Novidades

Aluguer de viatura

Rosário Cruz

Membro Novo
Gostaria de descrever aqui as peripécias de uma viagem à Escócia em Fevereiro de 2020, que se tem vindo a revelar muito caras e peço que me ajudem com alguma sugestão para solucionar a mesma.
A 7/2/2020, através da internet, efetuei a reserva de uma viatura (Ford Fiesta ou similar) escolhendo a Discover Cars por me apresentar a melhor relação preço-qualidade nas ofertas apresentadas (140€). Concordei e aceitei com todas as condições indicadas e cumpri com todas as obrigações extraordinárias (seguro automóvel, taxas, etc.) .
No dia 13 de fevereiro, como planeado, dirigi-me à Easirent, em Edimburgo, para efetuar o levantamento da viatura. É aqui que começam as peripécias:
- reparo de imediato, que está um individuo a efetuar uma devolução e o carro é verificado milímetro a milímetro, a tentar encontrar qualquer risco ou outra anomalia;
- dirigi-me ao balcão e sou confrontada com 3 propostas de seguro suplementar à já acordada na reserva: uma a cobrir a chapa, outra a cobrir chapa mais pneus, e por último uma outra com cobertura total.
Pedi um pouco para pensar, pois não esperava este acréscimo no custo do aluguer da viatura, mas sendo sempre pressionada de que cada risco teria um custo de 250£.
Fiz de imediato a ligação ao que tinha observado à chegada com a devolução do outro carro e acabei por efetuar a aquisição do seguro de chapa. Paguei a quantia de 367€. Mas eis que me entregam um Kia Picanto, de uma gama inferior à reservada. Ao reclamar com a Easirent, dizem-me que lá apenas tem distinção entre carros de 5 lugares ou 7 lugares, e que este é similar ao Fiesta. Claro que não é, porque sou proprietária de um Fista e no Picanto apenas cabe uma mala de viagem média no porta-bagagem tendo a restante bagagem de ser transportada no banco traseiro. Mas perante a relutância da Easirent segui viagem.
No terceiro dia, dia 16 de fevereiro, em plena tempestada "denis" que assolava aquele país, fizemo-nos à estrada, rumo a The Old Man of Storr, na iha de Skye, onde estacionamos e fazemos uma breve caminhada para visitar a atração. Nem uma 1h depois, tendo em conta também as adversas condições atmosféricas, estamos de regresso ao carro, geladas e ansiosas por ligar o ar condicionado para nos secarmos e aquecermos minimamente. O termómetro marcava 0ºC e, para espanto, o motor não arranca, não consigo ligar a ignição, levando-me a suspeitar que se tratava da bateria.
Após muitas, mas quando digo muitas tentativas de contacto para o apoio da Easirent, é que nos atendem o telefone. A solução passa por nos darem um número de uma oficina local para o qual nós, clientes, é que temos de ligar a pedir ajuda. Tentamos fazer a ligação para o número indicado e este não funciona. Uma vez mais fazemos contacto para a Easirent e pedimos ajuda para que façam eles diretamente o pedido. Ao fim de uma dura 1h30, com momentos em que a temperatura atingiu valores negativos, eis que chega finalmente ajuda. Somos informadas pelo mecânico, que não tem como substituir aquela bateria e que esta nunca deveria de estar naquele estado sendo um carro com pouca idade, aconselhando a não parar o motor durante pelo menos uma hora para regenerar a bateria. Continuamos a viagem, conforme planeada e devido ao mau tempo que se fazia sentir, ao final da tarde quando planeávamos ir para Inverness, não vi um buraco que se encontrava por baixo da água o que me provocou o rebentamento de um pneu.
Obriga-nos a voltar a a entrar em contacto com a Easirent a pedir auxílio. Uma vez mais dão-nos um número para o qual devemos ligar, desta vez de uma companhia que há já um ano não trabalhava com a empresa de aluguer em questão. Volto a ligar para a Easirent e dizem-me que a situação tem de ser apresentada ao gerente. Meia hora depois eis que recebo feedback. São, no entanto, precisos, mais de 40 minutos para conseguir que registassem o local exato onde nos encontrávamos, sem ter como sair. Ao fim de 2h, já de noite, em pleno temporal no meio das montanhas, eis que me comunicam que a assistência vem a caminho para nos levar para Inverness e que nós, clientes, é que no dia seguinte tínhamos de procurar uma oficina com um pneu para o carro, pois naquele dia, àquela hora, em Skye, não havia qualquer oferta disponível.
Avisam-me no entanto que os custos dessa viagem serão por nossa conta, pelo que desde logo entro em contacto com o alojamento que tínhamos reservado e confirmado, a cancelar a nossa estadia. Para nós era preferível perder o valor de uma estadia não usufruída e arranjar onde dormir na ilha, do que custear uma viagem de quase 3h com a assistência. Para nosso espanto, 5 minutos depois do meu telefonema a cancelar a reserva em Inverness, sou contactada pela oficina que nos ia dar assistência e informada de que nos conseguem arranjar o pneu naquela mesma noite, pelo que poderíamos seguir viagem à vontade para onde quiséssemos. Bastava ceder os dados para pagamento do pneu, uma vez que o mesmo não se encontrava abrangido pelo seguro. Assim o fiz e tenho comigo o comprovativo de pagamento do mesmo naquela mesma noite. Feitas as contas, cancelei e paguei uma reserva que afinal podia ter usufruído, paguei por outra reserva para ficar na ilha (porque a alternativa para sair era ainda mais incomportável) e nada disso era necessário.
Perante uma situação tão absurda, no dia seguinte voltamos para Edimbugo e na terça-feira logo de manhã procedemos à entrega do carro, não houve grande verificação para encontrar riscos, contamos ao individuo tudo o que tinha acontecido, ele pesquisou e tinha toda a informação na aplicação informática. Perguntámos se estava tudo pago, disse que sim, não havia mais nada a pagar.
Parece que o problema tinha ficado resolvido. Engano, eis que agora ao fim de um mês sou surpreendida com um pagamento através do meu cartão de crédito, de um valor de 370€, para a Easirent. Reclamo para eles e eis a resposta:
"This charge has been issued to you by our head office for the RAC callout charges that you incurred well having the car on hire from us. Both cases have been looked at and deemed to be down to driver error so you would be liable for these costs in this case. We cover the physical damage to the car if any was incurred under the insurance package you had but in terms of recovery and assistance this charge is passed to yourself if these services are required to be used in cases such as yours.
Kind regards
Branch manager

É possivel indicarem-me o que fazer para reaver o meu dinheiro?
 
Top