Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

MulherViajante

Membro Ativo
Estive no Catalonia Bavaro em Punta Cana de 19 a 24 de junho 2018 e não fui à água uma única vez no resort. Uma água completamente castanha com as algas em decomposição e um cheiro a sargaço que se espalhava por todo o resort durante toda a estadia. Sendo a primeira vez na República Dominicana foi a desilusão total e sinto-me completamente enganado.
Alguém já foi informado pela agência de viagens sobre a possibilidade desta situação enquanto fazia a escolha de local ou mesmo já depois de feita a escolha? A minha agência de viagens não me informou sobre esta possibilidade em nenhum momento e das pessoas com quem me cruzei no resort nenhuma tinha sido informada também. No resort disseram-me que estavam com aquele problema na forma mais grave há uns 45/60 dias, o que considero tempos mais que suficiente para as agências contactarem os seus clientes a informar da situação.
Visualizar anexo 159693
Que desilusão :oops:
 

ana1988

Membro Novo
Boa tarde, também gostaria de saber a situação perto do Catalonia ou do Secrets Maroma Beach....
Tem muito sargaço?
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

Nuno Coelho

Membro Novo
Sou só eu que acho que é dever das agências de viagem alertar as pessoas para esta situação? Qualquer pessoa que viage para estes resorts no próximo mês não vai ter o produto que contratualizou.
Vendem-nos um mar azul e limpo que já não existe há pelo menos 2 meses. Na minha opinião as agências estão como que ainda a vender bilhetes a preços exorbitantes para um concerto do Michael Jackson e as pessoas só estão a descobrir quando já estão na sala de concertos que afinal o Michael Jackson já faleceu há muito tempo e só vão ver uma banda tributo de qualidade muito questionável. É obrigação das agências de viagem alertar os consumidores da alteração ao contrato. Se as pessoas ainda quiserem ir tudo bem. Mas se não, deve ser dada a possibilidade de cancelar ou alterar as suas férias sem prejuízo para o consumidor.
 
Última edição por um moderador:

Minhota80

Membro Ativo
Sou só eu que acho que é dever das agências de viagem alertar as pessoas para esta situação? Qualquer pessoa que viage para estes resorts no próximo mês não vai ter o produto que contratualizou.
Vendem-nos um mar azul e limpo que já não existe há pelo menos 2 meses. Na minha opinião as agências estão como que ainda a vender bilhetes a preços exorbitantes para um concerto do Michael Jackson e as pessoas só estão a descobrir quando já estão na sala de concertos que afinal o Michael Jackson já faleceu à muito tempo e só vão ver uma banda tributo de qualidade muito questionável. É obrigação das agências de viagem alertar os consumidores da alteração ao contrato. Se as pessoas ainda quiserem ir tudo bem. Mas se não, deve ser dada a possibilidade de cancelar ou alterar as suas férias sem prejuízo para o consumidor.
Concordo. É obrigação das agências avisar, mas não avisam. Não convém, digo eu! A maioria das pessoas vai a contar com uma coisa (praia paradisíaca, mar azul,...) E encontram outra. É uma desilusão enorme.
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Sou só eu que acho que é dever das agências de viagem alertar as pessoas para esta situação? Qualquer pessoa que viage para estes resorts no próximo mês não vai ter o produto que contratualizou.
Vendem-nos um mar azul e limpo que já não existe há pelo menos 2 meses. Na minha opinião as agências estão como que ainda a vender bilhetes a preços exorbitantes para um concerto do Michael Jackson e as pessoas só estão a descobrir quando já estão na sala de concertos que afinal o Michael Jackson já faleceu à muito tempo e só vão ver uma banda tributo de qualidade muito questionável. É obrigação das agências de viagem alertar os consumidores da alteração ao contrato. Se as pessoas ainda quiserem ir tudo bem. Mas se não, deve ser dada a possibilidade de cancelar ou alterar as suas férias sem prejuízo para o consumidor.
Sem dúvida que deviam avisar, mas não o fazem. eu por acaso já não marquei para lá por causa das algas porque andei em cima do acontecimento aqui no fórum, mas muita gente não sabe é verdade... um bjinhu para a Joana ( somos da mesma terra ) e da mesma idade :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Se não alertam deviam alertar, mas muitos agentes de viagens podem até desconhecer a situação, pois como se pode calcular não podem/conseguem saber tudo sobre todos os destinos que vendem.
Já os operadores é outra história esses sim deviam alertas os seus clientes (agências de viagens) e oferecer alternativas.
Contudo nós consumidores finais também devemos fazer o nosso trabalho de casa, e pesquisar informações sobre o destino que pretendemos visitar.
Longe vai o tempo em que a única informação que tínhamos acesso era as fotos dos catálogos das agências.
 

