Novidades

Agência de Viagens Marsans encerrou e deixa clientes em terra

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Bom dia infelizmente esta situação da Marsans já era previsivel em Espanha, segundo um outro forum de viagens(losviajeros) que tambem acompanho com regularidade. Segundo uns post do mesmo site tambem o operador Mundicolor está com problemas, mais um alerta que deixo aqui.
 

tezita

Membro
Obrigada Paulo!!
É sempre importante saber com alguma antecedência este tipo de coisa, porque "onde há fumo, há fogo" e mais vale precavermo-nos em relação a isso!!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Só tenho pena é de não ter prestado a atenção devida ao post que falava sobre a Marsans no referido site, pois podia ter avisado aqui o pessoal do forum. Mas como das duas vezes que visitei a referida agencia fui tão mal atendido, que para mim a mesma já tinha "morrido", apesar de existir um acordo entre a empresa em que trabalho e esta agencia (10 % desconto).
 

hvm

Membro Novo
Acho inacreditável toda esta situação. Parece-me óbvio que a Marsans agiu de má fé, lesando milhares de pessoas.

Nos últimos anos viajei sempre pela Marsans e este ano, só não fiz a reserva lá porque a senhora que me atendeu parecia não falar o mesmo idioma que eu e só me apresentava destinos que nada tinham a ver com o que pretendia.

Do que eu me livrei! :) Só espero que as pessoas consigam recuperar o dinheiro que pagaram.
 

Bee

Membro Conhecido
Espero sinceramente que as noticias que tem sido avançadas hoje sejam verdadeiras:.

Não desistam!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Noticia retirada no Jornal de noticias on line hoje

O grupo espanhol Marsans deu hoje, segunda-feira, instruções às 30 agências da rede da Marsans Lusitânia em Portugal para que resolva "os possíveis problemas" de todos os clientes, organizando viagens alternativas ou devolvendo o dinheiro.
Numa nota remetida à Lusa em Madrid, o grupo explica que todas as agências em Portugal abriram hoje, segunda-feira, as portas e "operam com normalidade", respondendo a todos os pedidos de clientes que ali se desloquem ou as contactem.
"Todas as agências da Marsans Lusitânia receberam instruções precisas para solucionar os possíveis problemas dos clientes que tenham contratado as suas viagens", explica.
"Naqueles casos em que não seja exequível realizar a viagem por qualquer motivo imputável directa ou indirectamente à Marsans Lusitânia, a empresa devolverá aos clientes a totalidade do dinheiro, em três prestações e num prazo máximo de um mês", explica a nota.
 

Tiago00

Membro Novo
Não percebo uma coisa, na semana passada dão ordens para recolher o máximo de dinheiro possível e agora dão ordens para devolver?

Não tinha sido mais fácil terem tentado chegar a um entendimento com os clientes na semana passada, fazendo as devoluções que deveriam ter sido feitas? Ficavam com uma imagem muito melhor na possibilidade de uma re-abertura.
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá pessoal...

Eu faço parte do grupo de pessoas que compraram viagens á Marsans e a minha recomendação é que entrem em contacto com a vossa agência de viagem, em particular com a pessoa que tratou das vossas reservas. ;)

Eu fiz isso e neste momento já tenho o meu problema resolvido. :)
 

brdydy

Membro Novo
tambem ja fui hoje a minha agencia no shoping alegro e ficaram com o meu nib. para devolverem o dinheiro e vão me enviar para outra agencia para não perder a reserva.
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Segundo ouvi, a Marsans já está a devolver o dinheiro a quem ficou lesado e/ou a quem não foi possível prestar o serviço adquirido ... há que ter esperança!
 

Isa85

Membro
Boas tardes,
Esperoq ue realmente quem ficou lesado consiga resolver o problema e se possivel, ainda aproveitar as suas férias :)
 

Vluis

Membro
Só agora tomei conhecimento desta triste noticia. A Marsans era uma das Agências que habitualmente recorria para análise de preços e, em 2005, cheguei a ir com eles ao Brasil. Esta ocorrência é um verdadeiro pesadelo para clientes e trabalhadores, espero sinceramente que haja mecanismos que suavizem o q aconteceu apesar do horizonte ser muito sombrio de acordo com a noticia do DN. A minha solidariedade total para com os lesados. É importante q se tirem lições do q aconteceu e possam ser antecipados por 'alguém' acontecimentos deste tipo. Se isto me acontecesse nem sei o q faria....


SUGESTÃO: Criação neste portal de um observatório gerido pela administração e que consistiria numa lista de todas as agências a operar em Portugal (as + importantes?) e seriam classificadas em 3 níveis ( p.ex. verde, amarelo e vermelho).

