Novidades

Ajuda Croácia

PAA

Membro
Boa noite a todos, pretendo viajar para a Croácia, com passagem pela Eslovénia, em Setembro. Somos um casal com uma menina de 4 anos, que já vai gostando destas andanças das viagens :)
Estou a organizar aquilo que será o nosso percurso mas sempre que acho que já está surgem-me dúvidas e "empanco" novamente... A ideia será por chegar a Zagreb e regressar por Dubrovnik, 13 dias de viagem. Percurso pensado até agora:
1º dia - Chegada ao aeroporto de Zagreb, levantar carro, e rumo a Liubliana onde iremos ficar 2 noites.
2º dia - Liubliana
3º dia - Saída do hotel em Liubliana e desvio para conhecer o Lago Bled e talvez Vintgar Gorge (muito interrogado, não se será fácil com a pequena). Rumo a Plitvice para pernoitar 1 noite (a 2 km do parque)
4º dia - Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (vamos ver que percurso conseguirei fazer). Saída do parque e estrada até Zadar (1 noite)
5º dia - Saída do hotel em Zadar rumo ao Parque Nacional de Krka. Saída do parque rumo a Sibenik para voltinha e novamente estrada para Split onde iríamos ficar 4 noites. Aqui começam as dúvidas, a ideia seria fazer base em Split para não andarmos sempre a entrar e sair de hotel, e tornar a viagem mais relax a partir daqui.
6ºdia - Split (com tempo para relax na praia)
7ºdia - Ferry para a ilha de Brac (Bol, praia de Zlatni Rat), regresso a Split
8º dia - Ferry para a ilha de Hvar, regresso a Split
9ºdia - Saída do hotel em Split, desvio para conhecer Trogir e estrada para Dubrovnik onde ficaríamos também 4 noites; conhecer a cidade, talvez ilha de Korkula ou Vis, ou possibilidade de antes de entregar carro ir até Kotor (Montenegro).

Bem as dúvidas, tive a ver os ferry para as ilhas a partir de Split e parece-me que para ter um horário mais alargado nas ilhas os ferry só para pessoas são mais limitados em termos de horários. Indo por exemplo no ferry que leva carros sendo que estes atracam fora do centro será melhor levar carro? Para conhecer as ilhas também me parece mais fácil mas mais caro claro. Seria melhor só ficar 2 noites em Split e as outras 2 noites numa das ilhas? Qual entre Hvar e Brac (Bol)??
Será este circuito muito ambicioso??
Agradeço todas as sugestões e ajudas que me possam dar, o plano inicial seriam 10 dias mas para poder ir a todos os sítios que queria e não deixar de ser férias aumentei para 13 :) Obrigada e desculpem a extensão do texto.
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá,

Parece-me uma viagem muito gira, embora cansativa! :)
Desses lugares já fui a Dubrovnik e Kotor. Se não quiser fazer praia em Dubrovnik, não necessitará de tantos dias por lá. 2/3 bastam. Vá a Lokurm, que vale a pena (pela natureza)!
Para Kotor um dia basta, aquilo é muito pequeno. Recomendo subir as muralhas e apreciar a vista de lá, coisa que eu infelizmente não pude fazer mas por isso mesmo tenciono regressar.

Pode ver o meu report dessas férias aqui (inclui também vídeo).
 
