Novidades

Alerta

brunovo

Membro Novo
Vi este sitio recomendado aqui no fórum e decidi marcar por aqui a minha estadia em Cuba. O facto é que já foram debitados 600 euros do meu cartão de crédito e ainda me estão a pedir cópias de cartão de credito e documento de identificação por email.
Alguém sabe dizer se devo ficar Alerta para uma fraude, ou se isto é normal numa ag~encia de viagens com sede em espanha?
De que forma me posso assegurar da fiabilidade da mesma?
Já vi no lonleyplanet (infelizmente só depois) casos infelizes!

E como posso ficar seguro que não serão violados os meus direitos ao enviar esta documentação tão privada?
Agradeço a vossa opiniao.
 

jfreitas

Membro Conhecido
brunovo disse:
Vi este sitio recomendado aqui no fórum e decidi marcar por aqui a minha estadia em Cuba. O facto é que já foram debitados 600 euros do meu cartão de crédito e ainda me estão a pedir cópias de cartão de credito e documento de identificação por email.
Alguém sabe dizer se devo ficar Alerta para uma fraude, ou se isto é normal numa ag~encia de viagens com sede em espanha?
De que forma me posso assegurar da fiabilidade da mesma?
Já vi no lonleyplanet (infelizmente só depois) casos infelizes!

E como posso ficar seguro que não serão violados os meus direitos ao enviar esta documentação tão privada?
Agradeço a vossa opiniao.
Antes de mais nada deves dizer qual é a agência.. só assim quem "está por dentro" do assunto pode saber se é credivel ou não.

Posso dar a minha opinião. Acho que é uma segurança para saber se o cartão de facto é teu mas é uma segurança estupida porque ambos os doc. podem ter sido roubados e estar na posse de terceiros...

Eu (repito) eu, não enviava cópias do Bi e do cartão de crédito para lado nenhum...

Se querem segurança existem muito modos de a terem sem pedir documentos...

Outra situação é verificares se de facto estavas no site dessa agência ou foste vítima de uma fraude...

Podes sempre ligar para o num de apoio do teu cartãp... expôr a situação e se te disserem que é ilegítimo.. pedires para que o débito seja cancelado...
 

brunovo

Membro Novo
A agência é a www gocuba cu que também surge como www flexivacations (aliás foi aqui que fiz o pagamento das estadias)

Já deixei mensagem na caixa de correio teléfónica e email para que me dêem alternativas à identifcação. Entretanto o operador do meu banco disse que não podem cancelar o pagamento que já está em débito e que estes "pedidos" por parte de agências espanholas não é invulgar... Estou apreensivo.

A mensagem que enviaram e me fez MUITA confusão foi a seguinte:
"
Estimado Sr/Sra.
Tenemos el placer de comunicar que la venta adjunta ha sido concluida satisfactoriamente. Rogamos firmen en la factura adjunta para concluir el proceso de registro de su venta. Una vez firmada, envíanosla por mail (preferiblemente) o por fax a uno de los tres números ofrecidos. Puedes usar el número de fax más cerca de donde vive usted.


Muy Importante:
  1. Este documento debe enviarse por fax un máximo de 48 horas después de su recepción.
  2. Solamente el titular de la tarjeta debe firmar tanto en el comprobante de banco donde figura “firma titular/Cliente” como la factura donde dice Card holder signature”.
  3. En todos los casos se debe enviar una copia de su identificación personal (Passport, Identificación nacional, Licencia de conducción, foto ID) en una hoja separada y conjunto con la factura firmada.
  4. En todos los casos una copia de cara y dorso de la tarjeta de crédito usada para esta compra, este documento puede borrar los primeros 12 números de la tarjeta asi como el código de seguridad, lo único que necesitamos comprobar son los últimos 4 dígitos y el nombre del titular de dicha tarjeta.
Si usted omite el envío de los documentos pedidos, son incompletos o no firma en ambos lugares la factura recibida afectará gravemente el proceso de ratificación de servicio por parte de nuestros proveedores. Rogamos verifiquen los documentos a enviarse ANTES del envio.
Datos de vuelo – Si usted no facilitó sus datos de vuelo fecha/hora aprox/numero vuelo cuando hizo el pago de la factura rogamos nos escriba dichos detalles en la factura ahora. Si aun dispones de esta información de vuelo rogamos que nos facilite al email compliance @ cubacaribbean com desde que los tienes.
Gracias por elegirnos

