Açores - Faial e Pico o que visitar?

Tópico em 'Ilhas dos Açores' iniciado por deadworld a 10 Mai 2009.

  1. deadworld

    deadworld Membro Novo

    64
    0
    0
    Boas

    Este ano irei fazer um circuito açoreano à ilha de são miguel, faial, pico e terceira.

    São miguel conheço perfeitamente, agora as outras é que não, pelo que pesquisei no faial posso ir aos capelinhos e caldeira.
    agora as minhas duvidas é o que visitar na ilha do pico e terceira.
    podem-me ajudar?

    sou adepto de paisagem natural e não paisagem urbana, vêm dai conselhos? agradeço
     
  2. Amor Perfeito

    Amor Perfeito Membro Novo

    3
    1
    0
    E por que não São Jorge também...

    Boas

    Ir à Ilha do Pico sem ir ao Pico do Pico, é o mesmo k ir a Roma e não ver o Papa... Mas não é fácil, diz quem foi que eu limitei-me a vê-lo...
    Para quem gosta de paisagens rurais, pouco humanizadas e em plena harmonia com a natureza é das melhores opções, seja qual for a ilha escolhida.
    Não esquecer S. Roque, principalmente se a viagem estiver marcada para Agosto durante as Festas, a Madalena e as Lages do Pico, onde podes visitar o Museu dos Baleeiros, pelo registo histórico principalmente.
    Vale a pena acampar nos Açores, não sei se será a opção escolhida, e alugar uma scooter, foi o meio de transporte e alojamento escolhidos no Pico e Faial.
    No Faial, a praia do almoxafire,não perder uma ida ao Peter's, a marina, a caldeira se tiveres sorte de não haver nevoeiro, os capelinhos, sem dúvida imponente paisagem.
    São Jorge... Passei lá muitos e bons dias! as piscinas naturais, as fajãs, a Caldeira do Santo Cristo, uma bela caminhada! A Ponta dos Rosais, o Topo, as pizzas da Austrália... A Urzelina, o trágico vale onde se despistou o avião há uns anos...
    A última vez que lá estive foi em 2004, a memória já não é o k era se me for lembrando de mais dicas logo as posto.

    :D
    AP
     
    m0nam3 gosta disto.
  3. deadworld

    deadworld Membro Novo

    64
    0
    0
    boas
    eu não vou a são jorge, vou à terceira ... e ai é que me interessava saber o que visitar ...
    já agora no faial o que é o Peter's ?
     
  4. Paulo Leite

    Paulo Leite Coordenador Membro do Staff

    5.246
    4.997
    323
    Olá deadworld,

    Boas,

    Tenta enviar uma pm ao Karepa que ele vive lá......

    Mas é obrigatorio ir comer uma sopa de peixe fabulosa que lá existe no hotel/residencial beiramar

    Sei que é beira mar agora o resto não me lembro:D
     
  5. Amor Perfeito

    Amor Perfeito Membro Novo

    3
    1
    0
    Boas,

    Da Terceira conheço o aeroporto e um restaurante lá perto, porque numa das minhas viagens a sata não esperou pela tap e tive de esperar ligação. Desculpe se não sou grande ajuda nesse sentido.
    O Peter's é a par da marina o ex-libris da cidade, um café da Horta muito famoso, do qual existe uma réplica no Parque das Nações.
    A Sopa do Espírito Santo também é uma iguaria a não perder.

