Novidades

[Report] Itália_Roma, Florença e Veneza

mokas

Membro Conhecido
Itália_Roma, Florença e Veneza

Itália_Roma, Florença e Veneza (01.10.09 a 09.10.09)


Olá a todos!!!! :D

Conforme prometido, aqui estou a fazer o report da minha viagem.

Por aqui fui deixando muitas questões relativas às férias deste ano, pois estava com imensas dúvidas. E com a vossa ajuda, lá me resolvi pela bela itália. Por isso, muito obrigada a todos pela ajuda que me prestaram!


Em primeiro lugar quero partilhar convosco que esta sempre foi uma viagem que sonhei fazer! Como ex-aluna que se preze de belas-artes, este é daqueles destinos de sonho. Finalmente poder ver ao vivo e a cores tudo o que estudei durante anos!! Pois bem, foi desta! ;)

Ao princípio esta era para ser uma viagem de 10 a 12 dias, mas infelizmente foram só 9 dias, o que não deu para ver algumas cidades vizinhas que gostaria de ter também visitado, nomeadamente na Toscânia. Mas essa irá ser uma outra viagem, com prova de vinhos a acompanhar! loooooooooooool

Pois bem, as 3 cidades que visitei são todas elas fantásticas e bastante diferentes, quer a nível de arquitectura, como de pessoas locais e o próprio espírito de cada uma.
No geral adorei estas férias, pelos motivos que referi há pouco, mas também houve algumas decepções (mas isso não vale a pena contar).

Vamos ao que interessa, aqui vai o report! ;) Desculpem o tempo que possa demorar, pois as fotos são muitas e há que escolher. Para além disso, sou nova nestas andanças - é o meu 1º report ;) -, por isso desculpem qq coisinha!


Roma_01.10 a 04.10.09

O nosso vôo foi pela TAP, e embora alguma turbulência, foi um vôo muito agradável. O pessoal de bordo foi muito simpático, e não houve atrasos.
O nosso vôo foi algo cedo para quem está a gozar de férias - por volta das 9 e 20 da manhã -, mas tinha de ser para aproveitar bem o 1º dia na capital do império romano.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_2onossodestino.jpg


Quase lá!!! O nosso destino!


Depois de um vôo tranquilo, lá aterrámos. Assim que recolhemos a bagagem, fomos directos ao posto de turismo para recolher o Roma Pass, um cartão com muitas vantagens!



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_3noaeroporto.jpg


Deixem que me apresente! :D Sou eu no aeroporto! Reparem só na minha cara de contentamento!!



Esta foi uma das dicas recolhidas aqui no portal. Realmente este cartão dá muito jeito, pois para além da utilização de toda a rede de transportes públicos, ainda se tem entrada "grátis" nos 2 ou 3 primeiros museus/ sítios arqueológicos. Já nem sei bem!!! Porque fui a pelo menos 4 museus, e apenas paguei entrada para o museu do Vaticano. E isto porque comprei os bilhetes antecipadamente pela internet para evitar as filas.

O Roma Pass também foi comprado antecipadamente pela internet, pelo que apenas tinha de o ir levantar ao Posto de Turismo.

O aeroporto não é dos mais pequenos, e por isso não foi fácil descobrir logo o posto. Mas como quem tem boca vai a Roma, lá fomos! :D
E foi aqui que tivémos a nossa primeira experiência da simpatia do povo italiano!

Chegados ao posto, estava só uma senhora a atender. E ainda por cima a conversa que estava a ter ao telefone parecia ser mais importante do que a fila de clientes que tinha para atender.
Como qq português que se preze, consegui entender parte da conversa. E não é que a menina estava a desabafar com uma amiga a aventura da noite passada. E lá continuava, sem ligar nenhuma aos turistas. Como eu, houve também um sr que entendeu o que se estava a passar e que se queixou :D: "este não é o local para estar com assuntos dessa natureza", mais coisa menos coisa. Não é que ela teve a cara de pau de dizer que estava a tratar de assuntos importantes com o seu superior!!!
Lá fomos atendidos, sempre com a menina a continuar a sua conversa telefónica. Não havia nada a fazer!!!

Com os nossos passes na mão, lá fomos apanhar o combóio que faz a ligação do aeroporto até Roma. Tivemos que comprar os bilhetes, pois o Roma Pass não dá para este trajecto.

Lá fomos nós até Termini. A viagem não é das mais agradáveis, pois Roma, como qualquer outra grande cidade, os seus arredores são constituídos por blocos, e mais blocos de andares. Numa coisa reparei, as fachadas dos edifícios são todas dentro dos mesmos tons ocres, onde utilizam muito o tijolo. E mais, nas varandas têm imensas flores e plantas, o que dá um colorido.

Chegados a Termini tivemos a nossa primeira experiência da confusão italiana! Esqueçam as placas com as indicações de direcções! É uma confusão! Pelo menos fiquei com esta sensação!!!
Mas como eu não preciso de muito para me saber orientar, lá chegámos ao metro e fomos até à paragem mais próxima do nosso hotel.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_12acidade.jpg


As ruas da cidade. Linda!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_6onossohotel.jpg


O nosso hotel! Deixem que vos apresente o meu companheiro de viagem! ;)


O nosso hotel fica um pouco escondido, mas sabendo o nº da porta encontra-se bem, até porque a rua é pequena.
A porta principal é este portão. Entra-se para um pátio interior onde está o San Juan Guest House.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_7SanJuanGuestHouse.jpg


O hotel. Podem ver o nosso transporte para os próximos dias! loooooooool :D

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_9o1dosnossosaposentos.jpg


Os nossos aposentos!

O hotel foi muito bom, não tenho qq tipo de queixa. Embora não se tenha vista para a cidade (estamos num pátio interior), temos silêncio para o descanso merecido depois de um dia preenchido. Os hospedes têm à sua disposição garrafas de água (o que deu muito jeito para levar para os longos dias), café, chá e rebuçados!!!
O nosso quarto era muito bom! Cama grande, confortável. Era muito acolhedor!


Assim que fizemos o check in e nos instalámos, partimos logo à descoberta da cidade.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_14acidade.jpg


Percorrendo a cidade


Como o hotel ficava relativamente perto do nosso destino, decidimos ir a pé para ir vendo as vistas!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_10acaminhodo.jpg


Ao fundo o nosso imponente local de destino.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_15onossodestinooColiseu.jpg


Fantástico!!! Impressiona tamanha grandiosidade. O Coliseu!!!


Andando pela cidade deu para perceber o tamanho da confusão que o trânsito representa!!! Num cruzamento aparecem carros de todas as diercções, a tentar passar por qq espaço que dê, e pelo meio destes vão passando umas vespas, que, aliás, deve ser o melhor meio de deslocação na cidade!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_19ocoliseu.jpg


Outra vista deste "monstro" sagrado!

O Coliseu deixa-nos estupefactos! É impressionante com as suas dimensões, a forma como se impõe na cidade, e ao avaliarmos bem os anitos que ele já tem, ainda ficamos mais impressionados!! :p

O Coliseu fica no centro da cidade antiga. Logo ali ao lado temos o Forum romano, o centro organizacional da cidade antiga, assim como o Monte Palatino, com as suas antigas residencias e jardins.

