Novidades

[Report] Asturias - 2ª Parte (Interior)

Jorge Esteves

Membro Ativo
Aqui estou eu para a segunda parte do meu report sobre as férias da Pascoa nas Asturias. Nesta segunda parte vou dedicar-me ao interior da provincia, os museus industriais e culturais e os parques naturais, (os que visitei dos muitos que existem)


Entrando no interior da província decidi dividir o report em duas áreas. Primeiro os museus industriais e culturais, aqui tudo serve para fazer turismo e tudo se transforma em museus, industria fechada passa a museu, aconselho visitas a:

Museu da sidra em Nava, aonde se pode perceber como se faz esta bebida tão tradicional nestas paragens e no final fazer a prova claro está

Museu da mineria e industria com visita a uma replica de mina e aonde se pode observar vários objectos doados pela sociedade de explosivos de Portugal

Ecomuseu mineiro em El entrego, aonde se anda dentro da antiga mina de comboio, e depois se visita as instalações da mina para se perceber como era o dia-a-dia de trabalho na mina

Museu da siderurgia em La Felguera


Finalmente é no interior que se encontram as paisagens mais deslumbrantes, passeios de carro, a pé ou de bicicleta, tudo é possível e em todo o sitio existem condições para o fazer, desde do vale do Trubia, a caminho do parque natural de Somiedo e aonde se encontra o famoso caminho Senda del Oso, por estar na região aonde ainda existem ursos em estado selvagem, no local cercado para os proteger mas aonde os mais destemidos podem vaguear.


Vale do Trubia

Ao próprio parque natural de Somiedo, aonde a Serra impera com as suas terras e ecomuseus locais.


Soca tradicional usada pelos pastores

Por ultimo, um dos locais mais visitados e mais conhecidos nas Asturias, o parque nacional dos Picos da Europa, com a sua porta de entrada que é Cangas de Onis com a sua ponte romana
O Santuário de Covadonga e toda a zona envolvente
Os lagos Enol e de La Ercina em Covadonga e os vários miradouros e caminhos existentes no local

Lago Enol

Lago La Ercina
No dia que fui aos Picos da Europa estava no meu plano ir de teleférico que existe até a mais de 2000 metros de altitude, mas devido á hora de fecho do teleférico (18h), acabei por optar ir visitar Bulnes, uma das duas aldeias Asturianas sem qualquer acesso de carro, mas com a possibilidade de se usar um funicular, (aberto até ás 20h).

O preço é de 22,94 € por pessoa, e foi a grande desilusão das férias, 4 pessoas, praticamente 100€, o funicular vai o percurso todo debaixo de terra, e a aldeia têm cerca de 12 casas, três são cafés, aonde se pode beber sidra e experimentar os queijos locais, e aonde existe um miradouro para o Monte Naranjo, o mais enigmático dos montes para quem faz escalada.

No final ficou o amargo de boca que não valeu o dinheiro.

Pra ser profissional de servir sidra, o copo tinha que estar mais baixo e eu tinha que estar a olhar para o lado, mas foi a minha primeira vez.


Pancebos, localidade de onde sai o funicular para Bulnes


Sei que foram reportes um bocado diferentes do que é costume, mas preferi falar neste meu destino por zonas do que por dias de percurso, mas acho que assim torna-se mais fácil para quem pensar ir a este local tão próximo, tão completo em que existe historia, cultura, diversão, desportos e natureza e que muitas vezes só conhecemos pelos Picos da Europa.

Corri as Astúrias de uma ponta á outra mas muito ficou por ver e fazer, tenho pena de não ter visitado locais como o museu do ouro, o cabo Peñas ou o teleférico nos Picos da Europa.

Como ultima nota não posso deixar de fazer referência á simpatia das pessoas por todos os lugares que andei, sempre muitos preocupados se os entendíamos, sempre prestáveis a ajudar, em Gijon e na dificuldade de encontrar as termas, um local levou-nos ao local, sempre interessados em saber algumas coisas do nosso pais e quem o já conhecia fez sempre referência a quanto gostaram dele, e pessoas com quem se pode interagir e ter uma amena cavaqueira, a lembrar muitas vezes o norte do nosso Portugal.

Espero que este report seja uma ajuda para todos os meus colegas viajantes.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns Jorge,
Bela descrição dos locais. Que bonitas fotos.
Adorei as fotos de montanha, estão lindas! :)
Obrigada pela partilha e continua a viajar e a mostrar-nos os belos locais por onde andas. ;)
 

Jorge Esteves

Membro Ativo
Carla, realmente supreendeu-me como lugar tão pouco falado no nosso pais e com tanto para ver
Cristina, sabes que isto é como um bichinho, eu dou por mim ás vezes a pensar como tirar a melhor foto para depois colocar aqui no portal
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Jorge!
.
Obrigada por continuares a partilhar a tua viagem connosco. :)
Já acrescentei à minha lista mais uns locais. ;)
Cumprimentos
 

Jorge Esteves

Membro Ativo
Nika, sei que cada um de nós tem os seus gostos e a sua maneira de ver as coisas, mas do bastante que já conheço em Espanha, as Asturias é realmente um local com muita diversidade para se ver e tudo muito perto umas coisas das outras
 
Top