Novidades

Concorda com a abertura de espaço próprio para entidades do sector?

Nuno

Administrador
Staff
Bom dia,

Antes de mais, o objectivo deste tópico é pedir o vosso contributo de forma a percebermos qual a tendência e interesse sobre o assunto que vos vou apresentar.

De salientar que não temos uma posição tomada sobre este tema e que se avançarmos, nada nos garante que as mudanças tenham sucesso, pelo menos no imediato.

Como sabem, tem sido regra não permitir que as entidades do sector promovam os seus serviços aqui no Portal, no entanto temos debatido internamente se não seria interessante abrir o espaço a todos, não só porque são parte integrante do tema onde o Portal de insere como também pessoas com experiência e conhecimentos cujos contributos podem ser importantes para todos.

Como a ideia não está formada, neste momento as únicas garantias que podemos dar é que se avançarmos, terá de existir um espaço próprio para o efeito e regras claras quanto a forma de participação para garantir que, na melhor das hipóteses, não se encha o fórum com ofertas de forma descontrolada.

Estas regras serão aplicadas também às mensagens privadas e email, pois não será aceitável sermos bombardeados com mensagens não solicitadas sobre ofertas que devem ser colocadas no espaço adequado.

A identificação destes membros terá de ser clara e eventualmente seriam criados dois grupos, um “confirmado” (entidades cuja identidade seja sejam possível confirmar) e outro grupo “não confirmado” aberto a quem tenha actividade cuja confirmação e veracidade do negócio não seja fácil ou possível de verificar.

Agradeço a todo antecipadamente as vossas sugestões para juntos melhorarmos o nosso Portal :)
 

NJBC

Membro Ativo
Boa tarde

Acho que é uma boa ideia, visto que isto é um Fórum de viagens/férias, que exista um Sector com tópicos para promoções e outras ofertas por parte de varias entidades (agencias/hotéis/restaurante/etc..).

Acho que poderia ser criado um ranking de (confiança/serviços) para essas entidades. Seria visível por baixo do utilizador conforme existe o nosso ranking.
 

wtf?!

Membro Novo
Eu acho que é muito boa ideia!!

E a ideia de haver um ranking, sugerida pelo NJBC, era mto boa.

Cumps e boas viagens :)
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

O ranking já existe sobre o nome Reputação e pode ser no futuro utilizado para determinar a confiança de um membro.
Para um membro ter uma maior reputação basta darmos nota positiva às suas mensagens utilizando o sina + no canto inferior direito de cada post.

Para vermos a reputação de um membro, basta ver o seu perfil.
 

wtf?!

Membro Novo
Boas,

O ranking já existe sobre o nome Reputação e pode ser no futuro utilizado para determinar a confiança de um membro.
Para um membro ter uma maior reputação basta darmos nota positiva às suas mensagens utilizando o sina + no canto inferior direito de cada post.

Para vermos a reputação de um membro, basta ver o seu perfil.
Mas so da para aumentar a reputação? Seria bom existir tb o - de forma a "denunciar" o utilizador.

Cumps
 

Nuno

Administrador
Staff
Mas so da para aumentar a reputação? Seria bom existir tb o - de forma a "denunciar" o utilizador.

Cumps
Imagina isto como o "Like" do facebook onde quem gosta dá um "like" e quem não gosta não dá :)
Na prática o membro terá mais reputação quantos mais "likes" tiver ... vai dar ao mesmo.
 

toly

Membro Ativo
Imagina isto como o "Like" do facebook onde quem gosta dá um "like" e quem não gosta não dá :)
Na prática o membro terá mais reputação quantos mais "likes" tiver ... vai dar ao mesmo.

Cá por mim, acho que se vão meter numa boa alhada.
Enquanto fórum de "consumidores" de viagens, a atitude e o à vontade dos membros para dizerem de sua justiça é uma.
Se as tais "entidades" cá estiverem, uns vão-se encolher e outros exagerar nas atitudes e comentários.
Os moderadores vão ter que fazer horas extra e estar muito atentos.
Espero estar enganado.