Mas voltando ao "nosso monstro", para ir para a entrada passamos por inúmeros soldados romanos e gladiadores, sempre prontos a tirar uma foto com os turistas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_26oscorredoresdepassagem.jpg


Pelos corredores da história. - que dramática!!!!!:eek:


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_34maisuma.jpg


A arena, ao nível térreo. O labirinto de túneis que existem por baixo para que os gladiadores, leões e cristãos, prontos a serem devorados por estes, pudessem entrar em "jogo" para satisfação do público presente. Realmente estes romanos fizeram coisas fantásticas, mas também eram um povo muito sádico! Eram?! Pensando bem, eles continuam a votar no Berlusconi. :D Vamos mas é deixar a política de lado, que isso não interessa nada!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_45aarenaeoseulabirintosubterrneo.jpg


A arena vista do piso superior.

 

JATG

Membro Ativo
Continua a contar a tua experiência!
Estou muito entusiasmado com Roma, pois é uma cidade que deverei visitar em breve.
- Em que zona de Roma fica esse hotel?
- Reparei que se chama "Guest House". Os quartos têm WC ou é tipo um Hostel com WC partilhado?
- Em quanto ficou cada noite!

Conta mais sobre Roma!

Thanks!
 

mokas

Membro Conhecido
Oi!

O hotel é uma guest house. É gerido por uma família, por isso é muito familiar.
Todos os quartos têm casa de banho. A do nosso quarto era excelente. Tudo muito cómodo e decorado com bom gosto.

Quando se chega ao hotel rebemos logo uma espécie de guia local, com todos os nº de autocarros que ali podes apanhar, assim como os supermercados mais próximos, farmácias, loja de revelação de fotos, etc.

Fica bem localizado, dentro da cidade. Fica relativamente perto do coliseu e da Igreja de San Giovani Loterano. Tem também, para além das muitas paragens de autocarro, uma saída de metro bem próxima, Manzoni.

O único senão do hotel é que não tem zona para pequeno almoço. Ou seja, tens dois cafés à escolha onde podes ir tomar o pequeno almoço. O que é incómodo, pois tens de ir à rua tomar o pequeno almoço.

Quanto aos preços, já não me lembro. Mas em Roma nada é barato. Podes ir ao booking para teres uma ideia de quanto fica por noite.

Espero ter ajudado! ;)
 

mokas

Membro Conhecido
Continuação

O Coliseu tem uma varanda cujas vistas aqui vos deixo!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_48avistaquesetemparaoforumestamosno.jpg


A cidade antiga (ruínas de uma antiga Basílica).


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_49avistaparaoarcodosrConstantino.jpg


Arco de Constantino


De novo na rua, lá partimos em direcção ao Forum. Já se fazia tarde, falatava menos de uma hora para que este encerrar.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_55.jpg


Mais uma foto!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_57aentradaparaacidadeantiga.jpg


A entrada para o Forum romano.


Ao entrar no sítio arqueológico, fomos logo em direcção ao Forum, subindo também um dos lados do Monte Palatino, pois não tinhamos muito tempo.
O Monte Palatino tem diversas casas romanas de famílias importantes, com os seus jardins. Para além disso, tem uma vista fantástica!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_60eoutra.jpg


Sempre imponentes, nunca se perdem de vista!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_64ocentrodaantigacidade.jpg


Percorrendo as ruínas da antiga cidade.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_70vistadomontesobreacidade.jpg


Uma das vistas que temos quando começamos a subir o monte.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_71aviasacraataocoliseu.jpg


Lá em baixo podemos ver a via sacra, com o Coliseu lá ao fundo.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_72vistadocentrodacidadeantiga.jpg


A vista para o Forum. Este era o centro governativo da antiga cidade de Roma.


Descendo ...


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_76pelaviasacra.jpg


Pela via sacra. Lá ao fundo avistamos o magnifico edifício do grande mestre Miguel Ângelo, que hoje alberga os museus capitolinos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_84noforum.jpg


As ruínas!


Estamos num museu ao ar livre, e por isso tem que haver respeito. O apito das guardas é uma constante, pois embora seja proibido, há sempre quem se atreva a subir alguns "calhaus". ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_88avistadoforumparaomontepalatino.jpg


O Monte Palatino visto a partir do forum.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_91.jpg


Mais uma olhadela ao forum.


Atravessámos o Forum em direcção à saída que dá para o monte cuja lenda diz, foi criada a cidade. É o monte onde a loba criou os gémeos Rómulo e Remo.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_96anossasaidafoiparaomonteondeocorr.jpg


Aqui está a estátua a assinalar o facto (a verdadeira está dentro do museu).


Aqui já estávamos fora do forum. Neste monte fica situada a praça Campidoglio, projectada pelo grande mestre M.A., mas isso fica mais para a frente deste report. Por esta altura anoitecia, e os nossos estômagos já se queixavam.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_97avistadomontesobreacidade.jpg


A vista do monte. Do outro lado fica o Mercado e Coluna de Trajano, que infelizmente não tivemos tempo para visitar.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_100acaminhodocoliseudenovodepoisdea.jpg


Partimos em direcção ao Coliseu para apanhar o metro. O nosso destino foi ...


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_102o1jantaritaliano.jpg


O nosso destino foi a Piazza di Spagna. Mas a fome era tanta que fomos logo directos ao nosso 1º jantar italiano!! looooooooooooooool


Depois de recuperadas as forças, aqui ficam umas imagens desta famosa piazza.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_109piazzadispagna.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_115afamosaescadaria.jpg


A famosa escadaria onde fazem os desfiles de moda.


As escadas estavam apinhadas de pessoas, principalmente turistas, mas também muitos italianos locais. A escadaria é um sítio perfeito para um jantar com vista priveligiada, 5*, sem pagar taxa. Basta ir a uma qualquer trattoria, agarrar na comidinha e sentar na "esplanada". Excelente!!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_117subindoatavistaparabaixo.jpg


A vista a partir da escadaria para a praça. Reparem na quantidade de pessoas!!;)



Por esta altura o cansaço já era mais que muito. Depois de aproveitar a vista, lá fomos direitinhos para a cama!! ;)



2º Dia

Neste dia tivemos de acordar muito cedo, mais uma vez. Pois marcámos a visita ao museu do Vaticano para as 9h!!! E como não sabiamos se a saída do metro ficava longe ou perto do museu, tivemos de nos despachar!


A guest house não possui sala de refeições. Tem acordo com dois cafés vizinhos para os hospedes irem lá tomar um pequeno almoço verdadeiramente italiano.
Pois isto é um pouco incómodo, mas no entanto também é engraçado porque podemos conviver com os romanos. É muito engraçado ouvi-los a discutir política e futebol pela manhã.

Fomos sempre ao mesmo café, e o atendimento foi excelente. Embora não seja um pequeno almoço farto, é muito saboroso. Foi a 1ª experiência de um verdadeiro capuccino. Absolutamente delicioso!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_122manhdo2dia_onossopequenoalmoo.jpg


Os nossos capuccinos



Com o estômago cheio, lá fomos em direcção ao Vaticano. No metro vimos muitas freiras!!! looooooooool

Uma coisa engraçada, é que os romanos cantam pelas ruas! ;)
Lá vão eles para o trabalho a traulitar músicas! É preciso muita disposição para começar um dia de trabalho a cantar! Adorei este espírito!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_124ointeriordagaleriadeentrada.jpg


Aqui é a entrada para o museu do Vaticano. Reparem no mar de gente!


