Novidades

[Report] Inverno 2009 a passear por Tomar, Batalha, Fátima, Dornes, Tavira

Asae

Membro Conhecido
Inverno 2009 a passear por Tomar, Batalha, Fátima, Dornes, Tavira

As minhas férias de Inverno deste ano foram em Portugal, por motivos passionais quis conhecer Tomar porque tenho uma profunda admiração pelos Templários e por tudo o que eles fizeram por este país e muita gente desconhece e de que eu apenas conheço um pouco.

Para mim, se Portugal tem hoje em dia algum nome, história e é conhecido no Mundo pode agradecer ao seu passado Templário. Se Portugal existe como Portugal pode agradecer às ligações de D. Henrique com a Ordem. Portugal e os Descobrimentos foram obra da Ordem, apesar de actualmente fazer questão em estragar, conspurcar, omitir a sua história e a sua bandeira (A bandeira portuguesa original é azul celeste da cor do divino e branca da cor da Pureza e foi por este motivo que foram as escolhas do nosso fundador – tenha sido ele o verdadeiro D. Afonso Henriques, ou tenha este enfezadinho sido substituído em criança, o que é certo é que quem governou e fez nascer o reino de Portugal utilizou e muito bem o nome de D. Afonso Henriques e os conhecimentos Templários) dada ao país por um Rei visionário e apoiado em conhecimentos e sabedorias muito mais altas do que ele próprio.


Tomar é a cidade sagrada de Portugal e Portugal faz questão de desconhecer a sua história, deixar destruir os seus monumentos e não valorizar os seus heróis como Gualdim Pais (“construtor” do convento de Cristo, braço direito de D. Afonso Henriques e que para muitos historiadores nacionais e internacionais estava inserido nos primeiros 9 Cavaleiros de Cristo a ir para Jerusalém que fundaram a Ordem de Cristo)

Bem, passando às férias:
Ir a Tomar foi a lufada de ar fresco no meu coração que na altura se apresentava bastante dorido, estava mesmo a precisar de descansar, fiz umas pesquisas e para poupar dinheiro fiquei instalada na única pensão residencial em Tomar de que encontrei opinião na internet, a Pensão Residencial União (ver opinião em: https://www.portaldasviagens.com/forum/f35/pensao-residencial-uniao-6217/#post42176)


Para comer escolhi sítios onde oferecessem menus entre os 6€ e os 8€ por pessoa, normalmente os menus traziam prato, bebida e café mas a cervejaria Adhoc chamou-nos a atenção porque tinha na montra polvo e orelha em vinagre (e eu não gosto nada destes petiscos). A cervejaria fica na Rua Alexandre Herculano e tinha uns menus espectaculares e muito bem servidos que incluíam: entrada, prato, bebida, café e sobremesa por 6.5€, ficámos clientes.

Á noite íamos ao café Estrelas de Tomar porque tinham menus baratos de sandes e tostas apesar de nunca termos pedido nenhum menu, gostámos imenso do café e do senhor que nos atendia, além do mesmo ser perto da pensão. Foi lá que comprei, no último dia, uma caixa de doces tradicionais de Tomar que têm o nome de Beija-me Depressa (açúcar, ovos, manteiga e farinha). Beijar não beijei mas desaparecemos com os 12 doces em 3 tempos mal chegámos a Lisboa.
 

Asae

Membro Conhecido
Tomar é demasiado pequena, numa tarde já tinha conhecido tudo o que a parte antiga da cidade tem para mostrar a nível histórico. Noutras alturas pude admirar as belezas enquanto passeava pelas ruas antigas.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição: capela funerária de D. João II, esteve sempre fechada de todas as vezes que tentei visita-la, parece que de Inverno só abre das 11h às 12h, o que só descobri quando cheguei a Lisboa e consultei os meus apontamentos que estiveram sempre comigo.

A Mata Nacional dos Sete Montes: é enorme e tem um cheiro intoxicante a natureza, nunca cheirei nada tão intenso sem ter de inspirar profundamente, tem 39ha e percorre as muralhas do castelo. No placar á entrada eles explicam a Mata e falam de um jardim francês mas se o que eu penso que vi, á entrada, era esse jardim, sinceramente já vi zonas de arbustos mais bonitos. Pertencia a Ordem para cultivo e recolhimento, a sua rega era efectuada pelo aqueduto de Pegões.