Boa sorte.
 

wtf?!

Membro Novo
Imagina isto como o "Like" do facebook onde quem gosta dá um "like" e quem não gosta não dá :)
Na prática o membro terá mais reputação quantos mais "likes" tiver ... vai dar ao mesmo.
Não gosto do facebook.. e cada vez q oiço falar desse botão continuo a achar q é necessário o dislike.. xD
e é bom ter em atenção q a pessoa q fez o post nao pode fazer "like"(não sei como isso funciona no facebook).

Toly acho q nng tem q se encolher, se as "entidades" não gostarem melhorem!

Cumps
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Pessoalmente acho que isso iria fazer crescer o forum.
Não sei se conhecem o forum "reefforum" no entanto acho que é o melhor forum em termos de organização onde já estive, pese embora as regras sejam rígidas, por exemplo:
  • Não podem ser utilizados Nicks, apenas nomes próprios
  • Utilizadores identificados, têm de ter foto
  • Os lojistas estão todos identificados
  • Existe uma área especifica para cada loja. As que pagam uma quota, podem postar nessa área, promoções, novidades, etc... as que não pagam, não postam.
  • Os membros só podem falar das lojas (fazer questões, reclamações, compras, etc), nas áreas delas.

Embora o forum pareça rigido, funciona muito bem, não existem problemas e são todos "adultos" na maneira de falar e expor os problemas.
Os lojistas melhoram muito os seus serviços e no geral existe um excelente ambiente entre lojistas e membros, de tal forma que agora até vai existir mais um convívio onde um lojista vai oferecer uma prenda no valor de cerca de 20€ a cada membro presente.
As empresas que não têm nada a esconder e aceitam a critica, ganharam muito, pois a maioria dos membros apenas consome produtos nas lojas referenciadas, pois o contacto é extremamente próximo.

Este forum se fosse meu, essa "área" estava criada logo desde o inicio, no entanto com regras para que não se tornasse a "bandalheira" que muitas vezes polui os bons fóruns.

Cumps
RR
 

Nuno

Administrador
Staff
Bom dia,
Cá por mim, acho que se vão meter numa boa alhada.
Enquanto fórum de "consumidores" de viagens, a atitude e o à vontade dos membros para dizerem de sua justiça é uma.
Se as tais "entidades" cá estiverem, uns vão-se encolher e outros exagerar nas atitudes e comentários.
Os moderadores vão ter que fazer horas extra e estar muito atentos.
Espero estar enganado.

Boa sorte.
Não vejo motivo para inibições ... acho que a vantagem é poder-se "ouvir" as duas partes, coisa que hoje não acontece.
Também ninguém nos garante que essas "entidades" não estejam a ler o que aqui se coloca, pois não estão identificados.


Não gosto do facebook.. e cada vez q oiço falar desse botão continuo a achar q é necessário o dislike.. xD
e é bom ter em atenção q a pessoa q fez o post nao pode fazer "like"(não sei como isso funciona no facebook).

Toly acho q nng tem q se encolher, se as "entidades" não gostarem melhorem!

Cumps

Também não sou um participante activo do facebook, mas em todo o caso se avançarmos essas entidades serão claramente identificadas pelo nome (empresa) e pelo utilizador (nome da pessoa). A possibilidade de termos avaliações negativas pode ser equacionada noutra fase :)

Pessoalmente acho que isso iria fazer crescer o forum.
Não sei se conhecem o forum "reefforum" no entanto acho que é o melhor forum em termos de organização onde já estive, pese embora as regras sejam rígidas, por exemplo:
  • Não podem ser utilizados Nicks, apenas nomes próprios
  • Utilizadores identificados, têm de ter foto
  • Os lojistas estão todos identificados
  • Existe uma área especifica para cada loja. As que pagam uma quota, podem postar nessa área, promoções, novidades, etc... as que não pagam, não postam.
  • Os membros só podem falar das lojas (fazer questões, reclamações, compras, etc), nas áreas delas.