    Anabela
     
  6. viajante2

    viajante2 Membro Novo

    6
    0
    0
    ilha do Faial
    Estive lá há 15 dias atrás - temos a "mania" de, todos os anos comemorarmos o n/ aniversário FEUP e, este ano foi nos Açores (2 dos n/ colegas são de lá, 1 de S.Miguel e outro do Pico), daí, ter sido uma brincadeira pegada e, bem orientada pelos 2 "kamaradas" Açoreanos.
    Vamos ao ke interessa:
    A cidade da Horta, é ........ linda
    Na rota marítima, é o ponto de encontro de "n" veleiros que se abastecem lá nas suas rota norte-sul e vice versa.
    Então, na chamada "semana do mar" que é a 1ª semana de Agosto, é fantástica!Reunem-se lá centenas e centenas de veleiros que lhe dão uma vida "a cores".
    Peter café Sport é um bar ( original) mesmo em frente à marina- o ambiente é super, a qualquer hora do dia ou noite - no 1º andar visitem o museu que vale a pena - este bar recebe as cartas de toda a gente ligadao mar e, quando os respectivos "donos" das cartas chegam, levantam - é giro
    Na orla mar´tima - da marina - há vários restaurantes mas, caros.
    Claro, com o n/ cincerone a "trabalhar" para nós, fomos comer a um restaurante mt giro: chama-se Vitor dos Leitões - em Farrobo-Conceição tel. 292949651 ou 966783179 - e necessário marcar para lá ir. Tem uma entrada de uma casa de habitação e, vamos para as traseiras - a sala é giríssima, toda decorada de capas de discos de 33 rotações e, melhor ainda, o Sr. Vitor fica "maluco" se alguém lhe pede para pôr a tocar a grafonola que lá está - imaginem nós, cinquenta e tal "manfios" aos saltos, música no máximo, foi uma festa pegada ! Não esquecer: telefonar antes e pedir o que querem - só por encomenda o Sr. Vitor serve (peixe fantástico).
    O resto é o normal: praia do Almoxarife; miradouro de N.S. da Conceição ; caldeira do Faial (atenção que está"sempre" nevoeiro); vulcão dos Capelinhos
    O melhor Hotel de lá é o Hotel do Canal (frente à Marina - 4 estrelas - bom e carito), ficamos lá, para nós c/ preços em conta)
    Ah! na marina, todo o muro está pintado pelos velejadores - é giro
    1 abraço a td
     
  7. andreia222

    andreia222 Membro Novo

    11
    0
    0
    Olá, em complemento da informaçao que já lhe foi dada, e quanto á explicaçao referente á ilha do faial acho que nao ha mais nada a acrescentar, está completissima:) , posso lhe falar da minha ilha, a ilha terceira :blink:
    temos duas cidades:angra e praia, se prefere conhecer locais historicos fique por angra(nao é que a praia nao tenha historia mas nao é o forte )se prefere paisagens bonitas, uma boa esplanada para passar a tarde ou uma boa praia de areal fique pela praia.
    Vai ter de alugar carro para ir até aos biscoitos, lá encontra uma bonita zona balnear e restaurantes com bons petiscos.
    Tem de visitar o facho, a serra de sta barbara, a serreta(de onde consegue ver outras 4 ilhas), o negrito(tem um por do sol magnifico) com uma zona balnear muito confortavel com bar/restaurane onde se fica bem até de madrugada.
    á noite na praia pode se passear pela marina, assistir a concertos ao vivo no bar da esplanada da marina, se vier entre 4 e 11 de agosto apanha as festas da praia ( este ano temos ane free ,buraka som sistema e outros) .
    Quanto a estadia tem na praia o varandas do atlantico ou o praia marina, é so atravessar a rua e estao na praia de banho, os quartos têm todos varanda(no praia marina) de onde se vê o mar e toda a marina, compenssa.
    Se pretendem passar pouco tempo no hotel e pagar menos têm a residencial terezinha, é aconselhavel, tambem fica no centro da cidade, a 5 minutos a pé do areal.
    O pico é uma ilha a visitar sem duvida, é linda. Já subi ao pico do pico, é cansativo e temos de sair muito cedo para iniciar a caminhada mas compenssa, a vista la de cima é ... Majestosa! Veêm-se as restantes ilhas, muito mar, nuvens e os avioes da sata lol a serio o pico é tao alto que ficamos acima dos avioes , é muito bonito.
    Alem de subir o pico, ha um parque de campismo que é so atravessar o caminho e tem um mini parque aquatico, podem alugar carro numa das ilhas meterem-se no barco com o carro e conhecer varias ilhas pagando so um bilhete. Se precisar de mais alguma informaçao, disponha :blink:
     
  8. deadworld

    deadworld Membro Novo

    64
    0
    0
    obrigado andreia

    de facto no que menos informações tinha era da ilha terceira
    vou já planear visitar esses sitios todos que disses-te

    obrigado mais uma vez
     
  9. andreia222

    andreia222 Membro Novo

    11
    0
    0
    boas férias nos açores

    olá, está á vontade.
    se precisar de mais alguma dica ou alguma informaçao adicional, desde que eu saiba, estou á disposiçao para ajudar :blink:

    espero que se divirta muito pelas nossas ilhas.

    boas férias:cool:
     
