a zona :)
 
Olá,

Em Novembro fiz a Costa Amalfi de carro desde Nápoles e adorei conduzir por lá pois a estrada junto à costa é muito bonita, com duas faixas e sinal de prioridade em alguns locais mais apertados... é só curvas, vários túneis e quase sempre risco contínuo. Fiquei espantada com a imensidão de gente no Inverno e até comentamos que no Verão definitivamente não iríamos de carro pois nem imagino as filas.

Estacionar é muito caro e nem sempre fácil e os poucos hotéis com parque são mais caros. Em alguns parques ficam com a chave para poderem movimentar os carros e assim caberem mais. Só para exemplificar: em Sorrento pagamos 3€/hora no dia em que fomos conhecer e 20€ pelas horas que fomos de ferry a Capri, em Positano pagamos 5€ por hora mas no Verão são 8/10€, em Amalfi ou têm sorte logo à entrada ou o parque maior fica longe... ao domingo então estava um caos em Amalfi e Minori.

Penso que no verão a melhor alternativa é o autocarro e mais low-cost é difícil pois custa 10€ para 24h.
Têm aqui os horários de autocarro: 2022 Bus Schedules on the Amalfi Coast
E neste têm várias rotas da Sita que inclui Ravelo (vale muito a pena): 2022 SITA BUS schedule/timetable - Amalfi Coast

Fiz Ferry de Sorrento a Capri (no inverno não faz a costa) e o barco é grande, não dá enjoo. Comprei os bilhetes na hora no porto e havia fila mas andou depressa, mas no Verão talvez seja melhor comprar com antecedência: Homepage - NLG - Transfer TERRACINA PONZA - TREMITI ISLANDS - NAPLES CAPRI - NAPLES SORRENTO – AMALFI COAST.
Suponho que aterrem em Nápoles pelo que a minha sugestão seria fazer ferry Nápoles-Capri e depois Capri-Sorrento... o problema são as malas pois em Capri não vi nenhum sítio de cacifos. O alojamento em Capri tem fama de ser caro e um simples café na esplanada são logo 4€.

De scooter será mais fácil estacionar mas não sei dizer o valor do parqueamento. Quanto a locais, guardei este na pastinha pois pareceu ter preços mais em conta: Scooter Rental in Sorrento. Se for esta a opção, o melhor é alugar com bastante antecedência pois Agosto deve ser uma enchente.

Alguma outra dúvida ou sugestões que queiram, é só dizer. Adorei a zona :)
Olá, tem algum report desta sua viagem?
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Inês :)

Não fiz report desta viagem.
A visita é para breve? Se for o caso posso mandar por mail o livro da DK que tenho em PDF ou tentar ajudar em alguma dúvida.
O roteiro que tenho está feito à mão e tenho foto dele no mail... fui fazendo durante a viagem na Jordânia pois no regresso fizemos a Costa Amalfi.
Se a viagem estiver a ser pensada para o ano, posso entretanto fazer um report ;)
 

roller

Membro Conhecido
@PaulaCoelho como foi o clima em Novembro naqueles lados?

Confesso que ando ver Itália para uma escapadela em novembro e descartei a costa amalfitana por correr o risco de o clima não ser "grande coisa".

Obrigado
 
Olá Inês :)

Não fiz report desta viagem.
A visita é para breve? Se for o caso posso mandar por mail o livro da DK que tenho em PDF ou tentar ajudar em alguma dúvida.
O roteiro que tenho está feito à mão e tenho foto dele no mail... fui fazendo durante a viagem na Jordânia pois no regresso fizemos a Costa Amalfi.
Se a viagem estiver a ser pensada para o ano, posso entretanto fazer um report ;)
Olá Paula,

Sim, irei no dia 25 de Setembro. Os links que referem principalmente o das Scooters já ajudou bastante mas se não for incomodo agradecia o envio do livro da DK. Enviei por mensagem o meu email.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@roller,
Em Novembro de 2021 apanhamos alguns aguaceiros curtos. Não tínhamos guarda-chuva mas levamos capa de chuva e chegou.
Não recordo temperaturas mas eu e outra andamos quase sempre de manga curta/meia manga e só a mais friorenta andou de manga comprida alguns dias.
Depois da Costa Amalfi fui para a área da Basilicata e Apúlia (Paestum, Castelmezzano, Matera, Alberobello) e para esses lados não choveu nem esteve frio mas também não vi muito o sol!

À partida em Novembro o clima será melhor na Sicília e na parte de baixo da bota.
;)


@ines pereira,
Assim já não vou a tempo de fazer report mas envio já o livro e os meus rascunhos e deixo aqui o resumo do que fizemos:
Dia 1 - Chegada a Nápoles ao final da tarde (estadia 2N em Nápoles)
Dia 2 - Nápoles
Dia 3 - Levantar carro no aeroporto, seguir para Pompeia e ao fim da tarde para o alojamento na área de Sorrento (estadia 2N perto de Sorrento)
Dia 4 - Ferry para Capri de manhã cedo e ao fim da tarde visita a Sorrento
Dia 5 - Positano » Amalfi » Minori (estadia 2N perto de Minori)
Dia 6 - Grotta dello Smeraldo (não visitamos por avaria no elevador) » Fiordo di Furore (de carro só dá para parar e espreitar pois não há onde estacionar) » Atrani » Ravello » Maiori
Dia 7 - Regresso a Nápoles pela zona das montanhas para ver uma paisagem diferente da costeira

Se sobrar algum dia para ir ao Palácio Real de Caserta perto de Nápoles, vale bem a pena.
A estrada é espetacular e paramos imensas vezes em lugarejos e miradouros para ver as vistas e fotografar :)
 
Última edição:
Top