Embora o forum pareça rigido, funciona muito bem, não existem problemas e são todos "adultos" na maneira de falar e expor os problemas.
Os lojistas melhoram muito os seus serviços e no geral existe um excelente ambiente entre lojistas e membros, de tal forma que agora até vai existir mais um convívio onde um lojista vai oferecer uma prenda no valor de cerca de 20€ a cada membro presente.
As empresas que não têm nada a esconder e aceitam a critica, ganharam muito, pois a maioria dos membros apenas consome produtos nas lojas referenciadas, pois o contacto é extremamente próximo.

Este forum se fosse meu, essa "área" estava criada logo desde o inicio, no entanto com regras para que não se tornasse a "bandalheira" que muitas vezes polui os bons fóruns.

Cumps
RR

Como referi, terão de haver regras claras e as entidades têm de ser identificadas (as que são possível). Não vejo motivo para que haja problemas, pois se os profissionais entenderem que devem participar irão ter uma postura correcta sob pena de verem a sua imagem manchada.

Eu acredito, tal como referes, que a proximidade entre todos e uma cultura de respeito só trará vantagens para todos.

Nota: refiro-me a ~"entidades" porque não estou somente a falar de agências, mas sim de outras actividades periféricas.
 

Asae

Membro Conhecido
Não tenho muito a dizer mas...

PArece-me estranho que nunca se possa ter postado listagens de companhias aéreas e agora se abra o espaço para tudo.
Não estou a ver ao certo como se vão processar as coisas mas quando quero uma viagem e opiniões procuro-a na net - se já tenho uma ferramenta de busca para quê outra?
Espero que arranjem muitos moderadores para puderem apagar muita coisa que vai ficar sem efeito passado pouco tempo para não encher a PESQUISA e para controlarem TODA a informação que possa entrar, viabilidade e legalidade da mesma. Encher o Portal de lixo e/ou informação ultrapassada não é viável.
(um dos motivos que este deixou de ser o meu principal motor de busca de informação foi por isso mesmo: porque cada vez que carregava em PESQUISA vinha uma panfernália de informação inutil e já desactualizada)


Esta é a minha opinião
 

GetSmart

Membro
Boa tarde,

A questão de fundo prende-se com a vantagem/desvantagem de ter uma área de facil consulta sobre o mercado / serviços.
No meu modesto entender, a oferta de serviços em Portugal é de pouca qualidade e profissionalismo, não querendo atingir ninguém.
A capacidade de um forum como este puder "puxar" para cima a qualidade, pela justeza da informação, poderá ser uma enorme ajuda
a quem gosta de viajar.
Como muitos de nós sabemos, os próprios agentes de viagens não conhecem os locais que indicam e apresentam programas de muito
baixo nível (ex: algumas das atribuições de "Estrelas" são completamente dispares versus Portugal).
Assim sendo, e dando algum trabalho, a "fiscalização" da oferta poderá trazer alguma melhoria e diversidade da mesma, através de comentários,
observações e dicas.
Boas viagens
##Pedro Cravo
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá,

Não tenho muito a dizer mas...

PArece-me estranho que nunca se possa ter postado listagens de companhias aéreas e agora se abra o espaço para tudo.
Não estou a ver ao certo como se vão processar as coisas mas quando quero uma viagem e opiniões procuro-a na net - se já tenho uma ferramenta de busca para quê outra?
Espero que arranjem muitos moderadores para puderem apagar muita coisa que vai ficar sem efeito passado pouco tempo para não encher a PESQUISA e para controlarem TODA a informação que possa entrar, viabilidade e legalidade da mesma. Encher o Portal de lixo e/ou informação ultrapassada não é viável.
(um dos motivos que este deixou de ser o meu principal motor de busca de informação foi por isso mesmo: porque cada vez que carregava em PESQUISA vinha uma panfernália de informação inutil e já desactualizada)


Esta é a minha opinião
Estamos a falar de várias coisas ao mesmo tempo :). As regras que foram definidas quanto à publicidade (e só isso) têm como objectivo garantir que não se utilize o forum só com esse propósito, no entanto nada impede que se coloquem links/informação sobre o tema.

