Novidades

Açores (São Miguel) Road Trip sim ou não?

Skatanic

Membro Novo
Viva,

No próximo ano irei estar em São Miguel durante 6 noites e estou na dúvida relativamente aos moldes da viagem.

Gostaria de fazer um road trip pela ilha mas dada a dimensão não sei se valerá a pena.
Na vossa opinião é preferível ir ficando a dormir nas localidades que apetecer, estabelecer 3 locais para pernoitar e conhecer partindo dai ou ficar todas as noites em Ponta Delgada servindo como base?

Também tenho o desejo de num futuro próximo fazer uma viagem de auto-carava ou naquelas carrinhas adaptadas que dá para dormir e cozinhar.
Acham os Açores um bom local para esta experiência?
Onde posso alugar auto-caravas ou carrinhas adaptadas?
Pelo que andei a ver os preços são muito caros.

Obrigado desde já!
 

Kufrua

Membro Conhecido
Na minha opinião o mais fácil será arranjar onde ficar em ponta delgada e dai conhecer a ilha, com tantos dias tem mais que tempo para conhecer bem a ilha.
Relativamente a autocaravana sinceramente acho que o melhor seja fazer por cá, existem algumas bem porreiras para alugar, aconselho fazer a costa alentejana.
 

Titos

Membro Conhecido
Também alinho pela mesma opinião. Apesar da ilha não ser assim tão pequena, penso que é preferível fazer base em Ponta Delgada e partir daqui todos os dias para uma zona diferente.
 

carla08

Membro Conhecido
Eu quando visitei S.Miguel estabeleci base em Ponta Delgada, mas ficou a vontade de num futuro regresso fazer uma viagem nos moldes que refere. A ilha é líndissima e acho que deve ser uma experiência fantástica percorrê-la de autocaravana ou mesmo acampar.
 

Dfer

Membro Ativo
Estabelecer uma base poderá ser a melhor opção para conhecer os Açores.
Viagem de autocaravana talvez por cá seja melhor. Porque não fazer a estrada N2?
 

Skatanic

Membro Novo
Viva,

Agradeço todas as respostas.
Vou então optar por ficar em Ponta Delgada e ir conhecendo a ilha de automóvel.

Aconselham alguma empresa de aluguer?

Obrigado!
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
Estabelecer ou não a base me Ponta Delgada pode depender de vários factores. Qual a altura do ano que vem cá? Que tipo de viajante é? Que tipo de "coisas" gosta de fazer? Que tipo de ambiente lhe agrada?
Embora de Ponta Delgada, rapidamente, nos conseguimos colocar nas pontas da ilha (Nordeste - Nascente, Mosteiros - Poente) também é bem verdade que pernoitar nestes locais pode-nos trazer algumas vantagens/experiências inesquecíveis. Por exemplo:
- Se gosta de aventura, aproveitar/apreciar a natureza, se calhar não era má pensado passar pelo menos uma noite em Nordeste, pois assim podia, facilmente, ver o NASCER DO SOL na ponta da madrugada sem ter de fazer uma direta, ou ter de fazer uma viagem de 1/ 1,5 hora de carro (para cada lado) para regressar a base;
- Pode após uma bela banhoca na piscina da "Ribeira da Foz" , facilmente, fazer uma bela "churrascada" num dos miradouros/parques no meio da natureza existentes em Nordeste;
- Pode pernoitar nas FURNAS uma noite e apreciar uma bela e relaxante banhoca na poça da beija às 22h, sem ter de fazer depois uma viagem de carro de, cerca de, 1 hora para Ponta Delgada e nessa mesma noite ir até Nordeste ver o Nascer do SOL;
- Pode, também, aproveitar um dia de banhos na belissima praia da Ribeira Quente e depois fazer uma churrascada num dos parques/miradouros existentes nas furnas;
- Se gostar/estiver interessado em permanecer num sitio mais calmo, em contato com a natureza talvez seja boa ideia estabelecer base num local ligeiramente afastado do centro de Ponta Delgada (zona do Livramento, Lagoa, por exemplo). Facilmente (ou não, depende do que procura e da antecedência que efectua a reserva) arranja uma "casita" para alugar numa "quintazinha";
- Etc, etc, etc...

Mas lá está, isso se vier no verão, ou numa altura mais movimentada/quente, pois caso contrário, corre o risco de não ter o que fazer. Pois embora ADORO passar fins-de-semana/férias em Nordeste, Furnas, Mosteiros tenho consciência que de inverno, ou com chuva pouco ou nada se faz a não ser ficar em casa em frente a lareira a ver TV, conviver com os amigos/família e/ou jogar cartas.
 

Skatanic

Membro Novo
Viva,

Muito obrigado pelo seu comentário.
Dando algum contexto:
  • Irei no final do Abril;
  • A escolha dos Açores é feita precisamente por causa dessas experiências e não por Ponta Delgada em si;
  • Somos viajantes bastante flexíveis/adaptáveis e gostamos de contacto com os locais e visitar locais não tão turísticos;
  • A última viagem, ao estrangeiro, foi uma road-trip pela Ring Road da Islândia;
  • Sem conhecer, tinha preferência por passar as noites em locais mais dispersos pela ilha, no entanto em todos os relatos existentes toda a gente fica sempre só em Ponta Delgada indicando que não vale a pena outra coisa...dai a minha dúvida.
Posto isto:
  • A altura do ano parece-lhe adequada para essas experiências?
  • Em caso afirmativo, e sendo que temos 6 noites, como aconselha a distribuição das noites?
  • Da sua experiência qual o local mais barato e seguro para alugar carro?
Agradeço desde já a sua disponibilidade.
 

