Novidades

Viajar pela 1ª vez....e sozinho.

Rijoti

Membro
Olá a todos.

Bem, tal como o título indica, para a semana vou viajar sozinho pela 1ª vez, vou em trabalho para Budapeste, mas antes queria que me dessem umas luzes, por favor.

A empresa para onde vou trabalhar é que tratou da reserva e enviou-me por mail. Mas agora como funciona? Imprimo isto que me foi enviado, mostro lá e depois dão-me o bilhete?

Quando chegar ao aeroporto, qual a primeira coisa que faço? Onde me dirijo? Quais são os procedimentos?

Obrigado e desculpem, admito que estou um pouco ansioso!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Rijoti :)

Apenas te deram a reserva ou já tens os bilhetes? Qual é a companhia? Se calhar com a reserva, podes fazer o check in online e imprimir os bilhetes. Assim quando chegares ao aeroporto, das duas uma, ou tens bagagem de porão e tens de ir ao balcão do check in e despachar a mala, ou se fores apenas com bagagem de mão, se tiveres os bilhetes contigo, vais directo para a zona de embarque.
Se conseguires especificar que documentos tens e qual a companhia, talvez te consigamos dar uma ajuda.
 

Rijoti

Membro
Olá Cristina.

Antes de mais, obrigado pela rápida resposta.

A viagem será feita através da TAP. Aqui vai uma imagem do mail que me foi enviado.

Obrigado!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá novamente,
Com o código de reserva (booking ref), penso que podes fazer o check in online e emitir o bilhete, ficas logo com lugar atribuído.
Experimenta no site a tap.
 

Rijoti

Membro
Obrigado.

Como diz no site que só se pode fazer a partir de 72 horas antes (salvo algumas excepções), só amanha conseguirei ver se dá, visto que a viagem é na segunda-feira.

No entanto, mesmo não sendo impresso, depois seria uma questão de chegar lá, dirigir-me ao balcão do check in, mostrar BI e talvez uma folha impressa com esse mail e esperar pelo bilhete?

E já agora, é suficiente chegar ao aeroporto 2 horas antes do voo?

Obrigado!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Sim, sendo pela tap, não és obrigado a fazer o check in electrónico antecipadamente, basta que leves a reserva e eles fazem na hora.
Da experiência que tenho, se já o levares feito, é sempre melhor, pois vais directamente para a fila da entrega da bagagem, que por norma tem sempre menos gente. As do check in são sempre mais demoradas.
2 horas é suficiente sim ;)
Boa viagem
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não tem nada que enganar:

1. checkin online, imprimes logo o bilhete ou guardas na aplicação da TAP para mostrar no telemovel (eu pessoalmente opto sempre pela impressão)
2. Ao chegar ao aeroporto vais ao balcão drop off, mostras o bilhete e cartão do cidadão/Passaporte e deixas a bagagem
3. Segues para o controle de raio X e dai para a porta de embarque à hora indicada.

Boa viagem :)
 

Rijoti

Membro
Boas ploferreira, obrigado pela resposta.

Essa bagagem que te referes no ponto 2, é a de porão, certo? E a de mão?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sim é a de porão, a de mão levas contigo para a porta de embarque, não te esqueças que nesta bagagem não podes levar liquidos superiores a 100 ml e acondicionados em embalagens individuais.

Se levares computador ou tablet tens também que o passar em separado no controle de Raio X
 

Rijoti

Membro
Obrigado.

Suponho que o mesmo se aplique a material fotográfico? Neste caso, para além do portátil, também vou levar uma máquina fotográfica e 1 ou 2 lentes.

Já agora, será que é permitido levar batons na bagagem de mão? Neste caso, um batom bálsamo reparador.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Maquina fotogrfica e lentes não precisas de tirar podem ir dentro da mala de mão no controle de raio X, Batom acho que não há problema.
 

Rijoti

Membro
Hehehe obrigado!

Também sei que podem pedir prescrição médica no caso de alguns medicamentos transportados na bagagem de mão.

E na de porão, também podem pedir?
 

Rijoti

Membro
Obrigado.

Um dúvida: agora tentei fazer o check-in e reparei que apesar de me ser permitido mudar de lugar, já lá estava um lugar assinalado. Esse lugar será aquele que a empresa decidiu quando fez a reserva?

Eu pergunto isto porque ao que parece eu não vou viajar sozinho, uma pessoa que também foi chamada pela empresa vem comigo no mesmo avião, e eu tenho receio de mudar o lugar que já lá está (não é um lugar que eu aprecie muito..), tendo em conta que o lugar ao lado pode estar reservado para essa pessoa que também vem (apesar de nos lugares disponíveis, está quase tudo livre nessa zona).
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Rijoti. Tentem fazer o check in ao mesmo tempo se a reserva não for a mesma. Assim haverá maior possibilidade de poderem arranjar lugar juntos.
 

Rijoti

Membro
Obrigado pelas respostas.

Já imprimi o bilhete, suponho que seja para recortar pelo tracejado com o simbolo da tesoura? Escuso de levar toda a folha, julgo eu?
 
Top