Fui ao Aqueduto de Pegões á noite mas depois voltei lá de dia porque tem uma entrada onde se pode passear, com cuidado, pelo Aqueduto só que no dia em que voltei estava a chover e o passeio ficou-se pela ideia. Como não estava ninguém no local pode apreciar a vasta planície e contemplar o Aqueduto demoradamente ao som da chuva. O Aqueduto foi construído para puder abastecer o Convento de Cristo em 1614, antigamente o abastecimento era feito por cisternas.

Passeei pelo Jardim do Mouchão, pelo Jardim da Várzea Pequena, pelo Parque do Açude de Pedra.

A Igreja de Santa Maria do Olival: Um dos vários problemas de todas as igrejas é que as pessoas importantes eram enterradas nas mesmas e os túmulos selados no chão, em pedra. Com o passar do tempo não houve nenhum atrasado mental que se lembra-se de tapar com algum tipo de vidro ou material que não quebra-se as inscrições dos túmulos e elas desaparecem e foi assim que infelizmente deixei escapar ou só a lápide ou o túmulo (ainda não sei) do fundador da Cidade: o Mestre Gualdim Pais. Se ler latim e tentar percebe-lo é complicado, então a escrita e Mil Cento e Troca o Passo ainda é mais difícil, quando ainda por cima as letras estão desgastadas e comidas pela passagem do tempo e das pessoas - a missão é impossível. E lá vim eu encantada por fotografar á vontade mas meio tristinha porque não vi aquela lápide…

O Convento de São Francisco não aparenta estar em mau estado mas está transformado em salas de empresas e ao lado de um quartel, não vi nada de interessante para ver ou então não dei com a entrada principal.

O Convento de Santa Iria é a igreja da padroeira de Tomar.

A Sinagoga de Tomar é uma tristeza para os meus olhos, não passa de uma sala e praticamente passa despercebida para quem passa naquela rua. É uma tristeza que sendo o único templo judaico da renascença no país esteja tão desprotegido. Era da obrigação que se cumprisse a promessa feita ao Dr. Samuel que a comprou, restaurou e doou em 1939 ao Estado de ali ser feito o Museu Luso-Hebraico. A sinagoga não está a ser usada em rituais judaicos porque em Tomar só existem 3 famílias judaicas e são precisas, pelo menos 12 pessoas, para que nela possa ser celebrado o culto. Só se pratica lá o culto quando as famílias existentes convidam outras que se reúnem em alguma celebração.

A Igreja de São Baptista: tem á entrada uma menina muito antipática que nos ralha se tirarmos fotos, ela até tem razão mas sem flash não me parece pecado e que eu saiba os cristãos adoram imagens e pecado era eu vir de lá de mãos a abanar quando estou dentro da Igreja de São Baptista. Uma das acusações pendentes sobre os Templários era de que eles adoravam a cabeça de João Baptista, o mesmo que baptizou Jesus. Eles de facto beberam das suas palavras a essência do verdadeiro e puro Cristianismo que vai contra o Catolicismo ou Igreja de Pedro (materialista, assassina, etc.) mas dai a adorarem a cabeça degolada por amor a Salomé vai uma imaginação muito grande…

http://www.youtube.com/watch?v=eFa_ug25vuE

O primeiro nome que os Lusitanos atribuíam a Tomar foi Nabância, nome do Deus Nava, deus das águas e o Rio Nabanis percorria toda a cidade. Com os romanos tomou o nome para Urbus Nabae e ali residiu o cônsul Valérius Maximus. Sofreu invasões dos Bárbaros, Visigodos e Mouros, com a Reconquista Cristã a cidade é posteriormente atribuída aos Templários em 1159 e as suas histórias confundem-se. Os Templários viviam na vila porque eram guerreiros e não monges e organizaram á sua volta um sistema que permitiu a rápida evolução do local sempre com o apoio de um santo e do povo judeu com seu saber e riqueza. Em 1319 com a extinção da Ordem dos Templários, mas sempre com a protecção de D. Dinis, é criada a Ordem de Cristo e o Infante D. Henrique, como governador da Ordem, muda-se para Tomar e com os rendimentos e rendas da Ordem de Cristo financia os Descobrimentos Marítimos e passa a residir no Convento.

