Novidades

1 mês na Indonésia

Valéria Martins

Membro Novo
Boas pessoal!
Mudámos os planos e a ideia de viajar duas semanas em Novembro alterou-se para 1 mês em Março/Abril do próximo ano.
Do que já pesquisámos, os locais que temos em mente para visitar e pernoitar são Ubud, Nusa Lembongan, Lombok, Ilhas Gili e fazer o passeio de barco durante 4 dias/3 noites de Lombok até Komodo.
Em Bali não queremos ficar apenas em Ubud mas estamos na dúvida de onde ficar. Quais os sítios que aconselham?
Para quem já lá esteve durante um mês, como dividiram o tempo pelos diversos sítios?
Dos sítios que queremos visitar, acham que vale a pena? :)
Em relação a gastos, excluindo hotéis e viagens, quanto acham necessário para duas pessoas viverem durante um mês? Ou seja, contemplando a alimentação, passeios lá e transfers entre os sítios.
Já pensámos alugar Mota em alguns locais por ser mais barato e a melhor forma de nos deslocarmos mas ao mesmo tempo sabemos que o trânsito é caótico. Acham que é uma opção viável? Alguém já teve problemas por causa da carta internacional?

Obrigada
 

yara

Membro Conhecido
Viajei durante 22 dias mas na Indonésia foram apenas 13 dias.
Fiquei em Kuta, Ubud, Gili Trawangan e Lombok (Senggigi).
Muita gente falou mal de Kuta mas eu decidi ir na mesma e fiquei lá e gostei.
Não sei se foi por ser época baixa (Novembro) mas não achei tão confuso como se diz.
Ubud vale a pena, afinal é o coração de Bali...

Quanto á divisão eu fiz assim:
Kuta - 2 dias
Ubud - 4 dias
Gili - 4 dias
Lombok - 3 dias


Em relação a gastos, excluindo hotéis e viagens, com entradas nos templos, transfers, excursões e alimentação, durante 1 mes para 2 pessoas talvez precises de 1000/1100€.
Mesmo a alimentação sendo barata, não é tão barata como na Tailândia.
Para teres noção, em Kuta uma alimentação normal (Nasi Goreng por exemplo) para 2 pessoas com 3 bebidas (o meu companheiro de viagem bebe sempre 2 bebidas grandes de 600ml) deu 180.000 IDR que são cerca de 12.50€.
Uma refeição do mesmo tipo em Ubud com coisas parecidas (red Curry e Nasi Goreng com as mesmas 3 bebidas) no Fare Warung Bale, muito falado aqui no Portal, dava cerca de 200.000 IDR que são cerca de 13.80€.
Nas Gili, há um street market mas mesmo que comas lá, gastas na mesma cerca de 150.000 IDR para os dois com bebida que são cerca de 10,30€ (o mais barato mesmo), porque se comeres marisco que eles fazem grelhado lá rapidamente salta para os 250.000 IDR que são cerca de 17,24€...

Se fosses fazer uma conta por alto e desse média de 15€ por refeição, 2 refeições ao dia, 30€ por dia em refeições em 30 dias rapidamente chegas aos 900€...

E depois ainda te faltam os transferes de aeroporto para onde ficares e do ultimo local para o aeroporto e os transferes Ubud/Gili e Gili/Lombok...
E ainda te faltam a excursão se fores com alguém aos templos, e as entradas nos templos (Tanah Lot, Ulun Danu, Uluwatu, Monkey Forest) que embora seja baratos, gasta-se sempre dinheiro...
E as bebidas durante o dia, que compra-se à vontade 3/4 garrafas de água de 1.5 L por dia...
E ainda as massagens se quiseres fazer... :D


No teu caso, se fosse 1 mês para a Indonésia levaria 1200€ e depois se precisasse mais levantava mas isso sou eu,
Menos de 1200€ dificilmente gastarás, a menos que não comas... :p

Quanto ao alugar mota, eu não arriscava, vi lá um casal de estrangeiros que caiu, e um deles não ficou muito bem...
Férias estragadas, portanto...
Da carta, não sei como funciona, não aluguei, contratei motorista para ir aos sítios que queria.


Espero ter ajudado... ;)
Qualquer dúvida, dispõe...
 

