Novidades

Ajuda Roteiro Islândia

Saruka

Membro Conhecido
Allo viajantes!

Estou a planear a minha viagem à Islândia para Setembro, tenho um esboço do roteiro feito mas com algumas questões, por isso espero que me possam ajudar :)

Dia 25 Setembro : Chegada 16h50 Aeroporto Keflavik - Kirkjufell - (dormir: Old post office guesthouse)

Dia 26 Setembro : Arnastapi; Budir; Snaefellsness - seal spotting; Akureyri; Husavik (ir ao GeoSea) (dormir em Husavik)

Dia 27 Setembro : Husavik ; Lago Mývatn, Namaskarð, Pseudocrateras de Skútustadir , as formações vulcânicas de Dimmuborgir e o Krafla; Cratera Hverfell; Viti Lake; Banhos Naturais Mývatn (Dormir - Dimmuborgir Guesthouse)

Dia 28 Setembro : Detifoss; Deyðisfjörður; Vestrahorn mountain (Dormir em Hofn)

Dia 29 Setembro : Hofn; Jolklsá; Jokursarlon / diamond beach (passeio de barco?); Svartifoss (Dormir em Vik/Myrdal ou jokursarlon ou Klausturhof guesthouse)

Dia 30 Setembro : Reynisdrangar; Reynisfjara Black Sand Beach ; Dyrholaey Arch ; Skogafoss ; Seljandfoss; (Dormir : Hellisholar Cottages)

Dia 1 Outubro : Kerid; Geyser; Gulfoss; Thingvellir; (Dormir : Reyquiavique)

Dia 2 Outubro : Reyquiavique de manha. Tarde - voo

Questões:

1 - Vale a pena fazer o passeio de barco na diamond beach?
2 - Vale a pena fazer a observação de baleias ? se sim em Akureyri ou Husavik?
3 - Dia 26 Setembro dará para ir dormir a Husavik ou é demasiado puxado a nivel de tempo? o meu interesse em ir dormir a Husavik é ir ao GeoSea ao fim do dia.
4 - É melhor fazer o dia 29 e 30 no mesmo dia? Ou seja, ir de Hofn até Seljandfoss no mesmo dia e guardar mais um dia para a zona de Myvatn?

Isto é um esboço das informações que fui recolhendo, juntando todos os locais que tenho interesse em ir, mas como nunca fui não tenho a noção dos tempos que se perde em cada local. Todas as sugestões são bem-vindas :)

Obrigada!
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,

Vais chegar a Husavik muito tarde.... provavelmente já não dará para ir ao Geosea, se não no dia seguinte de manhã
Em relção às baleias, o melhor é decidir lá face ao tempo disponivel e tempo atmosféirco. Estando em Husavik o melhor seria ir logo a partir daqui; que está eu Akureyri desloca-se até lá ou a Dalvik para embarcar... Eu optei por não ir por questão de gestão de tempo e falta de roupa adequada. Aliás, desisti de ir a Husavik em geral.
O passeio para ver as baleias demora 3 horas; em Setembro/Outubro há uma saida às 9 e outra às 13 horas
 
Última edição:

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada pelo feedback @Leonorb ! Nesse caso consoante a hora que chegar a Husavik logo vejo a ida ao GeoSea.
Vou deixar as baleias para decidir para o fim dependendo do tempo que vamos ter nessa zona.
 

David sf

Membro Conhecido
Questões:

1 - Vale a pena fazer o passeio de barco na diamond beach?
2 - Vale a pena fazer a observação de baleias ? se sim em Akureyri ou Husavik?
3 - Dia 26 Setembro dará para ir dormir a Husavik ou é demasiado puxado a nivel de tempo? o meu interesse em ir dormir a Husavik é ir ao GeoSea ao fim do dia.
4 - É melhor fazer o dia 29 e 30 no mesmo dia? Ou seja, ir de Hofn até Seljandfoss no mesmo dia e guardar mais um dia para a zona de Myvatn?
Olá! Provavelmente já não virá a tempo, mas tendo acabado de chegar da Islândia, aqui vão as minhas opiniões:

1 - Não fiz, porque já não havia lugares livres quando lá cheguei. Se queres ir, marca com antecedência. Após lá estar fiquei com a minha opinião que o passeio de barco não justifica o preço do bilhete (a rondar os 70 euros). Quase tudo se vê bem desde a margem do lago e a Diamond Beach é maravilhosa e merece mais o nosso tempo (e ficamos com mais dinheiro na carteira);
2 - Se fizeres faz em Husavík, não só há muitas agências a fazer a partir de lá, como pelo teu percurso me parece que o dia 27 é o que está mais livre em termos de tempo. Concordo com a opinião da Leonor, decide quando lá estiveres. Pelas mesmas razões da Leonor eu não fiz o passeio. Já estive na Lapónia com -20ºC, mas digo-te que sofri muito mais com o frio cortante dos +8ºC de Husavík, e aquele vento vindo do mar. Nem quero imaginar como seria dentro do barco, com a deslocação do ar...
3 - A península de Snaefellsnes é espectacular, perdi quase um dia inteiro por lá, muito provavelmente chegarás muito tarde a Husavík. Nota que a esmagadora maioria das guesthouses na Islândia são de gerência familiar e fecham o check-in muito cedo, algumas cobrando por check-in após as 20h. Se optares por não ires ver as baleias e não conseguires ir ao GeoSea, Husavík é absolutamente dispensável e provavelmente ficarias melhor a dormir em Akureyri. (Já agora, para ver focas em Snaefellsnes é na praia Ytri Tunga. Há muitos outros locais no país onde dizem haver focas, mas só as vi na Ytri Tunga).
4 - Na minha opinião não, acho que os dias estão bem divididos. A zona do lago Mývatn vê-se rapidamente, é tudo muito próximo. E a costa Sul, para além das atracções mais famosas que mencionas tem várias outras que te vais dando conta no caminho, quase que somos "obrigados" a parar a cada 10 minutos.