  • Gostar
Reações: PAA

PAA

Membro
Pois tenho receio que se torne cansativa mas à medida que formos andando também podemos ir fazendo ajustes. As 4 noites quer em Split quer em Dubrovnik são com a intenção de conhecer, passear, praia e relax, já que os dias dos parques vão ser mais puxados! Tenho muita vontade de conhecer Kotor e depois do seu report ainda mais! :) Uma vez que vou alugar carro talvez fique com ele mais um dia para ir até Kotor (em vez de entregar à chegada a Dubrovnik). Aqui também tenho algumas dúvidas: entrego carro e vou em excursão ou vamos de carro? Já li algures que se faz bem de carro, por outro lado já me disseram que chegar a Kotor de barco é fantástico (e também há excursões de barco desde Dubrovnik talvez mais caras)... Tem ideia? Tantas indecisões... Lokrum ficou na retina, a minha pequena viajante vai adorar os seus habitantes :)
Obrigada pela ajuda, vou aguardar se mais alguém se pronuncia ;)
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Se as nossas viagens não forem cansativas não as estamos a fazer bem... É assim que costumo pensar para mim mesma :D
Sendo a ideia relaxar, aconselho estadia em Lapad (Drubrovnik) pois proporciona uns belos passeios e pôr-do-sol lindo, assim como alojamento e restauração com preços mais acessíveis que a cidade velha.

Quanto a Kotor, eu cheguei a ter a mesma dúvida, e optei pela excursão organizada por causa da travessia da fronteira. Ouvi dizer que pode ser demorada, e quando vai com guia o processo é facilitado (ele pede logo os nossos passaportes com antecedência). Claro que depende da hora, da altura do ano, de muita coisa... Mas quando fomos de facto estava caótico, e o guia explicou que aquilo não era nada comparado com a época alta. Em relação ao barco não posso ajudar.

Boas férias! :)
 
  • Gostar
Reações: PAA

PAA

Membro
Se as nossas viagens não forem cansativas não as estamos a fazer bem... É assim que costumo pensar para mim mesma :D
Sendo a ideia relaxar, aconselho estadia em Lapad (Drubrovnik) pois proporciona uns belos passeios e pôr-do-sol lindo, assim como alojamento e restauração com preços mais acessíveis que a cidade velha.

Quanto a Kotor, eu cheguei a ter a mesma dúvida, e optei pela excursão organizada por causa da travessia da fronteira. Ouvi dizer que pode ser demorada, e quando vai com guia o processo é facilitado (ele pede logo os nossos passaportes com antecedência). Claro que depende da hora, da altura do ano, de muita coisa... Mas quando fomos de facto estava caótico, e o guia explicou que aquilo não era nada comparado com a época alta. Em relação ao barco não posso ajudar.

Boas férias! :)

Obrigada! Estava agora mesmo a ver alojamento em Dubrovnik :)

Nunca mais chega Setembro ;)
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @PAA, eu fiz uma roteiro semelhante em Junho do ano passado :)
Vou tentar ajudar, tendo em conta a minha experiência. Fiz tudo igual até Split. Em Split entreguei o carro e apanhei o ferry em direcção a Hvar. Em Hvar fiz day tour para Green, e Blue Cave e Stiniva Beach em Vis, fiz outro day tour para Bol, e outro day tour para as ilhas Pakleni. Fiquei um dia a conhecer as praias e a Hvar Town. No vosso caso poderiam alugar um dia carro em Hvar e fazer estes passeios de barco. acabariam por pernoitar sempre no mesmo local mas visitavam locais diferentes. Depois de Hvar apanhei o barco para Dubrovnik, onde fiquei mais 4 dias. Em Dubrovnik não necessitam de carro, a rede de autocarros é boa, a não ser que queiram ir à Bósnia ou a Montenegro, mas também podem alugar mesmo lá. Atenção que no percurso de carro entre Split e Dubrovnik há um pedaço de território que é da Bósnia, não sei bem como funciona essa situação.

Qualquer dúvida dispõe :)
 
  • Gostar
Reações: PAA

PAA

Membro
Olá @PAA, eu fiz uma roteiro semelhante em Junho do ano passado :)
Vou tentar ajudar, tendo em conta a minha experiência. Fiz tudo igual até Split. Em Split entreguei o carro e apanhei o ferry em direcção a Hvar. Em Hvar fiz day tour para Green, e Blue Cave e Stiniva Beach em Vis, fiz outro day tour para Bol, e outro day tour para as ilhas Pakleni. Fiquei um dia a conhecer as praias e a Hvar Town. No vosso caso poderiam alugar um dia carro em Hvar e fazer estes passeios de barco. acabariam por pernoitar sempre no mesmo local mas visitavam locais diferentes. Depois de Hvar apanhei o barco para Dubrovnik, onde fiquei mais 4 dias. Em Dubrovnik não necessitam de carro, a rede de autocarros é boa, a não ser que queiram ir à Bósnia ou a Montenegro, mas também podem alugar mesmo lá. Atenção que no percurso de carro entre Split e Dubrovnik há um pedaço de território que é da Bósnia, não sei bem como funciona essa situação.

