Novidades

Agência de Viagens Marsans encerrou e deixa clientes em terra

basapistas

Membro Conhecido
Segundo o JN, Dezenas de pessoas em todo o país, que compraram pacotes de viagens à agência Marsans, não puderam ontem viajar. A empresa mandou fechar as lojas sem emitir vouchers e sem pagar aos operadores. Viagens marcadas para hoje, domingo, e amanhã, segunda-feira, também não se vão realizar.
As dificuldades que enfrenta o Grupo Marsans, de origem espanhola, manifestaram-se desta maneira abrupta em Portugal. Na terça-feira, o novo director-geral da Marsans Lusitana, José Vicente, deu instruções às lojas para cobrarem aos clientes com reservas a totalidade das viagens. Na quarta, pediu-lhes que depositassem essas verbas. Na quinta, foi para Espanha e, anteontem, mandou encerrar todos os balcões no fim-de-semana.
Os funcionários das lojas Marsans - que são cerca de 30 em todo o país, fora as agências associadas - calculam que entre 300 a 400 pessoas tenham ficado em terra este fim-de-semana. Amanhã, mais passageiros perderão a sua viagem porque os operadores, com pagamentos em falta por parte da Marsans, não emitiram os vouchers nem os bilhetes de avião por si comprados.
O mesmo director-geral enviou, anteontem, um mail às lojas que causou perplexidade. Dava ordens para fecharem as portas, para sua própria protecção, e deixava ao critério de cada um avisar ou não os clientes da impossibilidade de efectuarem as suas viagens marcadas para o fim-de-semana. Se o fizessem, segundo relatou ao JN um chefe de loja, deviam efectuar esses contactos fora das lojas.
Os funcionários da Marsans Lusitana emitiram ontem um comunicado, solidarizando-se com os clientes e demarcando-se da "medida de encerramento imposta". Alguns foram ameaçados por clientes frustrados ao telefone. O chefe de uma loja do Norte contou ao JN que durante a madrugada de sexta e o dia de ontem, os funcionários tentaram, pelos seus próprios meios, salvar algumas viagens.
Manuel Almeida, do Porto, soube na sexta que não poderia, ontem, embarcar com a família para a Grécia. No dia anterior, tinha pago a última tranche do seu pacote de quase 4 mil euros na loja Viagens Auchan by Marsans (uma parceria da rede com o grupo Auchan) do centro comercial Parque Nascente, em Rio Tinto. "Vou tentar recuperar o pagamento junto do Instituto do Turismo de Portugal", disse ao JN.
Ontem, a loja onde pagou a viagem estava fechada, como outras na cidade do Porto, em Guimarães (onde cerca de 30 pessoas perderam viagens) e Lisboa. Avisos na porta indicavam fecho "por motivos de força maior" ou ainda, no caso do Parque Nascente, que abre todos os dias até à meia-noite, "por motivos operacionais". O número nacional da Marsans dava uma mensagem gravada, informando que os serviços estavam encerrados. A página da empresa na Internet também estava inacessível.
O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, João Passos, considera a situação "inadmissível e surrealista", além de inédita nos 45 anos que leva de trabalho no sector, declarou ao JN. Tentativas de contacto com o director-geral da Marsans Lusitana, José Vicente, ou ainda com o Grupo Auchan. foram infrutíferas.
 

basapistas

Membro Conhecido
Uma vergonha... e a crise não explica tudo....esta agencia já algum tempo vinha a dar sinais de n ão andar bem... logo para todos que tinham reservas e pagamentos feitos ... preparem-se para uma longa batalha.. e férias estragadas...!!
 

Tiago00

Membro Novo
Foi só mesmo por acaso que também não marquei as férias nesta agência.
Já hà bastante tempo que em Espanha isto estava a acontecer e está na cara qual foi a táctica. Encher os bolsos o mais possível antes de fechar portas.
Quanto ao presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, acho inadmissível que não tivesse já medidas preparadas para esta situação, sendo conhecida a situação da sede espanhola.

Boa sorte a todos que ficaram sem dinheiro e em terra, espero que consigam recuperar tudo e gozar as suas férias.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Estas situações são sempre muito dificeis de resolver...