O Convento era o meu sonho. Eu queria estar no local, sentir as paredes, os cheiros, os sonhos, as vidas dos Templários, as rezas e as glórias. Por 5€ por pessoa eu estava disposta a passar lá o dia inteiro e nem que me pedissem 20€ eu ia.
Quando lá cheguei procurei, rebusquei desesperadamente em todos os cantos que podia encontrar a magia, o sonho e eu andava, espreitava por todos buracos (incluindo os das fechaduras) e nada vi da vida dos meus heróis. O convento está a ser recuperado, eu estava encantada por estar lá dentro mas uma profunda desilusão surgiu em mim porque são só paredes.
Eu estou no local que levou Portugal ao Mundo e só vejo paredes, a magia que eu sinto não é a que queria porque estou desiludida, onde estão os restos das vidas das pessoas? Os seus objectos? Onde está recriada a história da vida dos mestres da nação? Para onde levaram a história do meu país? Em que caixas ou cantos estão guardados? Devem de estar perdidos ou espalhados, na melhor das hipóteses, nalgum museu moderno que alguém achou por bem enfiar dentro de uma jaula de vidro descontextualizada em vez de me mostrar no devido local de onde eram, para o que serviam e por quem eram utilizados… Mas eu não perco o encanto que tinha, aquelas paredes estão a falar comigo e não me deixam desmoralizar, ali sinto-me grata por estar viva, sinto-me bem, eu posso estar ali e ali chorei.
Para mim foi o momento alto das minhas férias. Eu vi o que mais procurava - a Charola – o templo dos Templários, onde eles oravam (baseado no rotunda do Santo Sepulcro de Jerusalém mas adaptada pelo Infante, apesar das alterações). Eu já vi algumas coisitas nesta terra mas esta foi de cortar a respiração, não sei se foi pelo que eu estava a tentar imaginar, pelo que estava a tentar viajar no tempo ou pelo tanto que queria conhecer aquele especifico local mas quando dou por mim as lágrimas escorrem-me pela cara. Não sei se foi por me ver mas um funcionário do Convento perguntou-me se eu queria entrar… Desculpe, mas posso entrar? E ele responde que sim… ia ficando sem forças nas pernas. E ali andei eu a sentir e a admirar as peças e o espaço. Foi muito difícil ter de sair…
 

Asae

Membro Conhecido
Para se ir ao Castelo de Almourol tem de ser num barco com capacidade para 20 pessoas e custa 1,50€, á sempre barco, no Verão tem mais gente, nós fomos acompanhados por outro casal. O Castelo está situado num conjunto de paisagístico belíssimo e em perfeita harmonia com a natureza, o único barulho que se ouvia era o do motor do barco que nos transportava mas mais uma vez tudo está em ruínas, só vejo ruínas, construíram uma escada interna para dar acesso ao cimo da Torre para se puder desfrutar da paisagem mas é só isso que tem para se ver – uma magnífica paisagem. Como é possível? Este castelo é um dos monumentos medievais mais emblemáticos da Reconquista, em 1129 o castelo já existia e chamava-se Almorolan e os Templários reedificaram o Castelo que ainda hoje mantém alguns traços originais. Como é que é possível que no século XX (anos 40/50) este Castelo adaptado a Residência Oficial da República Portuguesa e onde se realizaram importantes eventos do Estado Novo esteja hoje, passados cerca de e só 60 anos neste estado de degradação plena?

http://www.youtube.com/watch?v=cmYzw-0EcV8
No dia que fomos ao Castelo tinha havido em Tancos o acidente dos militares mas em Tangos já não havia quaisquer vestígios do mesmo. Mais umas voltas pelas terras circundantes mais uns sons primitivos e mais cheiro a terra molhada, a lenha queimada. O cheiro a lenha a queimar nas lareiras foi sempre uma constante e um despertar para os sentidos. Era belo ver as gotas a cair das folhas das árvores, a chuva a cair nas lagoas e rios e as folhas espalhadas ao vento – o contraste entre o verde e o castanho seco das folhas provoca sempre belos quadros.