Qualquer dúvida dispõe :)
Ola Saruka, obrigada pela resposta. Efectivamente a ideia é alugar carro logo no aeroporto de Zagreb e só entregar em Dubrovnik depois de um dia pelo Montenegro (Kotor). Também tenho interesse de fazer um desvio no dia de viagem Split - Dubrovnik para conhecer Mostar na Bósnia.
Acha que é mais interessante fazer base em Hvar do que em Split para conhecer as ilhas? E em termos de horários dos ferrys para as ilhas? Pelo que vi há bastantes ferrys a sair de Split o que me permitiria conhecer as ilhas a partir daqui. Tenho receio que uma vez lá me arrependa de não ficar numa das ilhas a pernoitar... Obrigada pela ajuda e já agora gostou da viagem num todo? Mudaria alguma coisa? :)
 
Última edição por um moderador:

Saruka

Membro Conhecido
Vou começar pela resposta mais fácil :) a unica coisa que mudaria na minha viagem era o hotel de Dubrovnik e teria ido a Montenegro e Bosnia. Mas na altura apanhamos demasiado calor e ultimos dias da viagem... o corpo só pensava em água :)
Eu sou suspeita para falar de Split pois apanhamos um vento fora do normal na cidade pelo que não deixou saudades. Adorei Hvar e o seu ambiente jovem e agitado. Mas vai do gosto pessoal. Hvar também é mais caro do que Split. Quanto a ferries penso que não é problemático, há varios por dia. Mas acho que se torna mais cansativo.
Eu adorei a viagem! Acho que é um pais lindissimo e voltaria já novamente :)
 
  • Gostar
Reações: PAA

PAA

Membro
Vou começar pela resposta mais fácil :) a unica coisa que mudaria na minha viagem era o hotel de Dubrovnik e teria ido a Montenegro e Bosnia. Mas na altura apanhamos demasiado calor e ultimos dias da viagem... o corpo só pensava em água :)
Eu sou suspeita para falar de Split pois apanhamos um vento fora do normal na cidade pelo que não deixou saudades. Adorei Hvar e o seu ambiente jovem e agitado. Mas vai do gosto pessoal. Hvar também é mais caro do que Split. Quanto a ferries penso que não é problemático, há varios por dia. Mas acho que se torna mais cansativo.
Eu adorei a viagem! Acho que é um pais lindissimo e voltaria já novamente :)
Vou dar mais uma olhada no circuito para ver se fecho essa parte! Nunca mais chega Setembro... ;) Obrigada pelas dicas :)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá PAA :)

Quando fui aos Balcãs visitei Mostar e a zona antiga é muito bonita mas cheia de turistas.
Caso tenhas tempo aconselho a passagem por uma vila que fica a 15 minutos chamada Blagaj... não fui pois ia em circuito mas qualquer dia quero ir.
Em Dubrovnik fiquei em Lapad, gostei da zona e para quem tem carro é mais prático que a cidade velha.

Quanto a Kotor, a vantagem de ir de carro é que podes ir parando nas belas terreolas ao longo da baía. Em Kamenari há ferry para Lepetani do outro lado da baía.
Uma sugestão é fazeres a baía de carro para lá e no regresso ires até Tivat e depois em Lepatani apanhar o ferry para Kamenari e daí regressar a Dubrovnik.
Acho que é em Perast que se pode ir de barco às 2 ilhas no meio da baía... não cheguei a ir pois desabou um dilúvio!
Se quiseres podes ver algumas fotos desses locais no meu report ;)
 
  • Gostar
Reações: PAA

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas, para quando essa viagem? Eu vou lançar em breve um report da road-trip que fiz até Kotor Bay... Entretanto se ainda tiveres questões, força.

