Novidades

1 semana em Marrocos

Marta

Membro Novo
Olá pessoal do portal! Estou a pensar ir no próximo mês de Abril até Marrocos com uns amigos. Somos nós que estamos a planear a nossa viagem e vai ser tudo organizado à nossa medida. Vamos partir de mochila às costas e vamos fazer o percurso de comboio em Marrocos. Vamos deixar o carro em Tarifa e aí partimos de ferry até Tânger. De Tânger seguimos para Rabat. De Rabat para Casablanca e, daqui para Marrakech. Há alguém que já tenha feito esta viagem? Queremos tornar a nossa viagem uma aventura e seguirmos quando acharmos que está tudo visto, por isso, e, à partida ainda não sabemos quantos dias vamos ficar em cada cidade. Pretendemos dormir em hostels, mas por enquanto ainda não encontrei nenhum económico em Casablanca e Rabat. Alguém que conheça? Queremos ficar pelo menos três noites em Marrakech e, talvez uma noite no deserto. Tenho pesquisado bastante mas com este percurso ainda pouca coisa. Há por aí alguém que nos dê umas dicas para esta semana por Marrocos?
 

rum

Membro Conhecido
Rápida mente posso dizer que Tânger, Rabat e Casablanca não merecem tanto tempo como Marrakech. Uma noite no deserto, de preferência para os lados do Erg Chebi, é bem pensado, a partir de Marrakech é fácil chegar ao deserto.

Ainda na costa podem dispender algum tempo em Essaouira . Meknes, Fèz também merecem uma visita mas não sei se é possível lá chegar de comboio.
 

Marta

Membro Novo
Obrigado rum. Pois... a ideia é seguirmos pelo litoral. Sei que Meknes, Fez, e Chefchaouen valem muito a pena, mas logisticamente é mais complicado, visto querermos seguir de comboio e, termos de desviar para o interior. Essa parte terá de ficar para uma próxima, se bem que já equacionamos uma visita a Chefchaouen, mas teria de ser de autocarro e, talvez, termos de andar para trás, novamente até Tânger. Queremos ficar mais tempo em Marrakech. Agora fiquei a pensar em Essaouira, que também é uma possibilidade, mas sei pouco sobre essa cidade. Vale uma visita?
 

rum

Membro Conhecido
Chefchaouen é engraçado mas não é mais do que isso. Ir lá de propósito e voltar atrás acho que não vale a pena, a fazer um desvio desses valia muito mais apostar em Fèz.

Essaouira, vi de passagem e achei muito giro. Não tive muito tempo para gastar por lá. Disfrutem de Marrakech porque é brutal, é uma cidade muito cosmopolita com uma mistura de culturas enorme.

Se tivessem um veículo que vos permitisse deslocar pelo deserto e pelo Atlas e explorar os grandes espaços de Marrocos ficavam melhor servidos porque vos permite uma mobilidade muito maior. Mas um passeio ao ritmo do comboi também não deve ser mau.
 

Marta

Membro Novo
Com um carro seria tudo mais simples e andariamos a ritmo diferente mas, como somos quatro tivemos de acertar orçamentos, e assim, criamos um plano de viagem. Já agora vou colocar aqui alguns valores do ferry e do percurso de comboio que pretendemos fazer, com alguns horários (só para terem uma ideia do tempo gasto nas deslocações). Tanto no ferry como no comboio há vários horários por dias, no caso do ferry de duas em duas horas e no comboio penso que seja de hora a hora, e claro com muitos atrasos!

ferry

Tarifa para Tânger = 37€ ida ( - 10% na compra de ida e volta) - cerca de 35 minutos de viagem


comboio

Tânger para Rabat = 95 Dh/9.50€ - 13h:35m - 17h:18m

Rabat para Casablanca = 35Dh/3.50€ - 9h:15m -10h:20m

Casablanca para Marrakech = 90Dh/9€ - 10h:50m - 14:05m

Marrakech para Tânger = 350Dh/35€ - 21h-7h (em carruagem cama/vagão)

Fazendo contas vai dar cerca de 120€ nos meios de transporte, isto sem táxis ou autocarro nos pequenos percursos.
 

Marta

Membro Novo
O ferry vamos apanhar em Tarifa, mas há quem vá um pouco mais à frente em Algeciras.
 

TeK

Membro Conhecido
Posso dar uma dica, o bilhete par o ferry pode ser comprado (se vierem por esse lado) na área de serviço da Repsol da autovia Malaga-Algeciras que fica em Torremolinos, notícia fresquinha, passei lá ontem e Tarifa é o ideal pelo menos mais agradável de passar e esperar pelo ferry.
 

Marta

Membro Novo
Thanks Tek! Ótima dica, realmente, para quem vem desse lado.

Já agora... encontrei também, para quem não quer levar carro até Tarifa, a Eurolines, que efetua a viagem Liboa-Tarifa. Tem dois horários de saída e, um deles à noite, às 22h, um em Sete Rios e outro no Oriente. O valor fica em 57 euros, ida.
 

TeK

Membro Conhecido
Mais um reforço, duas ou três áreas de serviço na auto-via Granada-Malaga, também vendem :)
 
Top