O Museu do Vaticano é visita obrigatória! Possui uma colecção impressionante de arte, para além do próprio edifíco e decoração das salas. Saímos de lá com uma dor de pescoço!!!;) Pois passamos o tempo todo a olhar para os magnificos tectos!

Aqui estão reunidas algumas das grandes obras dos grandes mestres, como Miguel Ângelo, mas não só. A colecção abrange diversos períodos da história da arte. Mas não vos vou aborrecer mais! ;)

Aqui ficam as fotos que falam por si!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_131outrasala.jpg



Uma curiosidade! Não sei se é por ser a cidade do Vaticano, mas os turistas aqui, pelo menos a maior parte, andam todos bem vestidos! Vi homens de fato e gravata e senhoras de salto alto!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_138maisumadassalas.jpg


Vejam só esta sala!!! Fantástica!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_171avistadeumadasjanelas.jpg


A vista de uma das janelas.

 

mokas

Membro Conhecido
continuando

Pelo museu do Vaticano! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_170aimpressionantesaladosmapas.jpg


A magnifica sala dos mapas.


O museu é muito grande, mas para quem esteve um dia inteiro no Louvre não é nada!! ;)

A colecção é muito rica, abrange diversos períodos da história da arte, desde a arte clássica até à moderna. Com obras dos grandes mestres! Mas já estou a falar de mais! ;)

Continuando com as fotos, que "falam" por si!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_182faffaello.jpg


Seguindo as setas!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_185.jpg


É mesmo uma pintura!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_193seguindoassetas.jpg


Em direcção a ...


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_199acapelasistina_parededoaltar.jpg


Não há palavras que possam descrever tamanha grandiosidade! Uaaaauuuuuuuuuuuuu!!!!!

É verdadeiramente magnifico!! Não é só o facto de ter sido obra do grande mestre, de ter sido ele próprio a pintar aquele tecto e parede. É a grandiosidade do conjunto, o estudo da composição, o pormenor de cada personagem!! É verdadeiramente FANTÁSTICO!!!

Não existem fotografias ou reproduções que possam demonstrar a grandiosidade desta obra, a sua escala. Só mesmo como S. Tomé, ver para crer! ;)

Entrei na capela descontraidamente a tirar fotos (ainda consegui tirar 1 ou 2), mas logo veio ter um segurança comigo. É proíbido tirar fotos, falar alto e sentar no chão, pois estamos em solo sagrado. Mesmo assim o pessoal vai tirando fotos às escondidas, e os seguranças sempre a mandar calar e a avisar que é proíbido tirar fotos.

Muito importante!!! O flash danifica MESMO as pinturas, quer sejam frescos ou quadros. Mas mesmo assim, ainda vi pessoas a tirar fotos com flash! ;)

Aqui ficam algumas fotos!



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_203.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_208.jpg




Saindo extasiados, ainda passámos por mais salas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_216soueu.jpg


Até que chegámos ao fim. Aqui está a escadaria da saída. Sou eu lá em baixo!!


Daqui fomos em direcção à Praça de S. Pedro, mas por fora dos muros da cidade.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_218osguardas.jpg


Aqui é uma das entradas para a cidade do Vaticano. Reparem nos guardas!


Depois de um curto passeio a pé, chegámos ao nosso destino.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_222apraa.jpg


A praça é de uma escala monumental!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_225obelisco.jpg


O obelisco central.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_226fachadadabaslicadespedro.jpg


A Basílica de S.Pedro


Chegados à praça dirigimo-nos para a entrada da subida da cúpula. Decidimos enfrentar logo a fila e a subida, para depois apreciar o interior da basílica.

Aqui temos 2 opções, ou sobes a pé ou vais de elevador pagando um pouco mais (não há desconto do roma pass ;)). Claro que fomos de elevador!! As pernas não aguentam tanto!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_230avistaparaointerior.jpg


1ª etapa da subida. Subimos de elevador até ao interior da cúpula, onde se tem esta fantástica perspectiva para o interior da basílica. Os pormenores são fantásticos, apreciem!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_231magnificacpuladeMiguelngelo.jpg



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_232pormenordosmosaicos.jpg


Fantástico!!!


Agora faltava a outra etapa da subida! :s
 

mokas

Membro Conhecido
continuação

A 2ª etapa é a mais complicada! Para subir mesmo até ao cimo e apreciar a vista tem que se subir muitos degraus estreitos, num túnel claustrofóbico. É uma subida penosa!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_233asubidaataotopo.jpg



Quando se chega ao cimo tem-se esta vista para a cidade! :D


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_236vista.jpg



Vou ser sincera! Realmente a vista é bonita, mas nada de extraordinário. A subida até ao cimo realmente custa um pouco, principalmente para quem tenha problemas de saúde, que se torna impossível.

Mas na minha modesta opinião, acho que vale a pena! É como subir ao cimo da Torre Eiffel, há que fazê-lo pelo menos uma vez na vida!

A descida não se torna mais fácil.



Ao descer entra-se directamente na Basílica de S.Pedro.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_241naveprincipal.jpg



É realmente majestosa. E este é mesmo o termo! É de uma opulência e escala, que nos deixa realmente com uma sensação de desconforto.
Mas sem dúvida que é uma obra de uma extrema beleza.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_245apiet.jpg



A pietá de Miguel Ângelo é realmente uma escultura extraordinária. Pena é que esteja num local tão isolado e ainda por cima protegida por um vidro. Eu bem sei que certas medidas são necessárias para proteger as obras, mas no entanto, tornam com que a sua apreciação não seja possível É impossível apreciar a sua beleza através de um vidro e só podendo ser vista a uma certa distância. Fiquei desiludida!;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_251ocentrodaf.jpg



Mais uma foto que vos deixo por aqui!



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_267apraa.jpg


A vista para a praça.


Posso afirmar que fui a Roma e não vi o Papa! ;) Mas o Vaticano é uma visita obrigatória que vale mesmo a pena!



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_269guardasuo.jpg


Realmente, esta não foi a melhor criação do grande mestre. As fardas são um pouco ridiculas! ;)


Daqui partimos em direcção ao Castelo de Sant'Angelo.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_275umadasmuitasfontesexistentes.jpg


Uma das muitas fontes que se encontram um pouco por toda a cidade. Tendo uma garrafa, podemos reabastecer sem pagar mais por isso. É uma das formas de se poupar algum dinheiro, já que pedem um absurdo de dinheiro por uma água quer seja num café, ou numa das muitas roulotes que se encontram nestas bandas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_277ocastelo.jpg


Infelizmente já se estava a fazer muito tarde, e ainda tínhamos muito para ver. Por isso decidimos admirar este edifício por fora, e ficar a visita ao seu museu para uma outra altura. Numa próxima visita! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_279oriotibre.jpg


Logo em frente fica a famosa ponte de Sant'Angelo. É realmente lindíssima, ladeada por anjos de Bernini.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_284.jpg


Uma das muitas figuras que ladeiam a ponte.
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Parabéms, muito bom report e excelentes fotos!:D
Está a ser fantástico reviver Roma e o Vaticano.
Para mim também foi uma viagem memorável e muito enriquecedora.
Itália tem cidades deslumbrantes...;)
Fico à espera de novos desenvolvimentos.

Maria Pereira
 

feluriti

Membro
Excelente report Mónica !! ;):D

Apresentação fotográfica muito boa (qualidade e quantidade).;);)

Obrigado por partilhares.

