Novidades

[Alqueva] Sugestões para fim semana sozinho Portugal

zpires

Membro Novo
Bom dia.
Tenho 43 anos e estou com vontade em ir passar um fim de semana sozinha por Portugal. Sou de Lisboa, logo pretendia alguma coisa não muito longe de Lisboa (100km, 200km, no máximo).
Adoro Natureza, paisagens, relaxar. Não gosto de praia.
Será a minha primeira viagem sozinha.
Alguém que já tenha feito alguma coisa deste género?
Obrigada
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Estando em Lisboa.. Aí perto tem logo Montemor-o-Novo, Extremoz, Reguengos e Montargil!
Um bocadinho mais longe, e uma zona que melhor conheço, as aldeias de xisto na zona da Lousã - para quem gosta de andar a pé por trilhos!

Dar uma vista de olhos aqui: Reports de Portugal
 

zpires

Membro Novo
Obrigada pelas sugestões.... Lousã e Buçaco é interessante sim , mas preferia algo mais perto... para não perder muito tempo a conduzir.
Já agora, quem costuma fazer estas viagens?
Para mim seria a primeira vez.... tenho um pouco de receio.... andar todo o tempo sozinha, comer sozinha... não saber muito bem onde ir.
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Não é de todo aconselhável fazer caminhadas mais longas sozinha, muito menos para locais de difícil acesso!
Sendo que vai sozinha aconselho um turismo por exemplo numa quinta (aquelas típicas dos montes alentejanos), ou numa cidade mais pequena onde consiga fazer percursos a pé curtos e com algum movimento.

Seria interessante definir exactamente o que quer.. Ou seja, por exemplo:
  • ficar num cidade pequena e visitar o centro histórico
  • ficar numa pequena pousada/quinta e relaxar pelo espaço
 

zpires

Membro Novo
Obrigado Rodrigo.
A minha ideia seria relaxar sim, mas sem ficar todo o tempo no hotel.
Prefiro algo com mais paisagem do que uma cidade, mesmo sendo pequena (ou que tivesse algo perto calmo para ver).
Monsaraz parece-me bem, tem o Alqueva.
Sim, não é aconselhável fazer caminhadas sozinha, mas algo deste género que não fosse completamente isolado. Quem diz caminhadas, diz um lago, um rio, alguma paisagem que se possa contemplar, ler um livro, andar um pouco a pé.
Obrigada
 

zpires

Membro Novo
@Rodrigo Ferreira , obrigada.
Estou inclinada para essa zona sim, Alqueva, Monsaraz, Barrancos.
Estive a ler os reports, mas são ambos de alguém que foi em casal... familia.
Vou ver se descubro algum feedback de alguém que tenha ido sozinho.
Obrigada mais uma vez
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Por acaso já esteve na Arrábida?
Tem tudo o que pretende. Passear pela serra, gastronomia , provas de vinhos, queijos.
 
Última edição por um moderador:

zpires

Membro Novo
@NunoCorreia obrigada pela sugestão, mas a Arrábida já conheço bem e é relativamente perto de Lisboa :)

Acho que vou optar por Alqueva, mas gostava de ter feedbacks.
Alguém que tenha estado em Alqueva sozinho?
Onde devo ir? Existe algum percurso pedestre aconselhado para alguém sozinho?
E onde aconselham a comer, não esquecendo nunca, que irei sozinha.

Obrigada a todos.
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
@zpires
Se tens receio de não ocupares bem o tempo por estares sozinha, podes ficar numa localidade perto e depois ires lá passear.
Monsaraz, por exemplo, é muito giro, tem bons restaurantes e o que ver
Também podes optar por Moura ou um pouco mais longe Évora
Quanto a comidas, se gostas de comida Alentejana, nada como umas migas de rebolo pingadas com entrecosto frito, açorda de bacalhau, sopa de tomate, caldo de cação, ensopado de borrego à alentejana (em Monsaráz é divinal), vinagrada (gaspacho) se estiver calor, cozido de grão....
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
@NunoCorreia obrigada pela sugestão, mas a Arrábida já conheço bem e é relativamente perto de Lisboa :)

Acho que vou optar por Alqueva, mas gostava de ter feedbacks.
Alguém que tenha estado em Alqueva sozinho?
Onde devo ir? Existe algum percurso pedestre aconselhado para alguém sozinho?
E onde aconselham a comer, não esquecendo nunca, que irei sozinha.

Obrigada a todos.
Ainda bem que conhece. Conheço algumas pessoas de Lisboa que nunca estiveram na Arrábida ou comeram em Setúbal. :eek::eek:
 