Pilar

Membro Novo
Olá Valéria!
Nos últimos 6 anos tenho viajado para a Indonésia durante o mês de Agosto. Cheguei à 6 dias das Banda Islands nas Molucas.
Adoro a Indonésia. É um pais enorme com muitos locais diferentes para visitar.
Percebo que quem vai pela primeira vez escolha Bali e Lombok - também o fiz. Contudo e pela minha experiência atual posso recomendar outros locais interessantes. menos turísticos ( e talvez mais baratos).
1º - Kalimantan - Bornéu da Indonésia
Visita ao Parque nacional de Tanjung Puting para ver os orangotangos - viagem de barco no meio da selva durante 3/4 dias.
Arquipélago de Sangalaki- Neste arquipélago existem 3 ilhas onde se pode dormir- Derawan: Maratua e Nabucco. Derawan é conhecida como a ilha das tartarugas porque existem centenas. Os bungalows são sobre a água e podemos vê-las a passar. Tive a oportunidade de ver as tartarugas a nascer e também a pôr os ovos (noites de lua cheia). De Derawan podem-se fazer diversas viagens de barco para visitar outras ilhas. Fiz uma para nadar com tubarões baleia e outra para nadar num lago que tem alforrecas que não picam.

2º - Sulawesi
Esta ilha é enorme e tem diversos pontos de interesse dependendo dos gostos das pessoas. Eu procuro sempre ilhas pequenas, tranquilas e com corais. Nesta ilha aconselho vivamente a visita Tana Toraja e às Togians Islands. A primeira fica no centro de Sulawesi e nas montanhas. Tem a particularidade fazerem grandes cerimónias fúnebres (ainda embalsam os mortos) e uma arquitectura espectacular.

3º Arquipelago de Raja Ampat - As ilhas são lindas e para quem gosta de mergulho é um dos sítios mais fantásticos do mundo.

Estes são alguns dos sítios que posso destacar das viagens que fiz na Indonésia.
Relativamente aos teus planos para Bali e Lombok, acho que não deves perder a viagem de barco até Komodo. Também a fiz e adorei. Na zona de Komodo fiquei a dormir numa ilha que adorei: Kanawa Island. No entanto e segundo ouvi dizer, actualmente está mais cara e tem muita gente. A Ilha de Flores também tem muitos locais interessantes para visitar mas apenas conheço Labuanbajo (Fica para outra viagem).

Espero que tenha ajudado...
Boa viagem!
 

Ladybug79

Membro
Viajei durante 22 dias mas na Indonésia foram apenas 13 dias.
Fiquei em Kuta, Ubud, Gili Trawangan e Lombok (Senggigi).
Muita gente falou mal de Kuta mas eu decidi ir na mesma e fiquei lá e gostei.
Não sei se foi por ser época baixa (Novembro) mas não achei tão confuso como se diz.
Ubud vale a pena, afinal é o coração de Bali...

Quanto á divisão eu fiz assim:
Kuta - 2 dias
Ubud - 4 dias
Gili - 4 dias
Lombok - 3 dias


Em relação a gastos, excluindo hotéis e viagens, com entradas nos templos, transfers, excursões e alimentação, durante 1 mes para 2 pessoas talvez precises de 1000/1100€.
Mesmo a alimentação sendo barata, não é tão barata como na Tailândia.
Para teres noção, em Kuta uma alimentação normal (Nasi Goreng por exemplo) para 2 pessoas com 3 bebidas (o meu companheiro de viagem bebe sempre 2 bebidas grandes de 600ml) deu 180.000 IDR que são cerca de 12.50€.
Uma refeição do mesmo tipo em Ubud com coisas parecidas (red Curry e Nasi Goreng com as mesmas 3 bebidas) no Fare Warung Bale, muito falado aqui no Portal, dava cerca de 200.000 IDR que são cerca de 13.80€.
Nas Gili, há um street market mas mesmo que comas lá, gastas na mesma cerca de 150.000 IDR para os dois com bebida que são cerca de 10,30€ (o mais barato mesmo), porque se comeres marisco que eles fazem grelhado lá rapidamente salta para os 250.000 IDR que são cerca de 17,24€...

Se fosses fazer uma conta por alto e desse média de 15€ por refeição, 2 refeições ao dia, 30€ por dia em refeições em 30 dias rapidamente chegas aos 900€...

