Novidades

[Report] Catalonia Royal Tulum - Riviera Maya

uska

Membro
Catalonia Royal Tulum - Riviera Maya

Para todos os que, como eu, tiveram dificuldade em encontrar informação sobre o Catalonia Royal Tulum, e estão indecisos sobre que hotel escolher, aqui vai um report para ajudar. A viagem (22/30.07) foi marcada através da Dominicatours.com e correu tudo lindamente (apesar da reserva ter sido feita em cima da hora, o processo demorou apenas 3 dias).


Voos:
Companhia Orbest com partida de Lisboa. A saída de Lisboa foi pontualíssima, sem haver sequer fila de espera para a pista. Já no México houve um pequeno atraso na saída, mas foi recuperado no ar, chegámos à hora prevista. À ida, o espaço era pouco, mas no regresso, apesar de ficarmos nos lugares do meio, já tínhamos mais margem de manobra. A comida é mázinha, por isso prevenam-se em terra com umas sandochas, bolachas ou chocolates. Não esqueçam a água, porque entre refeições pode ser a pagar. No regresso, o frio glacial do ar condicionado apanhou muitos de surpresa e nem as mantas fornecidas pela companhia eram suficientes, aconselha-se um casaco.


Check in:
Depois de mais de uma hora de transfer, chegámos finalmente ao Catalonia Royal Tulum. O check in demorou um pouco mais porque havia outras pessoas a chegar, mas oferecem-nos logo uma bebida fresca e uma toalha húmida para nos refrescarmos. A bagagem foi entregue a um funcionário que a levou ao quarto.


ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7267003_resizecopy.jpg




Quarto:
O impacto da paisagem à saída do lobby é muito positivo e deixa-nos ansiosos para conhecer o resto: passamos por uma ponte sobre um cenote e embrenhamo-nos num caminho rodeado de vegetação.
O pior foi a surpresa ao chegar ao quarto, no primeiro andar do edifício 1. Primeiro não conseguimos entrar porque a tranca, no interior, estava a bloquear a porta. Os vizinhos do lado, outro casal português, também estavam também do lado de fora, enquanto dois funcionários tentavam abrir a porta, neste caso porque o cartão não funcionava e já era a terceira vez. Lá abriram também a nossa.
Tínhamos pedido cama king size e deram-nas duas separadas, mas isso nem seria problema. O mal é que os colchões, quer de uma quer de outra, eram do mais duro e desconfortável que se possa imaginar. Depois de uma viagem cansativa, a noite não foi melhor.
De manhã fomos à recepção, pedimos para nos mudarem para outro quarto e assim foi. À hora marcada, lá estava o carrinho de golfe para nos levar e às bagagens para o novo quarto(4105), no edifício 4. Agora sim: cama king size e bastante confortável.
Os quartos têm bom tamanho e embora precisem de uma renovação (penso que alguns já foram renovados), estão sempre impecavelmente limpos. No mini bar há água, cerveja e refrigerantes. O duche podia ser mais forte. O cofre tem um bom tamanho, deu para o portátil, várias câmaras, telemóveis, consolas, documentos, carregadores e carteiras, à vontade. A varanda tem vista para a “selva”, e numa manhã até vimos um esquilo a saltar de árvore em árvore. O ar condicionado funciona bem, mas como o clima é húmido é inevitável o cheiro a bafio, nada a que não nos habituemos. À tardinha, passava sempre um funcionário para oferecer uns chocolates e perguntar se precisávamos de alguma coisa.


ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_IMG_8109_resizecopy.jpg

ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7256800_resizecopy.jpg




Hotel:
A localização é excelente. Está suficientemente perto da estrada federal (via rápida) para podermos apanhar os transportes públicos, mas não se ouve o barulho do trânsito, nem no lobby que fica mais ou menos a 20 metros da estrada. Fica a cerca de 15 minutos de Playa del Carmen, 15 de Tulum e a uns 5 km de Akumal, tudo facilmente acessível por táxi, bus ou “collectivo”.
Há 6 edifícos, com três andares cada, que se alinham de um lado e de outro ao longo de um zona de reserva natural, através da qual serpenteia um caminho de pedra que liga o lobby à praia. São cerca de 800 metros, que se fazem muito bem, em que se podem ver iguanas, pacas, esquilos, coatis, pássaros, cenotes, um mangal e muita vegetação, sempre acompanhado por música zen e quase sempre à sombra. Os melhores quartos ficam nos edíficios 4 a 6 (evitem os que estão no r/c, porque pode haver maiores possibilidades de entrar insectos).


ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7287255_resizecopy.jpg

ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7287296_resizecopy.jpg



Comida:
Pequeno-almoço buffet no La Selva (lobby). Literalmente para todos os gostos: mexicanos, americanos, ingleses, espanhóis e, claro, portugueses. O pão não é grande coisa, mas há sempre croissants, folhados, pão para torrar... Há omeletes a la carte, mas quem quiser personalizar basta ir ao balcão onde um funcionário confecciona, ao momento, os ovos a gosto. Parece que no restaurante da praia também servem pequenos-almoços, mas nunca lá vi ninguém.
O almoço é na grande palapa da praia/piscina e é buffet. Se houver lugares nas mesas que ficam mesmo sobre a praia, peçam para vos darem esses, eles às vezes escolhem outras mesas, quando essas estão vagas, mas é só pedir... Aqui é muito difícil não se conseguir alguma coisa de que se goste. A variedade é enorme (tacos, pastas, peixe e carne confeccionados ao momento, saladas, peixe, carne, frango, entradas...) e todos os dias há pratos diferentes. Não amei as sobremesas, mas a fruta é sempre fantástica, sobretudo a papaia e a melancia. Se preferirem levar comida para a praia peçam um prato de plástico, sirvam-se e voltem para a espreguiçadeira. Também podem optar pelo bar de takeaway ao lado da piscina, de pizzas, sandes, etc.
Os jantares são nos temáticos: La Selva (internacional), Terrace (tapas), El Centenário (mexicano), Sorrento (italiano) e Royal Grill (grelhados). Experimentámos todos e gostámos, mas no top, pela comida e pelo ambiente, ficam o das tapas e o grill, ambos ao ar livre. Não é preciso reservar, o que é bom, mas se formos por volta das 20 e 30, corre-se o risco de chegar lá e haver fila de espera de uma hora. Nesse caso pode sempre escolher-se outro, convém é saber quais é que não estão fechados para folga, consultando o placard no hall de cada edifício.
Quem não quiser ficar restrito às bebidas oferecidas pelos restaurantes, pode sempre passar antes por um dos bares e abastecer-se de margaritas, caipirinhas, mojitos, piñas coladas e muito mais. Há sempre sumos, o vinho da casa e cerveja (quase sempre sem pressão, que saudades das nossas). Os almoços também podem ser “regados” por um sumo natural da barraquinha da praia, a la carte ou escolhendo a fruta.
ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_IMG_7912_resizecopy.jpg

ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_IMG_7914_resizecopy.jpg




Praia:
ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7267024_resizecopy.jpg


UAU!!!! Bem diziam que era uma das melhores e confirma-se. Fantástica, sem rochas, só areia branca e fina e aquela água azul turquesa. Levem pão do pequeno-almoço para dar aos peixes e terão dezenas deles à vossa volta a comer da vossa mão, imbatível. Basta nadar um pouco para encontrar um recife óptimo para snorkel (o hotel empresta equipamento, nós levámos). A temperatura da água estava excelente, uns 26/28 graus, no ponto.
Nunca tivemos dificuldade em encontrar espreguiçadeiras na praia, nem sombras (o sol é fortíssimo, gastámos uma embalagem inteira de protector 30 e mesmo assim apanhámos dois escaldões). E quem quiser nem precisa levantar-se para arranjar uma bebida, os empregados vêm trazer. Outra das mordomias eram as espetadas de fruta fresquinhas que vinham oferecer a meio da manhã.
Se andarem um pouco pela praia, para a esquerda de quem está de frente para o mar, têm logo vários ninhos de tartarugas, assinalados por fitas amarelas pelo hotel, que pertence a um programa de protecção da natureza.
ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7287210_resizecopy.jpg

ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7287213_resizecopy.jpg

ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_PICT0100_resizecopy.jpg





ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7287203_resizecopy.jpg




Piscina:
Com uma praia daquelas, quem precisa de piscina. Nem lá entrámos.
ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7246773_resizecopy.jpg


ai787.photobucket.com_albums_yy153_Uska_photos_CRT_20report_P7266999_resizecopy.jpg


Clima:
Na maior parte do tempo esteve excelente, com sol ou pouco nublado. Numa manhã choveu torrencialmente cerca de hora e meia, mas mesmo assim fomos para a praia tomar banho e soube muito bem. Houve outra manhã em que esteve sempre a chover, só que por sorte foi a que escolhemos para ir ao Rio Secreto :)


Adults only:
Interdito a menores de 16. A única diferença é a calma, animações mais viradas para adultos, como o bingo ou o vólei de praia, e uma ou outra banhista em topless.


