Novidades

[INFO] Regras de Utilização da Ryanair

basapistas

Membro Conhecido
Face ás inúmeras e constantes dúvidas relativamente à utilização da companhia low-cost ryanair, junto envio resumo das suas condições de utilização actualizadas a OUT14, para que saibam com o que podem contar:

1 - A ryanair pratica preços extremamente competitivos, mas contudo têm algumas desvantagens, que passam pelos seguintes aspectos:


- O preço de cada viagem esta sempre a variar ao longo do tempo, podendo tanto baixar como subir, sendo aconselhável comprar viagem antes 4/7 semanas antes, dependo do destino e de campanhas ou promoções.

- Nos períodos de férias ou feriados ou muito próximo da data de partida, torna-se extremamente difícil encontrar preços baratos.

- A ryanair voa do aeroporto do Porto, Lisboa e Faro, com dezenas de destinos, a preços muitos mais competitivos que o próprio comboio ou autocarro, dentro de determinadas limitações e condicionantes.

- Cada reserva realizada a Ryanair cobra taxa de utilização de cartão de crédito de 2%, o que não acontece se o pagamento for realizado por cartão de débito.

- A Ryanair cobra extra pelo check in no aeroporto, por cada passageiro.

- A bagagem de mão, só poderá ser transportada uma única bagagem de mão, com peso máximo de 10kg e com dimensões máximas de 50cm x 40cm x 20cm e mais uma mala de mão que não poderá ultrapassar as dimensões de 35 x 20 x 20cm. Na prática uma mala de cabine e uma pequena mala de mão, sendo que essas regras são compridas com algum rigor, obrigando os passageiros caso não cumpram a pagar a bagagem em excesso.

- No acto de reserva online, o site vai-vos obrigar a passar por todos as opções de reserva, desde lugar marcado, seguro, aluguer de carros, alojamento, etc, basta estar atento ao valor no canto superior direito onde o total da viagem irá aparecer com as opções selecionadas. No campo do seguro caso não o queiram adquirir não devem selecionar Portugal, mas sim que a opção "não me ofereça proteção", já que de outra forma irá pagar o seguro de viagem como extra.

- As malas de porão são todas pagas como extras, podendo levar no máximo 15kg ou 20 kg por cada mala. Até 4 horas antes do voo poderá adicionar mais bagagem à sua reserva. O preço varia entre os 15 e 40 euros conforme os kilos, temporada, entre outros.

- Igualmente se pagarem duas malas de porão máximo 15kg, mesmo que no total das malas não ultrapassem os 30kg, não poderá cada mala levar mais do que 15 kg, isto é se uma mala levar 10kg e a segunda mala 20 kg, terão que pagar o excesso de peso da segunda mala em 5 kg. http://blog.edreams.pt/como-preparar-as-malas-e-a-bagagem-de-mao-para-viajar-com-a-ryanair/.

- Cada kg a mais na malas de porão custam 10 Euros (por kilo). Se levarem 3 kilos a mais pagam 60 euros/viagem. Segredo é pesar as malas em casa antes de viajar ;

- O problema de não levar a mala no porão, é que existem restrições em todas as companhias do produtos que poderás transportar na bagagem de mão, pois não podes transportar embalagens de líquidos e semelhantes, maiores de 100ml . Logo, quem leva malas no porão, deve acondicionar qualquer produto cosmético/liquidos nessas malas. Se não levarem mala no porão, podem levar os inumeros produtos de 1.º necessidade envolvido num saco selado/transparente (tipo para acondicionar produtos no frigorifico que se vendem nos supermercados), com o limite de 100ml cada embalagem.
em caso de duvidas consulta o link seguinte http://www.ryanair.c...es/060811-UK-EN .

- Existem lugares marcados à escolha mas com uma taxa desde 5 euros, de outra forma os lugares serão marcados aleatoriamente no acto de chek in. Igualmente existe embarque prioritário (passam à frente de quem não tem embarque prioritário) que também terá que ser pago no acto da reserva pelo valor de 2 euros. Se fizerem check in online ao mesmo tempo e antecipadamente, vão ver atribulados lugares juntos automaticamente.

- Poderão proceder ao check in online entre 7 dias antes até 2 horas antes do voo sendo-lhes atribuído um lugar aleatoriamente. Para quem pagar a escolha do lugar, poderá realizar check in antes 30 dias da viagem.