Era para ir ver as Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire mas como estava a chover fui às Grutas de Mira de Aire. A entrada custou 5.50€ por pessoa e fomos guiados por um Sr. muito simpático mas que parecia ter bastante pressa para sair dali, o Sr. tinha um braço ao peito mas eu acho que ele devia de ter uma perna para ver se abrandava o ritmo, afinal éramos menos de 10 pessoas nas grutas, qual era a pressa? As grutas com este percurso, luz e com condições de visita foram abertas ao público em 1971. Fotografar o ambiente torna-se uma maratona por causa dos constantes contrastes proporcionados pelas luzes para nos oferecer melhores imagens e visibilidade no mundo das estalactites.
Antes das grutas almoçamos no Restaurante Grutas de Mira de Aire, o restaurante é requintado e eu não queria lá ir porque estava a ver que ia pagar uma fortuna pelo almoço mas para minha surpresa eles tinham um menu que incluía bebida, prato do dia, sobremesa e café por 11,50€ (não é barato mas para a qualidade do restaurante é um excelente preço). Como o menu não me agradava pedi um bife á Gruta e paguei logo 10€ que era para acordar, mas o bife estava fantástico, o atendimento é excelente sem ser pretensioso (deixam as pessoas á vontade), nós dois comemos e bebemos um espectacular vinho, sobremesa e café por 25€.


Mais umas voltas mais umas curvas mais gasóleo a queimar mas não estamos preocupados, vamos lentamente a saborear as paisagens, volta e meia queríamos arrancar uma vivenda e trazê-la para Lisboa mas havia um problema e nem era o de transporte: os donos não haviam de gostar muito da ideia. Desde o dia 1 de Dezembro até ao dia 15 de Dezembro gastámos entre 200 a 250€ em gasóleo nestas voltas do malhão. Cheguei a ir de propósito a de Tavira a Sevilha para comprar bonecos para o presépio, adormecer no carro e voltar…

O Mosteiro da Batalha foi mais uma grande desilusão. O bilhete custa 5€ por pessoa e lá dentro a única coisa interessante que há para ver além de paredes é o Monumento ao Soldado Desconhecido e o refeitório onde está o Museu da Liga dos Combatentes e onde pudemos ver capacetes, armas, medalhas, escritos, etc. da 1ª Guerra e das Guerras Portuguesas.
Entre algumas coisas de que eu fiz anedota foi sobre o claustro Afonsino porque no panfleto diz: “Destinado á vida diária dos frades dominicanos, a sua simplicidade ainda hoje permite aos visitantes atentos apreenderem algum do misticismo que emana destes espaços claustrais.” Eu nem sei como explicar o misticismo de um monumento nacional só com paredes interiores despidas, meia dúzia de bonecos de vários séculos sem cabeça e no exterior comido pelo tempo, preto e cheio de caca de pássaro…
D. João I deve de andar a dar voltas no túmulo mas pior do que ele deve de estar D. Duarte e D. Leonor cujos túmulos estão nas Capelas Imperfeitas e elas são mesmo imperfeitas, não têm tecto, toda a estrutura arquitectónica interior está sujeita á erosão do tempo, das chuvas e das cacas. Para marcar o misticismo da coisa os túmulos não estão fechados, por exemplo, por uma parede de vidro estão também expostos, juntamente com outros túmulos não identificados, á um deles que me parece ter sido selado a cimento ou qualquer material do mesmo género moderno. E depois esta gente ainda tem a lata de escrever (o que é verdade) monumento único disto, daquilo…e da caca de pombo também é? Onde está o respeito pela nossa história?
Melhor do que D. Duarte e D. Leonor está de certeza D. João I que apesar de andar às voltas no túmulo fá-lo agarrado á Exma. Sra. sua Esposa a Magnifica D. Filipa de Lencastre (com o devido respeito nesta coisa das voltas). O único sítio que realmente vale a pena ver no Mosteiro da Batalha é… gratuito e está na Igreja. Estes reis, que segundo reza a história, amavam-se na realidade fizeram questão de pela 1ª vez em Portugal fazer um túmulo conjugal, á sua volta estão os filhos. Os nossos heróis Nacionais os primeiros grandes filhos dados ao Mundo por Reis que se amavam e que iam conquistar Mundo juntos, uma verdadeira família real – a geração fantástica – a dinastia de Avis. E este é Património Mundial que temos…
 