Conclusão:
Bom, o report já vai longo, por isso vou só sintetizar: para ostentar as 5 * (padrão europeu) precisava de ser actualizado/renovado. Mas se me perguntarem se aconselho ou se voltava já amanhã para lá? Claro que sim! Só aconselharia a não ficarem nos primeiros edifícios, porque embora não se passe muito tempo no quarto, uma cama confortável é essencial.
Devem faltar informações, mas se precisarem de esclarecimentos não hesitem perguntar. Depois faço um report mais curto sobre os tours que fizemos.
 

Luigi

Membro
:D Oi
Obrigado pelo excelente report, é que vou para o Catalonia Royal Tulum no dia 21 de Setembro...
A dica dos quartos de facto é de ter em conta.
Fizeram as excursões com o operador? Quais foram os preços?
Foram a Tulum de «colectivo»? Foi fácil?
 

uska

Membro
Excursões

Luigi disse:
:D Oi
Obrigado pelo excelente report, é que vou para o Catalonia Royal Tulum no dia 21 de Setembro...
A dica dos quartos de facto é de ter em conta.
Fizeram as excursões com o operador? Quais foram os preços?
Foram a Tulum de «colectivo»? Foi fácil?
Olá,

Fizemos 2 excursões pelo operador: tubarões-baleia e Rio Secreto. A primeira por comodismo, pq queríamos fazê-la logo nos primeiros dias, qd ainda acordamos mt cedo por causa da diferença horária, e não estivemos para procurar mais. O preço desta é de € 199, carote, mas uma experiência inesquecível.
O Rio Secreto, comprámos só as entradas ao operador, pq o preço era exactamente o mesmo ($ 49 só entrada ou $ 89 com transporte). Fomos de táxi pq chovia imenso, mas a ideia era ir de colectivo.
A Tulum fomos realmente de colectivo: 35 pesos para lá, 30 para cá. É facílimo apanhá-los, estão sempre a passar. No caso de Tulum só tens de atravessar para o outro lado da estrada (há uma plataforma em cimento) e esperar um pouco. Mesmo que não saibas quais são, eles qd vêm pessoas param. Pergunta o preço. A entrada nas ruínas custa 51 pesos por pessoa - ao todo gastámos 232 pesos (cerca de € 15), o operador pedia $49 por pessoa e embora tivesse transporte, a diferença é enorme.
Tb fomos a Playa del Carmen em colectivo, neste caso até foi um autocarro que parou. Ficamos ao pé da 5ª avenida. Nestes é mais barato, 15 pesos por pessoa (cerca de € 1).
Estou a preparar um report com mais detalhes e fotos das excursões.

Gostei imenso das férias, a praia é do melhor, espero que gostes também.
 

uska

Membro
atm

Luigi disse:
:)Oi
Tenho uma dúvida: o hotel tem caixa multibanco?
Oi
Tem. Está um bocado escondida, mas tem. Nós levantámos lá dinheiro com o cartão de débito do Millenium e não houve problemas.
Qd se sai da recepção para o lado da estrada, em vez de ir pelas escadas principais vai-se por uma rampa pequena, que começa onde acaba o balcão. Vira-se à esquerda e segue-se a parede exterior do edifício até uma porta que parece de arrumos do hotel. Entra-se por aí e à esquerda está uma porta envidraçada e lá dentro a ATM.
Tb tem câmbio, mas não usámos.
 

ladym

Membro Conhecido
Olá!Obrigada pelo report :D
Podias-me esclarecer uma coisa? A praia ou parte da praia é publica?
Pergunto isto pq em pesquisas por diversos sites a praia é apresentada como de bom acesso e tal e tal...ou seja...como se de uma praia qq se tratasse e não d eum resort...que me dizes?
Obrigada :D
 

uska

Membro
Olá!Obrigada pelo report :(
Podias-me esclarecer uma coisa? A praia ou parte da praia é publica?
Pergunto isto pq em pesquisas por diversos sites a praia é apresentada como de bom acesso e tal e tal...ou seja...como se de uma praia qq se tratasse e não d eum resort...que me dizes?
Obrigada :huh:
Olá.

