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Alteração horário voo

lfdm

Membro Conhecido
Boa tarde,

Tenho procurado, mas sem sucesso, esclarecimentos sobre o possível pedido de reembolso devido a alteração do horário de um voo de ida e outro de regresso.

Em Janeiro, reservei um voo de ida e volta do Porto para Ponta Delgada para Agosto, entretanto apareceu o "bicho mau" e tudo se transformou. Confesso que neste momento não tenho a mínima vontade de efectuar a viagem. Muitas coisas estarão fechadas ou de aceso limitado, necessidade de efectuar o teste ao Covid (nos como íamos 8 dias, tinha de efectuar um teste antes da partida e um outro ao quinto dia), com uma criança de 12 anos não parece nada agradável e ainda perder tempo a ir ao laboratório fazer novo teste.
Em Junho, o horário dos voos foram alterados, a partida antecipou das 11:50 para as 7:50 e a chegada das 14:05 para as 10:15.
Não me considero "chico-esperto" e não gosto de me "aproveitar" das situações e por isso solicitei a agência de viagens se em virtude da flexibilidade que a TAP deu as reservas se seria possível emitir um voucher para poder marcar para outra altura. No passado, numa companhia lowcost Turca, só pelo simples facto do horário ter alterado 30 minutos, deram a possibilidade de reembolso do valor ou alteração para outro horário.
A agência de viagens deu-me duas soluções:
1. Alterar a data de viagem, a nova viagem deverá realizar-se até 28 Fevereiro 2021. Isento de cobrança de penalização de alteração, sujeito a diferença de taxas e de tarifa;
2. Optar pela emissão de um voucher com o valor conforme as regras da tarifa, neste caso, a tarifa é não reembolsável, pelo que os vouchers serão emitidos com o valor das taxas de aviação não utilizadas e reembolsáveis.

A minha questão é: como o horário alterou face ao que contratei em Janeiro não deveria ter a possibilidade de reembolso do valor ou possibilidade de emissão de um voucher... Não faço questão do reembolso, mas ter que realizar obrigatoriamente a viagem até 28 de Fevereiro, não me parece de todo razoável. Infelizmente a minha mulher não pode tirar férias quando quer e tenho um filho em idade escolar.
A agência não sai das hipóteses anteriores, alguém sabe se por o horário ter alterado não poderei "exigir" outra solução?

Agradeço a vossa ajuda.
Lfdm
 

DaisyP

Membro Conhecido
Olá, em Dezembro tive um voo da TAP onde eles também me alteraram a hora de partida e na altura deram-me a opção de reembolso eu é que aceitei a alteração, mas isto foi pré-covid onde não havia leis e lei(sinhas) para beneficiar os grandes e lesar o Zé povinho...
Se fosse a ti insistia com a TAP e não cedia, não sou perita em leis mas a meu ver, não és obrigado a aceitar as alterações.
Se vires que por ti não consegues mete a DECO ou avança com reclamação a ANAC, por exemplo.
Boa sorte! E depois se puderes dá feedback.
 

Mel C

Membro Conhecido
Se o voo foi comprado via agência, a negociação tem de ser directamente com a agência. A TAP não vos vai permitir tomarem decisão por um voo que não foi comprado directamente por vocês.
 

lfdm

Membro Conhecido
Obrigado pelas vossas resposta. Vou pessoalmente a agência. Por email, a resposta é sempre a mesma...
Não faço questão do reembolso, mas pelo menos um voucher ou a possibilidade de remarcar para uma data mais distante.
Depois dou feedback...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Também tenho ideia que desde que haja uma alteração podes solicitar o reembolso da viagem, pelo menos comprando diretamente à companhia.
Assim de repente lembro-me de um voo na Lufthansa em que alteraram a hora de partida em 15 min e enviara-me um e-mail 7 dias antes onde podia cancelar sem custos caso não concordasse com o novo horário.
 
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Também tenho ideia que desde que haja uma alteração podes solicitar o reembolso da viagem, pelo menos comprando diretamente à companhia.
Comigo foi exactamente isso que aconteceu. Tinha voo OPO - LIS - LPA para Setembro com a TAP e existiu alteração de horário. Liguei para o apoio ao cliente e prontamente me deram 2 opções: voucher ou reembolso do dinheiro. Escolhi o reembolso. Demora entre 8 a 10 semanas a ser efectuado.

Mas no teu caso é diferente, tens a agência "no meio".

Boa sorte para esta situação. ;)
 
Última edição:

lfdm

Membro Conhecido
Boa tarde,

Update:
Após contactar novamente a agência, e depois deles reconhecerem que o voo que tinha reservado foi cancelado e que me transferiram para outro voo (afinal não foi alteração de horário...) deu como hipótese a emissão de um voucher com a validade de 1 ano.
Compreendo a situação difícil que as empresas ligadas ao turismo e transportes estão a passar e por isso aceitei o voucher. Até porque espero, por todos os motivos que o "bicho" se vá embora e entre outras coisas, seja possível voltarmos ao vicio das viagens.
Mais um voucher, acho que para o ano vou andar de avião todas as semanas ;)

Obrigado a todos pela ajuda,
lfdm
 
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