Infelizmente as noticias não sáo as melhores (DN)

"Empresa pode não ter património suficiente para cobrir dívidas aos clientes.
Os clientes das agências de viagens da Marsans podem não reaver o dinheiro que gastaram na marcação das suas férias. Isto porque os 25 mil euros da caução depositada pela empresa no Turismo de Portugal pode não ser suficiente, e a própria Marsans pode não ter património que permita cobrir as dívidas, conforme explica a coordenadora jurídica da Deco (Associação de Defesa do Consumidor), Ana Tapadinhas.
A Deco, que ontem recebeu 142 reclamações, está a aconselhar os clientes a pedirem a "activação da caução junto do Turismo de Portugal, a reclamarem junto do provedor do cliente ou a recorrerem ao tribunal". Entretanto, a Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT) abriu um inquérito à empresa.
O uso do dinheiro da caução depositada no Turismo de Portugal é determinado por uma comissão arbitral que obriga, assim, a agência a devolver o valor da viagem. Este depósito no Turismo de Portugal é obrigatório para todas as agências e serve para acautelar problemas com os clientes. Neste caso, o valor da caução da Marsans é de 25 mil euros, ou seja, um valor inferior ao reclamado, o que pode deixar alguns lesados sem o dinheiro. Muitos dos clientes ouvidos pelo DN pagaram mais de mil euros à agência.
A APAVT adianta ainda que a Marsans pode ser expulsa da associação e aconselha os clientes a apresentarem queixa. "A APAVT já recebeu mais de 100 reclamações e pedidos de informação", adianta o porta-voz da associação, Paulo Brehm.
Os problemas financeiros da Marsans em Espanha já se arrastavam há alguns meses, e o processo de insolvência já decorre, segundo o El Mundo. O Governo espanhol deu um mês para que os clientes lesados se apresentem como credores, de forma a verem a sua dívida saldada. Mas o director-geral do Grupo esclarece que "a situação em Portugal não tem de ser afectada pela situação da Marsans, em Espanha". Ivan Losada garantiu, citado pela Lusa, que a empresa está disponível "para que o Governo, ou qualquer outra entidade, tutele a situação. Actuaremos com total transparência".
Apesar de Ivan Losada ter apelado à calma, na sede, em Lisboa, além dos clientes, também fornecedores procuraram ontem reaver o material que tinham nas instalações. E até a polícia foi chamada para acalmar os ânimos.
No Porto, um dos funcionários confirmou ao DN que na quinta-feira passada receberam instruções para pressionar os clientes a pagar as tranches em falta. "O máximo possível", garante. Ontem uma nova mensagem electrónica, dando conta de que "os clientes que já tenham perdido as suas viagens serão reembolsados", adiantou o mesmo funcionário, o que, na prática, significa a garantia de reembolso para quem tinha viagens com início marcado para o fim-de-semana ou para ontem. Os problemas, garantem, nunca foram sentidos até à passada sexta-feira. Porém, os funcionários admitiam que ainda não receberam o salário deste mês nem o subsídio de férias"
 

NJBC

Membro Ativo
Ao que parece o dinheiro das férias vai ser devolvido num prazo de 30 dias.

Vamos acreditar que sim..... que ninguém vai ficar prejudicado monetariamente com esta situação...

Já vimos Bancos a fechar e as pessoas a ficarem prejudicadas, agora agências de viagens...

Que mais virá???????
 

Vluis

Membro
NJBC disse:
Ao que parece o dinheiro das férias vai ser devolvido num prazo de 30 dias.

Vamos acreditar que sim..... que ninguém vai ficar prejudicado monetariamente com esta situação...

Já vimos Bancos a fechar e as pessoas a ficarem prejudicadas, agora agências de viagens...

Que mais virá???????

Quem é q deu essa informação?:cool:
 

vs22

Membro
"SUGESTÃO: Criação neste portal de um observatório gerido pela administração e que consistiria numa lista de todas as agências a operar em Portugal (as + importantes?) e seriam classificadas em 3 níveis ( p.ex. verde, amarelo e vermelho)."

Embora este seja bastante melindroso já que toda a agência tem naturalmente direito ao seu bom nome penso que um observatório era algo que deveria ser criado pela administração . infelizmente nos tempos de hoje um homem prevenido vale por três. A informação em tempo útil é a única forma de nos alertar para uma situação como esta.Queria também deixar a minha solidariedade com todos os que estão neste momento a passar por esta privação tanto material como das ferias merecida.
 

jfreitas

Membro Conhecido
vs22 disse:
"SUGESTÃO: Criação neste portal de um observatório gerido pela administração e que consistiria numa lista de todas as agências a operar em Portugal (as + importantes?) e seriam classificadas em 3 níveis ( p.ex. verde, amarelo e vermelho)."