E depois ainda te faltam os transferes de aeroporto para onde ficares e do ultimo local para o aeroporto e os transferes Ubud/Gili e Gili/Lombok...
E ainda te faltam a excursão se fores com alguém aos templos, e as entradas nos templos (Tanah Lot, Ulun Danu, Uluwatu, Monkey Forest) que embora seja baratos, gasta-se sempre dinheiro...
E as bebidas durante o dia, que compra-se à vontade 3/4 garrafas de água de 1.5 L por dia...
E ainda as massagens se quiseres fazer... :D


No teu caso, se fosse 1 mês para a Indonésia levaria 1200€ e depois se precisasse mais levantava mas isso sou eu,
Menos de 1200€ dificilmente gastarás, a menos que não comas... :p

Quanto ao alugar mota, eu não arriscava, vi lá um casal de estrangeiros que caiu, e um deles não ficou muito bem...
Férias estragadas, portanto...
Da carta, não sei como funciona, não aluguei, contratei motorista para ir aos sítios que queria.


Espero ter ajudado... ;)
Qualquer dúvida, dispõe...

Olá @yara,

estou a tratar das minhas ferias em Bali para Junho de 2017.
Sei que ainda falta quase 1 ano, mas gosto de me organizar com tempo, principalmente para não correr o risco de não conseguir um bom alojamento. Ou até mesmo mudar de planos com tempo e não perder muito dinheiro.

Neste momento tenho o seguinte reservado:
De 11 a 14 Junho em Ubud (Hotel Taman Ayu Udud) - 3 noites
De 14 a 18 Junho em Lembongan ( Karang Mas Vila) - 5 noites
De 18 a 20 de Junho em Gili Trawangan (Wombat's B&B) - 2 noites

No total estamos a falar de cerca de 230€ para 2 pessoas com peq. almoço.

Estou na duvida é se aumento os dias em Gili e diminuo em Lembongan e Ubud. Quero conhecer Bali é certo, mas depois de tantas horas de viagem, não sei se uns 3 ou dias em Gili e apenas 3 ou 4 em Lembongan não serão suficientes.
Em Ubud acho que 3 noites é excelente.

À partida, e para poupar algum vamos sair de Lx as 6h da manha com escala em CDG (Paris), China (Bayun - escala de 10h!!!) e depois para Denpasar, onde chegamos quase à meia noite.
Achas que contratemos transfer do Hotel em Ubud para nos levantar no aeroporto? Ou arriscamos um taxi ou uber qdo chegarmos?
Como são poucos dias, não queria andar a correr de um lado para o outro, até porque se desfruta melhor com calma e sem horas marcadas. Para o chill deixei a ilha Gili para o fim por isso mesmo, pois aguardam-nos mais de 40h de viagem de regresso se quisermos poupar no preço das viagens.
Relativamente à viagem para Gili e regresso, como me aconselhas a fazer?

Joana
 

Joanacbs

Membro
Em Ubud estás a pensar visitar o que? Se queres visitar coisas que ficam em direções opostas, como por exemplo o Templo da Agua e as Cascatas, deves reservar 1 dia para visitar cada 'direção', e depois 2 dias para andares por Ubud e veres alguns templos.
Em relação ao transporte do Aeroporto para Ubud, marquei Uber quando cheguei as 21h sem problema, o único 'stress' que tive foi por não ter reparado que o condutor ia ter connosco à zona das partidas (devido aos taxistas lá também não acharem muita piada) disse-lhe para ir ter comigo às chegadas.. o que fez com que nos desencontrássemos um bocadinho e tivemos que aturar os taxistas que nos chateavam a dizer que ele não iria aparecer, mas usando o whatsapp tudo se resolveu.
Para saires de Ubud é que não aconselho tanto Uber se tiveres pressa, basicamente eles so vão para essa zona quando levam alguém para lá e ainda estive que esperar quase 1h até que aparecesse um Uber perto, por isso se não tiveres nada marcado para o dia da saida de Ubud podes sempre esperar que algum apareça porque o preço compensa e muito!
 