Fernando

;)

[FONT=&quot]Por onde já andei: [/FONT]
[FONT=&quot]2009[/FONT][FONT=&quot] – Marselha + Paris + Viena + Funchal + Ilha do Sal + Amesterdão + Bilbao + Bucareste + Sofia[/FONT]
[FONT=&quot]2008[/FONT][FONT=&quot] – Valencia + Pieve di Cento + Sharm el Sheik + Londres + Estocolmo + Atenas + Kusadasi [/FONT]
[FONT=&quot]2007[/FONT][FONT=&quot] – Madrid + Ferrara + Mainz + Punta Cana + Budapeste + Bratislava + Praga + Karlovy Vary + Barcelona + Genebra [/FONT]
[FONT=&quot]2006 [/FONT][FONT=&quot]- Monastir[/FONT]
[FONT=&quot]2005[/FONT][FONT=&quot] – La Manga + Bruxelas [/FONT]
[FONT=&quot]2004[/FONT][FONT=&quot] – Porto Santo[/FONT]
[FONT=&quot]2003[/FONT][FONT=&quot] – Roquetas de Mar[/FONT]
[FONT=&quot]2002[/FONT][FONT=&quot] - Benidorm[/FONT]
[FONT=&quot]2001[/FONT][FONT=&quot] - Matalascanas[/FONT]
[FONT=&quot]2000[/FONT][FONT=&quot] - Marbella[/FONT]
[FONT=&quot]1999[/FONT][FONT=&quot] – Almerimar[/FONT]
[FONT=&quot]1997[/FONT][FONT=&quot] - Aguadulce[/FONT]
[FONT=&quot]1996 [/FONT][FONT=&quot]– Benalmadena + Londres[/FONT]
[FONT=&quot]1995 [/FONT][FONT=&quot]- Torremolinos[/FONT]
 

mokas

Membro Conhecido
continuando!!

Sendo assim, atravessámos a ponte em direcção a ...


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_287.jpg


Mais uma foto!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_288asruas.jpg


As ruas de Roma.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_292praa.jpg




Já lá chego ao nosso destino, mas antes quero vos contar de uma paragem muito refrescante!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_293pausa_o1geladoitaliano.jpg


O nosso primeiro gelado italiano. O verdadeiro!!! E não existem palavras. São mesmo delíciosos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_296acaminhodopanteo.jpg


De novo em marcha ...


Roma é uma cidade muito plana, e o seu centro histórico relativamente pequeno. O que permite andar muito a pé, de uns sítios para os outros.
Mas, aqui vai uma dica! As pernas começam a sofrer! Por isso, sempre que puderem usem também os autocarros, pois sempre se pode ver as vistas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_297emcadaesquinaumaigreja.jpg


Em cada esquina uma igreja.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_298opanteo.jpg


Aqui está um dos muitos pontos de paragem deste dia, o Panteão!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_301asuacpulaeculo.jpg


O seu famoso óculo. Realmente, mais um ponto alto!!! É fantástico!
Este famoso templo pagão foi convertido em igreja até aos nossos dias!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_302aentradaousada.jpg


Mais uma!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_313otambor.jpg


Nesta foto podemos apreciar a sua forma.

Daqui partimos em direcção à Piazza Navona, com a sua famosa fonte.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_315piazzanavona.jpg


Mais uma vez, turistas e mais turistas! Aqui nesta praça também se encontram muitos artistas de rua, principalmente pintores que fazem retratos e caricaturas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_316piazzanavona.jpg


O outro lado da praça.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_324fontedos4rios.jpg


A fonte - parte 1


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_323oobelisco.jpg


A fonte - parte 2



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_325osedificios.jpg


Os edifícios da praça. Muito bonitos! :D


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_327acaminhodocampodifiore.jpg


Sempre de mapa na mão e a assinalar os caminhos já percorridos.


Daqui partimos em direcção ao Campo de Fiori. Este é um largo com muitos restaurantes e cafés.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_328Campodifiore.jpg


Campo de Fiori


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_329nocampo.jpg


Pormenor de um edifício onde o novo e o velho se fundem! Bem representativo de Roma!

Daqui partimos em direcção aos museus capitolinos e a sua famosa localização, a praça Campidoglio!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_334estoaqui3templosdaonome.jpg


Pelo caminho fica a area sacra argentina. Aqui descobriram 3 antigos templos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_335actualmenteumtemploparaodescanso.jpg


Hoje em dia, é um templo para os gatos romanos.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_337maisobrasdograndemestreMA.jpg


Finalmente o nosso destino!

Infelizmente chegámos apenas uma hora antes do encerramento do museu. Por isso decidimos apreciar a praça com o cair da noite, e adiar a visita ao museu por um dia.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_338aliperto.jpg


Logo ali ao fundo ficam as ruínas do teatro.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_342apraa.jpg


A praça é deslumbrante! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_345apraa.jpg


Mais uma!!


Por esta altura já o estômago se queixava, e partimos para Trastevere para jantar.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_350.jpg


A atravessar o rio Tibre.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_352.jpg


Trastevere


Este é um bairro muito diferente, mais medieval. Muito característico. Está repleto de restaurantes, cafés e e bares. A vida nocturna por aqui é muito animada!! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_356.jpg


A última foto deste dia.



 

mokas

Membro Conhecido
3º dia


Mais uma vez, o dia começou bem cedo! Ainda mais cedo!!! A primeira visita do dia foi a Galeria Borguese. E como se tem de marcar com antecedência a visita, marcámos logo para as 9 da manhã! E depois tínhamos de lá estar com atecedência para comprar os bilhetes. Resumindo, eram 8 e 30 e já lá estávamos à porta. Mas não fomos os únicos! Os turistas em roma acordam todos bem cedo!

A Galeria Borguese só aceita a compra de bilhetes com marcação prévia, que tem de ser feita por telefone. Está tudo no site deles! :D (mais uma dica retirada aqui do portal!) E cuidado! Pois não há margem para atrasos! E desde a saída do metro até ao edifício onde fica o museu ainda se demora um pouco, e ainda por cima as indicações com as direcções das saídas no metro não são nada explícitas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_3613dia_galeriaborguese.jpg


A galeria fica dentro do Parque Borguese, que era a antiga propriedade desta importante família. A galeria tem uma importante colecção de arte, onde se podem apreciar algumas das belas esculturas de Bernini. Infelizmente não se podem tirar fotos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_365peloparque.jpg


Depois de uma visita preenchida - tivemos muita sorte, pois havia também, além da colecção permanente, uma exposição temporária de retratos de Caravaggio e Francis Bacon -, fomos arejar dando uma volta pelo parque.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_367ocirco.jpg


Pelo parque


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_371templodeneptuno.jpg



É um passeio muito agradável. Os romanos aproveitam este espaço verde para passear, fazer desporto, e passar tempo com as crianças.


Atravessámos o parque em direcção à Piazza del Popolo.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_376apiazza.jpg


Havia festa! Já no dia anterior também havia noutros locais por onde passámos, o que leva à conclusão que os romanos gostam muito de festejar!!!


Nesta praça fica a famosa igreja de Santa Maria del Popolo.

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_377igrejadesantamariadelpopolo.jpg


Muitos conhecerão esta igreja através do livro "Anjos e Demónios". É realmente fantástica, com todas as suas mensagens subliminares.