rum

Membro Conhecido
@zpires pior do que ir sozinha é ficar em casa fazer peso no sofá. Há pessoas que não gostam de viajar sozinhas, há pessoas que não se importam de viajar sozinhas, há pessoas que gostam de viajar sozinhas e há pessoas que não sabem se gostam de viajar sozinhas. E tu, parece-me que estás no último grupo. Tens de experimentar para saberes a que sabe. Um fim de semana não é nada... não é nada, no sentido de não custar nada. Vais experimentar e logo vês. Tem as suas vantagens e obviamente que também tem desvantagens, mas a grande vantagem é decidires sozinha e ao ritmo que quiseres e contemplares como quiseres. Eu no ano passado não fiz um fim de semana sozinho, fiz 15 dias sozinho e não me custou nada... e olha que não sou um solitário. Já tenho mais 15 dias "pensados" só me falta uma engenharia no calendário para os fazer. Fui sem destino, tinha uma ideia esboçada... e agora vou outra vez, só com a primeira noite "pensada". Depois logo se vê.
Quanto ao Alqueva parece-me um excelente destino. Monsaraz é brutal, Moura e Barrancos merecem bem uma visita. Quanto a percursos pedestres, há uns anos fiz parte de um que há que liga a aldeia da Amieira à aldeia do Alqueva. Tenho a ideia que o percurso é grande, e não é circular ou seja tens de voltar de transporte, provavelmente táxi... mas vale a pena.
Quanto ao não saber onde ir... É pá... Eu diria que estás à distancia de um teclado e ficares a saber... é perder um bocadinho, ou melhor ganhar, de tempo aqui no portal, e parece que já o fizeste, ou fazer uma pesquisa no google que acredito que também já tenhas feito... só te falta o empurrão. Também notei algum receio e insegurança, a minha posição sobre este tema é que inseguro é ir à Síria.
 
Última edição por um moderador:

zpires

Membro Novo
@zpires pior do que ir sozinha é ficar em casa fazer peso no sofá. Há pessoas que não gostam de viajar sozinhas, há pessoas que não se importam de viajar sozinhas, há pessoas que gostam de viajar sozinhas e há pessoas que não sabem se gostam de viajar sozinhas. E tu, parece-me que estás no último grupo. Tens de experimentar para saberes a que sabe. Um fim de semana não é nada... não é nada, no sentido de não custar nada. Vais experimentar e logo vês. Tem as suas vantagens e obviamente que também tem desvantagens, mas a grande vantagem é decidires sozinha e ao ritmo que quiseres e contemplares como quiseres. Eu no ano passado não fiz um fim de semana sozinho, fiz 15 dias sozinho e não me custou nada... e olha que não sou um solitário. Já tenho mais 15 dias "pensados" só me falta uma engenharia no calendário para os fazer. Fui sem destino, tinha uma ideia esboçada... e agora vou outra vez, só com a primeira noite "pensada". Depois logo se vê.
Quanto ao Alqueva parece-me um excelente destino. Monsaraz é brutal, Moura e Barrancos merecem bem uma visita. Quanto a percursos pedestres, há uns anos fiz parte de um que há que liga a aldeia da Amieira à aldeia do Alqueva. Tenho a ideia que o percurso é grande, e não é circular ou seja tens de voltar de transporte, provavelmente táxi... mas vale a pena.
Quanto ao não saber onde ir... É pá... Eu diria que estás à distancia de um teclado e ficares a saber... é perder um bocadinho, ou melhor ganhar, de tempo aqui no portal, e parece que já o fizeste, ou fazer uma pesquisa no google que acredito que também já tenhas feito... só te falta o empurrão. Também notei algum receio e insegurança, a minha posição sobre este tema é que inseguro é ir à Síria.
Obrigada @rum pela tua mensagem.
Na verdade é uma experiência que quero 'provar'. Normalmente tambem não gosto muito de estar sozinha, mas penso que devemos saber tirar prazer disso. E de certa forma quero obrigar-me a isso. Obrigada por tudo.

Ainda bem que conhece. Conheço algumas pessoas de Lisboa que nunca estiveram na Arrábida ou comeram em Setúbal. :eek::eek:
É verdade @Nuno correia. E o nosso país é tão , mas tão rico. Felizmente conheço alguns cantinhos... só nunca passeiei sozinha ;)
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @zpires, :)

O Alentejo é com certeza uma boa escolha (a par de outras), e a região do Alqueva é perfeita para o que pretende.

Mas o Alqueva é enorme, por isso Monsaraz (que fica entre Mourão e Reguengos de Monsaraz), será mesmo o ideal porque fica a cerca de 200 kms de Lisboa.
Fazer pequenas caminhadas em volta da aldeia histórica, ou perder-se num livro num qualquer recanto com vista para o grande lago, são momentos únicos.
Já a região de Moura ou Barrancos fica bastante mais longe de Lisboa...

Depois tem Évora, mais perto, e com muito por onde optar. Em volta de Évora tem Arraiolos, Évoramonte ou Montemor-o-Novo ( num raio de cerca de 30 kms) que merecem bem uma visita. São locais com muita história, tranquilos e com uma gastronomia fantástica. Tanto Évora como Arraiolos ou Montemor têm ecopistas, que saiem da cidade, com uma envolvente natural linda, e em que pode sem problemas caminhar sozinha.

E tem alojamentos de muita qualidade. Deixo alguns que conheço.
Vivo na região, qualquer dúvida disponha.
Moinho do Álamo | Turismo rural no Alentejo | Turismo rural
PALACETE DA REAL COMPANHIA DO CACAU – ROYAL COCOA Chocolatier & Palace
Monte do Chora Cascas - Montemor-O-Novo - Évora - Alentejo - Portugal
Ameira MonteMor Hotel - No Coração do Alentejo
O Hotel
 
Top