Cumps
RR
 
Última edição por um moderador:

euzinha

Membro Ativo
@PAA Vais adorar a Croácia :D. É um pais lindo... eu fiz toda a costa de carro - iniciei em Zadar e acabei em Dubrovnik (cidade histórica e de uma beleza de cortar a respiração - deves tentar ficar num alojamento dentro das muralhas. Não te esqueças de tentar observar um por do sol num dos bares que ficam na encosta...é maravilhoso)
Os Lagos Plitvice para mim foram o ponto alto. São lindos e merecem um passeio tranquilo. Se conseguires entrar logo cedo é o melhor, porque depois fica muita gente, embora em Setembro talvez já não seja o ponto alto do turismo.
Split é uma cidade lindíssima que merece uma paragem demorada para apreciar todas as ruas e casas.
Boas viagens:D
 
  • Gostar
Reações: PAA

PAA

Membro
Boas, para quando essa viagem? Eu vou lançar em breve um report da road-trip que fiz até Kotor Bay... Entretanto se ainda tiveres questões, força.

Cumps
RR
Saímos de Lisboa dia 1 de Setembro. Tenho lido sobre Dubrovnik estar a limitar a entrada de turistas nas muralhas/ cidade antiga. Teve problemas nesse sentido? E o report está quase a sair?? Gostava muito de o ler :)

@PAA Vais adorar a Croácia :D. É um pais lindo... eu fiz toda a costa de carro - iniciei em Zadar e acabei em Dubrovnik (cidade histórica e de uma beleza de cortar a respiração - deves tentar ficar num alojamento dentro das muralhas. Não te esqueças de tentar observar um por do sol num dos bares que ficam na encosta...é maravilhoso)
Os Lagos Plitvice para mim foram o ponto alto. São lindos e merecem um passeio tranquilo. Se conseguires entrar logo cedo é o melhor, porque depois fica muita gente, embora em Setembro talvez já não seja o ponto alto do turismo.
Split é uma cidade lindíssima que merece uma paragem demorada para apreciar todas as ruas e casas.
Boas viagens:D

Nunca mais chega setembro!!! Realmente a quantidade de turismo preocupa um bocadinho... será que vai estar mais calmo em setembro, vou logo no inicio por isso não sei se será mais calmo...

Obrigada :)
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas.
Visitei o centro de Dubrovnik no dia 4 de Agosto, ou seja, em plena época da confusão... Não vi qualquer limitação a turismo, sendo que o que pode acontecer é estarem a querer limitar o número de cruzeiros diários, algo que também acontece noutras cidades. Honestamente, o que é difícil em Dubrovnik é o estacionamento que é um abuso de preço, sendo que eu consegui estacionar sem pagar... Quanto à confusão que todos relatam, efectivamente havia muuuuita gente, mas não achei nada de stressante, ao contrários de outros locais onde já estive (e eu detesto multidões)... Visitei as muralhas, museus e etc, sem filas e no restaurante tive mesa e fui servido rápido.

Quanto ao report, está quase...
 
Última edição por um moderador:
  • Gostar
Reações: PAA

Nuno Breia

Membro Conhecido
Saímos de Lisboa dia 1 de Setembro. Tenho lido sobre Dubrovnik estar a limitar a entrada de turistas nas muralhas/ cidade antiga. Teve problemas nesse sentido?
O presidente quer limitar, mais ainda não há nenhuma medida a não serem os preços mais altos das atracções.

Kotor e Mostar será suficiente fazer em excursão de um dia a cada a partir de Dubrovnik, poupa tempo e dinheiro.