Asae

Membro Conhecido
Ir a Fátima foi uma mistura de visitar o Céu e o Inferno (que os católicos praticantes me perdoem). A nova igreja é um desperdício de dinheiro que alimentaria muitos pobres, no entanto é simples, sem luxos e tem uma acústica que me pareceu fantástica, deverá dar óptimos concertos… A “velha” igreja é bonita, pequena, é do tipo de igrejas que o nosso Portugal já nos habituou. Fui na hora de missa e quando ela começou saí.
Porque é que á tantos espanhóis em Fátima? Pensei em vários motivos: ou a Nossa Senhora houve as rezas deles e dá-lhes melhor qualidade de vida para eles poderem ter dinheiro e espaço para viajar e passar tempo com a família e amigos, ou a qualidade de vida deles proporciona-lhes muitos passeios e viagens, o que é certo é que são uma boa fonte de rendimento e de devoção, claro! Que não estou aqui só para ser cínica....
O que me impressionou pela negativa e causou uma visão do Inferno foi:
· Uma tabuleta que dizia que só se podia queimar uma vela de promessa de cada vez, por pessoa, e que as outras iam para o outro depósito (mandadas todas as mesmo tempo) mas que as promessas ficavam todas cumpridas (ora se ficam todas cumpridas basta comprar uma vela);
· Ambos os sítios onde se queimavam as velas ardiam tanto e com altas labaredas que parecia um incêndio florestal, era infernal, parecia que o Diabo andava á solta e que Deus me perdoe pela observação;
· Os vendedores nas barraquinhas á saída do santuário eram agressivos a chamar as pessoas, eu acho que eles devem de ter ido a algum país árabe tirar um curso numa Medina. Pessoalmente nesses países não me choca porque faz parte da tradição deles, apesar de ser incomodativo, mas ás portas do Santuário? Se Cristo fosse vivo!
· Porque é que eles vendem por exemplo: pulseiras com os olhos de Fátima (esposa de Maomé pulseiras de profunda tradição e religião árabe) e que no espiritismo são utilizadas para afastar o mau-olhado? As Fátimas não são as mesmas…

http://www.youtube.com/watch?v=mbaFMLlqsZA
Dornes é Dornes. A vila ficou conhecida graças ao filme dot.com e passou a ser ponto de passagem e romaria para os Tugas, como eu e como o Presidente da Republica – só que ele teve direito a tabuleta comemorativa e eu não. Nem festas com paparoca me deram! A vila é simples, bonita e agradável, não tem nada de especial em relação a outra vilas a não ser a torre pentagonal e o facto de a vila ser no alto o que quando olhando para o rio lhe dá um aspecto de estarmos na proa de um navio. Gostei dela, da mistura dos cheiros do Inverno, da lenha das lareiras e da comida. Era quase meio-dia e as pessoas estavam a chegar para a missa.

A Ilha do Lombo estava deserta, infelizmente só a vi ao longe. Para lá chegar é um martírio e depois quando se entra na localidade que lhe dá acesso está tudo mal sinalizado e as estradas mal dão para 2 carros e são más, mas eu não desanimei e segui em frente, apesar do “rosnar” do Luís. Só que nos perdemos naquelas ruas e quando perguntei a um local qual era estrada para a Ilha, ele avisou-me para não ir lá porque de Inverno não havia nada para ver e estava tudo fechado. Lá se foi o meu almoço paradisíaco… e eu cheia de fome!