Foi erigida supostamente no local onde o imperador Nero morreu e foi sepultado. ;) Por ordem de um dos Papas, foi então mais tarde, mandada edificar esta igreja para o povo, daí o seu nome!

Esta igreja é muito importante, pois tem obras de vários artistas como pinturas de Caravaggio, esculturas de Bernini e a sua arquitectura de Bramante e Rafael.
Mas o mais significativo é a capela Chigi. Capela fúnebre de uma importante e rica família, que foi projectada por Rafael e decorada com estátuas de Bernini.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_378aigreja.jpg


O seu interior!

Para azar (meu e só meu!), estava prestes a começar um casamento. Nas igrejas, quando estão a decorrer cerimónias,não se pode tirar fotos. Logo tivemos de esperar pelo fim do casamento.

Ou não! O padre nunca mais acabava o seu discurso, chegando a enumerar, para agradecer, mais de 30 santos e santas!!! ;) Não aguentei, e comecei a tirar fotos!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_386amortesempreespreita.jpg


Aqui está ela! Sempre presente e à espreita!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_390infelizmenteestaserrestaurada.jpg


Mais azar! A capela Chigi estava em restauro! Aqui ficam as fotos possíveis!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_392.jpg



Daqui apanhámos o metro até à estação mais próxima de ...


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_397oalmoo_pizza.jpg


Antes do nosso destino, uma paragem para reabastecer! Pizza!!! Muito bom!!! ;)
Nas trattorias, vendem pizza às fatias, tendo uma grande variedade das mesmas. Estas são uma opção mais barata que as pizzarias, pois temos a opção de poder levar a comida ou comer em pé no balcão, onde não cobram a taxa de seviço.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_400fontedetrevi.jpg


Aqui está o nosso destino! A maravilhosa fontana di Trevi! Linda!!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_402.jpg


No words!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_405amultido.jpg


Isto está sempre assim! Multidão de turistas estrangeiros e italianos. É muito complicado tirar uma foto, pois temos sempre de apanhar alguém.

Falando em apanhar! Lá andava um senhor a apanhar as moedas na fonte. Mas só as de 2 euros! Esperto!!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_406.jpg


La Dolce Vita! É impossível não recordar tão famosa cena! "Marcello!!!"


É a mais bonita das fontes de Roma. E por isso, voltámos de noite para apreciar a sua beleza nocturna. Mas isso é mais para a frente.


Extasiados, partimos em direcção aos museus capitolinos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_412omuseu.jpg


Como já vos mostrei os edifícios por fora - fotos de Campidoglio -, mostro agora o interior.

Os museus ficam nos edifícios do monte capitolino, em volta da praça. Foi neste monte que nasceu a cidade.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_414maisumavistadamagnificapraa.jpg


A vista para a Praça de uma das janelas.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_418averdadeiraesttuaestaquiguardada.jpg


A famosa estátua da loba está aqui bem guardada.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_425aqestnapraaumacpia.jpg


A verdadeira estátua de Marco Aurélio.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_434afantsticavistaparaoforum.jpg


A fabulosa vista da varanda do museu para o fórum.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_436.jpg


Mais uma foto para recordar! ;)


Dentro do museu há uma foto antiga da praça. Aqui está a foto da foto!

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_426boafoto.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_440.jpg


Aqui fica uma amostra do que se pode ver.


Dali seguimos em direcção à praça bocca della Veritá.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_448queaqui.jpg


A boca está dentro desta igreja! Fiquei com a mão intacta!

Aqui tenho de falar noutro filme, "Férias em Roma". Quem não se lembra da Audrey Hepburn com a mão lá metida?!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_444acidade.jpg


Na praça também temos outros vestígios da história.


Logo ali fica o Circo Massimo!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_457oestadoemqueseencontra.jpg


Infelizmente encontra-se neste estado!





 

mokas

Membro Conhecido
O que foi e o que é hoje em dia!

Fiquei muito admirada, porque nos restantes sítios arqueológicos nota-se o respeito que existe pela herança herdada. Não me parece que seja aqui o caso. Também posso estar enganada, e este abandono se dever a algum motivo que desconheço.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_459caminharporondedecorriamasgrande.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_460.jpg


Ali ao lado, o monte Palatino impõe-se sobre a paisagem.


Daqui apanhámos o metro para fora do centro da cidade. Fomos ver uma famosa basílica que já foi sede de papado.

San Paolo fuori di muro.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_461basilicadeSPauloforademuros.jpg


A sua fachada.


Esta basílica fica mesmo fora da cidade! No entanto, vale a pena a visita. A sua cúpula é magnífica! É uma reconstrução da antiga basílica paleocristã do tempo do Imperador Constantino.

O seu nome deriva da sua localização, fora das antigas muralhas da cidade.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_463oseumagnificointerior.jpg


O seu interior.


O seu nome, san paolo, deriva do santo (S. Paulo) estar sepultado aqui neste local, por baixo do altar-mor.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_469.jpg


O altar-mor. O túmulo está aqui por baixo.


O dia estava a terminar, mas a noite mal estava a começar.


Depois de passar pela estação de Termini para comprar os bilhetes de combóio para Florença, ainda fomos até ao hotel tomar um banho refrescante. O dia tinha sido muito comprido!

De banho tomado, lá fomos jantar ao restaurante 5* que já referi. A escadaria de Trinita dei Monti. Agarrámos numas fatias de pizza (mais uma vez!), mais umas bebidas, e fomos fazer a festa! :D

Dali partimos até à fonte de Trevi. Era impossível deixar a cidade sem ver esta maravilha iluminada! Esta era a nossa última noite em Roma!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_476.jpg


Ainda mais bonita!


Mesmo sendo de noite, a multidão de pessoas continuava. Este é mesmo o sítio imperdível desta cidade.



Passeando pelas ruas, fomos passando por diversos sítios.




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_481.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_482.jpg


Piazza Venezia, com o seu imponente monumento a Vittorio Emanuelle II.
 

mokas

Membro Conhecido
continuação de Roma

4º e último dia ;)


Para este último dia ficaram as últimas igrejas que ainda não tínhamos conseguido ver. Só tínhamos a manhã, pois o nosso combóio era à hora de almoço (assim chegariamos ainda cedo a Florença), por isso dormimos um pouco mais, mas não muito.


Começámos por San Giovanni Laterano, que fica perto do hotel. ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_485.jpg


A sua fachada.


Ora bem! Era dia 4 de outubro, um domingo. Logo, apanhámos missa em todas as igrejas por onde passámos! E mais uma vez, as fotos tornam-se um pouco mais difíceis, assim como a circulação nas igrejas. Não podemos andar à vontade por todo o lado.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_488naveprincipal.jpg


Não existe uma igreja em Roma cujo interior não seja simplesmente magnífico! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_503.jpg


Mais uma!




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_505praa.jpg


Na praça mais um obelisco egípcio. Roma está repleta deles! Em praticamente todas as piazzas e fontes está lá um!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_507onovoeovelho.jpg


O novo e o velho!


Daqui partimos em direcção a Santa Maria Maggiore.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_513SantaMariaMaggiore.jpg


A sua fachada.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_517naveprincipal.jpg


O seu interior. Mais uma vez, um belo interior! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_520.jpg


Esta basílica também foi sede de papado.