- Têm que imprimir os bilhetes de embarque em formato A4, sendo o restante processo gerido via email. Para evitar esta a impressão dos bilhetes basta terem no vosso smarphone a aplicação da Ryanair e na maior parte dos aeroportos, embarquem utilizando o código lá inscrito sem necessitar de imprimir os bilhetes, sendo que o cartão de embarque no telemóvel funciona sem Internet.

- A ryanair possibilita no período de 24 horas após a reserva de alterações ou correcções menores no que concerne a erros no nome, datas, rotas, etc, sem qualquer custos. Após este período todas as alterações terão custos associados, desde 30 euros euros para alteração da rota e 110 euros para alterações no nome.

- Existe uma nova modalidade a Business Plus desde 69 Euros, que apresenta alguma vantagens desde flexibilidade de alteração dos voos sem custos, 20 kg de bagagem de porão incluída, embarque prioritário, escolha do assento e check in gratuito no aeroporto.

- Normalmente os embarques na ryanair são realizados pela escada do avião e a pé pela pista, faça chuva ou faça sol, dependendo dos aeroportos em causa.

- A Ryanair costuma viajar para aeroportos secundários e afastados das cidades principais (até+- 100km), com a excepção do Porto, Lisboa e Madrid e outros em que só exista um aeroporto. Logo, nesses aeroportos existem transportes, desde autocarros, metro, comboios para vos levar para o centro da cidade, podendo em alguns casos ser mais caros do que a própria viagem de avião.

- Todas as Refeições servidas a bordo são pagas.

- É necessário pesquisar imenso para conseguir o melhor preço da viagem e ser um bom conhecedor daquilo que se esta a pagar, visto ser possivel na aquisição de viagens muito próximas da data aplicarem preços muito altos, tendo como exemplo que na mesma viagem podem viajar passageiros que pagaram 20 euros pelo voo e outros que pagaram pelo mesmo serviço 200 Euros. São as regras.

- Os preços da ryanair não admitem cancelamentos, nem devolvem os valores pagos pelas viagens, excepto se o cancelamento/alteração for da responsabilidade da companhia.

- A ryanair não assegura qualquer ligação de voos, mesmo em voos da própria companhia, é uma companhia de voos de ponto a ponto .

- Atenção que os funcionários da ryanair são extremamente rigorosos no cumprimento das regras existentes, logo devem tentar cumprir.

2 - No entanto, apesar de tantas condicionates, viajar na Ryanair é extremamente barato, apresentado um serviço fiável e altamente competitivo.

- Preços de viagem altamente competitivos, por exemplo : Porto - Madrid/Londres/Barcelona desde 19,90 euros/pessoas/trajecto.

- Serviço muito pontual, eficaz e profissional.

- Frota de aviões muito recente e das mais modernas da Europa.

- Reservas todas realizadas pelo seu site, de forma eficaz e rápida.

- Garantia dos melhores preços por trajecto.

- Excelente relação qualidade/preço. A ryanair consegue preços tão baratos, tendo uma politica da poupar em tudo que é desnecessário.

- Este tipo de serviço adequa-se a passageiros que transportem pouca bagagem ou viagens de 3/5 dias, pois a bagagem é que normalmente torna muito mais cara a viagem, podendo nestes casos nem compensar voar low-cost.

- Esta companhia não é aconselhável para quem tiver que viajar sem datas definidas/alteráveis ou sempre à ultima da hora, excepto se utilizarem a modalidade business Plus.

3 - Antes de viajar devem informar-se bem das condições no site da ryanair e garanto-vos que não terão qualquer problema e voltarão a repetir.

Artigos de Interesse: http://expresso.sapo.pt/a-europa-segundo-a-ryanair-13=f661508


Editado a OUT14
 

SaraFlor

Membro Novo
Muito útil esta informação, assim como os posts da sua autoria que leio e torno a ler.

Bem, talvez seja a pessoa indicada para me recordar das normas sobre líquidos. Há dois anos viajei para Turquia, para passar la uma grande temporada, levei malas carregadas e também tive certos cuidados com os liquidos, mas não me recordo muito bem desses cuidados. Falha minha é certo.
Então a minha questão é se na mala de porão existe limites para o transporte de produtos líquidos, como de higiene?

É bom referir que viajo em breve para Londres e esta dúvida surgiu-me.

Agradeço desde já a sua atenção.
 

basapistas

Membro Conhecido
Sara,

Obrigado pelo elogio... é e sempre tive como objectivo ajudar quem consulta este fórum a preparar a sua viagem da melhor forma possível, para assim poder usufruir da da viagem e da estadia.

