Novidades

13 ilhas que vão desaparecer nos próximos anos

Mel C

Membro Conhecido
Notícia aqui.

São elas:

1- Ilhas Salomão
2- Maldivas
3 - Palau
4 - Micronésia
5 - Fiji
6 - Tuvalu
7 - Seychelles
8 - Kiribati
9 - Ilhas Cook
10 - Polinésia Francesa
11 - Ilhas de Tangier, Virgínia
12 - Ilhas Marshall
13 - Shishmaref no Alaska

Fiz uma pesquisa rápida para perceber se seria só clickbait e pelo menos em relação às Maldivas há mais uns quantos sites que corroboram a notícia. O que o aquecimento global não faz...
 

rum

Membro Conhecido
Sendo preciosista, são arquipélagos... não são ilhas. :rolleyes:
Esta é uma temática, como sabemos, muito antiga e digo eu problemática. Já na conferência do ambiente do Rio em 92, se não estou em erro foi nesta, o representante das Maldivas disse que vinha discursar em nome de um povo que em breve iria desaparecer se nada fosse feito porque o nível das águas iria subir, e as Maldivas como território mais baixo do mundo estava na linha da frente para enfrentar o problema. Muitos assobiaram para o lado, e só mais recentemente começaram a ver a verdadeira dimensão do problema quando perceberam que esses a esses arquipélagos há que juntar grandes metrópoles como Nova York, Xangai, Tóquio, Durban, Bombaim, Rio de Janeiro ou até mesmo Veneza e Lisboa.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Houve uma conferência no Porto entre 7 e 8 de Setembro sobre as alterações climáticas que reuniu de entre vários cientistas da área.
Desde Maria Assunção Araújo do departamento de geografia da Universidade de Porto a meteorologistas, passando por geólogos.
Quem quiser consultar tudo sobre a conferência, seus intervenientes e resultados, pode fazê-lo aqui: BASIC SCIENCE OF A CHANGING CLIMATE
Algumas conclusões:
"Sea level has risen linearly over the last century at a rate of 1.1 mm/yr"
"CO2 as main driver of climate change is a serious mistake"
"Human emissions add only 18 ppm and nature adds 392 ppm of today’s 410 ppm CO2 in the atmosphere"

Infelizmente não vi esta conferência a ser anunciada nem seguida pelos media.
 

Mel C

Membro Conhecido
Nunca me tendo debruçado muito sobre o tema das alterações climáticas, do que sei o planeta já passou por uma série de fases (de aquecimento, de arrefecimento...) que acredito que irão continuar a acontecer, e não podemos ter a ilusão de achar que a nossa espécie há de cá andar eternamente. Essas alterações estão é a ser aceleradas por uma série de comportamentos humanos prejudiciais para o planeta, e parece impossível que tanta gente continue a ignorar ou a negar as alterações climáticas quando podemos sentir-lhe o efeito até no nosso dia a dia (ex só aqui em Portugal nos últimos anos parecemos não ter tido as quatro estações bem definidas, quase não houve Primavera nem Outono, e Verões e Invernos mais longos e mais tardios; a Califórnia está em seca extrema há uma série de anos; a cidade da África do Sul onde se acabou a água...)

Tiro daqui duas recomendações:

1 - Não adiar por muito tempo uma viagem de sonho :D

2 - Tentar diminuir a nossa pegada ecológica individual (por acaso não tenho noção da poluição causada pelos aviões, há um risco de o ponto 2 ir contra o ponto 1!)

Cláudio obrigada pelo link, desconhecia, vou espreitar.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Já tinha lido essa artigo na VM. E sim, concordo que tem muito a ver com as alterações climáticas...
A pegada ecológia do turismo não se reduz sem um esforço global nesse sentido, de sensibilização e/ou penalização de comportamentos
Em relação a alguns destinos mais "sensiveis", sou da opinião que o número de visitantes devia ser limitado por epóca/ano
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Maldivas em 2° lugar, a minha pergunta advém do início da construção de 2 hotéis da cadeia Riu lá. Será que vão construir para daqui a pouco tempo virem abaixo?
Hum, vale o que vale.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não será propriamente amanhã... o artigo fala em 80 anos.
Sejam 80 ou 100 anos, quando esse dia chegar os hotéis da Riu já estarão mais do que amortizados.
 
Top