Accounts Manager
Dear sir/Madam
We are pleased to advise that the attached sale has been concluded correctly. We request that you sign the attached document. Once signed please return it by mail or to one of the following three fax numbers. You may use the number closest to where you live


Very Important:
  1. This signed invoice must be returned to us within 48 hours.
  2. Only the cardholder should sign this invoice both on the bank debit form “firma titular/Cliente” and on the actual invoiceCard holder signature”
  3. In all cases we require a photo ID (passport, National ID Card, Driving license) of the card holder which should be sent on a separate sheet with the attached invoice.
  4. In all cases we require a copy of the front and back of the credit card used for this transaction. You may deface the first 12 numbers should you so wish as we only need to establish the cardholders name and the card used for this transaction
If you fail to send the documents requested or fail to sign on both mentioned areas of your attached invoice the ratification by our suppliers of the services purchased could be severely affected. Please check you the fax documents BEFORE sending.
Flight info – If you did not provide your flight info when making payment then please write it onto this document now with arrival date/approx time/Flight number. If you do not yet have your flight details please send them to compliance @ cuba caribbeann once you do.


Thank you for choosing us
Accounts Manager
 

feluriti

Membro
brunovo disse:
Vi este sitio recomendado aqui no fórum e decidi marcar por aqui a minha estadia em Cuba. O facto é que já foram debitados 600 euros do meu cartão de crédito e ainda me estão a pedir cópias de cartão de credito e documento de identificação por email.
Alguém sabe dizer se devo ficar Alerta para uma fraude, ou se isto é normal numa ag~encia de viagens com sede em espanha?
De que forma me posso assegurar da fiabilidade da mesma?
Já vi no lonleyplanet (infelizmente só depois) casos infelizes!

E como posso ficar seguro que não serão violados os meus direitos ao enviar esta documentação tão privada?
Agradeço a vossa opiniao.


Olá Bruno :)

Qual é a agência de viagens ? :)

Fernando
:)
 

jfreitas

Membro Conhecido
A agência que referes não é espanhola... é cubana...

Isso pode mudar muito a questão, em termos de regras e segurança nas transações.

(nada me garante que não existam pressões sobre a agência para justificar os movimentos... por parte da rede visa). O embargo americano a Cuba, reflecte-se muitas vezes em pressões e criação de dificuldades em todo o que fazem...

Se o banco diz que sim... quem sou eu para dizer que não...

Caso o faças.. aconselho-te a escreveres nas cópias dos documentos que enviares (visivel) a razão do envio: tipo: Para confirmação de titularidade em pagamento à (entidade xxxx)

Isto atenua muito a utilização fraudulenta dos documentos.

Era isto que eu faria no caos de enviar documentos... (mas tentava confirmar primeiro as razões que justificam o envio.
 

brunovo

Membro Novo
"Isso pode mudar muito a questão, em termos de regras e segurança nas transações."

O que queres dizer com isto? Menos seguro?
Agora aguardo pela resposta da intermediária. Solicitei outra forma de confirmação de identificação (o que estranho pois já me fizeram débito no banco), de resto deram-me 48 horas para responder. A ver se não fico mal!!! Para já vou ficando...
O que me incomoda é nao ver reviews ou feedbacks a esta agencia
 

jfreitas

Membro Conhecido
brunovo disse:
"Isso pode mudar muito a questão, em termos de regras e segurança nas transações."

O que queres dizer com isto? Menos seguro?
Agora aguardo pela resposta da intermediária. Solicitei outra forma de confirmação de identificação (o que estranho pois já me fizeram débito no banco), de resto deram-me 48 horas para responder. A ver se não fico mal!!! Para já vou ficando...
O que me incomoda é nao ver reviews ou feedbacks a esta agencia
Também não conheço a agência...

o que quis dizer... e isto é especulação minha porque conheço a realidade cubana...