  10. tpdias

    tpdias Membro Novo

    1
    0
    0
    Boa noite..em Setembro de 2008 fiz uma escapadinha até S.Miguel e este ano optamos pelo Faial. Aconselharam-nos passar um dia no Faial pq vale a pena. Mas coloca-se uma questão são 3 dias e para alugar carros em diferentes ilhas perdemos algum gito pq o aluguer são 24 horas. Vi que a Andreia fala na possibilidade de levar o carro no barco mas pelo que vi é extramente dispendioso (ida e volta só da viatura 110 euros). Haverá outra possibilidade. Um dia é suficiente para conhecer o principal do Faial. A praia do Porto Prim aconselha-se? E no Pico para além da montanha o que se pode visitar em sensivelmente 5horas:)? Agradeço as recomendações. Saudações viajantes.
     
  11. tonidasdocas

    tonidasdocas Membro Novo

    1
    0
    0
    Caro tpdias,

    Aconselho a todos os que querem ir para o Faial não ir num só dia. Não chega uma semana quanto mais 1 dia. O Faial como todas as ilhas tem muito para conhecer, não só o Vulcão e a caldeira, o peter café sport e a marina. Tem muitos mais sítios interessantes. Se queres tomar um banho refrescante dá um salto à piscina natural do varadouro ou vai até ao porto do comprido com vista para o vulcão dos capelinhos. Ai podes fazer snorkling e disfrutar dos limpidos mares dos açores. No Faial tens que escolher o que fazer no dia. Ou vais à caldeira e ao vulcão, este ultimo perdes umas horas para subir ao farol e visitar o centro interpretativo local de obrigatóris passagem, dás um mergulho ali ao lado e está feito o dia, não tens tempo para mais, e depois regressas à cidade para ir dar um passeio, ou vais ver baleias e tentas compreender um pouco a história da baleação, perdes sensivelmente uma tarde, ou das a volta à ilha de carro ou mota e ves um pouco da ilha. Num dia nem o principal consegues ver.
    Quanto ao Pico com 5 horas não sei o que te dizer, tenta subir à montanha eles agora tem um centro de apoio ao pedestres que vão lá cima, e disfruta da vista para o Faial e ves um pouco da ilha do Pico. O Pico tem zonas de excelência tal como o Faial.
    Não sabes o que perdes em não ir à Faja de Santo Cristo em São Jorge, um santuário.

    Cump
     
  12. carlosfontes

    carlosfontes Membro Novo

    2
    0
    0
    viva,

    em relação ao Pico, que é a que melhor conheço posso informar do seguinte
    o Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago, um dia será insuficiente para visitar tudo.

    a visitar:
    Paisagem protegida da vinha (classificada pela Unesco Património da Humanidade)
    Subida à montanha, ou pelo menos visita à casa da montanha, onde se pode visitar o centro de interpretação da montanha e de onde se tem já uma vista deslumbrante. A subida à montanha demora em média 3h30 a subida e 2h30 a descida. é possivel pernoitar ao relento no topo.
    Gruta das torres (maior cavidade de origem vulcanica em portugal - 5 km de extensão)
    Museu do vinho e centro de interpretação da vinha
    Museu dos Baleeiros, Museu da industria Baleeira e Centro de Artes e Ciências do Mar
    Forte de Santa Catarina
    Centro de Artesanato e Museu Marítimo, em Santo Amaro
    Museu dos Cetáceos, em São João
    Casa e moinho típicos, Associação Alvião, São João
    Os "mistérios" (zonas de erupções históricas) e as reservas florestais de Santa Luzia, São João Pequenino e Prainha.
    parque natural da ilha do Pico (percurso das lagoas)
    os principais miradouros (casa da montanha, corre'água, terra alta, são miguel arcanjo, arrife, cabeço geraldo)
    As inúmeras aldeias e piscinas naturais ao longo da costa
    observação de cetáceos (a costa sul do Pico é um dos melhores locais dos Açores para observação de cetáceos e onde se instalou a primeira empresa de Whalewaching a operar no arquipélago

    vale sempre a pena aproveitar a localização e visitar de uma só vez as três ilhas do denominado triângulo dos Açores (Pico, Faial, e São Jorge), dada a proximidade das ilhas e a facilidade em utilizar os transportes maritimos

    boas viagens!
     
  13. deadworld

    deadworld Membro Novo

    64
    0
    0
    obrigado carlosfontes

    mas passou 1 ano desde que coloquei a pergunta aqui no forum, já nao me serve de nada lol

    mas obrigado na mesma