No Domingo á noite fomos assistir a um espectáculo no Convento de Cristo que aconselho a todos.
O espectáculo é feito pelos Fatias de Cá, no Convento de Cristo, só aos Domingos, começa às 17h30m e acaba às 23h30 tem de se reservar com antecedência e os bilhetes custam 30€ por pessoa com jantar incluído.
Os Fatias de Cá apresentam-nos o livro “O Nome da Rosa” por todo o recinto do Convento, incluindo áreas que não estão abertas ao público durante o dia. É uma oportunidade de ver o Convento á noite e de ver um espectáculo diferente onde muitas vezes além de espectadores (que andamos atrás dos personagens) somos também protagonistas ao nos juntarmos, várias vezes, na verdadeira sala de Refeições do Convento a comer e beber com o “frades” e com os representantes do Papa.
Além de excelente o que esta peça tem de curiosa é o facto de cada personagem ter 2 intérpretes que se revezam por peça (backups). No meu dia calhou-me um dia em que o Frade principal era uma mulher e depois a cena que mais me marcou foi na reunião entre os Franciscanos e os Representantes do Papa a maior parte deles eram mulheres, já eu estava mais do que ambientada, sentindo-me, vendo-me e imaginando-me naquela época quando acordei de repente para a realidade: a representante do Papa era uma loura mulher, mulheres na igreja… e ainda por cima naqueles tempos… mas imaginei o quanto teria sido belo se aquela realidade de facto tivesse acontecido e a Igreja não tivesse calado e subjugado as Profetizas ao ponto de as extinguir. Antigamente, antes e mesmo durante o tempo de Cristo, a palavra de Deus era espalhada por todos o que a sentiam e houve na história grandes profetizas conhecidas pelos historiadores dos livros antigos que conseguiram chegar até nós. E mais não digo que isto é um Portal de Viagens e eu estou já a viajar mas é na maionese…
Vão ver a peça sff e estejam atentos ao site: http://www.fatiasdeca.com/, pode ser que eles levem a peça á vossa cidade. “O Nome da Rosa” foi feito para ser representado no Convento de Cristo mas pelo que soube eles já a levaram a outra cidade. Eles só actuam em espaços cénicos já existentes e criam uma peça especificamente para esse sítio mas ás vezes apresentam-se noutro local por tempo determinado (eles estão em cena com esta peça no Convento á 5 ou 6 anos). No Verão eles têm um espectáculo sobre a vida de Viriato no Castelo de Almourol e ouvi dizer que também, é muito bom.

Regressei nessa noite para Lisboa, estava bastante apreensiva em regressar porque saí de cá bastante doente, adormeci no caminho e poupei 33€ na estadia dessa noite, o que quase me encheu um depósito de gasóleo que serviu para no dia seguinte dar umas voltas em Lisboa para tratar de assuntos e depois partir para Tavira.
 

Asae

Membro Conhecido
Em Tavira fiquei em casa de um amigo em Cabanas de Tavira, no aldeamento Pedras da Rainha (num T0 de um amigo que costuma alugar o apartamento). Pousei as coisas e fui dar uma vista de olhos pelas redondezas. O sítio que eu ainda não conhecia e que mais gostei foi Manta Rota, aquilo está muito bem arranjado, arejado e espaçoso junto da praia, a própria vila torna-se aconchegante, o parque de estacionamento estava cheio de auto caravanas o que faz notar que ali eles obtém condições.

Recomendo o restaurante Três Palmeiras perto do Centro Comercial de Tavira, com peixe á descrição pagamos 23€. No Centro Comercial também comemos bem na Casa de Francesinhas por 6.50 usufruímos do menu do dia que consistia numa francesinha de peru ou num bife mais bebida e café por 6.50.


No seguinte, para mal dos meus pecados porque Inverno é Inverno até mesmo no Algarve e o frio não escolhe zonas, levantei-me cedo, objectivo: Sevilha. Para variar quase sempre que vou ao Algarve lá vou eu a Sevilha e no Inverno a razão é bem especial.

