13 ilhas que vão desaparecer nos próximos anos

Tópico em 'Conteúdos Úteis' iniciado por Mel C a 3 Out 2018.

1. Mel C

Mel C Membro Conhecido

270
    325
    103
    Notícia aqui.

São elas:

1- Ilhas Salomão
    2- Maldivas
    3 - Palau
    4 - Micronésia
    5 - Fiji
    6 - Tuvalu
    7 - Seychelles
    8 - Kiribati
    9 - Ilhas Cook
    10 - Polinésia Francesa
    11 - Ilhas de Tangier, Virgínia
    12 - Ilhas Marshall
    13 - Shishmaref no Alaska

Fiz uma pesquisa rápida para perceber se seria só clickbait e pelo menos em relação às Maldivas há mais uns quantos sites que corroboram a notícia. O que o aquecimento global não faz...

2. rum

rum Moderador Membro do Staff

2.962
    2.206
    223
    Sendo preciosista, são arquipélagos... não são ilhas. :rolleyes:
    Esta é uma temática, como sabemos, muito antiga e digo eu problemática. Já na conferência do ambiente do Rio em 92, se não estou em erro foi nesta, o representante das Maldivas disse que vinha discursar em nome de um povo que em breve iria desaparecer se nada fosse feito porque o nível das águas iria subir, e as Maldivas como território mais baixo do mundo estava na linha da frente para enfrentar o problema. Muitos assobiaram para o lado, e só mais recentemente começaram a ver a verdadeira dimensão do problema quando perceberam que esses a esses arquipélagos há que juntar grandes metrópoles como Nova York, Xangai, Tóquio, Durban, Bombaim, Rio de Janeiro ou até mesmo Veneza e Lisboa.

Mel C gosta disto.
  3. Cláudio Pereira

Cláudio Pereira Membro Conhecido

788
    466
    103
    Houve uma conferência no Porto entre 7 e 8 de Setembro sobre as alterações climáticas que reuniu de entre vários cientistas da área.
    Desde Maria Assunção Araújo do departamento de geografia da Universidade de Porto a meteorologistas, passando por geólogos.
    Quem quiser consultar tudo sobre a conferência, seus intervenientes e resultados, pode fazê-lo aqui: BASIC SCIENCE OF A CHANGING CLIMATE
    Algumas conclusões:
    "Sea level has risen linearly over the last century at a rate of 1.1 mm/yr"
    "CO2 as main driver of climate change is a serious mistake"
    "Human emissions add only 18 ppm and nature adds 392 ppm of today’s 410 ppm CO2 in the atmosphere"

Infelizmente não vi esta conferência a ser anunciada nem seguida pelos media.

Mel C e rum gostam disto.
  4. Mel C

Mel C Membro Conhecido

270
    325
    103
    Nunca me tendo debruçado muito sobre o tema das alterações climáticas, do que sei o planeta já passou por uma série de fases (de aquecimento, de arrefecimento...) que acredito que irão continuar a acontecer, e não podemos ter a ilusão de achar que a nossa espécie há de cá andar eternamente. Essas alterações estão é a ser aceleradas por uma série de comportamentos humanos prejudiciais para o planeta, e parece impossível que tanta gente continue a ignorar ou a negar as alterações climáticas quando podemos sentir-lhe o efeito até no nosso dia a dia (ex só aqui em Portugal nos últimos anos parecemos não ter tido as quatro estações bem definidas, quase não houve Primavera nem Outono, e Verões e Invernos mais longos e mais tardios; a Califórnia está em seca extrema há uma série de anos; a cidade da África do Sul onde se acabou a água...)

Tiro daqui duas recomendações:

1 - Não adiar por muito tempo uma viagem de sonho :D

2 - Tentar diminuir a nossa pegada ecológica individual (por acaso não tenho noção da poluição causada pelos aviões, há um risco de o ponto 2 ir contra o ponto 1!)

Cláudio obrigada pelo link, desconhecia, vou espreitar.

5. Leonorb

Leonorb Moderador Membro do Staff

1.492
    1.093
    193
    Já tinha lido essa artigo na VM. E sim, concordo que tem muito a ver com as alterações climáticas...
    A pegada ecológia do turismo não se reduz sem um esforço global nesse sentido, de sensibilização e/ou penalização de comportamentos
    Em relação a alguns destinos mais "sensiveis", sou da opinião que o número de visitantes devia ser limitado por epóca/ano

6. NunoCorreia

NunoCorreia Membro Ativo

640
    249
    43
    Maldivas em 2° lugar, a minha pergunta advém do início da construção de 2 hotéis da cadeia Riu lá. Será que vão construir para daqui a pouco tempo virem abaixo?
    Hum, vale o que vale.

7. ploferreira

ploferreira Moderador Sénior Membro do Staff

4.193
    4.167
    273
    Não será propriamente amanhã... o artigo fala em 80 anos.
    Sejam 80 ou 100 anos, quando esse dia chegar os hotéis da Riu já estarão mais do que amortizados.