Logo a seguir, seguimos caminho até à igreja de Santa Maria della Vitoria. Já por cá tínhamos passado - no dia anterior -, mas era hora de almoço e estava encerrada!

As igrejas têm horários de funcionamento, por isso é melhor verificar esses horários para planearem as vossas visitas. Algo que eu não fiz! ;)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_538.jpg


A fachada de Santa Maria della Vitoria



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_539.jpg


O seu interior. Esta é uma pequena igreja barroca, logo o seu interior é extremamente decorado com talha dourada e pintura.

Esta pequena igreja alberga um pequeno tesouro, a escultura "O êxtase de Santa Teresa", de Bernini, mais uma vez.´


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_542xtasedeStaTeresa.jpg


Uma composição e pormenor fabulosos! ;)

Quem viu e/ou leu "Anjos e Demónios" também reconhece esta igreja! looooooooool


A caminho do metro, e para despedida da cidade, andava um autocarro a percorrer as ruas com uma banda a tocar umas musiquinhas muito engraçadas. Os senhores tocavam e riam, dizendo sempre adeus às pessoas por quem passavam.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_548afanfarra.jpg


A fanfarra!


Foi uma bela despedida, pois ilustra bem o espírito da cidade e dos seus habitantes. Eles gostam é de paródia e festa! Muita festa!!!!


Chegados ao hotel foi agarrar nas malas e partir para a estação de Termini.


Roma foi uma cidade que me surpreendeu! Pois apesar de haver muitos romanos mal encarados, há também aqueles que cantam pelas ruas e esboçam sempre um sorriso.
A cidade é muito bonita, com todas as suas ruínas e edifícios característicos. A não esquecer as fontes, as maravilhosas fontes de Roma e as suas piazzas.

Muito importante! O café! Realmente o café em Itália é maravilhoso, para quem aprecia! O que não é o meu caso. Café expresso só pedi uma vez para provar, pois é um café muito forte e curto. Eu como não aprecio o sabor, não gostei lá muito.

Mas os caupuccinos!! Maravilha das maravilhas!!! ;) São absolutamente deliciosos! Nunca tinha provado capuccinos como estes. Em qualquer lado que bebi, era simplesmente óptimo! Ainda agora, cada vez que me lembro ... ;)

E por falar em comida, não poderia acabar esta etapa sem falar dos gelados. A água na boca vai crescendo à medida que escrevo estas palavras! loooooooool
Gelados que sabem mesmo aos sabores que descrevem. Se for de fruta, podemos saborear os bocadinhos dessa fruta. Se for de outro sabor qualquer, como tiramisú, saboreamos os bocados de "bolo". É que sabe mesmo igual à sobremesa!


A comida italiana, essa também é deliciosa. O pior são mesmo os preços nos restaurantes. Eles abusam um pouco do pobre do turista!
O melhor é procurar os sítios onde só se houve falar italiano. Se houver muita gente a falar inglês, já se sabe que são turistas, e a conta será com muitos zeros! ;) O pior mesmo é encontrar estes sítios carcterísticos!


De partida para ... Florença ;)
 

mokas

Membro Conhecido
Florença

Florença_04.10 a 07.10.09



Museu ao céu aberto, Florença é um tesouro bem guardado e preservado.

Cidade berço criativo dos grandes mestres, aqui respiramos arte por todos os poros. Podemos encontrar em qualquer lado estudantes, simples admiradores de arte, ou até mesmo, aspirantes a artista, a desenhar as suas ruas, edifícios, esculturas, ou as suas paisagens. Cidade linda!

Caminhar pelas suas ruas é andar atrás no tempo. Cidade berço do Renascimento, era dourada da história da arte, as suas jóias espalham-se por todo o lado. Firenze!!



Partimos para Florença em alta velocitá! ;) De Termini apanhámos o nosso combóio rumo à cidade de todas as artes.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_551otransporte_altavelocit.jpg


O nosso transporte!


Fomos no combóio mais rápido, e por isso, o mais caro. Mas o tempo é precioso para se poder ver todas as maravilhas que estas cidades têm para oferecer, por isso vale a pena!

Partimos de Termini e chegámos a Florença em pouco menos de 1 hora! Chegámos mesmo antes da hora prevista! É mesmo alta velocidade!!

A viagem foi muito confortável. Pena é que a maioria do trajecto seja feito por túneis. Mas sempre dá para ir espreitando a paisagem entre um túnel e outro.

Quanto ao nível do conforto, era muito bom, Mas havia um cheiro no ar!! Cheirava muito mal no combóio, e ao que parecia, só a nós é que fazia diferença!
 

mokas

Membro Conhecido
Florença - continuando...

2º dia


Estes foram dias mais calmos do que os de Roma, até porque Florença é mais pequena. Aqui já não planeámos tanto as coisas, pois queríamos aproveitar o espírito da cidade e conhecê-la ao nosso ritmo.

Claro que assinalámos tudo o que gostariamos de visitar, e até houve uma distribuição desses sítios pelos dias que iriam ser passados aqui. No entanto, deixámos margem para o improviso.

A cidade é relativamente pequena e plana, logo é ideal para longos passeios a pé. É fantástico percorrer as suas ruas, cheias de história, e descobrir os seus recantos. Outro meio de transporte muito famoso por estes lados é a bicicleta! Este é o meio favorito dos florentinos se deslocarem. Cuidado com a sua condução! Tal como os romanos, estes também não têm muito cuidado quando andam pelas ruas estreitas. Ía sendo atroplelada por uma!! :blush:

Por estes motivos não comprei qualquer tipo de passe. Ainda procurei no site de turismo de Florença, mas não encontrei nada, só para ver se compensava em termos de museus. Assim, fomos comprando as entradas à medida que decidiamos o que visitar.

Claro que para o Uffizi comprei préviamente os bilhetes pela internet. Esta foi mais uma dica aqui do portal! As filas para a compra de bilhetes são sempre grandes, por isso a compra antecipada, embora seja sempre mais caro, é uma boa aposta.


Agora vou deixando umas fotos! :)


Começámos o dia com a visita a Santa Maria Novella. Desta vez já aberta! Infelizmente não são permitidas fotos, por isso aqui fica a da fachada.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_5982diaSantaMariaNovella.jpg


Santa Maria Novella


Esta basílica tem no seu interior obras bastante importantes. Tem frescos de vários artistas, incluindo Masaccio, telas de Vasari, entre outros. Brunelleschi esteve envolvido nas obras de reforma desta igreja, assim como Vasari.

Daqui seguimos directamente para a Catedral, ou Duomo. :)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_600Duomo.jpg


Duomo


A Catedral de Santa Maria del Fiore surge imponente à nossa vista, entre os recortes dos edifícios que ponteiam a praça.
Nada do que eu possa dizer é suficiente para ilustrar tamanha obra. É simplesmente magnifica!!

O seu opolento exterior, todo em mármore, contrasta com o interior. O Domo impõe-se ao nosso olhar. Esta cúpula, símbolo da arquitectura renascentista, é grandiosa.

Aqui ficam mais fotos!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_601acpula.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_606.jpg




ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_609.jpg



Facto curioso!! Aqui, tal como em Roma, existem muitos turistas pertencentes ao clero, tal como freiras e padres. É vê-los também nas filas de máquina fotográfica na mão.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_612ointerior.jpg


O seu interior despojado e simples.

É um interior muito austero. As obras mais significativas que aqui se encontravam, estão agora no museu Opera del Duomo, que eu não visitei!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_616acpula.jpg


O interior da cúpula.