Em relação a este assunto (e mais uma vez, se este for avante) será/seria criado um espaço para que as agências (ou outras entidades relevantes para o tema) pudessem publicar as ofertas que têm, eventualmente passar para os membros alguma vantagem e interagir com os respectivos interessados.

Quanto à legalidade/viabilidade é um tema que terá toda a nossa atenção, mas a responsabilidade final será sempre dos intervenientes, nunca nossa ... só estamos a facilitar a relação entre ambos.

Por fim, quanto às outras questões que referes, peço-te o favor de abrires outro tópico onde as possamos discutir de forma mais detalhada, pois é um tema que tem muito interesse para todos nós.


Boa tarde,

A questão de fundo prende-se com a vantagem/desvantagem de ter uma área de facil consulta sobre o mercado / serviços.
No meu modesto entender, a oferta de serviços em Portugal é de pouca qualidade e profissionalismo, não querendo atingir ninguém.
A capacidade de um forum como este puder "puxar" para cima a qualidade, pela justeza da informação, poderá ser uma enorme ajuda
a quem gosta de viajar.
Como muitos de nós sabemos, os próprios agentes de viagens não conhecem os locais que indicam e apresentam programas de muito
baixo nível (ex: algumas das atribuições de "Estrelas" são completamente dispares versus Portugal).
Assim sendo, e dando algum trabalho, a "fiscalização" da oferta poderá trazer alguma melhoria e diversidade da mesma, através de comentários,
observações e dicas.
Boas viagens
##Pedro Cravo
Como referi no início, nada garante que tenhamos sucesso (caso avancemos) porque não os podemos obrigar a vir aqui e também porque "elas" podem não ter interesse em fazê-lo.
A troca de perspectivas podia ajuda-las a melhorar, mas não sei até que ponto o podem fazer.
 

GetSmart

Membro
Mais uma vez boa tarde,

A medida do sucesso/insucesso depende sempre da perspectiva .
Sendo um site dinâmico, o que começou pode acabar .

No entanto, e voltando ao que disse anteriormente, a informação "justa" (no sentido de eficiente, eficaz e capaz) pode beneficiar quem procura no Portal das Viagens essa mesma informação. Pessoalmente, aderi, na ideia de puder encontrá-la (e encontrei alguma).
Como me parece óbvio, para os participantes "vendedores" estarem expostos à sua "concorrência" é sempre complicado, o que poderá trazer alguma retracção por parte dos mesmos.
Apesar de que o número de verdadeiros operadores em Portugal ser baixo, esta situação é o seu dia-a-dia, se tiverem departamentos de marketing , mas isso per si é outro tema de conversa.
Relativamente a quem pretende o PdV como uma ferramenta de auxílio nas suas pesquisas de viagens (e não só), o facto de ter concentrado uma serie de informação "comercial" num mesmo local poderá facilitar a escolha.
A possibilidade de sumariar os Reports para "classificar" produtos e serviços, bem como, o TRIPAdvisoriar em português os mesmo, poderão amplificar a utilização do PdV, alimentando nova informação e alargando a sua base de apoio.
Destinos pouco conhecidos, trends de utilização pelos operadores, etc., poderão ser estimulados ou contrariados pelos comentários de todos e não só dos moderadores / administradores.
Pelo exposto, penso que poderá ser de bastante utilidade o aparecimento de uma secção como esta.

Boas Viagens
##Pedro Cravo
 
Top