Junto da Catedral entre 15 de Novembro e 15 de Dezembro todos os anos realiza-se a Feira do Natal onde se vendem unicamente presépios e objectos de presépios. Tudo o que possam imaginar está lá: machadinhos, padeiros, romanos, castelos, galinhas, patos, cercas, poços com água corrente, rios e riachos com água corrente, cereais, musgos etc., etc., etc. Um regalo para os meus olhos, mas um enorme pecado para a minha carteira, a minha e a de qualquer mortal. Atenção que os preços são de deitar lágrimas de tão proibitivos que podem ser, a maior parte das coisas é realmente muito cara. Eu escolhi uns bonecos parecidos com os meus feitos num plástico rijo e para terem uma ideia um boneco com cerca de 10 cm de altura pode custar entre 3 a 4€, por isso quem gostar e quiser começar a montar um verdadeiro e grande presépio comece a fazer mealheiro.
Sevilha apesar de bela e majestosa não me encantou muito, desta vez, talvez porque me sentia cansada. Ainda pensei em ir dar uma volta de coche mas não estava disposta a dar 50€ por 2 pessoas (quando lá voltar com os miúdos vamos todos juntos). Descansamos um bocado no carro e viemos para Portugal deslumbrados com as cores do Sol a pôr-se no horizonte. Nunca o consegui agarrar por mais que avança-se no espaço e me sentisse muitas vezes perto dele.

Estou contente por ter voltado ao meu país e a Lisboa, ainda stressei um bocadinho e o meu coração voltou a doer-me e a impedir-me de respirar mas recebi boas noticias e a minha apreensão acalmou e eu desejei fortemente que o frio e a chuva não entrassem de novo na minha vida, na minha casa. Eu preciso de Paz e de voltar a acreditar nos meus Sonhos.

Para acabar as férias tinha preparado uma surpresa para o Luís e no dia 14 de Dezembro levei-o á Clínica Tiagos em Setúbal (conselho de uma amiga do portal) e por 90€ fizemos uma massagem de casal durante 1h. O Luís ficou encantado e eu feliz…

É bom passear no Inverno porque se vêem outras cores, sentem-se outros cheiros, as ruas e os locais são mais calmos. Nesta altura já se respira o espírito natalício e até mesmo as pessoas têm outro encanto e simpatia. O melhor de tudo foram os dias de calma e sossego, quase sem telefones e computadores, que eu passei sozinha com o homem que amo.
 

SONHAR

Membro Novo
Que belo report, só faltam mesmo as fotos.
Também acho que as férias no Inverno trazem outra serenidade... são optimas para repensar e dar valor à vida e encontrar a paz pois está tudo mais calmo, a hibernar... E o nosso Portugal é sempre bonito em todas as estações tirando a parte dos monumentos e os locais dos mesmos por vezes não estarem bem aproveitados.
 

mokas

Membro Conhecido
Belo report! Só faltam mesmo as fotos!


Tomar e arredores conheço muito bem! Pois moro lá perto. :D E realmente tens toda a razão! Aqui está uma cidade com muita história que é mal aproveitada. A maior parte das suas igrejas encontram-se fechadas e bem necessitadas de obras. A Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a nossa única igreja renascentista, está sempre fechada e a cair aos bocados! Não se compreende como tal é possível!! :D

Quanto ao convento, realmente encontra-se em obras. Mas ainda é necessários fazer muito mais!!!! A charola foi restaurada e os seus frescos finalmente descobertos. Esteve muitos, e muitos anos, completamente tapada e sem possibilidade de visita. O resto do convento encontra-se em mau estado, estando a sofrer obras - embora não veja realmente quais são!!!
 

Asae

Membro Conhecido
As fotos já estão junto ao Report.
(em algumas o som desapareceu por motivos de direitos de autor , já estou a resolver a questão)

Obrigada, eles fazem isso mas depois têm alternativas legais que pudemos utilizar e eu aceitei uma das sugestões deles.
Só falta o de Fátima que está a demorar um bocado a processar.
De Tavira não tenho, não tirei:p
De Sevilha como vou lá várias vezes desta vez não tirei, práticamente entrei e saí, só lá fui ás compras dos bonecos para o presépio de Natal, almocei, dormi uma soneca no pópó e depois fiz-me á estrada.
a peça é fantástica, extensa mas muito interessante
(eu ponho assim as fotos para puder pôr mais e dá-me menos trabalho )
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Asae!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. :)
Este tinha-me escapado.

Cumprimentos
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Asae

Ainda bem que a Nika descobriu este excelente Report nos "arquivos" do Portal :).
Está muito bom :).

Cumprimentos
 
Top