Ladybug79

Membro
Em Ubud estás a pensar visitar o que? Se queres visitar coisas que ficam em direções opostas, como por exemplo o Templo da Agua e as Cascatas, deves reservar 1 dia para visitar cada 'direção', e depois 2 dias para andares por Ubud e veres alguns templos.
Em relação ao transporte do Aeroporto para Ubud, marquei Uber quando cheguei as 21h sem problema, o único 'stress' que tive foi por não ter reparado que o condutor ia ter connosco à zona das partidas (devido aos taxistas lá também não acharem muita piada) disse-lhe para ir ter comigo às chegadas.. o que fez com que nos desencontrássemos um bocadinho e tivemos que aturar os taxistas que nos chateavam a dizer que ele não iria aparecer, mas usando o whatsapp tudo se resolveu.
Para saires de Ubud é que não aconselho tanto Uber se tiveres pressa, basicamente eles so vão para essa zona quando levam alguém para lá e ainda estive que esperar quase 1h até que aparecesse um Uber perto, por isso se não tiveres nada marcado para o dia da saida de Ubud podes sempre esperar que algum apareça porque o preço compensa e muito!

Depois de Ubud vamos para Lembongan e não temos aquela pressa.
Achas que 4 noites em Lembongan não serão demais? Que tal 3 noites lá e 3 em Gili?

Joana
 

Joanacbs

Membro
O que vais fazer em Lembongan? Só praia? Se sim, acho que Gili merecia mais tempo.. pelo menos 4 noites e as outras noites que 'sobram' ficavas numa zona mais perto de onde se apanha o transporte para as Gili e assim dava para conhecer um bocadinho do sul de Bali.. comer marisco em Jimbaran ao por do sol.. ver o Tanah Lot.. Tudo depende do que preferes.
 

Ladybug79

Membro
O que vais fazer em Lembongan? Só praia? Se sim, acho que Gili merecia mais tempo.. pelo menos 4 noites e as outras noites que 'sobram' ficavas numa zona mais perto de onde se apanha o transporte para as Gili e assim dava para conhecer um bocadinho do sul de Bali.. comer marisco em Jimbaran ao por do sol.. ver o Tanah Lot.. Tudo depende do que preferes.
Li alguns blogs que me recomendavam Lembongan e reservei as 4 noites, mas sp c a ideia de depois alterar.
Como me aconselharias?
Quero fazer praia sim, quero comer marisco sim.
 

yara

Membro Conhecido
Olá @yara,

estou a tratar das minhas ferias em Bali para Junho de 2017.
Sei que ainda falta quase 1 ano, mas gosto de me organizar com tempo, principalmente para não correr o risco de não conseguir um bom alojamento. Ou até mesmo mudar de planos com tempo e não perder muito dinheiro.

Neste momento tenho o seguinte reservado:
De 11 a 14 Junho em Ubud (Hotel Taman Ayu Udud) - 3 noites
De 14 a 18 Junho em Lembongan ( Karang Mas Vila) - 5 noites
De 18 a 20 de Junho em Gili Trawangan (Wombat's B&B) - 2 noites

No total estamos a falar de cerca de 230€ para 2 pessoas com peq. almoço.

Estou na duvida é se aumento os dias em Gili e diminuo em Lembongan e Ubud. Quero conhecer Bali é certo, mas depois de tantas horas de viagem, não sei se uns 3 ou dias em Gili e apenas 3 ou 4 em Lembongan não serão suficientes.
Em Ubud acho que 3 noites é excelente.

À partida, e para poupar algum vamos sair de Lx as 6h da manha com escala em CDG (Paris), China (Bayun - escala de 10h!!!) e depois para Denpasar, onde chegamos quase à meia noite.
Achas que contratemos transfer do Hotel em Ubud para nos levantar no aeroporto? Ou arriscamos um taxi ou uber qdo chegarmos?
Como são poucos dias, não queria andar a correr de um lado para o outro, até porque se desfruta melhor com calma e sem horas marcadas. Para o chill deixei a ilha Gili para o fim por isso mesmo, pois aguardam-nos mais de 40h de viagem de regresso se quisermos poupar no preço das viagens.
Relativamente à viagem para Gili e regresso, como me aconselhas a fazer?

Joana
Ola!!
Achas que compensa fazer 40h de viagem para poupar no preço das viagens?
Que preço tens?
Vais por Singapura ou KL?

