Novidades

Receita de Bobó de Camarão

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

para inaugurar este quadro, deixo-vos com uma receita que adoro ... Bobó de Camarão.

Ingredientes:

Creme de mandioca:
4 colheres de sopa de leite de coco
1/2 colher de sopa de azeite
4 cebolas grandes picadas
4 tomates picados
1 kg de mandioca ralada fina
1 pimentão verde ou vermelho picado
1 molho de coentros

Refogado:
5 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de azeite-de-dendê
1,5 kg de camarão sem casca
6 tomates picados
6 ramos de coentros
4 cebolas médias picadas
1 dente de alho picado
Sumo de 1/2 limão
1 pimentão picado
Sal a gosto

Para decorar:
10 camarões limpos
1 ramo de coentros

Preparação:

Creme de Mandioca:
Numa panela grande, junte a mandioca ralada, a cebola, o pimentão, o tomate, o coentro, o azeite e o sal. Cozinhe em lume alto, mexendo. Acrescente o leite de coco aos poucos, até começar a soltar do fundo da panela. Reserve.

Refogado:
Lave o camarão com água e o sumo de meio limão. Escorra. Tempere com sal, o alho e o coentro e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao lume alto com as cebolas, o tomate, o pimentão e o azeite. Despeje o leite de coco aos poucos e cozinhe mexendo durante 8 minutos, até o camarão ficar macio. Junte o creme de mandioca e mexa por mais 5 minutos. Adicione o dendê.

Ponha numa travessa e decore com os camarões reservados e os coentros. Sirva com arroz.
 

Célia Reis

Membro Novo
Ui que delícia!!! Bela sugestão para um jantar um dia destes que chegue a horas decentes a casa...
Tenho que experimentar fazer esta!
Quando cheguei do Brasil fiz a moqueca de peixe, para dar uso ao azeite de dendê que trouxe de lá, mas agora o resto que tenho já deve estar estragado...será que se vende por cá? Ou arrisco azeite normal?
 

Nuno

Administrador
Staff
Também adoro Moqueca!
Vou ver se coloco aqui uma receita que tenho :)
O azeite de dendê encontra-se com facilidade nas grandes superfícies, normalmente numa zona específica para condimentos deste género.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
É um topico que me interessa :), pois apesar de não ter grandes dotes culinarios, gosto muito de coisas boas ;). Prometo que vou contribuir neste topico
 
Top