Relativamente à tua questão... na mala de porão podes transportar o que bem entenderes, o problema reside sempre na bagagem de mão, que não podes transportar embalagens de liquidos e semelhantes, maiores de 100ml . Logo, quem leva malas no porão, deve acondicionar qualquer produto cosmético/liquidos nessas malas. Se não levares mala no porão, podes levar os inumeros produtos de 1.º necessidade envolvido num saco selado/transparente (tipo para acondicionar produtos no frigorifico que se vendem nos supermercados), com o limite de 100ml cada embalagem.
em caso de duvidas consulta o link seguinte http://www.ryanair.com/pt/notices/060811-UK-EN .
 

rpsc

Membro
Olá,

vou viajar com a Ryanair para Londres no próximo dia 27 de Maio mas tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

- Já fiz o check-in online, não vou levar nenhuma mala no porão, preciso de ir ao balcão do check-in ou vou logo directo ao balcão de embarque?
- Com quanto tempo de antecedência preciso de estar no aeroporto?
 

Bee

Membro Conhecido
Olá ;)

Por partes:

Olá,

vou viajar com a Ryanair para Londres no próximo dia 27 de Maio mas tenho algumas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

- Já fiz o check-in online, não vou levar nenhuma mala no porão, preciso de ir ao balcão do check-in ou vou logo directo ao balcão de embarque?
Vai directo para a zona de embarque


- Com quanto tempo de antecedência preciso de estar no aeroporto?
O recomendavel são as 2 horas. Contudo se já imprimiste os bilhetes, poderás ver a que horas a porta de embarque fecha. 1 hora/45 minutos antes do fecho é recomendável. Assim vais com calma e mesmo que exista algum contratempo tens sempre margem para "remediar". ;)
 
A meio deste mês vou voar pela primeira vez com a ryanair e a julgar pelos boatos que circulam pela net, tenho algumas dúvidas, se alguém que ja tenha tido alguma experiência semelhante que me elucide por favor.

Vou fazer Porto - Marselha e queria levar pelo menos uma garrafa de vinho do porto comigo, ainda sei ao certo o tamanho, mas seja ele qual for será sempre superior aos 100ml que dizem ser autorizados por recipiente, já pensei em comprar na zona franca do aeroporto mas não sei atá que ponto valerá a pena devido aos preços de lá, ao pesquisar no site da ryanair, encontrei isto:

Posso levar e consumir as minhas próprias bebidas alcoólicas a…

será que isto só se aplica a bebidas compradas na zona franca do aeroporto?

Cumprimentos,
 

ricardo ferreira

Membro Novo
A meio deste mês vou voar pela primeira vez com a ryanair e a julgar pelos boatos que circulam pela net, tenho algumas dúvidas, se alguém que ja tenha tido alguma experiência semelhante que me elucide por favor.

Vou fazer Porto - Marselha e queria levar pelo menos uma garrafa de vinho do porto comigo, ainda sei ao certo o tamanho, mas seja ele qual for será sempre superior aos 100ml que dizem ser autorizados por recipiente, já pensei em comprar na zona franca do aeroporto mas não sei atá que ponto valerá a pena devido aos preços de lá, ao pesquisar no site da ryanair, encontrei isto:

Posso levar e consumir as minhas próprias bebidas alcoólicas a…

será que isto só se aplica a bebidas compradas na zona franca do aeroporto?

Cumprimentos,
Olá

Segundo as novas regras tudo que sejam líquidos e pastas, comestíveis/bebíveis ou não, não estão autorizados a passar pela zona do Scanner.

Quanto à Ryanair, mesmo que compres a bebida na zona franca tens que ter a atenção de ter um espaço na bagagem de mão para colocares lá a bebida, caso contrario não te deixam entrar com a bagagem de mão mais o saco com a bebida, mesmo comprada na zona franca
 

sarap

Membro Ativo
Olá,
Em Janeiro vou viajar pela ryanair de Madrid para Eindhoven.
Enquanto a minha amiga fazia a reserva, seleccionou a opção da bagagem, inseriu os dados do cartão... E depois não apareceu a bagagem, ou seja, estamos sem bagagem. Já vi no site da ryanair que é possível adicionar bagagem ao voo, a minha questão é se o preço que agora vou pagar é o mesmo que pagaria se o sistema tivesse registado as malas, ou seja, 20€ por uma bagagem de 15kg!! Alguém me saberá responder?

Obrigada pela atenção!