JAT

Membro Ativo
Em relação ao aluguer de carro, podia-lhe arranjar um particular que alugue um carro, mas ponderando os prós e os contras e ao preço que se arranja carro, muito sinceramente, acho que é preferível alugar numa rent-a-car. Um dia desses escrevi num post algumas rent-a-cars de cá que não eram caras (e que tenha conhecimento de confiança), vamos ver se não me esqueço de nenhuma:
- 7 Lombas - 7 Lombas Rent a Car - S.Miguel Açores Portugal
- Flor do Norte - Flor Do Norte - Rent-a-car Açores
- Europcar (abriu cá o verão passado)
- Touilhas - Sobre Nós
- ANC - Azores Holidays – Rent a Car São Miguel Açores
Na minha opinião mantenha-se longe das grandes companhias. Levam caro e muitas vezes o serviço não melhor do que as mais baratas, até, até....
Ainda em relação ao aluguer de carro, pode fazer como faço quando necessito de carro e vou ao continente, alugo atraves de um motor de busca tipo rentalcars (Billiger Mietwagen, Beste Preise Garantiert, Buchen Sie Heute! - Rentalcars.com) ou autoeurope (http://www.autoeurope.pt/index.cfm?). Existem outros, mas tenho trabalhado com estes e não tenho tido problemas. Um alerta atenção à companhia que aluga o carro e a todas as condições do aluguer.
No que diz respeito à sua estadia, se realmente gosta de ir por caminhos que não sejam, unicamente, os turísticos, se gosta de aproveitar a natureza no seu melhor então recomendo pelo menos uma noite nas furnas e talvez um em Nordeste. Qual as razões da minha escolha:
- Furnas (Furnas) - das coisas que mais gosto das Furnas, para além da beleza e encanto, são os banhos nas poça da beija (Poça da Dona Beija) à noite (tipo 21h30/22h - esta aberto até às 23h) e um passeio matinal pela vila, ir buscar bolos levedos quentinhos para tomar o pequeno almoço. À volta da vila existem 4 ou 5 caminhos pedestres muito bonitos e fica a apenas 5 m de carro da lagoa das furnas. Também outra coisa que gosto é dar uma voltinha a pé depois do jantar e ir beber agua azeda (agua gaseificada que corre num fontanário) para ajudar a digestão. Caso não goste desta, existem muitas outras a correr mesmo ao lado. É só questão de ter a mente aberta e ir experimentado-as ;)
A grande vantagem é mesmo, na minha opinião, aproveitar os banhos da beija, a calmaria e a natureza circundante sem ter de fazer uma viagem de 30/40m para regressar à base. E acredite que após uma hora da poça da beija (agua muitas vezes acima dos 40º) uma viagem de 30/40 m de carro é um eternidade.

- Nordeste (Nordeste | Página Web do Município do Nordeste) - dos concelhos mais bonitos e floridos do país. Sempre muito arranjadinho, com enumeros miradouros e algumas cascatas. A estadia aqui seria, no caso de querer ver o sol nascer no miradouro da ponta da madrugada (Miradouro da Ponta da Madrugada), não ter de fazer uma viagem de 1h15/1h30 às 5 da manha. E assim também aproveitar a sua estadia e pode, mais facilmente, fazer algum dos seus excelentes percursos pedestres. Mas dada a altura que vem, se calhar podia abdicar desta hipotese, pois como diz o ditado "Abril, aguas mil". É que Nordeste é daqueles sítios que com mau tempo não tem nada para fazer, pois a sua oferta é tudo ao ar livre (miradouros, paisagens, cascatas, etc)

Outa hipótese, em vez de ficar apenas uma noite nas furnas, ficar 2 ou 3 e se estiver bom tempo dá um "saltinho" à ponta de madrugada. Com esta hipotese "montava" duas bases:
- Uma nas furnas por 2 ou 3 dias. assim fica mais próximo para aproveitar o lado Nascente da ilha (Furnas, Nordeste e Povoação);
- Outra nos arredores de Ponta Delgada, para o conhecer o centro e lado poente da ilha (Sete Cidades, Mosteiros, Lagoa, Ribeira Grande, Vila Franca e Ponta Delgada).
Volto a frisar, isto se quiser, não apenas conhecer os sítios, mas DESFRUTAR dos mesmos. A grande maioria das pessoas ficam em Ponta Delgada por comodidade e conforto. É verdade que no limite numa viagem de 1h/1h30 estamos em qualquer parte da ilha a partir de Ponta Delgada, mas assim acabamos por não aproveitar o que de melhor existe em cada um dos locais.
Novamente, na minha opinião, fuja do centro de Ponta Delgada. Existem tantos sítios nos arredores que são LINDOS de morrer, são mais baratos e ficamos no meio da natureza.
 
Top