Novidades

[Report] Riviera Maya - para quem gosta de explorar!

aramis

Membro Novo
Riviera Maya - para quem gosta de explorar!

É bom ver tanta gente maravilhada com esta preciosidade de país.
Eu que o diga, pois decidi ir viver para Playa del Carmen há 2 anos e realmente o nível de vida sobe muito para quem vem de uma grande cidade como Lisboa.
Só tenho de pena de ainda não ter conhecido muitos Portugueses por aqui. Só em Agosto é que apanhei um casal que andava perdido pela 5ª avenida e criamos uma boa amizade selada com um dia cheio de aventuras entre cenotes e belas praias e bons restaurantes.
Alguns concelhos:
Para quem é mais aventureiro e não gosta de ficar limitado ao pacote oferecido pelos resorts, pode sempre alugar um carro e explorar a zona de XPU-HA (20 km a sul de playa del carmen), onde à distância de 3 km tem espectaculares cenotes (grutas com água que chega a 8m de profundidade) e uma das melhores praias da Riviera (praia de Xpu-ha).
De resto daquilo que conheço (que já é alguma coisinha) estas são as melhores praias de Norte a Sul:
Mapa da Riviera Maya:



Puerto Morelos (entre Cancun e Playa del Carmen)- Pueblito de pescadores com boa praia (evitar ir nos domingos).




Playa del Paraiso (15 km a norte de Playa del Carmen)- É uma entradasita ao lado do Iberostar Paraiso Maya. Parece ser privada pois tem uma cancela, mas nada que 2 dedos de conversa não resolvam (ou então uma notinha de 20 pesos ou até uma lata de Coca Cola que descobri ser uma das armas mais fortes na arte do suborno nesta zona!! lol!
amedia.point2.com_p2a_htmltext_478a_85d0_4598_67922caf1af3556413d4_original.jpg




Punta Maroma (10 km a Norte de "Playa")- Paga-se!! Cerca de 100 pesos, mas dá direito a uma espreguiçadeira na praia. Tem um restaurante bastante bom e uma das melhores praias (considerada pelo National Geographic como a melhor praia do mundo!!). Tem passeios a cavalo pera areia e bastante areal sem rocha e uma pequena marina.


Daí até Playa del Carmen os acesso são limitados (apenas há passagem pelos hoteis). Tirando junto ao hotel Princess, se bem que a praia aí tem rochas.

Playa del Carmen tem cerca de 5 km de praias divididas por 2 molles (pontões). O mais agradável é que ao contrário de Cancun e Tulum, a praia está no centro! Nem é preciso taxis nem carros!
Agora para quem não vai lá a algum tempo (+ de 3 meses) fica uma espectacular noticia: Acrescentaram areia às praias!! Quem conhece playa del carmen sabe que grande parte das praias estava a ficar bastante "encolhida" , com um espaço bastante reduzido entre a água e a 1ªavenida ou hoteis. Agora temos quase 100m de distancia entre o mar e a calçada. A praia parece o que a faz agora uma das melhores da Riviera. Além disso Playa del Carmen é uma cidade bem cosmopolita, com gente de todas as partes do mundo e uma atmosfera bem relaxada.
awww.academia_columbus.com_gallery_mexico_41_playa_del_carmen.jpg



Paamul- situada a cerca de 15 km a sul de Playa del Carmen esta pitoresca praia é bastante frequentada por mochileiros (pois pode-se alugar umas "palapas" (bungalows) à beira mar e tem um ambiente bastante descontraido. Tem algumas rochas, mas é muito boa para fazer snorkling.
a1.bp.blogspot.com__JkfOAuZ0xcY_SRwZPpFETMI_AAAAAAAAApc_5tb0pteV6iA_s400_Beaches_02_g.jpg



XPU-HA-Passando Puerto Aventuras que conheço mal (embora tenha ficado lá na primeira vez que vim à Riviera), segue-se XPU-HA - A minha preferida. Só ver para crer! Um mar do mais azul que há, bem "flat", com um restaurante muito bom (provem o ceviche mixto) e uma praia que nos dias de semana é deserta! Basta atravessar a "carretera federal" para o outro lado e têm cerca de 5 cenotes diferentes mas todos eles impressionantes. A entrada é a pagar mas não passa dos 5 € (não me lembro qt ao certo).





Akumal (40 km a sul de playa, 20 km a norte de Tulum)- Apenas fui 2 vezes (certamente vou ir muitas mais). Bastante bonito e extenso, embora um pouco povoado demais para o meu gosto, devido aos hoteis.
Excelente para o snorkling pois as águas são bastante calmas devido à barreira de coral que protege esta praia da ondulação. Mais haveria para ser dito desta praia , mas mais tambem haveria de ser aprendido da minha parte. Em breve...