Logo em frente fica o Batistério de São João.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_617aliaoladoobaptistrio.jpg



Este será um dos edifícios mais antigos da cidade, cuja concepção e interior remetem para o Panteão de Roma.
Para além de ser um edifício lindo, é igualmente famoso pelas suas portas. As famosas portas de Ghiberti, que se encontram hoje protegidas no museu Opera del Duomo, são uma verdadeira maravilha! Infelizmente, como já referi, não fui ao museu, por isso tirei umas fotos das cópias!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_619assuasfantsticasportas_cpias.jpg


Aqui estão elas!!


Em todo o lado sempre imensos turistas, como podem notar nas fotos! Nós fazíamos parte da multidão! looooooool


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_620.jpg


Pormenor


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_621.jpg


O seu interior maravilhoso! É de ficar sem palavras!!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_623pormenor.jpg


O seu tecto com mosaicos retratando o juízo final.


Voltando de novo à rua, partimos em direcção a umas igrejas.



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_627denovanarua.jpg


As ruas. Reparem no parque de estacionamento!



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_628afastamo_nosdoduomo.jpg


O domo sempre imponente sobre a cidade
 

mokas

Membro Conhecido
continuando (eu sei que já vai longo!!)

Continuamos pelas ruas de Florença. :eek:


Da Catedral partimos em direcção ao que iria ser a ronda das igrejas encerradas! Fomos em direcção de umas igrejas que queríamos visitar, mas era 2ª feira, e muitas fecham neste dia da semana.

A nossa caminhada foi feita pelas antigas portas da cidade, ou seja, contornámos o centro da cidade antiga. Nós não sabíamos de tal facto! Quem nos informou foi um italiano muito simpático, mas já lá chego.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_632estacionamentolocal.jpg


Mais uma foto!


Pelo caminho fizemos uma paragem para um capuccino!! (delicioso!!) Parámos num café que encontrámos numa das ruas da cidade. Neste café estav um senhor muito simpático, que ao ouvir falar português meteu conversa conosco. Foi então que nos explicou que era italiano, mas um apaixonado pela nossa terra e cultura. Já tinha estado em Portugal e no Brasil, falava um português fluente, o que é extraordinário visto a nossa língua não ser das mais fáceis.

Depois das apresentações e de se falar um pouco das maravilhas do nosso país, literatura e comida incluídos, começámos a falar da nossa viagem e de quais os nossos destinos. Depois de ter mostrado o mapa da cidade, com os percursos já feitos assinalados, é que nos explicou que nós estávamos a percorrer os limites da antiga cidade, onde existiu uma muralha. Também nos explicou um pouco da história desta cidade estado, e comentou que Veneza - o nosso destino final - é das mais belas cidades do mundo.

Muito simpático e prestativo, notei que ele adorou a oportunidade de poder falar português. :blush:

Aqui bebemos mais um capuccino maravilhoso, e o mais barato de toda a viagem. E porquê?! Porque neste café só se ouvia falar italiano - e português claro! Não havia turistas, só italianos, principalmente estudantes. O empregado até brincou conosco por causa do preço - "bom preço?!!" -, pois eles têm bem consciência do que fazem render do turismo.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_636.jpg



Continuando o nosso passeio, fomos em direcção à Basílica di Santa Croce, situada na piazza com o mesmo nome.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_655basilicadeSanLorenzo.jpg



Esta basílica é muito importante, e uma visita obrigatória. Aqui estão sepultadas as grandes figuras de Florença, como Miguel Ângelo, Galileu, Rossini, entre outros. Também alberga obras dos mais importantes artistas, como Donatello, Vasari e muitos frescos de Giotto.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_660emrestauro.jpg


A igreja está em restauro. Aqui temos o altar-mor em trabalho de restauração, pois todo ele é preenchido com frescos.

Esta igreja em cruz latina, tem umas capelas no transepto direito onde se situam as 2 que foram pintadas por Giotto. No esquerdo está um crucifixo de Donatello.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_686.jpg


O interior simples - ordem franciscana - em contraponto com o exterior, também ele em mármore.

Diz a lenda que esta igreja foi fundada pelo próprio S. Francisco, daí a sua importância.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_670tmulodeMiguelngeloporVasari.jpg


O túmulo de Miguel Ângelo, feito por Vasari.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_673transeptodireitocomcapelas.jpg


Transepto direito com as suas capelas


A entrada é paga, mas temos direito a um mapa da igreja com identificação de todas as obras ali presentes. :)

Mas a igreja principal não é o único tesouro deste antigo mosteiro.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_689queficanoclaustro.jpg


No primeiro claustro encontra-se a Capella dei Pazzi (foto acima), uma pequena jóia da arquitectura com a sua simplidade e simetria de formas. Na origem da sua concepção esteve Brunelleschi, autor também do 2º claustro que mostro já mostro.

Na cúpula desta capela encontra-se o famoso fresco do céu - a constelação -, cujo autor é desconhecido.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_696vencidopelocansao.jpg


2º claustro - o que o cansaço pode fazer!!! :)

A basílica possui um pequeno museu maravilhoso, onde estão guardadas em segurança todas as peças que se encontravam no seu interior.


Daqui partimos para o Palazzo Vecchio.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_646piazzadellAcademia.jpg



Este palácio-fortaleza ainda hoje é o centro governativo da cidade, pois ali fica situada a câmara municipal.
Era a partir desta estrutura que a família no poder governava, daí também o seu outro nome, palazzo ducallle. Aqui governaram os Medici, até se mudarem para o outro lado do rio, para o palazzo Pitti.

À porta encontramos mais uma cópia da estátua de David, de M.A. Florença está cheia de cópias da mais famosa estátua da cidade, cujo original se encontra na Galleria dell'Academia.

Aqui ficam umas fotos da piazza della signora, onde se situa o palazzo, assim como a Loggia dei Lanzi, uma galeria ao ar livre.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_648.jpg


A piazza



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_647.jpg


Loggia



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_650exposiodearte.jpg


Loggia - as suas obras


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_651comfreira.jpg


Loggia



ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_705PalazzoVechio.jpg


A entrada para o palazzo

O seu interior é muito rico, com todas as salas amplamente decoradas. A colecção de arte e mobiliário que aqui se encontrava, está agora no palazzo Pitti, a última residência dos duques. Aqui vos deixo algumas fotos.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_709.jpg


Pátio interior


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_714.jpg


Palazzo Vecchio - interior


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_718.jpg


Palazzo Vecchio - interior


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_720avistapara.jpg


Palazzo Vecchio - a vista


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_722ointerior.jpg


Palazzo Vecchio - interior


Se Roma é uma cidade cara, Florença não fica atrás! :p

Aqui a entrada nos museus paga-se e bem! Quando damos conta já lá vai uma boa quantia. E ainda por cima, museus é algo que não falta. E depois, para se entrar em qualquer sítio com interesse e peças importantes, é sempre a pagar.

Quanto à comida, uma boa refeição num restaurante pode chegar a uma quantia exorbitante. Isto porque há o 1º prato, que consiste em massa, 2º prato, carne ou peixe, e ainda mais os acompanhamentos e as bebidas. Ahhh!!!!! Ainda há a taxa de serviço!