É possivel que a entidades cubanas a VISA exija provas de que as transações foram efectuadas e para quem... existe uma pressão muito grande sobre cuba (parte do embargo americano a cuba). São-lhes levantados obstáculos e criadas dificuldades como a mais nenhum país do mundo. É possivel que esta seja apenas mais uma... que lhes exijam estas provas a eles próprios para que lhe seja "entregue" o dinheiro que tu pagaste...

Não sei se é o caso... como disse é especulação minha e deves ter isso em consideração....
 

jfreitas

Membro Conhecido
Se viste algum comentário a esta agência aqui no fórum tenta saber qual o membro que comentou e falar directamente com ele... decerto terá informações mais precisas
 

brunovo

Membro Novo
Compreendo o que diz sobre a realidade Cubana.
Tentarei ficar calmo, e assim que souber mais novidades vou dando conta.
Mas só mais uma cosia, como diz que a empresa é cubana e não espanhola?
De resto foi o próprio jfreitas que falou deste sitio, por isso, já está a ser muito disponível ;-) Obrigado.
 

brunovo

Membro Novo
Aqui segue o que me pedriam para assinar e juntar documentação que referi... ALgo parece estranho?
jfreitas, aqui já parece espanhola a empresa?
 
Última edição por um moderador:

jfreitas

Membro Conhecido
brunovo disse:
Compreendo o que diz sobre a realidade Cubana.
Tentarei ficar calmo, e assim que souber mais novidades vou dando conta.
Mas só mais uma cosia, como diz que a empresa é cubana e não espanhola?
De resto foi o próprio jfreitas que falou deste sitio, por isso, já está a ser muito disponível ;-) Obrigado.

não me recordo do s sites que falei mas eram info de turismo...
não eram agencias de viagens...
vou confirmar e ainda respondo hoje...
quanto ao saber que é cubana... o .cu é cuba.. espanha é .es
isso significa que o dominio é cubano (ou pelo menos está em cuba)
 

brunovo

Membro Novo
Pois... foi exactamente o que li e me deixa apreensivo! Vou tambem tentar arranjar os numeros dos hoteis em cuba para certificar de que existem acordo com esta agencia e se já deram conta das marcações... A ver se descobru como fazer ligação a Cuba por telefone.
Obrigado

P.S. Sim jfreitas eram de info, sem stresses.
 

feluriti

Membro
Bruno.


Para quem gosta de viajar como todos nós, é triste percebermos que alguém pode estar na ante-câmara de uma burla....esperemos que não.

Acho que agora a melhor coisa é mesmo um contacto telefónico para o Hotel. Aí já pode tirar algumas conclusões.

Boa sorte.

Fernando
:)
 

jfreitas

Membro Conhecido
era esta parte da mensagem... certo???

há aqui uma questão...

estes sites são sites de informação turistica sobre cuba e não de agencias...

o problema... o www.gocuba.cu está errado porque é www.gocuba.com

Quando passei os links do folheto do turismo cubano enganei-me e curiosamente este é o unico .com (talvez porque o .cu já estava utilizado...)

Normalmente evito ao máximo passar sites de agencias... por isso estava a achar estranho... lamento o erro e a coincidencia de existir um site igual...



Vou tentar ver com calma o que descubro sobre isto e ainda coloco hoje ok?

informação que estava no outro topico:

Tenta ver estes sites:

www.gaviota-grupo.cu

www.cubatur.cu

www.gocuba.cu
 

jfreitas

Membro Conhecido
Bruno...

ainda existe outra questão...

se comunicares ao visa que o procedimento deles não é correcto ou que a compra não foi terminada els debitam a conta deles e creditam a tua... só tens de enviar a documentação para lá, a mostrar porque não fechaste a compra...

isto não é muito comum fazer-se por desconhecimento. eu já fiz em relação a um hotel... (cadeia hibis) e porque aleraram o preço no site consegui que a VISA cancelasse o debito no cartão...
 
Top