Xcacel/Xcacelito- Santuário das tartarugas. É aqui que elas vêm desovar (aliás como em Akumal), deixando na praia uns interessantes ninhos, bem protegidos por um grupo de voluntarios que constroem umas redes para evitar que sejam pisados os ovinhos. Reparei que nesta praia hà iguanas por todos os lados (pensando bem se calhar tem a ver com os ovos já mencionados!!). Nesta baia há também um cenote ( se bem que pequeno). A vegetação`em redor é bastante selvagem o que lhe dá um toque especial. E tem bastante ondinhas!!



Tulum- Há 3 vertentes de praias aqui. Passo a explicar:
A praia das ruinas ( a mais conhecida). Paisagem idílica com o mar azul e as ruinas maias em fundo. Para se chegar lá tem de se entrar nas ruinas e pagar. Normalmente a praia tem muita gente e é uma praia de passagem. Do género de quem está cansado e com calor de ver ruinas e vai refrescar-se no mar.
awww.rivieramaya.info_news_uploaded_images_tulum_730310_730394.jpg



Tulum -Playa Paraiso-A 2ª extensão de praias fica pouco a sul das ruinas, mas para se chegar tem de se ir de carro até à vila de Tulum e cortar à esquerda (andar uns 4 km virar outra vez à esquerda e é só escolher a praia). O cómico disto é que depois de uns 10 min de andar a carro chega-se a uma praia que deve estar a uns 300 m das ruinas referidas acima.) Esta extensão de várias praias vale bastante a pena, pois o mar é muito azul e limpo a areia branca e fina e a vegetação densa e verde.




Sian Khan-Agora o grande segredo: a sul da praia de Tulum encontra-se a reserva natural Sian Khan, que é uma zona protegida que conta com enormes lagos, vegetação impressionante e fauna variada e selvagem. A acompanhar tudo isto juntem-lhe um caminho em terra batida (que me fez gastar uns bons pesos em arranjos na suspenção) e como resultado dá dezenas de km´s de praias desertas até chegar a Punta Allen que é uma aldeia de pescadores.
awww.rivieramaya.info_news_uploaded_images_punta_allen_759137_759205.jpg




Claro que além destas praias existem todas as outras dos hoteis que não conheço por serem privadas. Mas para quem quer sair um pouco desse cenário mais artificial pode sempre visitar um destes lugares referidos e deixar um feedback.

Ah e claro, se quizerem visitar o único negócio Português em Playa del Carmen, venham até ao salão de beleza "Rosas Galindo" na Avenida 40 esquina com calle 6 (em frente à Telmex) digam que são Tugas e a minha mulher faz um descontinho e 2 dedos de conversa.

Boas aventuras.
David
 

Guguinha

Membro Novo
Bom report

:cool:Olá

Que bom, não sabia que havia tugas em playa del carmen.
Estive no méxico na primeira semana de Novembro de 2009, durante o famoso furacão, em que bom tempo só no dia da vinda embora.
Durante os dias em que lá estive "alugamos"um táxi e tentamos conhecer um pouco de algumas zonas que ainda não tinhamos conhecido na nossa última viagem em 2003.
Estamos pensar em voltar outra vez em Abril.
Deixa contacto pois vi aí algumas zonas bem interessantes.
Já agora uma oipnião:
Em 2003 ficamos no sandos caracol -péssimo não recomendo
Em 2009 ficamos no iberostar túcan- não é mau, um pouco velho mas com boa localização em playacar
Agora pensamos em ir para o catalonia playa maroma. Que tal?A que distância de playa del carmen???
Aceitam-se sugestões
 

Sunset

Inativo
Olá Guguinha,

Fiquei no Catalónia Playa Maroma em Abril 2008.
Posso dizer que é um excelente hotel, bem localizado com uma praia excelente:)
Tem transporte gratuito para playa del carmen, 2 x ao dia, manhã e tarde.
O único inconveniente era o acesso:(
Pode ser k já esteja resolvido;)
Aramis... excelente report;)
 

aramis

Membro Novo
Pelo nome parece que fica em Punta Maroma o que é ideal. Quanto às condições do hotel não posso ajudar porque não conheço! Punta Maroma fica a uns 25-20 km do centro de Playa del Carmen. 150-200 pesos de taxi.

Se alguem necessitar dum taxista de confiança que não ponha a mão no bolso mandem uma pm.
 

sol so

Membro Novo
eu fiz um jeep safari a zona da biosfera ,que é esta que estas a falar na ultima foto ... foi arrasador ,lindo ... espectacular ... aconselho vivamente a quem la for ...