Depois da visita demos mais uma volta pela cidade! Isto até o estômago dar sinal, e aí fomos a um restaurante típico florentino, e lá estava na lista, 1º e 2º prato! Engane-se quem pense que só com um prato fica satisfeito, pois a quantidade de comida é pouca.


De barriga cheia terminámos a noite na Piazza della Signoria. :D


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_728palazzoVecchio.jpg


Palazzo Vecchio


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_733.jpg


Loggia


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_738.jpg


Loggia - o leão
 

mokas

Membro Conhecido
florença - continuando ...

3º dia


Este foi um dia em que tinha muita expectativa, pois iria a dois locais de eleição. :blush:
Capela Medici e museu uffizi. Ambos valem, e muito, a visita! Fiquei maravilhada!!


Mas falando um pouco dos italianos, os florentinos são bastante diferentes dos romanos. Em primeiro lugar, esta é uma cidade mais pequena, e essa só por si é uma grande diferença. Os romanos, embora possam ser pouco simpáticos com os turistas (já devem de estar muito habituados conosco), são um povo alegre e comunicativo. Os florentinos são mais reservados e de cara mais fechada.
Penso que também terá a ver com a localização das duas, pois uma é mais a sul e a outra mais a norte, e nós sabemos que o clima faz bastante diferença nestas coisas!

Florença já foi a capital da moda italiana, e isso nota-se nos seus habitantes. Com uma apresentação sempre impecável!


O dia começou com a visita à capela dos Medici, que fica na igreja de San Lorenzo. Para se entrar na capela não é necessário entrar na igreja.
A capela é obra do grande mestre, Miguel ângelo, embora não tenha sido terminada por este, a igreja é de Brunelleschi.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_7413dia_capeladosmedicci.jpg


A capela

Infelizmente não são permitidas fotos! :p Tive de comprar mais uns postais para juntar à colecção! (nesta viagem fiquei com uma boa quantidade!!)


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_742queficaportrsdaBasilicadeSanLore.jpg


San Lorenzo

Não fomos à igreja. Preferimos ir visitar outras coisas. Entretanto havia um mercado na rua, e aproveitei para fazer umas compritas! Uns recuerdos!!!


Daqui partimos em direcção ao Uffizi. Tinha bilhetes marcados para as 11 horas, logo não havia tempo a perder!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_746galeriauffizi.jpg


Uffizi


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_749asfilasdeentrada.jpg


A fila para entrar no museu.

A fila que podem ver na foto é apenas para quem já possui bilhete. Havia outra, bem maior, para quem não tinha comprado previamente!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_750omuseu_fotostiradasantesdemeapan.jpg


O seu interior

No Uffizi não são permitidas fotos, mas eu não sabia! :p Ou melhor, com o entusiasmo nem vi as placas, e lá fui tirando fotos, sempre com o meu companheiro a avisar "não podes tirar fotos!". Ele, ao contrário da minha pessoa, viu e tomou atenção às placas da entrada e avisos.

Lá fui tirando fotos até que uma segurança me chamou a atenção!

Este palácio possui uma colecção de arte, principalmente pintura, extraordinária! Imperdível a sua visita. Obrigatória!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_753avistadeumajanela.jpg


A vista! A ponte Vecchio.


Dali partimos em direcção a umas visitas muito saborosas!!! :D

Depois de comer qualquer coisa na esplanada do museu, saímos à procura de dois sítios deliciosos.

Mas antes ainda houve uma paragem no museu nacional "Il Bargello". Não há fotos, pois, mais uma vez, não são permitidas. É um museu que vale a pena a visita, onde se pode encontrar o famoso David de Donatello.

A paragem a seguir foi a famosa gelataria Vivoli.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_768.jpg


Vivoli


Todos os gelados que comemos até esta fase da viagem foram simplesmente deliciosos! E os da Vivoli não foram excepção! Esta gelataria é muito famosa em Florença. Descobrir esta rua é que foi complicado!

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_florenca_770.jpg


O verdadeiro gelado italiano!

Eu sei que não tem grande aspecto nesta foto, mas posso assegurar que o sabor ... (não me vou voltar a repetir :p)
Em itália escolhemos o tamanho do copo, e depois escolhemos a quantidade de sabores que queremos. Não é por "bolas"! E podemos provar os sabores e tudo!

Em Cascais há uma gelataria italiana, cujos gelados são também fantásticos, e em que nos dão também a provar os diferentes sabores para uma escolha acertada! :) Não me recordo é do nome!
 

mokas

Membro Conhecido
veneza :)

Veneza_ 07.10 a 09.10.09





Lá fomos, de novo, em alta velocidade até Veneza. :blush:


Venezia, a cidade dos canais, património da humanidade, seria o nosso destino final destas férias.
Depois de ter ouvido vários comentários de quem por lá já tinha passado, não ia com uma grande expectativa em relação à cidade. Estava muito enganada!!! Simplesmente fiquei fascinada mal saí da estação e me deparei com tal cenário!

Cidade dos doges, líderes desta cidade que foi uma das maiores potências comerciais da Europa. A cidade fica num arquipélogo, e é constituída por várias ilhas. As maiores são as de Murano, Burano, e outras, que para lá chegar se tem de ir de barco. O "núcleo" principal da cidade é constituído por várias ilhas menores que são ligadas através de pontes. Daí os seus inúmeros canais!

Esta é uma cidade muito diferente das anteriores. As suas ruas são verdadeiros labirintos, e os seus canais magnificos! Aqui, ainda se nota mais o aglomerado de nacionalidades de turistas, havendo pessoas de diversas partes do mundo!


A viagem de combóio durou pouco mais de 2 horas. Aqui já não passámos por tantos túneis, como na anterior. Mas também a viagem foi feita a uma velocidade mais reduzida. Mais uma vez o combóio muito confortável, e cheio!!! Desta vez não houve cheiros estranhos! ;)

Ao aproximar da cidade esta é a vista que se tem!

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_veneza_819.jpg



Chegados a Veneza, dirigimo-nos logo ao posto de turismo da estação para obter uma melhor informação de como chegar ao hotel. Aqui o serviço é impecável! As raparigas explicam muito bem em que zona fica o hotel e qual a melhor forma de lá chegar. Comprámos aqui o guia da cidade a um bom preço, que contém um mapa muito bom.

Depois da explicação, saímos finalmente para a rua. E foi isto:

ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_veneza_822acidadeeassuasruas.jpg


Uaaauuuuuuuuuu!!!! Fiquei maravilhada!!! Esta é a rua principal, o grande canal!


Nunca tinha visto tal paisagem. Completamente insólito mas, ao mesmo tempo, lindíssimo. Uma rua de água, onde em vez de circularem automóveis, circulam barcos!
Por mais imagens que se vejam, estar lá e ver com os nossos olhos é indescritível!

Tendo as indicações dadas em mente, fomos apanhar o autocarro local. O vaporetto! Um barco que é o autocarro. A paragem era já ali, foi só comprar os bilhetes - aqui os transportes são muito caros!! -, entrar e sair na nossa paragem que era a mais próxima do nosso hotal, Rialto.


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_veneza_829.jpg


O grande canal


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_veneza_830ospalcios.jpg


Ao longo do canal vão-se vendo inúmeros palácios. Os edifícios são muito bonitos!


ai890.photobucket.com_albums_ac102_mokas_myphotos_veneza_831cruzandocomoutroautocarro.jpg


Outro vaporetto que passava no sentido oposto
 
Top