Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Bom dia
Já percebi que este ano voltamos a carga das ALGAS nas Caraibas...
Isto costuma durar quanto tempo? alguém sabe me ajudar?
Estou tão mas tão triste... há uns anos fui para Punta Cana e não se conseguia andar na praia, eram algas grossas que faziam doer nas pernas, conclusão piscinas sempre sobre-lotadas, uma confusão e barulho terrível :mad::(
Este ano estamos igual no México... vi fotos do xcaret que metem medo... depois de ter pago quase 500 euros de bilhetes...:mad:

Links Úteis:

Mapa Mar das Caraíbas com fotos:

Windy - Webcams + Informação meterológica:
Windy as forecasted

Seas Forecast (imagens de satélite com previsões sobre Sargaço)
SEAS Forecasting
SEAS Forecasting

Sargassum Monitoring
Sargassum Monitoring – Impacted Beaches & much more about Sargassum seaweeds !

Skyline

Live cams in Dominican Republic
 
Última edição por um moderador:

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Estive no México na última semana de Abril, e pelo que vi, esta situação está assim pelo menos desde Fevereiro/Março (altura em que tive conhecimento).
Existem praias em que a situação se encontra em maior número.

Webcam Akumal:
Akumal Beach Webcam: Live View of Akumal Beach : Riviera Maya Mexico

Webcam Palladium
Webcam Riviera Maya
Eu vou para o Palladium mesmo :D
Ontem as imagens eram assustadoras...
Tanto de tempo como de algas...
Ninguém na praia!:(:mad:
 
Última edição por um moderador:

PJVFF

Membro Ativo
Infelizmente só consegui estar em 3 praias, duas do meu hotel (GBP) e a Playa Paraiso.
Das duas do meu hotel, uma estava completamente cheia de algas (horrivel), e outra estava sem algas.
A Playa Paraiso tinha algumas, mas nada de especial.
 

rum

Membro Conhecido
As algas.... as algas, parece-me que serão um fenómeno e um problema para os próximos anos. É uma situação muito recente sendo o seu ciclo e rotas ainda desconhecidos. Há várias teorias, e uma das que ganha força, além da subida da temperatura das águas é o excesso de nutrientes que estão a ir parar ao oceano com a desflorestação da Amazónia e com os ventos do norte de África que arrastam areias e parece que temos os ingredientes necessários à evolução das ditas. Há um site que se dedica ao assunto, localizando as ditas mas com atualização muito espaçada no tempo. SEAS Forecasting
 

Regis

Membro
Em Setembro do ano passado na praia do Palladium em Bávaro as algas eram mais que muitas...:( , depois veio o Irma e levou tudo. o_O Alguém sabe como está a situação neste momento em Samaná? Obrigada
 

PJVFF

Membro Ativo
Posso dizer que agora em Abril no México, tivemos um dia que esteve BASTANTE CHUVA e BASTANTE TROVOADA, e no dia seguinte não existiam algas na praia. Foi um dia excelente.
Mas no outro dia a seguir, voltaram a surgir algas. Raios!!!
 

smsc

Membro
Acabei de chegar a Madrid vinda do México, Catalonia Playa Maroma. Nos últimos 2 dias não fomos à praia, porque realmente as algas eram muitas... No entanto, tinha na mesma gente na praia. Mas, a piscina é tão boa que não são as algas que estragam as férias. Além das algas nestes últimos dias o mar tem estado com ondas grandes, talvez seja por isso também que tenha mais algas... Nos primeiros dias com a limpeza o problema das algas ficava praticamente resolvido, nestes últimos dias não.
Relativamente ao tempo, se virmos as previsões assustamo-nos. Por isso é melhor nem ver porque dava chuva e trovoada para todos os dias, mas chuva durante pouquíssimo tempo e logo de seguida já estava sol! Isso nunca nos condicionou a ida à praia ou piscina .
Aproveitem e Boas Férias!!!

IMG_6246.JPG
IMG_6992.JPG

A 1.ª foto é dos primeiros dias e a 2.ª do penúltimo, se fizerem zoom acho que dá para verem melhor.
 
Última edição por um moderador:

lfdm

Membro Conhecido
Caros,
O México tem algas e mau tempo, a Republica Dominicana tem algas e crime, a Europa tem atentados e carteiristas, o Norte de África tem revoluções e guerras civis e tem muito calor no nosso verão, o Médio Oriente é problemático por causa da religião, o Brasil tem criminalidade alta. E bem pior de tudo, Portugal tem combustíveis muito caros e o Algarve tem água fria e muito turismo que inflaciona os preços.....
Por isso, só temos duas soluções, ou vamos e tentamos aproveitar ao máximo a oportunidade ou optamos por ficar em casa a pensar como teria sido....
O meu conselho é que aproveitem ao máximo a oportunidade de passar uns dias em sítios fantásticos, que infelizmente nem todos tem a possibilidade de lá ir com algas ou sem algas.
A Riviera Maya é muito mais do que praias e algas, e em xcaret pode ter a certeza que nem se vai lembrar que as algas existem, dada a oferta de coisas para ver e fazer....
Eu percebo que existe a necessidade de rentabilizar todos os tostões, mas gozem a vida e aproveitem o que cada experiência vos pode dar, só assim serão felizes...;)
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Bom dia,

Cheguei ontem do México, onde estive no Palladium por 11 dias. Só houve realmente um dia onde não nos foi possível ir a banhos pois a quantidade de algas era tanta que magoava. De resto, é perfeitamente possível desfrutar da praia e ir a banhos, mas não há que mentir, o cenário é feio, o cheiro não é muito agradável às vezes e a cor da água está longe de ser paradisíaca.

Como o lfdm referiu, a Riviera Maya é muito mais que praias e algas, não deixem que seja isso a influenciar o magnifico país que é o México.

Onde fiquei mais "desapontada" foi em Tulum, onde queria tirar a típica foto postal e esta foi a realidade:

aimage.ibb.co_eo5OmT_DSCN7351.jpg
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
@Tânia Fernandes também vou ficar no Palladium! Adoro o resort
Também tenho uma excursão para Tulum e Akumal para nadar com as tartarugas...
Espero que num mês melhorem as coisas...
Olá Eloisa,

Também passei a adorar o resort. Eu já sou uma amante do México, onde já tinha vivido há 4 anos atrás, agora esta viagem ainda veio a reforçar o meu deslumbramento pelo país e pelas suas gentes.

Eu fiz snorkel na Playa Paraiso e consegui ver 2 tartarugas (uma delas gigante), mas no que diz respeito ao snorkel na praia do hotel foi uma desilusão. A visibilidade era péssima e se vi 3 peixes foi muito.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
.
Eu fiz snorkel na Playa Paraiso e consegui ver 2 tartarugas (uma delas gigante), mas no que diz respeito ao snorkel na praia do hotel foi uma desilusão. A visibilidade era péssima e se vi 3 peixes foi muito.
Eu o ano passado fiz snorkel na praia do hotel e vi muitos peixinhos (mais para o lado do White sands)
Este ano também vou fazer essa excusão, Tulum, praia paraiso e snorkel com tartarugas...
E vou um dia ao Xcaret. Vamos ver se nestas 5 semanas alguma coisa melhora...
 
Top