Sian Khan-Agora o grande segredo: a sul da praia de Tulum encontra-se a reserva natural Sian Khan, que é uma zona protegida que conta com enormes lagos, vegetação impressionante e fauna variada e selvagem. A acompanhar tudo isto juntem-lhe um caminho em terra batida (que me fez gastar uns bons pesos em arranjos na suspenção) e como resultado dá dezenas de km´s de praias desertas até chegar a Punta Allen que é uma aldeia de pescadores.
awww.rivieramaya.info_news_uploaded_images_punta_allen_759137_759205.jpg
 

sufia

Membro
xel-ha ou xcaret???

olá aramis

conhecendo bem a zona como tu o que me aconselhas visitar xel ha ou xcaret?? e preços?? como me deva deslocar?? comprar a excursao, taxi, aluguer de carro??!!

bigaduuuuu:p
 

pradamilano

Membro Ativo
excelente report aramis..acabei de imprimir pa levar os teus conselhos..
n conhecia as outras praias de tulum..so mm a das ruinas e se essa ja e linda, fiquei deslumbranda com as outras 2!
 

aramis

Membro Novo
sufia disse:
olá aramis

conhecendo bem a zona como tu o que me aconselhas visitar xel ha ou xcaret?? e preços?? como me deva deslocar?? comprar a excursao, taxi, aluguer de carro??!!

bigaduuuuu:p
Olá. Eu nunca fui a Xel Ha!! Só fui a Xcaret e gostei bastante (não esquecer de ver o espectáculo nocturno). Pelo que ouço falar Xcaret vale mais a pena.
Xcaret fica mesmo na saída sul de Playa del Carmen (5 km do centro). Xel-ha fica bem mais longe (+- uns 40 km de playa e 20 km deTulum).
Xcaret é caro (mesmo comprando no local). Não sei como estão os preços das excursões. Aqui fica o site Xcaret - Cancun most amazing eco park . Analisa os diversos pacotes disponíveis e compara com os preços das agências no hotel.

Eu aconcelho a alugar um carro, pois dá-te muito mais flexibilidade. Planeia os locais que queres ver, Imprime um mapa da net e faz-te à estrada.
Andar de carro na Riviera Maia é muito simples, porque só existe um estrada entre Cancun-Playa del Carmen-Tulum. Ou vais para Norte ou para Sul, não tem como te perderes.
 

Solbrilha

Membro
Aramis,


Muito Obrigada pela Dica.
Não quero deixar de te dar os PARABENS, pelo excelente post que fizeste.
Já o imprimi para levar comigo.
Como é viver no México ?? Estás a gostar ?

M«Obrg
 

JATG

Membro Ativo
Olá aramis!

Estive na Riviera Maya em 2006 e gostei bastante.
Esta semana, vi umas fotos de Cancún que me despertaram a atenção (especialmente pela praia).
Começo a equacionar ir uma semanada para Cancún...

Conheces Cancún?
Será uma boa alternativa à Riviera Maya (uma vez que já lá estive)?
 

aramis

Membro Novo
Solbrilha disse:
Aramis,


Muito Obrigada pela Dica.
Não quero deixar de te dar os PARABENS, pelo excelente post que fizeste.
Já o imprimi para levar comigo.
Como é viver no México ?? Estás a gostar ?

M«Obrg
É muito bom. Vida tranquila. Já vivi no norte do México (Durango) e é bem diferente. Aí notam-se mais os verdadeiros problemas do país (Droga e corrupção). Aqui na Riviera só se nota mesmo a corrupção... lol!

Respondendo à questão de Cancun. Vou lá quase todos os fins de semana (fica a 40 min. de playa del carmen- fica tão longe Cancun de Playa del Carmen, como Tulum.). Sinceramente acho que ficas mais bem servido na Riviera Maya. Cancun só é melhor em termos de animação e vida nocturna! My opinion...
Mas se ficares na Riviera Maya, podes facilmente dedicar um dia a Cancun (embora hajam poucas praias públicas) ou vice-versa.
 

JATG

Membro Ativo
E a nível de praia? Cancún tem praias só de areia ou também tem rochas como nalgumas zonas da riviera maya?
Pergunto porque fiquei no Bahia Principe e a praia não era grande coisa, pois tinha muita rocha!
 

DELLY

Membro Novo
JATG disse:
E a nível de praia? Cancún tem praias só de areia ou também tem rochas como nalgumas zonas da riviera maya?
Pergunto porque fiquei no Bahia Principe e a praia não era grande coisa, pois tinha muita rocha!
Só para esclarecer estás a falar no BAHIA PRINCIPE TULUM, mas mesmo ao lado (poucos metros) exite uma praia maravilhosa sem pedragulhos AKUMAL.

Boas Viagens
 

JATG

Membro Ativo
DELLY disse:
Só para esclarecer estás a falar no BAHIA PRINCIPE TULUM, mas mesmo ao lado (poucos metros) exite uma praia maravilhosa sem pedragulhos AKUMAL.

Boas Viagens
Essa praia que falas é boa, mas para quase todo o complexo (porque o pessoal "fugia" todo para lá) é pequena...:D
 

sbrazao

Membro Novo
Guguinha, também vou para o Catalonia Playa Maroma, e pelo que tenho visto deve ser bom. Esperemos é que o tempo esteja bom...
 

mokinha

Membro Novo
Aramis...excelente descrição...vou casar em Junho deste ano e estamos quase decididos a ir pro México...Existe algum hotel / zona que aconselhes na Riviera Maya? Fiquei extremamente curiosa com a possibilidade de alugar um carro e puder ver o que quiser e estar nos sítios o tempo que quiser...fazes ideia do quanto custa um carro/dia?é seguro?

Obrigada
Mónica
 
Top