Novidades

Gastronomia em viagem

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Porque viajar não é só conhecer novos locais, e a gastronomia é uma parte importante da experiência de qualquer viagem...

Porque provar as especialidades dos locais por onde passamos traz a descoberta de novos sabores e de novas culturas... :agitado:

Queremos saber quais as especialidades gastronómicas que mais vos impressionaram, pela positiva ou negativa, nas vossas viagens.

Qual aquele prato, aquele doce, aquela bebida que recomendam e acham imprescindível provar quando se viaja para determinado destino.
(Ou se quiserem, aquele prato que nunca mais pretendem ver na vida, tão ruim foi a experiência :D)

Podem colocar o nome da comida / bebida e o país e se quiserem adicionem uma foto para podermos ficar com água na boca :rolleyes: ou talvez não :no:

Vou começar:

Com um doce, claro

Chama-se baclava/baklava.
É um dos muitos doces típicos da Turquia (Turquish delights como são conhecidos) e é uma espécie de massa tipo folhada muito fina, com recheio de uma pasta triturada de nozes, mel e vários outros sabores. A de pistachio e chocolate é divinal.

Aqui fica uma foto!


E vocês, o que recomendam? :baby:
 
Última edição por um moderador:

Kufrua

Membro Conhecido
Bem falando dos pouco locais que visitei:

Açores: Lapas, Caracas e Bolos Lêvedos

Madeira: Lapas

México: Guacamole (só de me lembrar até me cresce água na boca)

De negativo só uma "espécie" de salada de tomate que comi no México que não sei o nome, mas posso descrever como se me colocassem um ouriço dentro da boca, só de me recordar ainda pica. E em geral a comida dos TI em Espanha.
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Tem de ser mesmo típico dos locais, ou algo que simplesmente nos marcou?

Hamburgo - Kebab nunca mais comi nenhum tão bom
Paris - crepes com chocolate
Maiorca - uma hamburgueria a que fomos imensas vezes, onde comia um com bacon e molho deliciooooso

Não sei se contam, mas fica ai o meu contributo! :p
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Óptima ideia este tópico! Para nós a gastronomia é um dos aspectos mais importantes das nossas viagens e a comida diz muito acerca dos povos!
Visto que de outros países já vamos tendo algumas fotos no blog optei por seleccionar algumas das férias que devemos começar a relatar dentro de pouco tempo. Hoje deixo-vos uma amostra da Indonésia:

Pepes Ikan (peixe assado em folhas de bananeira) - Nusa Lembongan, ao largo de Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_8012_zps7fbc5889.jpg


Galinha e legumes com arroz vermelho - Ubud, Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_7713_zps1f821c63.jpg


Noodles vegetarianos - Ubud, Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_7714_zps7b98c0f0.jpg


"Balinese Complete" - prato variado, com vários espetos (satay), papel de arroz frito, frango, arroz e uma salada parecida com sauerkraut - servido no nosso hotel nos arredores de Ubud, Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_3418_zpsa695792b.jpg


Satay de galinha - próximo de Bedugul, Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_7899_zps125f1bec.jpg


Babi Guling, o "leitão" indonésio - Candidasa, Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_3560_zps5e496181.jpg


Rendang, prato de vaca com especiarias - Kuta, Bali:

ai1341.photobucket.com_albums_o750_Viagens_Mochileta_IMG_3575_zps3f8e7977.jpg


Bem, se calhar já me entusiasmei em demasia... lol
Por hoje é tudo! Toca a publicar comidas!!!
 

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Excelente iniciativa Cristina! :) Eu adoro comer e experimentar novos pratos sempre que possível.

Não há sombra de dúvidas, a gastronomia portuguesa é a melhor do mundo e a alemã a pior (para mim, obviamente). Cada vez que me lembro de comer uma "sopa" que era basicamente um caldo todo gorduroso e com umas bolas de farinha, ainda tenho vontade de
awww.gunsnrosesportugal.com_forum_Smileys_default_barf.gif
.

Tive também uma má experiência em relação a uma bebida do México, uma chamoyada de manga, que é tipo um granizado mas com a fruta aos pedaços e chile em pó. Eu bem perguntei se o chile picava e disseram-me que não, mas eu já devia ter desconfiado que quando os Mexicanos dizem que não pica, pica sempre na mesma. Foi, por isso, uma das piores coisas que comi durante toda a viagem e certamente que sem o chile tinha sido umas das melhores.




Não posso deixar de referir a comida mexicana, sem falar dos famosos tacos. Para mim, os que me deixam mais saudades foram os Tacos de Pastor e os vulcanes. Também gostei muito de Fajitas, Gorditas e de Chilaquiles.




Em Itália comi a melhor lasanha do mundo (ainda por cima caseira) e o pior risotto (num restaurante). Normalmente comida espanhola para mim não tem grande interesse, mas tive das melhores experiências em Maiorca. Das 3 vezes que lá estive, comi sempre lindamente.

Cumprimentos,

Tânia Fernandes
 

ladym

Membro Conhecido
Ui ...nós somos foodies e vamos sempre com uma lista de coisas a provar e locais onde comer :D (a serio)

Assim de repente comemos este ano uns tacos de peixe numa praia de Cozumel (playcar) que eram assim qualquer coisa de maravilhoso.
Provámos umas bananas tipicas das honduras, aquilo era semi assado, semi frito,...comemos tanto que estavamos com medo de ir a agua! :D
Sandes de pato confitado em Camdem, Londres. (nestes mercados e no Borough provámos tanta coisa boa...íamos de lista em punho...eheheh).
Há um hamburguer que servem nos novos navios da carnival (Guys Burguer) de que estivemos 2 anos a falar desdde que o provámos (ate este ano) (e a expetativa foi completamente correspondida)(e vamos continuar a falar até embarcarmos de novo).
Crepes belgas quentes, simples, com 1 grau lá fora.Priceless!
A pior experiencia foi uma paella na boqueria,estava tão salgada que nenhum de nós 4 conseguiu comer mais de 2 garfadas.
Em Roma comi a melhor carbonara num restaurante num beco escondido, sem nome, (quase não davamos com ele) só com pessoal local na sua hora de almoço (sem turistas).

OMG...agora estava aqui um dia a debitar comida!
 

journey

Membro Ativo
ladym disse:
A pior experiencia foi uma paella na boqueria,estava tão salgada que nenhum de nós 4 conseguiu comer mais de 2 garfadas.
Em Roma comi a melhor carbonara num restaurante num beco escondido, sem nome, (quase não davamos com ele) só com pessoal local na sua hora de almoço (sem turistas).

OMG...agora estava aqui um dia a debitar comida!
Gostava mesmo de saber que restaurante é esse que fica em Roma. Consegues dizer o nome ou a morada?
:cheers:
 

ladym

Membro Conhecido
Terei que ver se ainda tenho alguma referencia (foi em 2012, e quando mudei de pc tive um problema nos ficheiros e perdi muita coisa), acho que nós só tínhamos o nome da rua e o n.º mas depois quando chegávamos a rua não conseguíamos dar com o n.º porque não tinha n.º na porta, aliás, não tinha nada na porta. Só demos com o restaurante quando vimos pessoas a sair de lá :D
 
Top