Novidades

[Report] Tunísia, o sul

carla08

Membro Conhecido
Tunísia, o sul

TUNÍSIA, Circuito do Sul

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_mapa1.jpg


Tunísia, O sul..

A estranheza do primeiro contacto instala-se. O cenário é o de um país ainda muito ligado às antigas tradições, onde a modernidade propriamente dita é imperceptível ou mesmo inexistente. Nesse momento vem-nos à ideia aqueles cenários que víamos nos livros ou até mesmo as histórias de vida contadas pelos nossos pais e avós; Recua-se atrás no tempo, num tempo que não testemunhamos mas que faz parte da nossa memória.
À medida que nos afastamos do litoral e penetramos no interior, é visível uma mudança tanto da paisagem como das gentes. É um exemplo de um mundo ainda à parte que tenta lutar contra uma cultura massificada que aos poucos se tenta instalar. Contudo, ainda prevalece a essência e uma certa genuídade características. E é isso o mais fascinante e a maior riqueza destes locais.


Ao passarmos pelas localidades, através da janela de um veículo em movimento, observamos e somos observados; a curiosidade é mutua. Uns acenam e sorriem, outros olham desconfiados e com uma certa indiferença.. Os homens povoam as esplanadas dos cafés, parecendo um pouco indiferentes à passagem das horas e dos afazeres, sempre em grupo e amena cavaqueira.. As mulheres, na sua maioria vestem de um modo conservador, demonstrando que por ali se leva a religião mais à letra (isto também mais visível no interior).

As construções, sempre dispersas umas das outras, encontram-se na sua grande maioria inacabadas, dando a parecer que o mais importante é ter um tecto, os pormenores surgirão (ou não) à medida que haja dinheiro.

É normal encontrarmos algum lixo espalhado pelas ruas, embora se note que está a começar a haver um esforço para criar uma nova cultura em relação ao ambiente. Na maioria das localidades por onde passamos a avenida principal chamava-se Avenida do Ambiente, e também haviam muitos cartazes espalhados pelas ruas apelando à conservação do meio.

As regras de trânsito existem, mas não se cumprem :blush: [embora este seja um facto que não deve causar estranheza aos portugueses ;) ]Mas, e isto sim é diferente , há uma espécie de cultura de estrada que os tunisinos parecem compreender bem entre si e entre as manobras mais hilariantes que se consiga imaginar, os acidentes parecem não acontecer e não há insultos nem buzinadelas entre os condutores. Semáforos, também vimos muito poucos. ;)

Os pontos de referência do circuito do sul:

Matmata - casas "trogloditas"

Matmata é uma aldeia típica berbere. As casas trogloditas, características desta região são construções escavadas nas rochas que servem de abrigo e protegem do calor do dia e do frio da noite. Visitamos uma casa de uma família berbere. Foi-nos oferecido chá de menta e pão, e ainda assistimos a uma “cerimónia de casamento” protagonizada por dois colegas do grupo. À saída deixávamos uma gratificação para a familia.

Um dos pontos fortes da viagem: Visita ao deserto e passeio de camelo. Inesquecível…

Um local também digno de referência: o Chott el Djerid, o maior lago seco do deserto do Sahara..

“..Um retrato da luz e calor. Chott el-Djerid é um imenso lago seco no deserto do Sahara, onde as miragens se formam sob o sol do meio-dia. É como estar no sonho de outra pessoa..”

O oásis de montanha: Chebika

Nas montanhas do Atlas, já bem perto da fronteira com a Argélia, esta é uma zona que se destaca, não só pela beleza e exotismo das suas paisagens, como também, e principalmente pelas suas gentes.Mal começamos a subida pelas montanhas, já se avistavam, ao longe, grupos de crianças que corriam até nós determinadas a nos vender qualquer coisa. Traziam, na sua maioria, colares e pedras.. Outras pediam chicletes e água.. Eram apenas crianças.. e eram elas que transportavam toda a beleza daquela região, num só olhar, ou apenas num gesto.. Eram crianças e eram lindas..!

Tatouine e Chenini

Em Tatouine, merece destaque as "ghorfas", antigos celeiros (feitos de pedra e argila).

Chenini (a aldeia construída em pedra) é uma aldeia inesquecível!! As roupas coloridas das mulheres destacavam-se no meio da paisagem ocre..
No topo, a grande mesquita branca, imponente!!

Em Djerba, destaca-se visita ao museu local e à Sinagoga (interessante visitar um país maioritariamente muçulmano e visitar uma sinagoga) - a ilha de Djerba tem uma grande comunidade de origem judaica.

O último dia foi reservado para desfrutar da praia ;)


Podem ver aqui as imagens:


Espero que gostem!!

bjos
 

sapm

Membro Ativo
Adorei!!

Tens fotos lindissimas.
Também gostava de lá ir um dia...quanto pagaste e por quantos dias?

Bjs
Sílvia
 

Flecha

Membro Conhecido
tunisia.............ainda bem que gostaste, pois não está na minha lista de destinos a voltar.

Quanto ao report, gostei bastante da tua escrita.

cumps
 

carla08

Membro Conhecido
Bem, desde já agradeço a todos os que passaram por aqui :blush:

Master: o programa que usei foi o prowshow gold

Sílvia: Foram 7 noites, e foram 396 euros (em regime PC)

Flecha:
ainda bem que gostaste, pois não está na minha lista de destinos a voltar.
uma má experiência? ;)
acontece a todos, nem tudo é perfeito numa viagem, eu é que tenho tendência a dar mais relevância às coisas boas, mas claro que nem tudo é perfeito e por vezes acontecem coisas que nos chateiam.
Mas, a menos que seja 1 semana de férias de verdadeira tortura, costumo levar as coisas na boa e até as coisas que na altura pareciam más se tornam em momentos divertidos para recordar ;)


cumptos a todos

;)
 

sol so

Membro Novo
pois ....este é um circuito que já fiz mas a partir de hammamet ,agora gostava de ir a djerba e fazer de novo esse percurso .. que gostei bastante ...
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Carla!
O teu video está lindíssimo, e fez-me tantas saudades da Tunísia! Tão perto e tão diferente, não é? Foi dos slogans de agência que eu nunca mais esqueci por ser tão verdadeiro.
O teu texto está também muito bom e exprimes exactamente o que eu senti quando passei pelo Sul.
Agora há que fazer os reports das restantes viagens...já vi que tens o Egipto no teu curriculo, eu ainda não conheço mas está na minha lista...
 
Top