Quanto aos dias em Split e Dubrovnik, se for com intenção de praia, Ok... mas para visitar, depende do ritmo, para o meu ritmo Dubrovnik visita-se numa manhã, Lokrum dá para passar o dia, ir cedo para visitar antes do calor, e depois ficar a fazer praia... Hvar e Bol, adorei... Hvar se pernoitar, recomendo a pôr-do-sol no Hula Hula, não preciso consumir, é aberto...
 
  • Gostar
Reações: PAA

PAA

Membro
Boas.
Visitei o centro de Dubrovnick no dia 4 de Agosto, ou seja, em plena época da confusão... Não vi qualquer limitação a turismo, sendo que o que pode acontecer é estarem a querer limitar o nº de cruzeiros diários, algo que também acontece noutras cidades. Honestamente, o que é difícil em Dubrovnick é o estacionamento que é um abuso de preço, sendo que eu consegui estacionar sem pagar... Quanto à confusão que todos relatam, efectivamente havia muuuuita gente, mas não achei nada de stressante, ao contrários de outros locais onde já estive (e eu detesto multidões)... Visitei as muralhas, museus e etc, sem filas e no restaurante tive mesa e fui servido rápido.

Quanto ao report, está quase...

Obrigada pelo relato, fico mais descansada! Aguardo o report, será que sai antes do dia 1?? (sem pressão claro! ;):D)

O presiden, te quer limitar, mais ainda não há nenhuma medida a não serem os preços mais altos das atracções.

Kotor e Mostar será suficiente fazer em excursão de um dia a cada a partir de Dubrovnik, poupa tempo e dinheiro.

Quanto aos dias em Split e Dubrovnik, se for com intenção de praia, Ok... mas para visitar, depende do ritmo, para o meu ritmo Dubrovnik visita-se numa manhã, Lokrum dá para passar o dia, ir cedo para visitar antes do calor, e depois ficar a fazer praia... Hvar e Bol, adorei... Hvar se pernoitar, recomendo a pôr-do-sol no Hula Hula, não preciso consumir, é aberto...
Sim a intenção é fazer praia ou pelo menos dar uns mergulhos no Adriático :). Não vou pernoitar nas ilhas, por uma questão de não andar sempre com as malas às costas acabei por manter o plano original de 4 noites em Split e daqui ir às ilhas e 4 noites em Dubrovnik. Em Dubrovnik acha que será mais interessante fazer passeio a Lokrum ou a Korkula? Estou a ponderar Lokrum...

O nosso ritmo pois... com uma pequena de 4 anos e um marido que se perde a fotografar... não é fácil!! :p
 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
@PAA Lokrum é uma pequena ilha a 10 minutos de barco de Dubrovnik, Korcula fica a 1h30 de ferry e é uma ilha a sério, são coisas distintas... Também tem as Elaphiti ao largo de Dubrovnik, a estas não fui...
 
Última edição por um moderador:

PAA

Membro
@PAA Lokrum é uma pequena ilha a 10 minutos de barco de Dubrovnik, Korcula fica a 1h30 de ferry e é uma ilha a sério, são coisas distintas... Também tem as Elaphiti ao largo de Dubrovnik, a estas não fui...
Sim tenho noção disso, em todo o caso se der para tirar um dia para ir passá-lo numa ilha terei de escolher. :) Acho que será uma decisão para o momento conforme cansaço e tudo isso!

Obrigada :)
 

euzinha

Membro Ativo
@PAA lembrei-me de uma dica que pode ser muito útil para quando visitares Dubrovnik: existe uma fonte enorme com várias saídas de água deliciosa e muitoooo fresquinha onde podes encher a tua garrafa de água sempre que quiseres. Assim evitas gastar muito dinheiro em garrafas de água, porque o calor nesta cidade é sempre muito...(embora não saiba as temperaturas de Setembro).
A fonte fica na praça principal e vais passar por lá muitas vezes, uma vez que a cidade dentro das muralhas é pequena .
 
Última edição por um moderador:
  • Gostar
Reações: PAA
Top