Se por um lado era mais ou menos evidente que poderia acontecer, por outro, em muitos casos, as empresas acabam por ser adquiridas por outras que retomam os negócios e assumem as responsabilidades anteriores.

Avisar que "está a acontecer" pode ter o efeito inverso de lançar o pânico provocando uma corrida aos cancelamentos, inviabilizando assim qualquer possibilidade de recuperação que ainda exista.

Penso que quem tem viagem marcada por este operador deve em 1º lugar consultar um advogado e manter uma postura calma perante os acontecimentos.

Nada garante que não possa existir uma alteração radical na situação actual. (O grupo auchan pode assumir as responsabilidades, a marsans pode ser adquirida ou incorporada noutro operador...)

Não é seguramente altura de mandar a toalha ao chão e desistir.

Outra questão são as Marsans "franchisadas" nestes casos a responsabilidade directa é da agência e é ela a responsavel por garantir a viagem ou devolver o dinheiro. Não se deixem ir na cantiga de "a culpa ser da falência da Marsans" ou de "não poderem fazer nada". São responsáveis porque eles próprios são clientes da Marsans. Têm personalidade jurídica própria, portanto podem ser responsabilizados directamente.

O que escrevi não deve ser considerado como verdade absoluta, é apenas a minha opinião e se houver alguém com mais conhecimentos pode e deve rectificar o que disse.

Será uma boa ajuda para todos... uma opinião de advogado seria o ideal...

Por último.. as noticias são uma fonte de informação, mas daí até serem a verdade absoluta e fiel dos factos, vai uma distância enorme!!! À que ter isso em atenção...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Pois... efectivamente não é de todo uma situação nada agradável para ninguem, principalmente para o consumidor final (cliente)

Vou tentar na resposta do Freitas "opinar" naquilo que "sei" e que estarei um pouco mais á vontade para responder, espero poder ajudar com o que sei sobre esta matéria.

Queria contudo deixar bem claro que a minha resposta é só como participante activo deste forum.

jfreitas disse:
Estas situações são sempre muito dificeis de resolver...

Se por um lado era mais ou menos evidente que poderia acontecer, por outro, em muitos casos, as empresas acabam por ser adquiridas por outras que retomam os negócios e assumem as responsabilidades anteriores.

Avisar que "está a acontecer" pode ter o efeito inverso de lançar o pânico provocando uma corrida aos cancelamentos, inviabilizando assim qualquer possibilidade de recuperação que ainda exista.

Penso que quem tem viagem marcada por este operador agencia de viagens, o operador que pertence ao grupo é a Mundicolor deve em 1º lugar consultar um advogado e manter uma postura calma perante os acontecimentos.

Nada garante que não possa existir uma alteração radical na situação actual. (O grupo auchan pode assumir as responsabilidades, a marsans pode ser adquirida ou incorporada noutro operador grupo de agencia de viagens...)

Não é seguramente altura de mandar a toalha ao chão e desistir. Concordo plenamente e aqui é agir o mais rapido possivel, pois existe uma garantia bancaria junto das entidades competentes que pode ser accionada, o problema será que quase garantidamente nao vai dar para todos. Rapidez é a palavra "ordem"

Outra questão são as Marsans "franchisadas" nestes casos a responsabilidade directa é da agência (pode nao ser bem assim, pois pelo que sei existem 2 tipos de franschisados, unns que têm alvará proprio e os outros que utilizavam o alvará da Marsans) os 1ºs penso que não têm problemas pois efectuavam directamente o pagamento aos operadores, enquanto que os segundos penso que era a casa "mae" que fazia o pagamentoe é ela a responsavel por garantir a viagem ou devolver o dinheiro. Não se deixem ir na cantiga de "a culpa ser da falência da Marsans" ou de "não poderem fazer nada". São responsáveis porque eles próprios são clientes da Marsans. Têm personalidade jurídica própria, portanto podem ser responsabilizados directamente.

O que escrevi não deve ser considerado como verdade absoluta, é apenas a minha opinião e se houver alguém com mais conhecimentos pode e deve rectificar o que disse.:) amigo foi o que tentei fazer, espero que nao leves a mal ter aproveitado a tua mensagem

Será uma boa ajuda para todos... uma opinião de advogado seria o ideal...

