Novidades

Alsácia - Pedido de ajuda

Luis Ribeiro

Membro Novo
Boa noite
Quero fazer uma viagem à Alsácia e Floresta Negra durante 7 dias/ 6 noites.
Aterrarei em Basileia e sair por Estrasburgo.
Pretendo visitar Basileia durante a primeira tarde, seguir em transportes públicos e dormir talvez em Mulhouse.
Daí ir para Colmar, alugar carro e ficar 3 noites para conhecer as pequenas vilas da Rota du Vin e ir a Freiburg (Floresta Negra).

Continuar por Obernai até Estrasburgo onde deixarei o carro, ficando 2 noites e ir de comboio até Triberg na Floresta Negra. ( alguém conhece? Vale a pena esta viagem de comboio?)

Alguém que conheça esta região de França e Alemanha pode confirmar se são viáveis estes percursos e estes tempos e eventualmente dar sugestões?

Fico grato pela ajuda.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
São duas zonas que valem bem a viagem, na floresta negra estive já há quase 15 anos no inverno, gostei imenso mas já tenho dificuldade em aconselhar alguma coisa mais específica, acho que gostei de Triberg, a terra dos relógios de cuco mas não andei de comboio.

Gostei imenso da Alsácia, andei mais ou menos pelos lugares onde estás a pensar em ir, aproveita para beber uns bons vinhos brancos, os preços são razoáveis para vinhos franceses.
 

Luis Ribeiro

Membro Novo
São duas zonas que valem bem a viagem, na floresta negra estive já há quase 15 anos no inverno, gostei imenso mas já tenho dificuldade em aconselhar alguma coisa mais específica, acho que gostei de Triberg, a terra dos relógios de cuco mas não andei de comboio.

Gostei imenso da Alsácia, andei mais ou menos pelos lugares onde estás a pensar em ir, aproveita para beber uns bons vinhos brancos, os preços são razoáveis para vinhos franceses.
Obrigado Pedro Maia pela resposta.
A minha dúvida prende-se com a organização do itinerário, sobretudo pela opção Estrasburgo - Triberg.
Outra opção poderia ser Freiburg - Triberg de automóvel e prolongar a estadia em Colmar por mais uma noite, embora para mim as viagens de comboio sejam mais tranquilas por suspeita do trajecto ser algo difícil por estradas de montanha. Perde-se o contacto com as pequenas povoações no percurso, mas ganha-se em tranquilidade.

Cá fico à espera de mais opiniões que desde já agradeço.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
É questão de opção pessoal, gosto bastante de andar de comboio mas também gosto bastante de andar de carro, sobretudo em estradas de montanha.

De qualquer maneira as estradas da Floresta Negra não são muito altas, não têm nada a ver com as dos Alpes.

Não sei em que época do ano vais mas na Alsácia, quando fores fazer a rota do vinho é capaz de ser melhor evitares o fim de semana, especiamentel em Riquewihr podes encontrar hordas de gente.
 

Luis Ribeiro

Membro Novo
É questão de opção pessoal, gosto bastante de andar de comboio mas também gosto bastante de andar de carro, sobretudo em estradas de montanha.

De qualquer maneira as estradas da Floresta Negra não são muito altas, não têm nada a ver com as dos Alpes.

Não sei em que época do ano vais mas na Alsácia, quando fores fazer a rota do vinho é capaz de ser melhor evitares o fim de semana, especiamentel em Riquewihr podes encontrar hordas de gente.
Obrigado Pedro Maia.
Irei em Julho, iniciando a uma 3ª feira e saindo na 2ª de Estrasburgo pelas 17h.

Por informação em outros Fóruns consideram a minha proposta de itinerário arriscada em termos do número de dias em que pretendo encaixar tudo. Eventualmente terei de abdicar de ir a Tirberg, se é que não quero andar a correr de um lado para o outro.

Contudo e dada a proximidade gostava de dar uma espreitadela à Floresta Negra e estou a pensar destinar 3/4 de um dia a Freiburg enquanto estou baseado em Colmar.
Aconselham-me em outros Fóruns basear-me 4 dias (de semana) em Colmar para conhecer a zona. Parece-me não ser necessário tantos dado as curtas distâncias entre as localidades.

Acho que me encurta a possibilidade de conhecer melhor Estrasburgo e Obernai.

Tens opinião, ou alguém neste Fórum?

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Tudo depende do tempo que gostas de passar a conhecer os sítios.

Para o meu gosto uma semana dá perfeitamente para ver um pouco das duas zonas, um pouco mais na Alsácia do que na Floresta Negra.

Em todo caso para mim o melhor da Floresta Negra não é Freiburg, é justamente andar de carro dum lado para outro e passar por terras mais pequenas.

Mas claro está que tudo depende do gosto de cada um.
 

Luis Ribeiro

Membro Novo
Tudo depende do tempo que gostas de passar a conhecer os sítios.

Para o meu gosto uma semana dá perfeitamente para ver um pouco das duas zonas, um pouco mais na Alsácia do que na Floresta Negra.

Em todo caso para mim o melhor da Floresta Negra não é Freiburg, é justamente andar de carro dum lado para outro e passar por terras mais pequenas.

Mas claro está que tudo depende do gosto de cada um.
Obrigado uma vez mais. Vou ponderar os conselhos.
 
Top