Desculpa só agora responder, mas não tinha visto a tua mensagem. Acho que ainda ando um bocado perdida com as novidades do Portal, antigamente apareciam logo as mensagens, agora parece que não.
Bom, mas quanto à tua questão: realmente há acessos para quem vem de fora, por estradas laterais ao resort, no entanto a praia em frente ao resort é privada. Claro que esse é um espaço limitado à área frontal do hotel. De qualquer forma, pelo que vi, não há mta gente a usar esses acessos, por isso, tanto para a esquerda, como para a direita, há grandes áreas sem ninguém - penso que dá para ver nas fotos do report.
A praia é simplesmente fabulosa e, se não quiseres estar onde está mais gente, basta andares um pouco para cada um dos lados e tens uma praia fantástica só para ti, só que sem espreguiçadeiras - há outros hotéis, mas ligeiramente afastados (cerca de 600/800 metros).
Pelo que vi noutro post teu, procuras um hotel de luxo. Neste, se conseguires garantir logo um quarto renovado - penso que as suites são as mais luxuosas - tens conforto, mas sem exuberâncias.
Os jantares são sempre nos restaurantes temáticos, sem necessidade de marcação, o que é bom.
Outra coisa que me agradou muito foi ser só para adultos, pq a ideia era descansar e desfrutar de um ambiente calmo.
Em resumo, como digo no report: o maior luxo é a magnífica praia, mas gostei mesmo muito de lá estar e, passados estes meses, ainda suspiro para repetir a dose.

Espero ter ajudado. Se precisares de mais alguma informação, fotos... diz.
 

ladym

Membro Conhecido
Olá.

Desculpa só agora responder, mas não tinha visto a tua mensagem. Acho que ainda ando um bocado perdida com as novidades do Portal, antigamente apareciam logo as mensagens, agora parece que não.
Bom, mas quanto à tua questão: realmente há acessos para quem vem de fora, por estradas laterais ao resort, no entanto a praia em frente ao resort é privada. Claro que esse é um espaço limitado à área frontal do hotel. De qualquer forma, pelo que vi, não há mta gente a usar esses acessos, por isso, tanto para a esquerda, como para a direita, há grandes áreas sem ninguém - penso que dá para ver nas fotos do report.
A praia é simplesmente fabulosa e, se não quiseres estar onde está mais gente, basta andares um pouco para cada um dos lados e tens uma praia fantástica só para ti, só que sem espreguiçadeiras - há outros hotéis, mas ligeiramente afastados (cerca de 600/800 metros).
Pelo que vi noutro post teu, procuras um hotel de luxo. Neste, se conseguires garantir logo um quarto renovado - penso que as suites são as mais luxuosas - tens conforto, mas sem exuberâncias.
Os jantares são sempre nos restaurantes temáticos, sem necessidade de marcação, o que é bom.
Outra coisa que me agradou muito foi ser só para adultos, pq a ideia era descansar e desfrutar de um ambiente calmo.
Em resumo, como digo no report: o maior luxo é a magnífica praia, mas gostei mesmo muito de lá estar e, passados estes meses, ainda suspiro para repetir a dose.

Espero ter ajudado. Se precisares de mais alguma informação, fotos... diz.
Obrigada por todas as informações :( Não me apetecia nada estar num resort e ver montes d efamilia com lancheiras e radios...eheheheh
Quando e falo em "luxo" não quero bem dizer um luxo exuberante :huh: (até porque esse não se encontra nas cadeias hoteleiras conhecidas) ...pretendo apenas dizer que ao contrario de outras ferias, estas vão ter um toque especial (qualquer dia conto os meus planos á malta do PV;) ) por isso preferimos algo que vá para lá do simplesmante confortável ;)
mais uma vez obrigada!
 

uska

Membro
Obrigada por todas as informações ;) Não me apetecia nada estar num resort e ver montes d efamilia com lancheiras e radios...eheheheh
Quando e falo em "luxo" não quero bem dizer um luxo exuberante :huh: (até porque esse não se encontra nas cadeias hoteleiras conhecidas) ...pretendo apenas dizer que ao contrario de outras ferias, estas vão ter um toque especial (qualquer dia conto os meus planos á malta do PV;) ) por isso preferimos algo que vá para lá do simplesmante confortável ;)
mais uma vez obrigada!
Enquanto lá estive não dei por famelgas com a casa toda às costas :(. Num dos dias havia um casal com um bebé e um cãozito e do outro lado também vimos um casal só. Nada de agitações. E andando um bocadinho para o lado já ficamos com um bom pedaço de praia paradisíaca por conta:D.
 
Top