Novidades

Ajudar crianças e adultos na Republica Dominicana

Beto

Membro
Olá a todos,

em Setembro viajarei para a Republica Dominicana pela primeira vez. Um destino paradisíaco para nós, mas por vezes muito duro para quem lá vive. E toda a excitação da viagem, não me faz esquecer as dificuldades que muitas vezes os povos destes países vivem.
Apenas conheço o país do que vou lendo, mas gostaria de ter a ajuda de quem já lá foi, sobre como ajudar os habitantes da RD.

O objectivo deste tópico seria criar uma lista de bens que os habitantes não tenham acesso e que nós possamos ajudar (livros, lápis, roupa, produtos higiénicos, medicamentos, etc. O que for...).
E já agora, encorajar-vos a fazer o mesmo :) Podemos fazer alguém sorrir!

As dúvidas que mais me têm surgido são os bens a levar e se podemos entregar a funcionários nos próprios hotéis.
Ou se conhecerem algum ponte de recolha ou local para entregar directamente às pessoas, digam também.

Obrigado :)

NOTA: Desculpem se já existir esta informação em algum tópico, mas não consegui encontrar. Caso exista, eliminem o tópico e indiquem-me, sff.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
É um tema interessante, e bastante falado por exemplo para Cuba e pouco ou nada para outros destinos.
A Republica Dominicana é um pais bastante pobre numa rápida pesquisa consegue-se informações que 1 em cada 3 pessoas é pobre.
Encontrei esta página de itens a levar e o que não levar.
Donated Items to Bring – Dominican Republic – Outreach360
Se pesquisar um pouco, vai encontrar algumas instituições que se dedicam a causas humanitárias, talvez nada melhor que enviar um email a perguntar se para a zona que vai existe algum local onde possa levar as suas doações.
 

@patricia

Membro Conhecido
Olá,
Por Republica Dominicana iria ter em conta que estamos a falar no geral. Nós já estivemos em vários pontos da mesma, não se fala muito nisso mas, também vai depender para onde for.
Exemplo:
a ultima vez que lá estivemos foi o ano passado, por 17 dias, mas em Samaná. Apesar de ser um povo pobre, nesta zona da ilha, ninguém passa fome. Eu até nem sei como não têm mais pois, o que a nós nos custa mais, eles têm ao "pontapé". Por várias vezes alteramos os percursos das excursões para podermos interagir com a povoação, então nesta zona o estado concede um terreno que depende do nº de filhos, e têm tudo para não passarem fome. Eles trocam o que semeiam, por animais, para fazerem criação, plantam tudo que é frutas tropicais, tabaco, café e cacau.
A única dificuldade desta parte da ilha é que não existem transportes para as escolas e, os que querem ir, por vezes não têm meios. As escolas são gratuitas, os livros, assim como os uniformes que são obrigatórios;)
Calculo que vão para Punta Cana, que de todos, é o lugar mais pobre em tudo, inclusive em cultura, mas deverá se informar primeiro, pois nesta zona a interação com o povo vai ser pouca. Até as praias têm concessão e só os turistas é que podem usufruir deste espaço;););)
 
Última edição por um moderador:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Desde que tive a minha filha, comecei a olhar com outros olhos para o destino onde íamos.
Sempre que marco uma viagem, começo logo a preparar a miúda (ela tem actualmente 4 anos) a dizer que vamos levar uns brinquedos dela que já não usa, e começo também a preparar uns cadernos, canetas, lápis e também algumas lembranças que costumo comprar em quantidade quando faço compras nos sites chineses.
Na minha última viagem, as pessoas com quem eu brindei abre garrafas em forma de carta de espadas, suportes para smartphone etc, ficaram muito mais satisfeitas do que se lhe desse uma gorjeta. Eu sei que precisam de dinheiro mas o dinheiro não é tudo na vida.
Quero pensar que pelo menos os adultos vão se lembrar sempre de mim quando usarem o brinde que lhes dei.
Nesta minha última viagem, demos uns brinquedos de praia aos filhos do zelador do hotel onde ficamos em Gili T. Umas semanas depois, vejo no Facebook dele, a filha a brincar com os tais brinquedos que tínhamos deixado. São coisas pequenas que me enchem a alma, e são estas lembranças que ficam cá dentro. :):)
 
Última edição por um moderador:

LuísJ83

Membro
Desde que tive a minha filha, comecei a olhar com outros olhos para o destino onde íamos.
Sempre que marco uma viagem, começo logo a preparar a miúda (ela tem actualmente 4 anos) a dizer que vamos levar uns brinquedos dela que já não usa, e começo também a preparar uns cadernos, canetas, lápis e também algumas lembranças que costumo comprar em quantidade quando faço compras nos sites chineses.
Na minha última viagem, as pessoas com quem eu brindei abre garrafas em forma de carta de espadas, suportes para smartphone etc, ficaram muito mais satisfeitas do que se lhe desse uma gorjeta. Eu sei que precisam de dinheiro mas o dinheiro não e tudo na vida.
Quero pensar que pelo menos os adultos vão se lembrar sempre de mim quando usarem o brinde que lhes dei.
Nesta minha última viagem, demos uns brinquedos de praia aos filhos do zelador do hotel onde ficamos em Gili T. Umas semanas depois, vejo no Facebook dele, a filha a brincar com os tais brinquedos que tínhamos deixado. Sao coisas pequenas que me enche a alma, e são estas lembranças que ficam cá dentro. :):)
Nuno que felicidade em saber que existem mais pessoas assim :)
Que pena não serem todos como tu!
Fizeste-me suar dos olhos ;)
Um abraço
 
Última edição por um moderador:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Obrigado :)
Eu próprio me arrepio quando revejo algumas fotos.
Este ano ainda vamos à ilha de Santiago, vai ser top top.
Já estou a fazer junto de amigos colheitas de canetas, lápis e coisas dessas pois folhas e mini cadernos arranjo eu.
Roupa é que é mais dificil porque depois não tenho espaço nas malas :)
 
Última edição por um moderador:
Top