Quanto a hoteis não sou a pessoa mais indicada porque eu fiquei no Pearl of Trawangan e adorei!!!!!

Qualquer coisa que precises dispõe... ;)
 

Ladybug79

Membro
Ola!!
Achas que compensa fazer 40h de viagem para poupar no preço das viagens?
Que preço tens?
Vais por Singapura ou KL?

Quanto a hotéis não sou a pessoa mais indicada porque eu fiquei no Pearl of Trawangan e adorei!!!!!

Qualquer coisa que precises dispõe... ;)


Olá Yara,

Estamos a falar de uma diferença de mais de 180€ em cada (somos um casal).
Vou fazer escalar em Paris e depois na China (ainda não reservei voos, só hotéis mas com possibilidade de cancelamento)
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Olá Yara,

Estamos a falar de uma diferença de mais de 180€ em cada (somos um casal).
Vou fazer escalar em Paris e depois na China (ainda n reservei voos, só hoteis mas com possibilidade de cancelamento)
Mas que preço final tens pra esse voo com escala em Paris e depois na China?
Vai directo a Bali?
Es de Lisboa?
 

Ladybug79

Membro
Mas que preço final tens pra esse voo com escala em Paris e depois na China?
Vai directo a Bali?
Es de Lisboa?
Para este que faz escala em Paris e China, tenho por 507€ (sou de Aveiro mas vou por Lisboa)
Para que diminua significativamente as viagens, pagarei quase 700€
 

yara

Membro Conhecido
Pois...
Eu fui para Bali mas primeiro estive em Singapura 2 dias...
Depois apanhei um voo para Bali por 60/65€...
Mas deu para conhecer Singapura antes...
 

Pilar

Membro Novo
Já viste o preço das viagens por Jakarta? Normalmente fica mais barato viajar por Jakarta e depois apanhar a ligação a Dempassar...
 

Joanacbs

Membro
Do que li assim por alto na altura, Lembongan é melhor pelo snorkel, mas se não fores super mega exigente também tens nas Gili.
Eu aconselharia ficares na zona de Seminyak e ires um dia ver o por do sol e jantar em Jimbaran e um dia dares uma volta pelas praias do sul/templos..e depois sim 5 noites de relax nas Gili :D
Já agora, não sei se já colocaram o contacto aqui no forum, mas eu fiz a tour em Ubud com o Wayan Roby - [email protected] que é simplesmente 5 estrelas e ainda dá uns toques de brazuca eheh.
 

Ladybug79

Membro
Já viste o preço das viagens por Jakarta? Normalmente fica mais barato viajar por Jakarta e depois apanhar a ligação a Dempassar...

Olá @Pilar,

não sabia, mas vou tentar ver esses preços.
Que outras alternativas achas que podem haver?

Pois...
Eu fui para Bali mas primeiro estive em Singapura 2 dias...
Depois apanhei um voo para Bali por 60/65€...
Mas deu para conhecer Singapura antes...
Olá @yara

Achas que vale a pena fazer essa paragem em Singapura e prolongar as ferias?
Não é muito caro Singapura?
 
Última edição por um moderador:

Ladybug79

Membro
Do que li assim por alto na altura, Lembongan é melhor pelo snorkel, mas se não fores super mega exigente também tens nas Gili.
Eu aconselharia ficares na zona de Seminyak e ires um dia ver o por do sol e jantar em Jimbaran e um dia dares uma volta pelas praias do sul/templos..e depois sim 5 noites de relax nas Gili :D
Já agora, não sei se já colocaram o contacto aqui no forum, mas eu fiz a tour em Ubud com o Wayan Roby - [email protected] que é simplesmente 5 estrelas e ainda dá uns toques de brazuca eheh.
E aconselhas algum hotel por essas bandas?
 

Joanacbs

Membro
Eu acabei por marcar em Jimbaran o Keraton Jimbaran Beach Resort e acabei por me arrepender, não pelo hotel que era muito bom mas sim pela zona, que não tinha praticamente restaurantes nenhuns sem ser os da praia que serviam maioritariamente peixe/marisco grelhado. Devia ter mantido a reserva no Puri Saron Seminyak :\ Nessa zona também tive em vista o Pelangi Bali Hotel.
 
Top