Beijinho,
Sarap
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Olá,
Em Janeiro vou viajar pela ryanair de Madrid para Eindhoven.
Enquanto a minha amiga fazia a reserva, seleccionou a opção da bagagem, inseriu os dados do cartão... E depois não apareceu a bagagem, ou seja, estamos sem bagagem. Já vi no site da ryanair que é possível adicionar bagagem ao voo, a minha questão é se o preço que agora vou pagar é o mesmo que pagaria se o sistema tivesse registado as malas, ou seja, 20€ por uma bagagem de 15kg!! Alguém me saberá responder?

Obrigada pela atenção!

Beijinho,
Sarap
Boas é muito estranho que tenhas registado mala, e ela não esteja lá, vai ao email que recebeste e vê se te cobraram pela mala. Mas o preço que pagarás agora é o mesmo que pagas no acto de compra do voo.
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Não, não aparece nenhuma referência às malas! :/
Mas se o preço é o mesmo, menos mal!! Já me estava a imaginar a ter que desembolsar uns trocos extras para a mala! ;)

Obrigada,
Sarap
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Olá,

Não, não aparece nenhuma referência às malas! :/
Mas se o preço é o mesmo, menos mal!! Já me estava a imaginar a ter que desembolsar uns trocos extras para a mala! ;)

Obrigada,
Sarap
Isso quererá dizer que pelo menos não vos foi cobrada a mala, portanto pagarão o mesmo valor agora.
 

sarap

Membro Ativo
Sim, sim, não nos cobraram o valor da mala!!
Nem valor de mala, nem mala! lol Portanto, há que adicionar a bagagem à reserva! :)
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Sim, sim, não nos cobraram o valor da mala!!
Nem valor de mala, nem mala! lol Portanto, há que adicionar a bagagem à reserva! :)
Eu por acaso nunca reserva a bagagem ao mesmo tempo que o voo, quando consigo voos baratos menos de 40€ e marco com alguns meses de antecedencia só reservo a bagagem dias antes de viajar. Porque caso não possa ir pelo menos nao pago o valor da bagagem, e como o preço da mala é igual hoje como daqui a um mês, deixo isso só para a altura do voo.
 

Bruno Machado

Membro Ativo
Bem, vou aproveitar este tópico para esclarecer umas dúvidas. Esta semana vou para londres uns dias. É a primeira vez que vou com mala na ryanair. Daí a pergunta do costume, o que se pode e não se pode levar de higiene?

A minha questao prende-se apenas com desodorizante, pasta de dentes. O liquido das lentes ja comprei na farmácia.

Shampoo, as amostras dos hotéis servem?

É obrigatório irem em frascos transparentes?
 

ricardo ferreira

Membro Novo
Bem, vou aproveitar este tópico para esclarecer umas dúvidas. Esta semana vou para londres uns dias. É a primeira vez que vou com mala na ryanair. Daí a pergunta do costume, o que se pode e não se pode levar de higiene?

A minha questao prende-se apenas com desodorizante, pasta de dentes. O liquido das lentes ja comprei na farmácia.

Shampoo, as amostras dos hotéis servem?

É obrigatório irem em frascos transparentes?
Ora boas

As regras dos liquidos são comuns a todas as companhias, alias são normas internacionais.

Podes levar os liquidos que quiseres, logo que cada produto nao passe os 100 clt e todos juntos tem que entrar num saco de 1lt. Portanto tem cuidado com o volume que os frascos ocupam.
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá a todos...

Más notícias...

Hoje fiz a reserva de um voo para as minhas ferias...
E tive que pagar 6€ de taxas administrativas, por pessoa e por trajecto...
Pelos vistos as regras mudaram.. Sempre utilizei o meu MasterCard prepaid da cgd, mas isolo acabou...
Agora só com o ryanair crash passaport é que nao há taxas, e pelo que vi só é valido para UK.
É triste...
 

PG12

Membro Novo
Boa noite
Comprei as passagens da Ryanair atraves do site edreams. Quando preenchi os nomes dos passageiros coloquei a letra "ç" no apelido e o programa aceitou. Agora quero fazer o check-in e o programa não assume o "ç", aparecendo nesse espaço um caracter estranho. Apesar disso, o programa deixa-me fazer o check-in. Acham que vou ter problemas no embarque? Será melhor telefonar para a Ryanair e solicitar a alteração da letra? Obrigado
 

sarap

Membro Ativo
Olá, por via das dúvidas e para não haverem surpresas inesperadas e menos boas no momento da partida, se fosse comigo, eu ligava para a Ryanair e expunha a situação...! Não tens a culpa que o sistema tenha aceite o "Ç" e que agora já não assuma a letra..!
 
Top