Desejo-te boa sorte com o tempo. A Islândia com Sol é ainda mais maravilhosa!
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @David sf , vens muito a tempo! Obrigado pelo teu feedback :)

Entretanto com a preciosa ajuda da @Leonorb fiz algumas actualizações ao roteiro que passo a escrever.

Contínuo a achar que deveria dormir mais para sul na noite de Egilstadir e na noite de Hofn, de forma a haver uma melhor distribuição, acho que o dia 30 está muito cheio. Qual é o teu feedback?

dia 25

Keflavik - kirkjufell

Dormir: Old post office guesthouse

dia 26 -

Arnastapi
Budir
Snaefellsness - seal spotting
Hvitserkur
Akureyri - ver cidade se tiver tempo
Seguir para Husavik

Dormir: Husavik - Skógar Sunset Guesthouse

dia 27

De Akureyri para Myvatn ir a Godafoss.
Visite a região do lago Mývatn, local de paisagens vulcânicas como a passagem de Namaskarð, as pseudocrateras de Skútustadir , as formações vulcânicas de Dimmuborgir e o Krafla, um dos mais interessantes vulcões da Islândia. Cratera Hverfell.
Viti Lake.
Mais tarde, relaxe bastante após um dia inteiro de viagem nas calmas águas geotermais dos Banhos Naturais Mývatn.

Dormir - Dimmuborgir Guesthouse

dia 28

Myvatn
Detifoss
Egisltadir
Seyðisfjörður

Dormir: Egilstadir - Lygás Guesthouse

dia 29


Vestrahorn mountain
Stokksnes
Hofn

Dormir: Hofn Guesthouse

dia 30

Jolklsá
Jokursarlon / diamond beach (passeio de barco?)
Svartifoss
Reynisdrangar; Reynisfjara Black Sand Beach
Dyrholaey Arch
Skogafoss
Seljandfoss; gljufrabui (1km a norte da seljandfoss)

Dormir : Hellisholar Cottages;

dia 1


Kerid
Geyser
Strokkur
Thingvellir;
Silfra
Gulfoss

Dormir : Reyquiavique - Fosshotel Baron

dia 2

Reyquiavique de manha
 

Leonorb

Moderador
Staff
Dia 29 talvez, não sei.... eu já estava a ficar cansada e como demorei bastante na Detifoss porque havia muita neve e gelo no chão e não tinha botas, sobe-me bem não guiar tanto; mesmo assim cheguei ao hotel tarde, tipo 8 e tal. Se não conseguires ver tudo no dia 27 podes deixar o vulcão krafla e o Viti para o dia seguinte. Não te esqueças que os dias em Setembro-Outubro são mais curtos.
Aukureyri dá para ver de carro, de passagem. É bonita a cidade e o fiord
Dia 29 é que talvez fosse bom dormir um pouco mais para sul mesmo que depois tenhas de andar um pouco para trás para ires aos glaciares; talvez em Hof que ficas perto do parque Skaftafell e da Svartifoss. Eu nesta zona fiquei em Kirkjubæjarklaustur

Vamo ver o que acha o David
 

David sf

Membro Conhecido
Olá @David sf , vens muito a tempo! Obrigado pelo teu feedback :)

Entretanto com a preciosa ajuda da @Leonorb fiz algumas actualizações ao roteiro que passo a escrever.

Contínuo a achar que deveria dormir mais para sul na noite de Egilstadir e na noite de Hofn, de forma a haver uma melhor distribuição, acho que o dia 30 está muito cheio. Qual é o teu feedback?
Boas!

O dia de Egilstadir está bem preenchido. Ir à Dettifoss e voltar são cerca de 1,5 a 2 horas (são 50 km de estrada - vai pela estrada do lado Oeste, do outro lado está em muito más condições - e se quiseres ir à Selfoss são 10 minutos a pé em cada sentido) e a ida a Seydisfjordur consome-te no mínimo 3 horas (mais de uma hora em estrada, visita à aldeia e paragem em dois ou três miradouros no caminho).

O dia seguinte é que acho que ficava melhor dormir um pouco depois de Hofn, na zona do Jokulsarlon. No sentido contrário demorei cerca de 6 horas de Hofn a Egilsstadir, parando por 5/10 minutos em vários locais. E assim o dia seguinte não ficava tão cheio.
 

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada aos dois, vou ver o que há de alojamentos mais a baixo e depois comunico!
 
Top