Embora este seja bastante melindroso já que toda a agência tem naturalmente direito ao seu bom nome penso que um observatório era algo que deveria ser criado pela administração . infelizmente nos tempos de hoje um homem prevenido vale por três. A informação em tempo útil é a única forma de nos alertar para uma situação como esta.Queria também deixar a minha solidariedade com todos os que estão neste momento a passar por esta privação tanto material como das ferias merecida.
Não respondo pela administração (nem faço parte da administração) mas isso parece-me algo impossível de concretizar por todas as razões e mais alguma...

Autoridade para o fazer.. obtenção de dados fiáveis.. que fazer? pedir o IES a todas as agências e um relatório financeiro mensal para avaliar o "estado de saúde" de cada agência?

Acho que todos os que têm conhecimento de noticias sobre os operadores (não sobre as agências) podem e devem coloca-las aqui... é a única forma de alertar e informar mas mesmo essas valem o que valem... Ninguém pode avaliar com segurança o "estado" de quem quer que seja, ao fazê-lo com base em rumores ou noticias publicadas na imprensa...

Outro aspecto referido e bem, é o direito ao bom nome de cada um... penso que colocar informações não confirmadas é um risco enorme... Os boatos e os rumores podem ter algo de verdade é certo... mas tb podem não passar disso mesmo?

É correcto prejudicar alguém com base em "ouvi dizer ou "li num fórum"???

Mesmo a situação actual da Marsans... acho que devemos estar atentos (todos os interessados e os que podem ajudar) mas alguém pode saber o desfecho do problema?

E se alertamos para problemas no operador "xpto" sem fundamento e com isso estarmos a prejudicá-lo ou a prejudicar os clientes? O bom nome de uma empresa destrói-se em segundos mas recuperar a desconfiança é normalmente impossível porque demora anos...

É a minha opinião, vale o que vale... no entanto se a administração decidir pelo contrário.. cá estou eu para colaborar.
 

bnuno

Membro
Concordo plenamente, não me parece fazível...

Para alem de que acho não ser essa a função do portal, para isso existem as devidas entidades.


Nuno
 

vs22

Membro
Caros compreendo a 100% as vossas preocupações, a sugestão não é inicialmente da minha autoria mas sim de um outra pessoa no forum ,e os moldes não têm de ser tipo "( p.ex. verde, amarelo e vermelho)." mas talvez simplesmente um tópico onde este tipo de informação é colocado numa forma moderada para não aparecer informações descabidas em demasia . De qualquer forma tudo o que é colocado no forum deve ser visto com uma opinião ou chamada de atenção e nunca como a verdade absoluta.Penso que o tema é muito importante para todos e por motivos que não vale a pena falar ,o que aconteceu com a marsans poderá acontecer com outros.Quanto as entidades competentes estes só podem actuar quando já é tarde de mais para os interessados.
Mais uma vez ,este é somente uma opinião para um debate aberto,eu mesmo reconheço os problemas mas também as vantagens desta sugestão.
 

jfreitas

Membro Conhecido
vs22 disse:
Caros compreendo a 100% as vossas preocupações, a sugestão não é inicialmente da minha autoria mas sim de um outra pessoa no forum ,e os moldes não têm de ser tipo "( p.ex. verde, amarelo e vermelho)." mas talvez simplesmente um tópico onde este tipo de informação é colocado numa forma moderada para não aparecer informações descabidas em demasia . De qualquer forma tudo o que é colocado no forum deve ser visto com uma opinião ou chamada de atenção e nunca como a verdade absoluta.Penso que o tema é muito importante para todos e por motivos que não vale a pena falar ,o que aconteceu com a marsans poderá acontecer com outros.Quanto as entidades competentes estes só podem actuar quando já é tarde de mais para os interessados.
Mais uma vez ,este é somente uma opinião para um debate aberto,eu mesmo reconheço os problemas mas também as vantagens desta sugestão.
Olá victor

Estou totalmente de acordo contigo e foi exactamente isso que pedi... quem tenha informações para as colocar... cada um fará a avaliação que entender dessas informações, porque não há efectivamante verdades absolutas num fórum, apenas opiniões.

Quanto à informação moderada... essa parte é a mas dificil porque moderar não deve ser limitar nem censurar... e para manter informação ordenada... é preciso vestir a farda do policia... isso depende de todos os que participam...

À moderação do portal resta passar umas horas por dia a ordenar o que é possível ser ordenado, a controlar o que é possivel ser controlado:(:cool:. Pessoalmente sou adepto dos debates abertos... são os que menos limitam a intervenção de cada um.

Acredita que todos os dias são movidas dezenas de mensagens e tópicos para locais mais apropriados...
 
Top