Por último.. as noticias são uma fonte de informação, mas daí até serem a verdade absoluta e fiel dos factos, vai uma distância enorme!!! À que ter isso em atenção...
Espero ter ajudado

paulo
 

RedRosa

Membro Novo
Bonito... marquei férias para Agosto e agora a agencia fecha as portas. Será que devo cancelar tudo? Hmmm
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
CarinaJ disse:
Bonito... marquei férias para Agosto e agora a agencia fecha as portas. Será que devo cancelar tudo? Hmmm
Olá Carina,

Acho que numa 1ª fase o melhor será tentar contactar a sua agencia Marsans, para eles lhe esclarecerem melhor a situação, pois neste momento o que se sabe é pelos jornais/Tv


Espero ter ajudado

paulo
 

brdydy

Membro Novo
Eu paguei 700 euros, e agora o que devo fazer??
Vou perder o meu dinheiro e as minhas ferias??
Estou muito preoculpado com essa notícia.
 

jfreitas

Membro Conhecido
De acordo com as noticias, (20:00) as agências franchizadas da Marsans (10 no total) Garantem as viagem aos clientes. Devem cerificar se as v. agências estão neste grupo.

Com disse o Paulo Leite, existe uma garantia bancária que poderá cobrir as reclamações, pelo menos as primeiras a serem efectuadas.
 

SPREAD

Membro Novo
alguém sabe se a marsans de penafiel (diz marsans agencia associada) se é franchisada???????????
 

BunnyCat

Membro Ativo
Esta história da Marsans está a deixar-me à beira de um ataque de nervos...:)
Nem dinheiro, nem viagens, nem informação, nicles...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
SPREAD disse:
alguém sabe se a marsans de penafiel (diz marsans agencia associada) se é franchisada???????????

Olá Spread,

para ser associada é garantidamente franchisada.

A única duvida que pode haver,e é uma coisa que ainda nao consegui esclarecer na totalidade é se apesar de ser associada/franchisada tem ou nao alvará proprio.

Caso tenha alvará, (penso) que não existe problema pois os pagamentos sao efectuados directamente aos operadores ao contrario das outras.

Sei que é uma situação muito, mas muito complicada para todos, principalmente para quem durante um ano andou a juntar todos os "tostoes" para agora ir de férias e verem-se agora envolvidos numa situação para a qual em nada contribuiram.

Queria deixar tambem uma palavra para todos aqueles que trabalham nas Viagens Marsans que sem terem culpa nenhuma, pois tratam-se de profissionais de turismo de grande qualidade, estão prestes a vir para o desemprego e vão ter pela frente ainda horas muito dificeis de passar.

Posso-vos "confidenciar" que alguns com quem falei recentemente ja me disseram que vao mudar de cidade pois nao vao ter coragem de "olhar" para o "cliente" que possam encontrar num futuro emprego que possam ter.

espero ter ajudado
paulo
 

brdydy

Membro Novo
socorroooo
alguem sabe da agencia de alfragide no shping alegro??
lá vou eu fazer ferias em carcavelos....
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
brdydy disse:
socorroooo
alguem sabe da agencia de alfragide no shping alegro??
lá vou eu fazer ferias em carcavelos....
Olá Daniel,

Penso que o melhor é aguardar por amanha e manter a calma (dentro do possivel, claro)

Amanha penso que as agencias vão abrir e dar uma explicação aos "clientes" e tentar ajudar a resolver as situações.

Espero ter ajudado
paulo
 

Tiago00

Membro Novo
É melhor manter a calma, em Espanha também fecharam um fim de semana e reabriram na 2ª feira.
A boa vontade dos trabalhadores acabou por resolver grande parte dos problemas, entre elas devolução de dinheiro e emissão de bilhetes.

Lembrem-se que os trabalhadores não são os culpados desta situação e tentem manter a calma com eles.
 

Flecha

Membro Conhecido
Quanto aos que ficaram em terra, sou solidário com vocês e espero que tudo se resolva rapidamente.

cumps
 

tezita

Membro
Espero que as coisas se consigam resolver e não fique ninguém a perder, apesar de já ter estragado as férias a alguns!!...
 
Top