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Viagens aéreas com escala em Frankfurt

Passageiro

Membro Novo
Caros viajantes,
Serve este e-mail para vos alertar para o seguinte: Cuidado com o tempo das escalas em Frankfurt nas viagens aéreas!
Recentemente, vinha de Turim para Lisboa na Lufthansa. Tinha o check-in feito para os dois percursos: Turim-Frankfurt e Frankfurt-Lisboa (bilhete conprado no site Lufthansa, com escala permitida). Tinha 3/4 de hora de escala. Informaram-me em Turim que a chegada do avião que havia de me levar até Turim estava atrasada, mas que não havia problema quanto à ligação para Lisboa. O avião chegou a Turim e partimos com cerca de 40 minutos de atraso. Era marginal tempo para o voo. Tive o cuidado de informar a tripulação de que tínhamos check-in já feito para Lisboa e que viajava só com bagagem de cabine, para terem alguém à minha espera em Frankfurt para me encaminharem para o voo de ligação para Lisboa. Não garantiram nada. O avião ficou na placa, pelo que tivemos que ir de autocarro. Para outros voos havia carros à espera de outros passageiros que seguiam viagem. A porta de embarque era afastada da porta onde o autocarro me deixou. Mesmo assim, corri até à porta de embarque do voo para Lisboa. Só tive tempo de ver o nariz do avião a afastar-se a dois metros da manga, ainda... uma imagem triste!
Resultado, balcão de check-in, voo para Lisboa só no dia seguinte, novo check-in, voucher para hotel e jantar (hotel e jantar básicos!). Compensação pelo transtorno, zero! Sair dali e ir para a fila do shuttle para o hotel. Duas horas depois, estava no hotel, tendo ido num autocarro a abarrotar de gente na mesma situação.
Conclusão: é um negócio bem montado, sem discussão... é assim e pronto!
Para mim, escalas com menos de uma hora, uma hora e meia, esqueçam!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Essa questão das escalas não tem só a ver com Frankfurt, mas com qualquer aeroporto, sobretudo os de maiores dimensão como neste caso...

Pelos dados, diz que a escala era entre 3 a a 4h, considerando 3h30... diz que o avião atrasou 40 minutos... Ainda sobraram 2h50... Este tempo foi todo gasto no desembarque?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Luixito disse:
Não, a escala pelo que percebi era de 45 minutos. O que realmente é muito pouco tempo! :(
Sendo escala de 45 minutos, é absolutamente normal que isto aconteça... Estou esclarecido...!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Uma escala de 3/4 de hora (45 minutos, portanto) num aeroporto da dimensão do de Frankfurt é desafiar o destino :(
O aeroporto é gigantesco, e mesmo apanhando o comboio para um terminal diferente, ou tendo de caminhar pelos longos corredores, esse tempo teria sempre de ser escasso. :blush:
Lamento o transtorno mas fica o aviso! :wacko:
 

Passageiro

Membro Novo
Meus amigos...
ambos os voos eram europeus e internacionais, pelo que o terminal era o mesmo... tipo 'porta ao lado'... ainda que 'porta ao lado', num terminal dum aeroporto como Frankfurt, pode distar 500 metros.
Faço lembrar que o bilhete foi comprador na Lufthansa de uma só vez... Não se tratam de 'bilhetes colados' nem comprados em separado.
Aquilo que quero salientar é que a tónica deve ser posta no seguinte: situações como esta constituem um negócio bem montado! Reparem que no meu caso e apesar do atraso à partida, o segundo avião foi perdido por menos de 5 minutos. Ou seja, se, como aconteceu com outras ligações que referi, tivessem alguém para nos esperar e encaminhar diretamente para o 2º voo, esse voo ainda tinha conseguido partir a horas. Lembro que eu só levava bagagem de cabine e havia mais passageiros para a mesma ligação.
A Lufthansa estava informada do problema e a gestão do aeroporto decidiu que nós ficávamos em terra. É esta decisão que faz parte do negócio bem montado entre a gestão do aeroporto e os hotéis do aeroporto! O hotel que me calhou foi o InterCity Hotel Frankfurt Airport... bem modesto!
 

Flecha

Membro Conhecido
mas o hotel e PA, não é pago por ti... não vejo onde esta o negocio.
tu só tens o percalço.

ou estas a falar que o aeroporto faz isso (dizes que quase de propósito), pagando aos hotéis, para os "alimentar"? é a isto que te referes????
 

ploferreira

Administrador
Staff
Isso acontece, por motivos vários, não acho que seja um "négocio" como dizes pois a companhia perde e bem, se tivermos em conta que tem de pagar Indminização, despesas de alimentação e hotel.

Embora os bilhetes sejam vendidos nessas condições a verdade é que comportam sempre um risco e a ligação só é garantida em condições normais, já me aconteceu o mesmo em Lisboa com uma escala um bocadinho maior.

No meu caso não acho que a TAP tenha lucrado uma vez que me pagou as despesas de alimentação e 250€ de indminização, no entanto que é uma situação chata é...
 

Passageiro

Membro Novo
sim, claro. Indemnização, no meu caso, ficou fora de questão. Reagendaram para o voo seguinte, alojaram e deram comida. Eu fiquei agarrado ao prejuízo do transtorno.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ficou fora de questão porque? não chegaste ao destino com mais de 5 horas de atraso? se sim é só reclamares e são obrigados a indemnizar como podes ver pelo link que coloquei mais acima
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Tambem não creio que haja negocio, embora hoje em dia tudo é possivel.
Alem da LH ter de pagar as despesas ainda fica com a "má reputação".. portanto não me parece que tenham muita intenção de criar situações assim.
1 cliente satisfeito conta sempre a 5 amigos, mas um insatisfeito conta a 10.
 
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