Celi

Membro
Se não alertam deviam alertar, mas muitos agentes de viagens podem até desconhecer a situação, pois como se pode calcular não podem/conseguem saber tudo sobre todos os destinos que vendem.
Já os operadores é outra história esses sim deviam alertas os seus clientes (agências de viagens) e oferecer alternativas.
Contudo nós consumidores finais também devemos fazer o nosso trabalho de casa, e pesquisar informações sobre o destino que pretendemos visitar.
Longe vai o tempo em que a única informação que tínhamos acesso era as fotos dos catálogos das agências.
A verdade é que, infelizmente, este problema nas Caraíbas não vai acabar tão depressa. Porém, é verdade também que tanto o mar se encontra cheio de sargaço, como no dia seguinte está lindo de morrer, sem alga alguma . A mim aconteceu-me isso: quando cheguei havia sargaço, nos quase 5 dias seguintes apanhei mar limpo, sendo que ao 3º estava perfeito, como as imagens do Google. Eu sabia da situação porque há muito acompanhava o fenómeno por aqui... percebo que seja decepcionante não desfrutar do Mar do caribe, só que é algo que, neste momento, ninguém controla, inclusive os operadores...

fafbb2f6-e478-408e-8493-6ffd9df7dc9e.jpg
 
Última edição por um moderador:

Pena

Membro Ativo
Custa-me um bocado ao ver algumas fotos pois podiam se perfeitamente minhas... e por isso passo a explicar o meu ponto de vista sobre este tema:
Estamos em meados de julho e os operadores e as agências não fizeram nada no sentido de informar o que se passa sobre este tema, pelo menos que tenha conhecimento. Custa-me a acreditar que quem opera estes destinos esteja completamente a leste e não faça a minima ideia de que estão a oferecer um "produto com defeito...." bastante diferente das brochuras que nos apresentam para promover estes mesmos destinos.
Sigo o fenómeno do sargaço desde a primavera e estou atento às newsletters dos agentes de viagens e às webs dos operadores e não vi qualquer informação sobre o tema. Mas vejo desde à meses que a situação este ano tinha tudo para ser complicada. (nota não sou profissional e o seguimento que faço é simplesmente o de quem gosta de passar férias pelo caribe e por isso prepara sempre cada viagem).
Verifico também que no México este ano há meses que já se discute que não podem mais continuar a omitir a dimensão do fenómeno sob pena de defraudarem grandes quantidades de turistas que poderão no futuro equacionar não voltar não pelo sargazo mas pela forma como o tema foi tratado. Há quem defenda que só a chegada de um furacão pode alterar a situação e voltar a equilibrar tudo...
Este ano, por exemplo, optei por Cuba após consultar imensos sites (como o nosso forum) e o tema do sargaço pesou na decisão, mas tenho a certeza que a maioria não o faz e confia nos operadores e agências e em toda a publicidade que deixa sempre água na boca...
Até compreendo que bastantes profissionais do setor saibam e receiam explicar a situação pois são pressionados pelas empresas para vender, mas tenho a certeza de que mais tarde ou mais cedo algo terá de mudar.
É um bocado triste ver as fotos das férias tal como têm sido enviadas este ano...

Obrigado Forum!
 

Minhota80

Membro Ativo
Não percebo como, mesmo com algas, as viagens para Riviera Maya e Punta Cana não baixam de preço. Eu também não escolhi nenhum destes destinos pois já tinha conhecimento desta situação através deste fórum e de pesquisas que faco. Optei por Cuba (espero que as algas entretanto não cheguem lá).
Na altura da gripe A o preço das viagens desceu, e agora nada??!! No ano da gripe A fui para Punta Cana (se não me engano em 2009) a um ótimo preço.
É lamentável as pessoas não estarem previamente informadas para aquilo que vão.
 

Tuxa

Membro Conhecido
..e junto ao Palladium em Punta Cana, sff.
Pelo que vejo aqui de relatos, embora os hotéis sejam considerados Playa Bávaro, difere muito de zona para zona...
 

Minhota80

Membro Ativo
@Tuxa , veja na webcam do Palladium Bávaro. Não está nada famoso, tem bastantes algas.

Palladium Punta Cana.
Screenshot_20180717-200936.png
 
Última edição por um moderador:
Top